Super dicas para economizar dinheiro em Amsterdam enquanto estiver visitando a cidade. Atualizado para 2023!!
A capital da Holanda é uma das cidades queridinhas da Europa, seja entre os que viajam com um estilo mais conservador, que preferem ficar em hotéis e comer em bons restaurantes, quanto para os mochileiros, que desejam viajar o máximo possível, gastando o mínimo. Me incluindo na segunda opção, reuni nesse artigo às minhas dicas para economizar dinheiro em Amsterdam.
Sem dúvida, a primeira coisa a se fazer para economizar dinheiro em Amsterdam é planejar a viagem, ou seja, monte um roteiro e confira todas as atracões e lugares que deseja ir. Feito isso, reserve primeiramente a sua hospedagem e por segundo, as entradas dos lugares. Certamente, essas são as duas principais dicas para salvar dinheiro.
Outras dicas para economizar dinheiro em Amsterdam são:
- Reservar antes
- Adquirir o I Amsterdam City Card
- Hospedar-se de graça com o Couchsurfing
- Utilizar o Museukaart para entrar em mais de 400 museus da Holanda
- Visitar Amsterdam na baixa temporada
- Ficar em hostels
- Conferir o Airbnb antes de reservar seu hotel
- Cozinhar a sua própria comida
- Vai para noite? Utilize o passe Amsterdam Nightlife
- Caminhar ou alugar uma bicicleta
- Ir aos eventos gratuitos da cidade
- Fazer um tour gratuito com guia (Free Walking Tour)
- Utilizar o Uber ao invés de táxi
Reservar antes
Não sei o que você vai fazer em Amsterdam. Mas essa dica vale para todos: Reserve antes. Passagens aéreas; Hotéis, hostels, ou qualquer outra acomodação; Carro; Ingressos; e claro faça seu seguro viagem (obrigatório) com boa antecedência.
O tempo é o fator determinante para economizar dinheiro em Amsterdam. Pois além de conseguir melhores preços em acomodações, por exemplo, também encontra os melhores lugares disponíveis.
Adquirir o I Amsterdam City Card
Para quem for visitar 4 ou mais atracões em Amsterdam, vale a pena adquirir o I Amsterdam City Card. Esse passe possibilita a entrada gratuita em dezenas de lugares, além de descontos, em outros muitos espaços para visitar na cidade. Portanto, minha dica é fazer o seu roteiro em Amsterdam e conferir se vale ou não à pena, obter o cartão.
Hospedar-se de graça com o Couchsurfing
Um dos maiores custos de uma viagem é com acomodação, que pode chegar a 40% do total. Portanto, se você hospedar-se de graça pode cortar, quase que pela metade, os gastos da sua jornada. Para quem ainda não conhece, o Couchsurfing, é um site onde as pessoas oferecem acomodação gratuita em suas casas, seja em uma cama, sofá, colchão de ar, ou qualquer outra coisa que venha na sua imaginação.
A plataforma tem milhões de inscritos no mundo todo, e só cresce a cada dia, sendo que, na Holanda, existem milhares de pessoas cadastradas. Além disso, é uma ótima oportunidade de conhecer os locais.
Veja também: Os melhores bairros para se hospedar em Amsterdam.
Utilizar o Museukaart para entrar em mais de 400 museus da Holanda
Se você gosta de visitar museus, então essa passe é para você. Com o Museumkaart é possível visitar 32 Museus de Amsterdam e mais de 100 em toda Holanda. Ele tem validade de um mês, assim sendo, não é preciso ter pressa. Além disso, ele custa ao equivalente a 3 ou 4 entradas individuais. Portanto, faça às contas e veja se vale à pena ou não obter o cartão.
Visitar Amsterdam na baixa temporada
Viajar na baixa temporada, seja aonde for, é sempre mais barato e na maioria das vezes, melhor, do que na alta. Isso porque, com menos turistas visitando, os preços das acomodações, atracões, alimentação, entre outros, costuma baixar, muitas vezes, mais que pela metade do valor. Portanto, se quiser economizar dinheiro em Amsterdam, viaje entre os meses de dezembro e março, com exceção do natal e ano novo.
Ficar em hostels
Hostels são a minha acomodação preferida. Primeiramente, porque é o meio de acomodação mais barato e segundo, é um ótimo lugar para conhecer outros viajantes e fazer novos amigos. – Legal, mas eu não quero compartilhar o meu quarto! Não precisa, a maioria dos albergues oferece opções privadas. Desse modo, é possível ter a vibe do lugar, com privacidade. Para encontrar os melhores preços eu sempre pesquiso com o HostelWorld, meu site favorito. Outra opção ainda, é o Booking, contudo, o segundo reune outros tipos de hospedagem também.
Conferir o Airbnb antes de reservar seu hotel
Para os que preferem algo mais confortável, ou mesmo estão viajando com a família, eu recomendo o Airbnb. O site oferece milhares de opções, que vão de quartos até de apartamentos inteiros. É onde geralmente encontro os melhores preços para acomodação privada e individual. Para ganhar até R$ 212,00 na sua primeira reserva, use este cupom de desconto.
Cozinhar a sua própria comida
Duas refeições em um restaurante custam ao equivalente a uma semana de compras no supermercado (40-60 euros). Portanto, cozinhar a sua própria comida é uma das melhores dicas para economizar dinheiro em Amsterdam.
A maioria dos hostels e Airbnb’s possui cozinha. Outrossim, é possível economizar dinheiro em Amsterdam comendo na rua. Além de deliciosas e típicas comidas holandesas, dificilmente elas custam mais de 5 euros.
Vai para noite? Utilize o passe Amsterdam Nightlife
Válido para 7 dias, o Nightlife é uma ótima dica para economizar dinheiro em Amsterdam, se você curte sair a noite. Custa somente 12 euros e da entrada para 8 baladas, além de 5 bebidas e entrada gratuita no cassino.
Caminhar ou alugar uma bicicleta
Amsterdam tem mais bicicletas do que pessoas! E o mais legal é que você também pode alugar a sua magrela e conhecer a cidade em duas rodas. A cidade é plana e super bem sinalizada, tanto para os ciclistas, quanto para os pedestres. Todavia, isso significa, que você precisa seguir a sinalização, se não quiser levar uma bela multa em euros. Entre as opções para descolar uma bike estão a Yellow Bikes e Mac Bike.
Ir aos eventos gratuitos da cidade
Durante o ano acontecem inúmeros shows e concertos ao ar livre em Amsterdam e o melhor? A maioria deles é totalmente gratuito. Confira alguns aqui.
Fazer um tour gratuito com guia (Free Walking Tour)
A maioria das cidades na Europa oferecem tours guiados e gratuitos. Geralmente eles são realizados durante a manhã e passam pela maioria das atrações da cidade. No final você tem a opção de dar algum valor ou não. Normalmente, são realizados por companhias que também vendem ingressos para atracões na cidade. Minha dica, é fazer no primeiro dia, ao chegar no destino, para se familiarizar melhor com o local. Nos hostels existem anúncios para fazer Free Walking Tours, outrossim, você também pode conferir o New Walking Tour.
Utilizar o Uber ao invés de táxi
O aplicativo do Uber funciona em Amsterdam, sendo uma ótima alternativa, caso você precise pegar um táxi na cidade.
Para ganhar a sua próxima viagem de Uber utilize o código anselmoj34ui.
Para saber mais sobre como se locomover na cidade, confira os textos: transporte público de Amsterdam e como ir do Aeroporto até o centro da cidade.
Lembrando que essas dicas podem ou não ser úteis para você. Por quê? Simples, cada viajante tem seu estilo, enquanto para alguns, não existe nenhum problema, em ficar em um quarto com mais 13 pessoas, porque, afinal o que importa é à jornada, experiência, vivência ou como queira chamar, para outros, um hotel 3 estrelas não é o suficiente. Igualmente, alguns adoram museus, outros já preferem curtir a noite. Portanto, primeiramente, saiba qual é o seu estilo de viajante.
E ai tem mais dicas para economizar dinheiro em Amsterdam? Então deixe aqui em baixo nos comentários!
Por último, mas não menos importante, não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois se há alguma coisa que pode acabar com sua viagem, é precisar de atendimento médico longe de casa e não ter com quem contar. E enquanto existem diversas segurados por aí, eu recomendo a Word Nomads, uma seguradora séria e que não vai te deixar na mão quando mais precisar, digo isso porque eu já quis economizar alguns reais e quando precisei meu seguro não cobria o procedimento (contei aqui)!
>>> Se de alguma forma as informações que você encontrou aqui te ajudaram, então nos deixe um cafezinho através do nosso PicPay picpay.me/juniorcossetim. Você também pode nos buscar no app através do @juniorcossetim, utilizar o QR Code (Nubank) abaixo ou ainda mandar um PIX no percasedescubrase@gmail.com (Mercado Pago). Qualquer valor é bem vindo, e você estará nos ajudando a continuar fazendo o que mais amamos, escrevendo e trazendo conteúdos verdadeiros!
Para planejar sua viagem
Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!
Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!
- Hospedagem: Reserve sua acomodação no Booking, e aproveite as promoções e as vantagens de cancelamentos gratuitos que o site oferece (é onde quase sempre faço minhas reservas).
- Aluguel de veículos: Utilize o site da Rental Cars e reserve seu veículo em qualquer lugar do mundo no Brasil e evite pagar IOF, além disso você pode pagar no cartão de crédito em até 12x sem juros!
- Passeios e ingressos: Evite filas e ganhe desconto comprando seu ingresso antecipado com a Get Your Guide.
- Seguro Viagem: Faça com a Iati Seguros e viaje com tranquilidade (eu nunca viajo sem seguro).
- Reserve seu voo: Pesquise preços com a Jetradar, e encontre os melhores preços!
- Transferir dinheiro para o exterior: Use a Wise e envie ou receba dinheiro do exterior sem pagar taxas e burocracia. Se ainda não utilizou o serviço, pelo link aqui do blog a primeira transferência é gratuita!