Veja o que fazer em Wanaka e como planejar um roteiro, com dicas de passeios e onde ficar na cidade.
Até pouco tempo atrás, Wanaka era uma cidade pequena e pacata, próxima a Queenstown, seu oposto, sempre agitada e cheia de turistas, contudo, nos últimos anos, o lugar têm-se transformado rapidamente e hoje a maioria das pessoas incluí esse pequeno pedaço de paraíso nos seus itinerários de viagem.
O que fazer em Wanaka
Wanaka é famosa pelo esqui no inverno e esportes radicais no verão, além disso, é um importante polo produtor de vinho da Nova Zelândia. Confira as principais atrações para ver e fazer na cidade:
Caminhar as margens do Lago de Wanaka
Uma das melhores formas para conhecer esse lugar espetacular, é fazendo uma caminhada, as margens do lago e pelo “centrinho” da cidade. Se quiser, também é possível alugar uma bicicleta (confira na sua acomodação a disponibilidade).
Tire uma foto na Árvore de Wanaka
Um ícone da cidade, A Árvore Solitária de Lake Wanaka, é provavelmente a mais fotografada árvore do mundo, não acredita, então coloque no instagram #thatwanakatree e veja você mesmo!
Como chegar: Caminhe pelas margens do lago de Wanaka, em direção ao Oeste, saindo da cidade, a árvore fica próxima ao Stony Creek, um pequeno riacho. Muito provavelmente você vai encontrar outras pessoas no local.
Faça uma caminhada no Roys Peak
Apenas 6km distante da cidade, fica o início da trilha para o Roys Peak, uma caminhada com duração de um dia, em direção ao topo da montanha (1578m). Lá do alto você vai ter uma visão privilegiada da cidade e do lago.
Obs.: Não esqueça de levar água e lanches. No inverno a trilha pode ficar escorregadia e com neve, por isso se não possui experiência, é aconselhável evitar ir nessa época.
Fique totalmente confuso no Puzzling World
O que fazer em Wanaka com chuva? essa foi a pergunta que fizemos para a recepcionista do hostel e está foi sua indicação: Puzzling World!
Esse lugar é cheio de quebra-cabeças, ilusões, labirintos, truques e muitas, mas muitas, coisas esquisitas.
Perca-se pelo imenso labirinto que fica do lado de fora, tente se orientar no quarto dos azulejos e não esqueça de visitar os banheiros!
Suba até o topo do Mt. Iron
No lado oposto da entrada do Puzzling World, fica o Mt. Iron, uma caminhada de 1h30min, imperdível para quem vai visitar Wanaka.
Lá do alto é possível ter uma vista completa da cidade, contudo, no inverno pode ficar um pouco nublado, mas ainda assim, vale a caminhada.
Se aventure pelas águas do Rio Clutha
A Nova Zelândia é conhecida como a terra dos esportes radiciais e como não poderia ser diferente, em Wanaka existem diversas atividades para quem gosta de adrenalina, uma delas é o Jet Boat Ride, um barco de alta velocidade, onde os pilotos fazem diversas manobras.
Faça um salto de paraquedas a 15 mil pés de altura
Faça um salto com 60 segundos de queda livre e atinja uma velocidade de mais de 200km/h. Uma aventura em meio a paisagens espetaculares. A minha única dúvida é se você conseguira admirar a paisagem enquanto cai, rs. Para mais informações e reservas consulte o Tandem Skydive.
Pratique canoagem ou Stand Up Paddle
Imagine andar de Caiaque que em um dos cenários mais bonitos do mundo. Sinta a natureza sem nenhum barulho de motor, apenas do remo batendo na água e se você tiver sorte vai conseguir visualizar os peixes no lago de águas transparentes de Wanaka. Se possuir equilíbrio, outra opção ainda é tentar fazer Stand Up Paddle, uma espécie de surfe, porém com remo.
Visite uma fazenda de lavanda
Você sabia que existem fazendas de lavanda? Pois é, eu descobri isso na Nova Zelândia.
As fazendas de lavanda são estupidamente vibrantes, com um cheiro característico. A planta é usada tanto como perfume, quanto tempero. No país, é possível inclusive, encontrar sorvete com sabor da planta.
Conheça o mercado público da Wanaka
Como toda cidade, Wanaka tem seu mercado público, que abre todas as terças-feiras (15:00 até às 18:00 horas).
Por lá é possível encontrar uma série de vegetais e frutas, que os produtores rurais da região produzem em suas fazendas.
Endereço: Ao lado do Bullock Creek, entre a Speights Ale House e Francesca’s Italian Kitchen.
Relaxe em um café ou bar
Peça um café ou uma cerveja em algum dos bares em frente ao Lago Wanaka e relaxe, apenas admirando a paisagem.
Faça um churrasco
Ao longo do lago de Wanaka existem diversas churrasqueiras públicas, que no verão são uma ótima opção para fazer um churrasco com os amigos e relaxar, como dizem os neozelandês “chill out man”.
Conheça dois cinemas do século passado
Wanaka tem dois cinemas que vão te levar aos anos 60: O Cinema Paradiso e o Ruby’s Cinema.
Endereço: Cinema Paradiso – 72 Brownston Street. Ruby’s Cinema – 50 Cardrona Valley Road.
Visite um vinhedo
Wanaka produz um dos melhores vinhos da Nova Zelândia. Sendo assim, para quem gosta da bebida, vale a visita em uma das tantas viniculturas que existem pela região de Central Otago.
Outrossim, muitas das plantações ficam nas montanhas, em frente ao lago, dando um charme especial aos parreirais.
Entre os tipos mais produzidos na região estão: Pinot Noir, Chardonnay, Gewürztraminer, Riesling, Sauvignon Blanc, Gamay Noir e Osteiner.
Quando visitar Wanaka
É possível visitar Wanaka durante todo ano, contudo, se você não gosta de frio, é melhor ir durante o verão, durante os meses de dezembro até fevereiro.
Verão
Durante o verão muitos viajantes procuram Wanaka para atividades ao ar livre, como caminhadas, bem como, para pesca no lago que da nome a cidade.
Contudo, para quem não quer se molhar, pode optar por fazer alguma(s) das diversas trilhas na região, entre elas: Rob Roy Track, Cardrona Valley, Mount Iron, Mount Grand e Pisa Range.
Além disso, existem trilhas de Mount Bike (Deans Bank Trail) e para andar a cavalo no Cardrona Valley.
Inverno
Durante o inverno, sem sombra de dúvida, a atividade mais procurada pelos turistas é o esqui. Sendo que, os locais mais populares para a prática são: Treble Cone, Cardrona e Snow Farm.
Além do esqui no inverno, em noites claras, Wanaka é um lugar perfeito para ver o fenômeno da Aurora Australis ou Southern Light, assim como Dunedin, mais ao sul da Nova Zelândia.
Como chegar em Wanaka
Wanaka fica na ilha sul da Nova Zelândia, 67km antes de Queenstown.
Para chegar na cidade é possível usar o transporte público. Existem ônibus saindo diariamente das principais cidades da Nova Zelândia, entre elas Queenstown e Christchurch.
Na cidade existe aeroporto, porém é pequeno e a maioria dos voos comerciais chegam no aeroporto de Queenstown ou Christchurch.
Veja também: Aeroportos da Nova Zelândia.
Onde ficar em Wanaka
Wanaka é uma cidade bastante movimentada e a cada ano recebe mais turistas, sendo assim, a procura por acomodações é grande na cidade e reservar com antecedência é fundamental para garantir um bom lugar. Particularmente tive problemas para encontrar uma acomodação, mesmo procurando três meses antes. Confira algumas ótimas opções com bom custo-benefício para se hospedar:
- YHA Wanaka – Com vista para o lago de Wanaka, esse é um dos melhores lugares para ficar na cidade. O hostel possui quartos privados e compartilhados. Sendo que, se hospedando no YHA é possível chegar na Árvore Solitária de Lake Wanaka caminhando. Basta seguir as margens do lago;
Lake Hawea Hostel & Lake Hawea Hotel – Com uma vista linda para o lago, esse lugar dispõem de um hostel e um hotel no mesmo espaço. Além disso, possui bar e restaurante. Durante a minha road trip pelo sul da Nova Zelândia fiquei nessa acomodação;
Lake Wanaka Lodge – Um lugar aconchegante no estilo B&B.
Luxury on Lansdown – Para quem procura um nível a mais em acomodação, essa é uma excelente opção. Apenas 3 minutos do centro de Wanaka, o lugar oferece quartos aconchegantes e varandas privadas.
Confira outras 280 opções de lugares para ficar em Wanaka.
Airbnb em Wanaka
Sempre uma opção alternativa, o Airbnb tem excelentes acomodações em Wanaka. O preço não costuma ser mais barato do que hotéis e hostels, contudo, muitas vezes os lugares são ainda melhores. Algumas hospedagens ficam nas montanhas, com vistas de tirar o fôlego.
Visitei Wanaka duas vezes, a primeira durante o inverno e a segundo no verão. No itinerário da road trip pela ilha sul da Nova Zelândia você pode acompanhar a minha viagem de carro pelo país.
Por último, mas não menos importante, não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois se há alguma coisa que pode acabar com sua viagem, é precisar de atendimento médico longe de casa e não ter com quem contar. E enquanto existem diversas segurados por aí, eu recomendo a Word Nomads, uma seguradora séria e que não vai te deixar na mão quando mais precisar, digo isso porque eu já quis economizar alguns reais e quando precisei meu seguro não cobria o procedimento (contei aqui)!
>>> Se de alguma forma as informações que você encontrou aqui te ajudaram, então nos deixe um cafezinho através do nosso PicPay picpay.me/juniorcossetim. Você também pode nos buscar no app através do @juniorcossetim, utilizar o QR Code (Nubank) abaixo ou ainda mandar um PIX no percasedescubrase@gmail.com (Mercado Pago). Qualquer valor é bem vindo, e você estará nos ajudando a continuar fazendo o que mais amamos, escrevendo e trazendo conteúdos verdadeiros!
Para planejar sua viagem
Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!
Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!
- Hospedagem: Reserve sua acomodação no Booking, e aproveite as promoções e as vantagens de cancelamentos gratuitos que o site oferece (é onde quase sempre faço minhas reservas).
- Aluguel de veículos: Utilize o site da Rental Cars e reserve seu veículo em qualquer lugar do mundo no Brasil e evite pagar IOF, além disso você pode pagar no cartão de crédito em até 12x sem juros!
- Passeios e ingressos: Evite filas e ganhe desconto comprando seu ingresso antecipado com a Get Your Guide.
- Seguro Viagem: Faça com a Iati Seguros e viaje com tranquilidade (eu nunca viajo sem seguro).
- Reserve seu voo: Pesquise preços com a Jetradar, e encontre os melhores preços!
- Transferir dinheiro para o exterior: Use a Wise e envie ou receba dinheiro do exterior sem pagar taxas e burocracia. Se ainda não utilizou o serviço, pelo link aqui do blog a primeira transferência é gratuita!