Um dos maiores custos de uma viagem é com acomodação. Independente do destino, hotéis sempre custam caro e nem sempre o preço faz jus ao quarto recebido. Contudo, foi-se o tempo em que não existiam escolhas. Atualmente existe ao menos uma dúzia de serviços alternativos bons e baratos para se hospedar.
Um dos pioneiros em hospedagem alternativa foi o Airbnb. Lançado em 2008, o serviço online permite que as pessoas anunciem, descubram e reservem acomodações privadas em mais de 35 mil cidades, espalhadas por 192 países.
Os números de hospedagens alternativas vem aumentando rapidamente nos últimos anos e, segundo a revista Exame, em breve o número de vagas disponíveis nos tradicionais hotéis será ultrapassado por novos modelos de acomodação.
Pensando nisso, aqui vão 10 alternativas boas e baratas aos tradicionais hotéis para se hospedar em uma viagem:
1. Airbnb, o mais tradicional dos não tradicionais
Atualmente o Airbnb é o lider em hospedagem alternativa. Com milhões de reservas efetuadas, o site já foi alvo de polêmicas, pois assim como o Uber revolucionou o setor de transportes, o serviço desempenhou a mesma função na área de acomodações.
Pessoalmente já utilizei o Airbnb dezenas de vezes e certamente recomendo a todos fazer o mesmo. Atualmente o site é a minha primeira escolha ao buscar quartos privados e apartamentos/casas inteiras.
Os preços variam de acordo com o lugar e temporada e na maioria das vezes são menores do que os tradicionais hotéis. Outra vantagem é o contato com as pessoas do lugar aonde está viajando, isso porque, em muitas ofertas os quartos são casas de famílias locais.
Quer ganhar um cupom de até R$ 212,00 na primeira reserva no Airbnb? Então clique aqui e cadastre-se no site. Realizando a sua primeira reserva um super desconto será aplicado na hora de finalizar o pagamento, podendo inclusive sair gratuitamente a(s) primeira(s) noite(s).
Veja também: Como hospedar pelo Airbnb e ganhar dinheiro.
2. Hostels ou albergues
Até pouco tempo atrás “hostels“, ou no bom português “albergues”, eram vistos como lugares sujos, de pessoas com índoles duvidosas e pouco confortáveis. Contudo, isso passou e hoje ficar em acomodações compartilhadas é extremamente comum, inclusive por viajantes que poderiam pagar por um quarto tradicional de hotel.
Hospedar-se em albergues é a melhor forma de fazer novos amigos e conhecer gente de vários lugares do mundo. Uma excelente alternativa para pessoas que estejam viajando sozinhas.
Particularmente, muitas vezes prefiro me hospedar em um quarto com mais pessoas do que ficar sozinho em um hotel ou Airbnb.
Para quem deseja maior privacidade, mas ainda assim ficar em um hostel, pode optar por um quarto privado, disponível na maioria das acomodações.
Os dois maiores sites de reservas quando o assunto são albergues são o Booking e o HostelWorld. Habitualmente pesquiso nos dois e vejo se existe diferença de preços entre as mesmas acomodações ou vantagens, como cancelamento gratuito.
3. Couchsurfing, uma alternativa de hospedagem gratuita
Enquanto que a maioria dos serviços exige algum tipo de pagamento, o Couchsurfing vai em contrapartida e aposta na colaboração entre anfitriões que desejam receber pessoas e hóspedes que desejam viajar e não possuem dinheiro para bancar uma hospedagem tradicional.
O serviço também é uma ótima forma de conhecer pessoas e culturas locais.
4. Voluntariados
Viajar, conhecer novas culturas, não pagar por acomodação e ainda ajudar outras pessoas. Fazer um voluntariado é uma excelente maneira de economizar dinheiro com hospedagem e ainda fazer o bem.
Lembre-se de escolher bons programas e certificar-se do que irá fazer e por quantas horas diárias. Procure lugares onde você possa ajudar pessoas em causas nobres e não seja mão de obra barata do capitalismo.
Confira alguns sites de voluntariados reconhecidos:
- WWOOF (Word Wide Opportunities on Organic Farms) e WWOOF Brasil
- Sea Turtles – México
- Conservation Volunteer – Austrália e Nova Zelândia
- Sudan Volunteer Programme – Sudão
- Appalachian Trail Conservancy – Estados Unidos
- Trip Leader for HF Holidays – Europa
- Help Exchange – Mundial
- United Nations Volunteers – Mundial
5. Campervan e acampamento
Com planos de fazer uma road trip? Uma ótima alternativa de hospedagem é alugar uma campervan ou ainda comprar uma barraca e acampar ao longo do caminho. Países como a Nova Zelândia, Austrália e Irlanda são lugares incríveis para fazer uma viagem de carro.
Leia também: Alugue veículos pagando apenas $ 1,00.
6. House sitting
Uma forma de viajar e se hospedar gastando absolutamente nada até parece sonho, porém é possível. Você já ouviu falar de “house sitting” ou “pet sitting“? Pois bem, essa prática ainda pouco comum no Brasil, mas muito popular em outros lugares do mundo, nada mais é do que cuidar da casa de alguém, regando as plantas, cuidando dos animais, entre outros, enquanto os donos não estão em casa.
No site Love & Road tem umas dicas bem interessantes se quiser saber mais sobre o assunto.
7. Acomodações religiosas
Conventos, monastérios, templos, sinagogas, entre outros locais religiosos costumam oferecer acomodação barata, ou de graça. Essa alternativa de hospedagem requer claro, respeito e obediência as regras, como por exemplo, não beber álcool no local. Em alguns lugares será necessário ser afiliado a religião, mas na maioria das vezes não será preciso.
Para encontrar acomodações religiosas pesquise no google, por exemplo: “casa religiosa em __________”. Outras alternativas são o site do Tripadvisor, onde é possível inclusive ler as revisões de quem já se hospedou. Por fim, o site Good Night & God Bless é outra opção alternativa para encontrar hospedagem religiosa.
8. Troca de hospedagem
Trocar hospedagem é uma excelente forma de se hospedar de graça em vários lugares do mundo. Quando morava no Porto, troquei algumas noites em Barcelona com um casal, que depois se hospedou no meu apartamento em Portugal.
Claro que para conseguir trocar hospedagem você precisa primeiramente ter uma casa/apartamento e morar em uma cidade que tenha algo interessante e que as pessoas desejem visitar.
Para encontrar pessoas dispostas a fazer uma troca, poste em grupos do Facebook de destinos que tem interesse em visitar ou ainda pesquise nos sites:
Nota: tenha cuidado ao trocar acomodação com pessoas desconhecidas, especialmente se encontrou em redes sociais como o Facebook. Sempre cheque os dados e caso desconfie de algo não faça.
9. Hospede-se em alojamentos universitários
Durante as férias de verão, os estudantes deixam os quartos vazios e as universidades alugam os mesmos por curtos períodos, ou seja, ideal para viajantes. Essa dica é ainda mais útil se você pretende viajar para os Estados Unidos e Austrália, onde a oferta de cômodos é maior.
Os principais sites de alojamentos universitários são:
- University Rooms – EUA e Europa
- Academic Homes – EUA
- Sabbatical Homes – Austrália, EUA e Europa
- University Stays – Austrália
Por último, mas não menos importante, não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois se há alguma coisa que pode acabar com sua viagem, é precisar de atendimento médico longe de casa e não ter com quem contar. E enquanto existem diversas segurados por aí, eu recomendo a Word Nomads, uma seguradora séria e que não vai te deixar na mão quando mais precisar, digo isso porque eu já quis economizar alguns reais e quando precisei meu seguro não cobria o procedimento (contei aqui)!
>>> Se de alguma forma as informações que você encontrou aqui te ajudaram, então nos deixe um cafezinho através do nosso PicPay picpay.me/juniorcossetim. Você também pode nos buscar no app através do @juniorcossetim, utilizar o QR Code (Nubank) abaixo ou ainda mandar um PIX no percasedescubrase@gmail.com (Mercado Pago). Qualquer valor é bem vindo, e você estará nos ajudando a continuar fazendo o que mais amamos, escrevendo e trazendo conteúdos verdadeiros!
Para planejar sua viagem
Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!
Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!
- Hospedagem: Reserve sua acomodação no Booking, e aproveite as promoções e as vantagens de cancelamentos gratuitos que o site oferece (é onde quase sempre faço minhas reservas).
- Aluguel de veículos: Utilize o site da Rental Cars e reserve seu veículo em qualquer lugar do mundo no Brasil e evite pagar IOF, além disso você pode pagar no cartão de crédito em até 12x sem juros!
- Passeios e ingressos: Evite filas e ganhe desconto comprando seu ingresso antecipado com a Get Your Guide.
- Seguro Viagem: Faça com a Iati Seguros e viaje com tranquilidade (eu nunca viajo sem seguro).
- Reserve seu voo: Pesquise preços com a Jetradar, e encontre os melhores preços!
- Transferir dinheiro para o exterior: Use a Wise e envie ou receba dinheiro do exterior sem pagar taxas e burocracia. Se ainda não utilizou o serviço, pelo link aqui do blog a primeira transferência é gratuita!