DESTINOS

10 motivos para visitar Barcelona no inverno

Já estive em Barcelona duas vezes, uma durante o verão e outra no inverno, para ser mais preciso no mês mais frio do ano: Janeiro. E posso afirmar que mesmo nessa época a cidade continua incrível e o clima ameno tem suas vantagens sim em relação ao verão, a começar pelo número de turistas, que é menor nos meses de temperatura mais amena.

É também no inverno que acontece um dos melhores festivais de Barcelona, o Mercado de Natal, algo clássico nas capitais européias nos meses de dezembro, inclusive já havia falado dessa tradição nos posts de Bratislava e Viena.

E para quem está chatiado que não vai pegar praia no inverno em Barcelona, a boa notícia é que as pistas de esqui abrem nessa época, sendo que apenas duas horas da capital, já é possível encontrar bons espaços para a prática do esporte.

Inverno em Barcelona

Apesar do inverno ser uma época bem fria na Europa, em Barcelona a temporada não é tão rigorosa quanto em outras cidades mais ao norte. As temperaturas em geral ficam entre 5ºC e 13ºC e raramente chegam a 0ºC.

A neve também é um fenômeno raro na cidade, apesar de já ter acontecido em alguns momentos da história, não é algo que deva esperar ao viajar para Barcelona no inverno.

No geral os dias são ensolarados e as temperaturas em nada atrapalham para caminhar e descobrir as belezas da capital catalã. Inclusive achei as temperaturas na cidade até mais agradáveis em comparação ao Rio Grande do Sul nos meses de julho e agosto.

10 motivos para visitar Barcelona no inverno

Claro que o verão é a época mais movimentada e mais animada para quem gosta de calor, vida noturna, festivais ao ar livre e ir praia, mas o inverno em Barcelona não deixa muito a desejar também e aqui vão 10 motivos para visitar Barcelona no inverno:

Menos turistas

O inverno é uma ótima época para visitar Barcelona, já que o número de turistas é menor

Barcelona é uma das cidades mais visitadas da Europa, ficando atrás apenas de destinos como Paris, Londres e Istambul. Tal fato fez com a cidade começasse a ter problemas com o turismo em massa, pois o mesmo passou a afetar a vida dos locais, que estão sendo obrigados a sair dos bairros mais centrais, devido a alta constante de preços nos alugueis.

O próprio Airbnb teve que se submeter a processos de controle em Barcelona, a fim de reduzir o número de imóveis colocados para locação.

Outro problema gerado pelo grande número de turistas, é a lotação das atrações. Entrar na Sagrada Família, por exemplo, só com ingresso comprado e hora marcada, caso contrário, reserve um dia para ficar na fila.

Tudo isso é claro que tem um preço: Se hospedar em Barcelona, comer na cidade e sair a noite é muito mais caro durante o verão.

Por estás razões é muito mais conveniente viajar no inverno, quando o número de turistas é menor e você poderá ver as belezas da capital catalã com mais calma.

Atenção: Não existe baixa temporada em Barcelona, mesmo no inverno os hotéis, hostels, museus e outras atrações estarão lotadas, contudo, em comparação com o verão, o número de pessoas é menor!

O clima ainda está agradável

Durante o inverno Barcelona fica ainda mais charmosa

Eu sei que você vai dizer – Há mas você é do sul, então já está acostumado. E sim, em partes o frio faz parte do inverno por aqui, antes morava no Rio Grande do Sul e agora em Santa Catarina, mas acredite, Barcelona tem um clima bem agradável durante o inverno em comparação com o restante da Europa, não chegando nem perto das temperaturas de Edimburgo ou Amsterdam.

A média de temperatura durante os meses de dezembro a fevereiro é de 12ºC em Barcelona, ou seja, da tranquilo para caminhar pelas ruas e aproveitar o dia, ainda mais que a maioria deles são ensolarados.

A noite o clima fica mais ameno, mas nesse caso, a dica é conferir outras atrações, especialmente os restaurantes típicos e experimentar algumas das deliciais da culinária espanhola.

Aproveite para experimentar a culinária local

Em dias de clima ameno, nada melhor do que comer e beber bem não é mesmo! Durante o inverno em Barcelona, aproveite para experimentar os famoso vinhos espanhóis e/ou a espumante produzida nos arredores da capital, conhecida como Cava.

No site da Get Your Guide tem diversas opções de passeios para quem gosta de experimentar a culinária local e apreciar um bom vinho, incluindo a visita ao tradicional Mercado de La Boqueria, onde após fazer as compras, você vai poder por a mão na massa e nas aulas de culinária. Veja algumas opções:

Esquiar

Ok praia está descartado no inverno de Barcelona – Apesar das pessoas frequentarem durante o ano todo – Mas e que tal esquiar? Apesar de neve ser raro no cotidiano catalão, a capital tem boas opções para a pratica de esqui e snowboarding, não muito longe da cidade.

As estações de La Molina e La Masella ficam a duas horas da capital e podem ser acessadas de ônibus ou trem. O equipamento pode ser alugado na chegada.

O clima natalino

O Natal na Europa acontece no inverno, e muitas cidades são cobertas de neve

Durante o mês de dezembro o clima natalino toma conta das ruas de Barcelona. Tudo fica decorado para as festas de fim de ano e só isso já seria motivo suficiente para visitar a cidade no inverno.

Aproveita para conhecer as tradições únicas do natal catalão e experimentar algumas das delícias locais produzidas nessa época.

O clima do Bairro Gótico

Com menos turistas, o inverno é uma ótima época para visitar Barcelona

A parte mais antiga da cidade, o Bairro Gótico de Barcelona, abriga edifícios seculares e marcos antigos que abrigam segredos históricos. No entanto, há algo da mística que vagueia pelas ruas do Bairro Gótico que se perde quando você está caminhando lado a lado com outras 500 pessoas. Porém, existem dias no inverno em que você pode momentaneamente ter um momento de silêncio para si mesmo.

É mais barato

Com um número menor de turistas, existe mais concorrência nos restaurantes e bares, assim os preços tendem a baixar. Igualmente, será possível encontrar acomodações com preços mais em conta, ou pelo menos, ficar em um local melhor pelo mesmo valor que seria pago em um local de menor qualidade durante o verão. O preço de tours guiados também são reduzidos. Os meses mais baratos são: Janeiro, fevereiro e março.

Exibições temporárias

Se muitas galerias de arte e museus não têm exposições durante o verão, o inverno costuma ter algumas das exposições mais interessantes da cidade.

Museus de arte como o MNAC ou o CCCB, o Centro de Cultura Contemporânea de Barcelona, realizam regularmente exposições internacionais de destaque e até as coleções permanentes da maioria dos museus se tornam mais agradáveis e acessíveis graças à atmosfera mais silenciosa.

Ver a procissão dos Três Reis

Se o dia 25 de dezembro é um dia importante no calendário catalão de Natal, o dia 6 de janeiro é conhecido como o Dia dos Três Reis – ou melhor, a véspera deste dia é. Na noite de 5 de janeiro, os Três Reis Magos chegam a Barcelona trazendo delícias e muita magia para a cidade. Cumprimente-os quando desembarcarem no porto e siga a procissão pelo centro da cidade para ter a chance de encher seus bolsos de chocolate e doces.

Deliciar-se com churros e chocolate quente

Tem algo melhor no frio do que comer um churros legitimidade espanhol com uma xícara de chocolate quente?

Você pode comer churros e beber chocolate quente durante todo o ano, mas há algo especial em uma xícara de chocolate derretido e em um prato de churros frescos no inverno que não podem ser superadas. A Carrer de Petritxol, no Bairro Gótico, é famosa por suas churrerías, e a visão de suas luzes de Natal que levam à Basílica de Santa Maria del Mar é bastante encantadora.


E aí o que achou de Barcelona no inverno? Está convencido de viajar nessa época do ano ou tem outras dicas, comente abaixo!

Salve essas dicas do que fazer em Barcelona no inverno no Pinterest

Por último, mas não menos importante, não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois se há alguma coisa que pode acabar com sua viagem, é precisar de atendimento médico longe de casa e não ter com quem contar. E enquanto existem diversas segurados por aí, eu recomendo a Word Nomads, uma seguradora séria e que não vai te deixar na mão quando mais precisar, digo isso porque eu já quis economizar alguns reais e quando precisei meu seguro não cobria o procedimento (contei aqui)!

>>> Se de alguma forma as informações que você encontrou aqui te ajudaram, então nos deixe um cafezinho através do nosso PicPay picpay.me/juniorcossetim. Você também pode nos buscar no app através do @juniorcossetim, utilizar o QR Code (Nubank) abaixo ou ainda mandar um PIX no percasedescubrase@gmail.com (Mercado Pago). Qualquer valor é bem vindo, e você estará nos ajudando a continuar fazendo o que mais amamos, escrevendo e trazendo conteúdos verdadeiros!

Para planejar sua viagem

Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!

Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!

  • Hospedagem: Reserve sua acomodação no Booking, e aproveite as promoções e as vantagens de cancelamentos gratuitos que o site oferece (é onde quase sempre faço minhas reservas).
  • Aluguel de veículos: Utilize o site da Rental Cars e reserve seu veículo em qualquer lugar do mundo no Brasil e evite pagar IOF, além disso você pode pagar no cartão de crédito em até 12x sem juros!
  • Passeios e ingressos: Evite filas e ganhe desconto comprando seu ingresso antecipado com a Get Your Guide.
  • Seguro Viagem: Faça com a Iati Seguros e viaje com tranquilidade (eu nunca viajo sem seguro).
  • Reserve seu voo: Pesquise preços com a Jetradar, e encontre os melhores preços!
  • Transferir dinheiro para o exterior: Use a Wise e envie ou receba dinheiro do exterior sem pagar taxas e burocracia. Se ainda não utilizou o serviço, pelo link aqui do blog a primeira transferência é gratuita!
Anselmo

Engenheiro, professor & escritor | Nas horas vagas metido a chef e apaixonado por viagens, música eletrônica e café!

Recent Posts

Palácio de Versalhes, Paris: História, Visita, Jardins e ingressos

O Palácio de Versalhes é o castelo mais espetacular da Europa e fica cerca de…

2 anos ago

Museu de Orsay, Paris: Obras, ingresso e visita

Um dos meus lugares favoritos para visitar em Paris é um museu onde a sua…

2 anos ago

Torre Eiffel, Paris: Ingressos, visita e hotéis próximos

A Torre Eiffel foi construída em 1889 para a Exposição Universal de Paris, que celebrava…

2 anos ago

Museu do Louvre em Paris: Ingresso, exposições e obras

O Museu do Louvre é o mais famoso e visitado museu de arte no mundo.…

2 anos ago

O que fazer em Canela RS – Roteiro de 1 ou 2 dias na Serra Gaúcha

Descubra o que fazer em Canela, um dos destinos preferidos dos turistas que visitam a…

2 anos ago

O que fazer em Gramado na Serra Gaúcha: Roteiro de 2 ou 3 dias

A Serra Gaúcha vem sendo o destino mais buscado pelos turistas brasileiros nos últimos anos,…

2 anos ago