Veja como ir do Aeroporto Sabiha Gökçen (SAW), que fica no lado asiático, até o centro de Istambul, no lado europeu e como ir até o novo Aeroporto de Istambul.
Quando viajei até Istambul não sabia que existiam dois aeroportos na cidade. O primeiro deles, o de Ataturk (desativado nesse ano), que fica no lado europeu e o Sabiha Gökçen, que fica no lado asiático da cidade e recebe a maioria dos voos das companhias de baixo custo, bem como, os voos domésticos na Turquia.
Dessa forma, como havia comprado as passagens com a WizzAir, acabei indo para o Aeroporto Sabiha Gökçen. Quando cheguei, simplesmente não conseguia informações sobre como ir até o centro de Istambul e quando perguntava por transporte público, sempre me indicavam taxis. Como eu já sabia da fama dos taxistas na Turquia, de cobrarem valores absurdos dos turistas desavisados, eu optei por continuar a procurar por mais informações, e acabei encontrando uma linha de ônibus que levava até uma estação de metrô, onde daria então para pegar um trem até o centro, no lado europeu.
Perrengues a parte, eu aprendi a lição e nunca mais viajei sem planejar uma viagem.
Veja também: Roteiro de 4 dias em Istambul com o que ver e fazer na cidade.
Vejamos agora como chegar no centro de Istambul partindo do Aeroporto Sabiha Gökçen:
Maneira mais barata, porém demorada e um pouco confusa. Existem diversas linhas que partem do Aeroporto Sabiha Gökçen, contudo, elas não chegam ao lado europeu. Dessa forma, é necessário pegar um trem ainda no lado da Ásia, que atravessa o Estreito de Bósforo (por baixo do mar), para chegar na parte européia.
A linha em questão é a E3. É preciso descer na estação Levent, onde fica o metrô, de mesmo nome. Dali são 4 paradas até a Taksim, estação que fica próxima do centro de Istambul.
É possível comprar os bilhetes no ônibus, contudo, é preciso ter dinheiro local, ou seja, a lira turca. Minha dica é sacar em algum ATM do aeroporto e evitar as casas de câmbio, que cobram taxas mais altas. Ao passo que, o bilhete do metrô pode ser comprado nas máquinas automáticas e nos terminais de atendimento. Existem duas opções de tickets: Individual “Jeton” e um cartão que pode ser recarregado “Istanbulkart“.
Veja também:Como se locomover e transporte público em Istambul.
Igualmente se você tem planos de visitar as atracões de Istambul, como os museus e mesquitas, o Istanbul Welcome Card oferece livre acesso e também uso ilimitado de todos os transportes públicos e pode ser uma ótima opção.
Uma opção mais confortável em relação a primeira e ainda com um bom preço. Por 18 liras turcas é possível pegar um micro-ônibus no Aeroporto Sabiha Gökçen até Taksim, no centro de Istambul. A empresa Havabus opera entre às 3:30 até às 1:00 horas. A frequência do serviço é de 30 minutos e a viagem leva cerca de 1:30 horas.
Uma forma mais cômoda de chegar no centro de Istambul. Reservando um transfer online alguém vai estar te esperando no aeroporto quando chegar. O valor depende do serviço e no site da Get Your Guide você encontra diversas opções.
Como mencionei no início do texto, os taxis na Turquia tem a fama de cobrar mais pelos serviços. Portanto, minha dica é evitar utilizar os mesmos. Eu mesmo tive problemas quando estava na cidade. Em contrapartida, o Uber é uma alternativa segura e mais barata.
Dirigir em Istambul é algo que exige paciência. Isso porque congestionamentos são comuns na metrópole, que tem mais de 15 milhões de habitantes. Sendo assim, se você estiver disposto a encarar o desafio, pode alugar um carro direto no aeroporto. Igualmente, se estiver planejando visitar outras regiões da Turquia, como a Capadócia, essa pode ser uma excelente opção. Para pesquisar os melhores preços, utilize o buscador da Rentalcars.
Inaugurado este ano, o novo Aeroporto de Istambul fica no continente europeu e tem o ambicioso plano de se tornar o maior aeroporto do mundo. Sendo assim, é possível que muitos voos acabem fazendo conexão na cidade e se por algum motivo é o seu caso, será preciso se locomover entre um aeroporto e outro.
A linha IST-8 faz o trajeto entre os aeroportos Sabiha Gökçen e Istambul. A viagem dura cerca de 1:20 horas. Porém, atrasos são comuns, dessa modo, é recomendado ter no mínimo 4 horas entre um voo e outro.
Caso o seu voo chegue tarde ou saia muito cedo do Aeroporto Sabiha Gökçen é possível se hospedar em algum dos hotéis que ficam próximos. Confira opções no Booking.com.
Por último, mas não menos importante, não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois se há alguma coisa que pode acabar com sua viagem, é precisar de atendimento médico longe de casa e não ter com quem contar. E enquanto existem diversas segurados por aí, eu recomendo a Word Nomads, uma seguradora séria e que não vai te deixar na mão quando mais precisar, digo isso porque eu já quis economizar alguns reais e quando precisei meu seguro não cobria o procedimento (contei aqui)!
>>> Se de alguma forma as informações que você encontrou aqui te ajudaram, então nos deixe um cafezinho através do nosso PicPay picpay.me/juniorcossetim. Você também pode nos buscar no app através do @juniorcossetim, utilizar o QR Code (Nubank) abaixo ou ainda mandar um PIX no percasedescubrase@gmail.com (Mercado Pago). Qualquer valor é bem vindo, e você estará nos ajudando a continuar fazendo o que mais amamos, escrevendo e trazendo conteúdos verdadeiros!
Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!
Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!
O Palácio de Versalhes é o castelo mais espetacular da Europa e fica cerca de…
Um dos meus lugares favoritos para visitar em Paris é um museu onde a sua…
A Torre Eiffel foi construída em 1889 para a Exposição Universal de Paris, que celebrava…
O Museu do Louvre é o mais famoso e visitado museu de arte no mundo.…
Descubra o que fazer em Canela, um dos destinos preferidos dos turistas que visitam a…
A Serra Gaúcha vem sendo o destino mais buscado pelos turistas brasileiros nos últimos anos,…