Veja como se locomover e utilizar o transporte público em Istambul, uma das maiores cidades do mundo.
A rede de transportes públicos em Istambul é bastante extensa e confusa em um primeiro momento. Ela é composta por quatro linhas de metrô, cinco rotas de bondes elétricos, ônibus, funiculares, barcos e também trens internacionais.
O primeiro passo para saber como se locomover e utilizar o transporte público em Istambul é entender a diferença entre cada um dos meios de transportes e onde eles levam, já que a cidade é uma das maiores metrópoles do mundo, com mais de 15 milhões de habitantes. Todavia, muitos pontos turísticos são próximos e ficam localizados na zona antiga, desse modo, da para conhecer muitos lugares a pé.
Planeje sua viagem: Roteiro de 4 dias em Istambul com o que ver e fazer na cidade.
Veja detalhes sobre como se locomover em Istambul utilizando o transporte público:
Metrô de Istambul
O metrô de Istambul opera entre às 6:00 e às 00:00 horas e somente é utilizado pelos turistas para se locomover a grandes distâncias. Ao todo são 4 linhas na cidade, sendo que, algumas são sobre a superfície (Light Rail).
- Linha M1 (Yenikapı – Ataturk Airport) – Conectava o antigo Aeroporto de Ataturk, que foi desativado neste ano, quando o Aeroporto de Istambul passou a operar.
- Linha M2 (Yenikapı – Haciosman) – Conecta o centro com os subúrbios. Um dos destinos que se pode chegar com essa linha é o Shopping Cevahir que fica na estação Şişli.
- Linha M3 (Kirazli-Basaksehir-Olimpiyatkoy) – Pouco útil para os turistas.
- Linha M4 (Kadikoy-Kartal) – Assim como a linha acima, não tem muita utilidade para os turistas.
Veja opções de bilhetes do metrô no final desse artigo.
Bondes elétricos
Existem 5 linhas de bondes em Istambul. Esse é o meio mais útil para se locomover em Istambul enquanto se está visitando a cidade. Os horários de funcionamento são semelhantes aos do metrô e a frequência fica entre 5 e 10 minutos.
- Linha T1 (Bagcilar – Kabataş)– Certamente a linha mais importante para os turistas. A T1 passa pelas principais atrações de Istambul, entre elas o Grande Bazar, a Mesquita Azul, Hagia Sofia, Bazar de Especiarias, Cisternas da Basílica, Museu Arqueológico, Palácio Tokapi, Ponte Gálata, estreito de Bósforo, Palácio Dolmabahce e funicular para Taksim.
- Linha T3 ((Kadıköy – Moda) – A principal atração desta linha não são as atracões próximas, mas ela em si, isso porque, o bonde que funciona é um modelo alemão bem antigo e nostálgico. O valor da passagem é de apenas 1 lira turca e pode ser comprada diretamente com o motorista.
- Linha T4 (Topkapi – Habibler) – Pouco útil para os turistas.
Confira como ir até o centro de Istambul a partir do Aeroporto internacional Sabiha Gökçen.
Ônibus
Existem mais de 500 linhas de ônibus em Istambul e cerca de 8 mil paradas. Contudo, essa é uma opção pouco indicada pelos turistas, visto que as rotas são complicadas e o trânsito caótico da cidade costuma colaborar para atrasos. Além disso, várias empresas operam ônibus na cidade, sendo que a mais popular é a IETT, uma estatal do governo.
O valor da passagem é o mesmo para ambas, contudo, as privadas também aceitam o valor em dinheiro, enquanto que a pública somente passes ou bilhetes únicos comprados fora dos veículos.
Veja as melhores maneiras de como ir de Istambul à Capadócia.
Micro-ônibus
Ao andar pela cidade você vai perceber muitos micro-ônibus. Esse sistema se diferencia dos outros por não haver paradas determinadas, sendo que, para embarcar, basta acenar para o motorista. Da mesma forma, quando quiser descer, é só fazer sinal. As passagens são vendidas com o motora e são mais caras do que os veículos normais.
Funicular de Istambul
Istambul, assim como no Porto, possui o sistema de funiculares integrado a sua rede de transportes públicos. Para quem não conhece, o funicular é um sistema similar ao bonde elétrico, mas que se move quase na vertical. É geralmente utilizado em lugares íngremes.
Conheça as duas linhas do funicular de Istambul e veja como se locomover:
- Funicular (Karaköy-Beyoğlu Tünel) – O mais antigo sistema de transporte público de Istambul e o segundo do mundo, atrás apenas do metrô de Londres. Inaugurado em 1975, esse sistema conecta a Ponte Galata à Praça Tünel, que fica próxima à avenida Istiklal. O valor da viagem é de apenas 1 lira e pode ser comprada no local.
- Funicular (Kabataş-Taksim) – Bem mais moderno que o primeiro, conecta a última estação da linha T1 do bonde elétrico com a praça Taksim, assim como possui conexão com a estação do metrô Kabatas (linha M2). Uma atração próxima é o Palácio Dolmabahçe. O valor é de um Jeton. Também aceita o Istanbulkart.
O funiculares operam diariamente, das 6:00 até às 00:00 horas. A frequência é de 5-10 minutos entre os trens.
Barcos (ferrys)
Certamente um meio vital para se locomover em Istambul. Os barcos fazem parte do transporte público da metrópole e são utilizados para atravessar o Estreito de Bósforo, entre o continente europeu e asiático.
Ao passo que existem diferentes cais em ambos os lados, os maiores são Üsküda e Kadıköy no lado asiático, assim como, Eminönü e Karaköy na parte européia.
As passagens variam de acordo com a empresa e partem de 1,5 liras. Outrossim, há excelentes opções de cruzeiros no estreito, sendo essa uma das melhores atracões da cidade. No site da Get Your Guide você pode conferir os passeios e comprar os ingressos online.
Táxi/Uber em Istambul
A forma mais fácil de perder dinheiro e ser enganado em Istambul. Os taxistas geralmente cobram preços absurdos dos turistas, andando com o taxímetro desligado, ou ainda fazendo trajetos desnecessários. Eu mesmo tive problemas enquanto estava na cidade. Dessa forma, minha dica é evitar utilizar o serviço. Outrossim, o Uber é uma forma mais segura e confiável, que oferece o mesmo conforto e facilidade.
Alugar um carro ao invés de se locomover em Istambul utilizando o transporte público
Pouco recomendado, já que o trânsito costuma ser caótico na cidade, com muitos congestionamentos. Lembrando que estamos falando de um país subdesenvolvido com mais de 15 milhões de pessoas, ou seja, os turcos enfrentam os mesmos problemas que nós brasileiros enfrentamos nas nossas grandes cidades.
Todavia, se estiver pensando em conhecer outros lugares da Turquia, como a Capadócia, o carro alugado pode ser uma boa opção. Pesquise os preços no site da RentalCars.
Preços e como comprar os bilhetes do transporte público de Istambul para se locomover na cidade
Existem basicamente duas opções de passagem em Istambul, além é claro das modalidades onde você compra o bilhete na hora, com o motorista, como no funicular e micro-ônibus. A primeira delas é a individual, chamada de “Jeton“, uma pequena ficha, que parece uma moeda. Ela pode ser adquirida nas máquinas automáticas das estações de metrô e bonde. O valor é de 4 liras turcas e ao colocar na catraca, você não ganha nenhum comprovante de pagamento. Válida para uma viagem, sem trocas de transporte ou linhas.
Outrossim, o Istanbulkart é um cartão que pode ser recarregado. Com ele, além de ficar mais barato os transportes públicos, também não há o inconveniente de comprar passagens a todo momento. Ele é aceito em praticamente todos os meios de transporte público de Istambul e pode ser adquirido nas principais estações de metrô, bondes e ônibus. O valor do cartão, sem saldo, é de 7 liras turcas. Para recarregar, é só encostar no local indicado nas máquinas automáticas.
Por fim, se você tem planos de visitar mesquitas e museus, o Istanbul Welcome Card pode ser uma alternativa mais barata, do que a compra individual das entradas, além disso, ele permite acesso ilimitado ao transporte público de Istambul para se locomover quantas vezes desejar.
E aí ficou com alguma dúvida sobre como se locomover e transporte público em Istambul? É só deixar nos comentários abaixo se precisar de ajuda.
Por último, mas não menos importante, não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois se há alguma coisa que pode acabar com sua viagem, é precisar de atendimento médico longe de casa e não ter com quem contar. E enquanto existem diversas segurados por aí, eu recomendo a Word Nomads, uma seguradora séria e que não vai te deixar na mão quando mais precisar, digo isso porque eu já quis economizar alguns reais e quando precisei meu seguro não cobria o procedimento (contei aqui)!
>>> Se de alguma forma as informações que você encontrou aqui te ajudaram, então nos deixe um cafezinho através do nosso PicPay picpay.me/juniorcossetim. Você também pode nos buscar no app através do @juniorcossetim, utilizar o QR Code (Nubank) abaixo ou ainda mandar um PIX no percasedescubrase@gmail.com (Mercado Pago). Qualquer valor é bem vindo, e você estará nos ajudando a continuar fazendo o que mais amamos, escrevendo e trazendo conteúdos verdadeiros!
Para planejar sua viagem
Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!
Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!
- Hospedagem: Reserve sua acomodação no Booking, e aproveite as promoções e as vantagens de cancelamentos gratuitos que o site oferece (é onde quase sempre faço minhas reservas).
- Aluguel de veículos: Utilize o site da Rental Cars e reserve seu veículo em qualquer lugar do mundo no Brasil e evite pagar IOF, além disso você pode pagar no cartão de crédito em até 12x sem juros!
- Passeios e ingressos: Evite filas e ganhe desconto comprando seu ingresso antecipado com a Get Your Guide.
- Seguro Viagem: Faça com a Iati Seguros e viaje com tranquilidade (eu nunca viajo sem seguro).
- Reserve seu voo: Pesquise preços com a Jetradar, e encontre os melhores preços!
- Transferir dinheiro para o exterior: Use a Wise e envie ou receba dinheiro do exterior sem pagar taxas e burocracia. Se ainda não utilizou o serviço, pelo link aqui do blog a primeira transferência é gratuita!
12 Comentários
Boa tarde meu amigo,
Gostei muito do seu post, só tenho uma duvida, vou para Istambul e vou descer no IST – ISTAMBUL Istambul
International Airport (aeroporto novo) você sabe me informar se eu consigo chamar um UBER do aeroporto para ir para um hotel no centro? Li algumas noticias que o UBER estava proibido na Turquia.
Abraços!
Olá Artur, obrigado!
Sim o Uber foi proibido na Turquia, com amplo apoio político e do presidente, inclusive nos últimos meses o app foi cancelado nas lojas de app por lá. Sendo assim, a forma mais barata para chegar do Aeroporto de Istambul ao Centro é de transfer ou ônibus público. Taxis são o meio mais caro.
Gostei muito do seu post. Me diga, o cartão WISE é bem aceito em Istambul?
Olá, sim o cartão da Wise utiliza as bandeiras Mastercard e Visa, ou seja, ele é muito bem aceito em Istambul !
boa tarde. nosso voo chega por volta das 23hs. conseguimos transporte público neste horário, metro, i, onibus. Se possível de dicas de como fazer para chegar ao centro após 23hs.
Boa tarde Sérgio. Depois das 23h é complicado pegar transporte público em Istambul, e precisando de táxis é bom ficar esperto, precisa negociar antes o valor, pois é muito comum te cobrarem mais do que o planejado.
Muito boa as informações. O novo Aeroporto foi inaugurado este ano, não sei se voçe esta em Istambul , mas seria muito proveitoso para o seu Site se voçe atualizasse com informações de como sair do Aeroporto e pegar o Metro ou Ônibus, qual estação descer mais próximo das Mesquitas por exemplo. Tenho procurado bastante e não se encontra nada na Internet , atualizado pois é muito recente.
Obrigado pelas informações, vamos atualizar assim que possível!
Boa noite, Anselmo! Tudo bem? Vou amanhã para Istambul, com horário de chegada no aeroporto internacional previsto para às 20:50h. Estarei hospedado em um airbnb em Beyoğlu, acha que é tranquilo pegar transporte público essa hora? Vi no maps que tem o ônibus SG-2 que me deixa bem perto da nossa hospedagem.
Boa noite. Sim, em geral é tranquilo andar em Istambul, mas aconselho ficar de olho em golpes e pequenos furtos, mas assaltos são mais raros acontecer.
Boa tarde! ótimo post! Sabe dizer a partir de qual idade paga transporte público em Istambul?
E também se uma passagem só do funicular poderia pagar ao motorista com wise.
Olá, ficamos felizes em ajudar. Sobre o transporte público de Istambul, você pode adquirir os cartões do transporte utilizando o WISE e crianças que não estão no colo já pagam passagem.