A capital da Bélgica é considerada o centro da Europa e onde ficam diversas instituições governamentais da União Européia, bem como muitas sedes de empresas privadas, especialmente os grandes bancos. Desse modo, os Aeroportos de Bruxelas Zaventem e Charleroi servem muito bem quem visita a cidade ou mesmo faz uma conexão.
O Aeroporto de Zaventem (BRU) é o maior do país e serve mais de 20 milhões de passageiros por ano. Ele é também o mais próximo do centro de Bruxelas e por onde chegam a maioria dos voos internacionais. Portanto, se estiver viajando do Brasil é nele que irá chegar.
Já o Aeroporto de Charleroi (CLR) é menor e mais utilizado pelas chamadas companhias de baixo custo “low cost”, como, por exemplo, a Ryanair e Wizzair. Ele fica mais distante do centro de Bruxelas e o custo do deslocamento é maior.
Portanto, antes de viajar para Bruxelas, a minha dica é checar os aeroportos e se possível comprar a passagem para o Aeroporto de Zaventem (BRU), que é o mais acessível e barato para chegar no centro.
Veja também: Roteiro de 2 dias em Bruxelas com dicas do que fazer em uma primeira visita.
Confira detalhes sobre os aeroportos da Bélgica e como chegar no centro partindo do Zaventem e Charleroi.
O Aeroporto Internacional de Bruxelas, também conhecido como Zaventem, é o maior da Bélgica e por lá chegam a maioria dos voos até o país. Sua localização é próxima do centro e oferece ótimos serviços de translado.
Leia também: Transporte público e como se locomover em Bruxelas.
É a maneira mais rápida para chegar ao centro de Bruxelas, a partir do Aeroporto Zaventem. O embarque é realizado através da estação Brussel-Nat-Luchthaven, localizada no subsolo, andar 1. São 4 trens por hora, com paradas nas estações: Brussels North, Brussels Central e Brussels Midi. O tempo de viagem é de aproximadamente 20 minutos e custa 9 euros.
Os ônibus da empresa De Lijn operam várias linhas, partindo do Aeroporto de Bruxelas até o centro. Esse é a forma mais barata para fazer o translado. As duas linhas mais usuais são:
As passagens saem a partir de 3 euros e podem ser compradas nas máquinas de atendimento automático. Uma viagem até a zona central leva em torno de 45 minutos.
O Airport Line é o service expresso de ônibus do Aeroporto Zaventem. As linhas são 12 e 21. Sendo que o destino final é o distrito europeu. A viagem dura cerca de 30 minutos e custa 4,50 euros nas máquinas automáticas e 6 euros, se comprado com o motorista.
É o meio mais caro para sair do aeroporto. Sai em média 45 euros até o centro e leva até 4 pessoas. Outra opção, é utilizar o Uber. Utilize o código anselmoj34ui para ganhar a sua próxima viagem.
Por último, o jeito mais confortável para ir do Aeroporto de Bruxelas até o centro é pegando um transfer privado. Fazendo a reserva, alguém vai estar lhe esperando na sala de desembarque. Confira opções abaixo:
Nota: se o seu destino for outras cidades europeias, existem uma estação da Flix Bus de ônibus internacionais no aeroporto que conecta inúmeros destinos na Europa. Outrossim, para quem tem como destino a estação central de Antuérpia, pode usar o serviço Airport Express.
Apesar de estar distante quase uma hora de Bruxelas, e ficar em outra cidade, distante cerca de 60km do centro, é bastante movimentado, com cerca de 7 milhões de passageiros/ano. Isso devido ao fato das companhias aéreas de baixo custo operaram principalmente nesse aeroporto.
Se você chegou no Aeroporto de Charleroi, então vai ter que pegar um ônibus ou táxi, já que não existem serviços diretos de trem para Bruxelas. Vejamos mais detalhes sobre cada um abaixo.
A empresa Brussels City Shuttle oferece serviços de transfer do Aeroporto de Charleroi para o centro de Bruxelas. As saídas são a cada meia hora e custam 17 euros (14 online). Os bilhetes podem ser adquiridos diretamente no aeroporto, nas máquinas ou guichês de atendimento, ou ainda pelo site. A viagem dura cerca de uma hora.
Outra empresa que oferece o translado de Charleroi para o centro de Bruxelas, é a Flibco. Os ônibus dessa companhia também fazem conexão com outras cidades, entre elas: Arlon, Bastgone, Brugge, Gent, Marche en Famenne e Namur.
Nota: Também é possível pegar um tranfer da Brussels City Shuttle, para as cidades de Lille e Luxemburgo, no Aeroporto de Charleroi.
Outra opção, porém com conexão, é pegar um ônibus local, que custa 3 euros, até a estação de trem de Charleroi e de lá pegar um trem para Bruxelas ou outras cidades da Bélgica.
Se você não se importa com quanto ira gastar. Então pode pegar um táxi no Aeroporto de Charleroi até Bruxelas. Vai custar no mínimo 300 euros. Portanto, não é a opção mais indicada, uma vez que, o tempo é o mesmo do transfer. Outra opção é o Uber, pode simular uma corrida e provavelmente vai ser mais barato. Para ganhar a sua próxima viagem, utilize o código anselmoj34ui.
Não indicado para quem vai visitar exclusivamente o centro de Bruxelas, pois o trânsito da capital belga é pesado e estacionamentos são raros e caros. Contudo, caso tenha planos de conhecer outros lugares na região, pode ser uma boa opção.
Se chegar tarde ou sair cedo, uma boa opção é se hospedar próximos aos Aeroportos de Bruxelas. Confira abaixo algumas alternativas:
Veja mais 27 opções de acomodação em Zaventem.
Veja mais 30 opções de acomodação em Charleroi.
Ficou com alguma dúvida sobre os Aeroportos de Bruxelas? Então é só deixar uma mensagem abaixo.
Por último, mas não menos importante, não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois se há alguma coisa que pode acabar com sua viagem, é precisar de atendimento médico longe de casa e não ter com quem contar. E enquanto existem diversas segurados por aí, eu recomendo a Word Nomads, uma seguradora séria e que não vai te deixar na mão quando mais precisar, digo isso porque eu já quis economizar alguns reais e quando precisei meu seguro não cobria o procedimento (contei aqui)!
>>> Se de alguma forma as informações que você encontrou aqui te ajudaram, então nos deixe um cafezinho através do nosso PicPay picpay.me/juniorcossetim. Você também pode nos buscar no app através do @juniorcossetim, utilizar o QR Code (Nubank) abaixo ou ainda mandar um PIX no percasedescubrase@gmail.com (Mercado Pago). Qualquer valor é bem vindo, e você estará nos ajudando a continuar fazendo o que mais amamos, escrevendo e trazendo conteúdos verdadeiros!
Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!
Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!
O Palácio de Versalhes é o castelo mais espetacular da Europa e fica cerca de…
Um dos meus lugares favoritos para visitar em Paris é um museu onde a sua…
A Torre Eiffel foi construída em 1889 para a Exposição Universal de Paris, que celebrava…
O Museu do Louvre é o mais famoso e visitado museu de arte no mundo.…
Descubra o que fazer em Canela, um dos destinos preferidos dos turistas que visitam a…
A Serra Gaúcha vem sendo o destino mais buscado pelos turistas brasileiros nos últimos anos,…
View Comments
Tenho de ir a Liège, qual o melhor aeroporto, ?
Olá, chegando no Aeroporto Zaventem, pegue um trem até a Estação De Bruxelas Norte, de lá basta pegar um trem com destino a Liège, às saídas são frequentes, com várias opções ao dia e a viagem leva 58 minutos aproximadamente.