Na hora de procurar o que visitar em Lisboa é normal que os turistas fiquem confusos em meio a tantas atrações. Também pudera, a capital de Portugal é enorme e um destino incrível para quem gosta de história e cultura, cheia de museus e galerias de arte.
Já estive em Lisboa três vezes e certamente pretendo voltar, pois sempre tem algo novo para ver e fazer, além do mais, a cidade guarda uma história riquíssima e só caminhar pelas ruas do centro histórico já fazem valer a pena a visita.
Se não fosse pelo Porto (que você também precisa visitar), eu certamente diria que Lisboa é a minha cidade favorita na Europa.
Nesse guia eu não inclui todos os lugares para visitar em Lisboa, mas coloquei os essenciais para os viajantes que estão indo em uma primeira viagem, mas é claro, além destes existem muitos outros, pois uma coisa que não vai acontecer é você ficar sem ter o que fazer em Lisboa!
Se estiver com pouco tempo eu sugiro ler o artigo que escrevi com um roteiro de 48 horas em Lisboa, falando do essencial na cidade para quem está fazendo um stopover ou conexão longa na cidade.
Para organizar melhor seu itinerário, eu sugiro colocar as atrações no Google Maps ou outro aplicativo de viagem e salvar o roteiro off-line, assim ficará menos tempo no transporte público e aproveitará melhor o dia.
Dica: A melhor forma de se locomover em Lisboa é utilizando o transporte público, por isso sugiro que você adquira o cartão Lisbon Card, um passe que da direito ao uso ilimitado de todos os transportes, incluindo os famosos bondinhos. Além disso o passe também da direito a entrada em vários museus e descontos em outras atrações. Comprando online você evita filas e consegue os melhores preços. Para retirar o seu cartão basta apresentar o voucher na tela do celular em um ponto de informações turísticas, que fica no saguão de desembarque no aeroporto (aberto das 7h às 23:30 horas) ou ainda na Praça do Comércio (aberto das 9h às 20 horas).
Para mim, os 20 lugares imperdíveis para visitar em Lisboa em uma primeira viagem são:
Localizado no ponto mais alto da capital portuguesa, o Castelo de São Jorge é certamente uma atração imperdível a ser visitada em Lisboa.
As primeiras construções no local datam do século I a.C., mas o atual castelo só passou a ter a sua atual forma, em estilo medieval, em 1940.
A visita ao Castelo de São Jorge permite que os visitantes tenham as melhores vistas de Lisboa, pois o mesmo fica no alto da colina do centro histórico e também do estuário do Rio Tejo.
Caminhe pelas muralhas do castelo, visite os museus e termine o dia com um lindo pôr do sol do alto da colina.
Essas ruínas em estilo gótico já foram no passado um Convento da Ordem das Carmelitas da Antiga Observância, construído em 1389, mas destruído pelo terremoto de 1755.
Ainda de pé, seus arcos e pilares relevam o que um dia foi a nave do convento, que fica no bairro do Chiado.
Entre os destaques para se visitar estão o seu museu de arqueologia, que exibe uma capela lindamente revestida de azulejos barrocos, além de artefatos de ferramentas pré-históricas.
Também conhecida como Igreja de Santa Maria Maior, essa é a Catedral de Lisboa. Foi construída no século XII e possui diversos estilos, entre eles destacam-se o romântico, gótico, barroco e neomanuelino.
Seu interior possui diversas relíquias, destacando-se a torre do lado sul, onde fica o Tesouro da Sé, que abriga uma vasta coleção de pratas, trajes, estátuas, manuscritos e relíquias de São Vicente.
Essa famosa linha passa por algumas das principais atrações de Lisboa, levando os viajantes da parte baixa até o alto da cidade.
Recomendo tomar o bonde na Praça Luis de Camões e percorrer todo o trajeto, que leva cerca de 40 minutos. Outra opção é descer no ponto mais alto (Miradouro da Nossa Senhora do Monte) e então percorrer as ruas de Alfama a pé!
Você tembém pode fazer um tour guiado do tram 28. O valor é de € 18 com passagem do eléctrico incluída.
Portugal é um país famoso pelos seus azulejos e Lisboa, assim como no Porto, possui um museu inteiro dedicado a essas pequenas pecinhas decoradas.
Ao longo de milhares de azulejos, a história de 500 anos é contata, passando do renascimento ao barroco e contemporâneo.
Se tiver tempo, aproveite para tomar um café no antigo refeitório do convento, onde fica o museu, espetacularmente coberto de azulejos.
Um dos mais importantes museus de Portugal, com coleções do século XII até XIX, que somam mais de 400 mil peças.
Hospedado em um palácio de estilo barroco, o museu possui esculturas egípcias e romanas, pinturas de artistas renomados, como o gênio renascentista Dürer de São Jerônimo (1521) e São Vicente de Nuno Gonçalves (1460).
O Oceanário de Lisboa está incorporado junto ao oceano, onde o mesmo, recria o ambiente e ecossistema para mais de 25 mil animais marinhos, entre eles, tubarões, arraias, pinguins e peixes de água salgada. É o maior aquário indoor da Europa e um dos maiores do mundo.
Localizado na região de Belém, o Museu Berardo é uma galeria de arte moderna e contemporânea que expõe obras de artistas renomados do mundo todo, entre eles Warhol, Pollock, Man Ray, Dalí e Picasso, além de esculturas de Antony Gormley e Henry Moore.
Além de exposições permanentes de arte moderna e contemporânea, o Berardo abriga diversas exposições temporárias ao longo do ano. Para conferir sua agenda, visite o site oficial.
Para evitar filas, compre seu ingresso online, ou ainda, visita no sábado, quando a entrada é gratuita.
Um dos principais pontos turísticos para visitar em Lisboa, a Torre de Belém fica na região de mesmo nome e tinha como função servir de centro de vigilância da costa portuguesa.
Em estilo gótico e manuelino, a torre é visita obrigatório a todos que visitam Lisboa. A entrada para subir até o alto custa apenas € 8,50 e pode ser adquirida online aqui.
Um dos edifícios mais belos de Portugal, o Mosteiro dos Jerónimos foi todo construído em estilo manuelino e representa em muitos traços o poder do exército português no passado.
Junto ao mosteiro fica a Igreja Santa Maria de Belém, onde estão estão enterrados dois personagens famosos de Portugal: Camões e Vasco da Gama.
O Padrão dos Descobrimentos fica na freguesia de Belém. Portanto, já inclua no seu itinerário quando for visitar a Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerónimos. A construção fica as margens do Rio Tejo e homenageia figuras históricas que estiveram presentes nos descobrimentos portugueses. São ao todo 32 estátuas, sendo que a principal é a do Infante Dom Henrique.
Tire uma foto junto a Ponte 25 de Abril e sinta-se em São Francisco, isso porque essa ponte suspensa é uma cópia quase idêntica a que fica na cidade americana. São mais de 2 quilômetros de extensão e 90 metros de altura.
Para subir na ponte e ter uma visão privilegiada de Lisboa, confira o Pillar 7 Bridge Experience.
Ir a Belém e não provar essa delícia é como ir a Paris e não comer um croissant, ou seja, não deixe de pedir os famosos “pastéis de Belém”, que fora dali são conhecidos como “pastéis de nata”.
O lugar mais tradicional para comer os pastéis é na Confeitaria de mesmo nome, que existe desde 1837 e fica em um antigo edifício onde funcionava uma refinaria de açúcar, apenas 5 minutos do Monastério dos Jerónimos.
As margens do Rio Tejo, a Praça do Comércio é maior de Lisboa. É um ótimo lugar para visitar e observar o movimento das pessoas, tomar um sorvete e também apreciar as duas enormes colunas de mármore, que faziam parte do palácio real. Em torno da praça ficam diversas lojinhas, bares e cafés.
Eu confesso que não sou um grande fá de museus, contudo, se você é, vai gostar do Museu Calouste Gulbenkian. A coleção tem mais de 6 mil peças de arte antiga e moderna. Entre às principais coleções estão: arte grega, romana, asiática e europeia. Do lado de fora do museu, ficam os jardins, além de uma loja e um restaurante.
Aprecie a vista em um dos lugares mais agradáveis para se visitar em Lisboa. O Miradouro de São Pedro Alcantara fica junto ao jardim de mesmo nome, no bairro Alto, perto da Praça Camões.
Do miradouro é possível ter uma visão panorâmica do Castelo de São Jorge e se você tiver sorte pode encontrar até uns senhores tocando Fado (estilo de música típico de Portugal) por lá.
Portugal é um país famoso por suas igrejas, e mesmo que você não seja cristão, vale a pena visitar os templos, que sempre tem uma arquitetura impressionante.
A Basílica da Estrela foi construída em arquitetura barroca e guarda os restos mortais da rainha D. Maria I, conhecida aqui no Brasil como “A Louca”.
Do outro lado da basílica fica o jardim, de mesmo nome, um lindo espaço verde com lagos cheio de patos e marrecos.
Um espaço totalmente revitalizado para a Expo 1998. Essa é a zona mais moderna da cidade e foi onde me hospedei a primeira vez que visitei Lisboa, quando fui a um show do One Republic.
A arquitetura das construções locais é bem modernista, incluindo a moderna estação de metrô – Gare do Oriente, que foi projetada pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, o mesmo que desenhou o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.
Fica junto ao Parque das Nações, sendo um ótimo meio para se deslocar, já que o parque é bem grande. Além disso, garante belas fotos com uma linda vista do Rio Tejo.
Esse lugar não fica em Lisboa, mas em Sintra, contudo vale a pena visitar, pois a viagem de trem dura apenas 40 minutos, partindo da Estação Lisboa Rossio.
Situado no alto de uma colina arborizada e emoldurado por jardins botânicos, o Palácio Nacional da Pena é uma construção extraordinária em estilo manuelino, pintado com cores vivas que chamam a atenção de quem visita.
Se não quiser pegar o trem, pode fazer um tour com guia e transporte incluído.
Não é difícil se locomover em Lisboa e o transporte público público é barato. Você pode tanto comprar passagens individuais, quando passes de 24 horas ou 48 horas. Outra alternativa é o Lisbon Card que indiquei no início do post, que vale muito a pena na minha opinão.
Além disso, caminhar é uma ótima forma de conhecer Lisboa, pois as ruas são lindas e cheias de história.
Para se deslocar em maiores distâncias, você pode pegar um trem ou ainda usar o Uber, que é mais barato que táxis.
Para ir em outras cidades é possível alugar um carro, mas só recomendo para isso mesmo, pois em Lisboa o trânsito está cada vez mais complicado e conseguir lugar para estacionar pode ser difícil, além de sair caro.
Por último, mas não menos importante, não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois se há alguma coisa que pode acabar com sua viagem, é precisar de atendimento médico longe de casa e não ter com quem contar. E enquanto existem diversas segurados por aí, eu recomendo a Word Nomads, uma seguradora séria e que não vai te deixar na mão quando mais precisar, digo isso porque eu já quis economizar alguns reais e quando precisei meu seguro não cobria o procedimento (contei aqui)!
>>> Se de alguma forma as informações que você encontrou aqui te ajudaram, então nos deixe um cafezinho através do nosso PicPay picpay.me/juniorcossetim. Você também pode nos buscar no app através do @juniorcossetim, utilizar o QR Code (Nubank) abaixo ou ainda mandar um PIX no percasedescubrase@gmail.com (Mercado Pago). Qualquer valor é bem vindo, e você estará nos ajudando a continuar fazendo o que mais amamos, escrevendo e trazendo conteúdos verdadeiros!
Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!
Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!
O Palácio de Versalhes é o castelo mais espetacular da Europa e fica cerca de…
Um dos meus lugares favoritos para visitar em Paris é um museu onde a sua…
A Torre Eiffel foi construída em 1889 para a Exposição Universal de Paris, que celebrava…
O Museu do Louvre é o mais famoso e visitado museu de arte no mundo.…
Descubra o que fazer em Canela, um dos destinos preferidos dos turistas que visitam a…
A Serra Gaúcha vem sendo o destino mais buscado pelos turistas brasileiros nos últimos anos,…