Veja como sair e chegar no centro de Londres até o Aeroporto Gatwick, o segundo mais movimentado de Londres, utilizando trem, metrô, ônibus, táxi e Uber.
O Aeroporto de Gatwick (LGW) recebe mais de 45 milhões de passeiros por ano, sendo o segundo, dos 6 aeroportos de Londres, mais movimentado. Em dois terminais, operam 90 companhias aéreas, voando para mais de 200 destinos, em todo o mundo. Fica a 50km ao sul da capital britânica. Se você comprou algum voo “low-cost”, com a Ryanair, Easyjet, entre outras companhias de baixo custo, é muito provável que chegue por esse aeroporto.
Nesse artigo, você vai encontrar todas as maneiras de sair e chegar no centro de Londres utilizando o aeroporto de Gatwick, além disso, separei algumas dicas de como se deslocar entre os outros aeroportos de Londres, caso necessite fazer uma conexão. Outrossim, se estiver voando para outro aeroporto de Londres, confira os artigos abaixo:
Leia também: Transporte público de Londres: Como se locomover na cidade.
Como Chegar / Sair do Aeroporto de Londres Gatwick
É possível chegar no centro de Londres do aeroporto de Gatwick de Trem, ônibus, Transfer, táxi e Uber, confira detalhes sobre cada um abaixo!
A estação de trens para a cidade de Londres fica no Terminal sul do aeroporto de Gatwick, assim sendo, se você está no norte, é necessário tomar um “monorail” até a estação (gratuito). O trem mais rápido, conhecido como Gatwick Express leva 30 minutos para chegar no centro de Londres. Os trens funcionam diariamente entre às 5:00 e 23:45 horas. O intervalo médio entre eles é de 15 minutos e as passagens custam £19,90 (£32,70 ida e volta). Comprando com antecedência online, saem mais baratas, veja abaixo como adquirir a sua. As crianças de 5 a 15 anos tem desconto de 50% e abaixo disso, é gratuito. A estação final, em Londres, é a Victoria.
Além do trem expresso, existem outros trens que passam no aeroporto de Gatwick, vindos de outras cidades. São mais baratos, contudo, tem mais paradas e demoraram em média 45 minutos para chegar no centro de Londres. O valor das passagens varia, de acordo com os horários e a empresa, ficando entre £11 e £15. As estações de parada são Victoria, London Bridge e City Thameslink. Portanto, se a sua acomodação ficar próximo a algumas destas, pode ser uma boa tomar um trem normal ao invés do expresso, que não tem paradas no caminho.
O cartão de transporte público de Londres Oyster é uma ótima opção, enquanto estiver visitando a cidade. Com ele, as passagens são mais baratas. Além disso, adquirindo no aeroporto de Gatwick, você já pode utiliza-lo na viagem. É vendido nas estações de trem, nas máquinas automáticas e guichês. Custa £5,00, reembolsáveis, na devolução do mesmo.
Duas empresas de ônibus operam no aeroporto de Gatwick, a National Express e a Easy Bus (Terminal Sul). Sendo que a primeira, é geralmente mais cara. A segunda, tem passagens mais em conta, especialmente se compradas online com antecedência, partindo de £2,00. O tempo de viagem, sem paradas, é de 1:30 horas, a depender do trânsito.
Uma opção mais barata que táxi, que te deixa na porta da sua acomodação. Atende com hora marcada. Se estiver viajando com outras pessoas, pode ser uma boa alternativa, ao trem expresso. Confira abaixo mais informações e como reservar o seu.
Assim como em todos os aeroportos do mundo, em Gatwick existe uma fila de táxis na saída. É o transporte mais confortável, contudo, mais caro, para chegar na região central. A corrida até o centro fica por volta de £100,00. O tempo médio é de uma hora, ou seja, bem mais lento e caro, do que usar o trem expresso. Outra opção na capital britânica, é utilizar o Uber, que na minha opinião não deixa nada a desejar e sai metade do valor dos taxis. Para ganhar a sua próxima viagem, utilize o código anselmoj34ui.
Primeiramente, se você ainda não comprou sua passagem com conexão entre aeroportos em Londres, minha dica é: Não faça. Seja qual for a promoção que encontrou, muito provavelmente, não vai valer a pena. Como você viu, os aeroportos de Londres ficam distantes do centro e o transporte público é caro e muitas vezes demora. Mesmo que você utilize taxis.
Contudo, se você já caiu nessa enrascada, minha dica é ter no mínimo 5 horas de antecedência, especialmente, se está vindo de outro país e o destino final é também internacional. A segurança dos aeroportos de Londres é alta e normalmente demora, além disso, os policiais podem te parar e fazer perguntas, mesmo sem haver problemas nisso, vai te tomar tempo. Veja algumas opções abaixo, para se deslocar entre os aeroportos de Londres.
A distância entre o aeroporto de Gatwick e Heathrow é de 70km e para se deslocar entre eles é possível utilizar ônibus, metrô e trem.
A distância entre os aeroportos de Gatwick e Stansted é de 112km e a melhor forma de se deslocar entre eles, é utilizando o ônibus da National Express, que custa £24,00. O tempo de viagem é de no mínimo 3 horas, mas normalmente passa de 4 horas. Para se deslocar mais rapidamente, minha sugestão é pegar o Gatwick Express, trocar para o metrô na estação Victoria, descer na Mile End Station e então pegar a Standsted Express. Contudo, reserve no mínimo 3 horas.
A forma mais rápida para se deslocar entre os aeroportos de Gatwick e London City é utilizando o trem. O site Rom2rio mostra todas as rotas disponíveis e o valor de cada uma. Outra opção ainda, é utilizar o Google Maps, ele funciona super bem na cidade, basta adicionar a sua localização e dizer aonde quer chegar.
A distância entre os aeroportos de Londres Gatwick e Luton é de 112km e você pode pegar um ônibus ou trem para se deslocar entre eles.
A distância entre os aeroportos de Londres Gatwick e Southend é de 100km e além de táxi e Uber (que vão custar algumas centenas de Libras) também é possível fazer o trajeto de trem. Reserve entre 4 e 5 horas para esse deslocamento.
Dependendo do horário de chegada ou partida do seu voo, vale a pena ficar próximo de Gatwick. Sendo que, existem inúmeras opções de acomodações, incluindo algumas literalmente dentro do aeroporto. Confira:
<Mais opções para ficar próximas do Aeroporto de Gatwick>
Por último, mas não menos importante, não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois se há alguma coisa que pode acabar com sua viagem, é precisar de atendimento médico longe de casa e não ter com quem contar. E enquanto existem diversas segurados por aí, eu recomendo a Word Nomads, uma seguradora séria e que não vai te deixar na mão quando mais precisar, digo isso porque eu já quis economizar alguns reais e quando precisei meu seguro não cobria o procedimento (contei aqui)!
>>> Se de alguma forma as informações que você encontrou aqui te ajudaram, então nos deixe um cafezinho através do nosso PicPay picpay.me/juniorcossetim. Você também pode nos buscar no app através do @juniorcossetim, utilizar o QR Code (Nubank) abaixo ou ainda mandar um PIX no percasedescubrase@gmail.com (Mercado Pago). Qualquer valor é bem vindo, e você estará nos ajudando a continuar fazendo o que mais amamos, escrevendo e trazendo conteúdos verdadeiros!
Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!
Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!
O Palácio de Versalhes é o castelo mais espetacular da Europa e fica cerca de…
Um dos meus lugares favoritos para visitar em Paris é um museu onde a sua…
A Torre Eiffel foi construída em 1889 para a Exposição Universal de Paris, que celebrava…
O Museu do Louvre é o mais famoso e visitado museu de arte no mundo.…
Descubra o que fazer em Canela, um dos destinos preferidos dos turistas que visitam a…
A Serra Gaúcha vem sendo o destino mais buscado pelos turistas brasileiros nos últimos anos,…