DESTINOS

Barra de Valizas: A vila roots com wifi do Uruguai

Uma vila roots com ruas de chão batido, cachorros caminhando tranquilamente por todos os lados e uma enorme quantidade de artistas de rua vendendo sua arte. Essa é Barra de Valizas, um povoado hippie do Uruguai, que fica 95 km da fronteira com o Brasil.

Movimentada no verão, e calma nos outros meses do ano, a pequena cidade de Barra de Valizas é escolhida principalmente pelos jovens, que se aglomeram pelas ruas na alta temporada.

Nada é muito luxuoso em Barra de Valizas e não se tem muito o que fazer por lá mesmo! A ideia principal é aproveitar o lugar em si. A principal praia é extensa, mas de mar gelado e ventos constantes, ideal para quem pratica surf.

Atravessando o arroio que da nome a cidade e caminhando alguns quilômetros fica a pequena Cabo Polônio, um povoado ainda mais roots que Barra de Valizas e perfeito para ser visitado em um bate e volta da mesma.

Leia também: Mochilão no Uruguai (com valores).

Barra de Valizas no Uruguai

O que fazer em Barra de Valizas

A principal atração da cidade é a sua praia, de areias finas e brancas, que tem início no Arroio Valizas e se extende por 3 quilômetros em direção ao norte. De mar gelado e ondas moderadas, com ventos frequentes, o lugar é ideal para a pratica de surf.

Durante o verão a praia conta com serviço de salva-vidas, wifi gratuita oferecida pelo governo local, quiosques e restaurantes.

Seguindo em direção ao norte, da para chegar a Aguas Dulces, outra pequena comunidade uruguaia bastante movimentado durante o verão.

Barra de Valizas a Cabo Polônio

Outra coisa para fazer em Barra de Valizas é visitar o povoado roots de Cabo Polônio, um lugar de casinhas espalhadas, sem energia elétrica e onde a tranquilidade reina absoluta.

A caminhada de 7 quilômetros (ida) inicia-se no Arroio Valizas, sendo necessário cruzar o mesmo. A depender do dia é possível fazer a travessia caminhando, mas se a maré estiver alta da para pagar alguns pesos para os barqueiros para passar de uma margem a outra.

Após cruzar o arroio, a caminhada segue em direção ao sul. Nesse momento é possível seguir o litoral (caminho mais longe), ou cortar caminho pelas dunas (caminho mais perto).

Apesar de ser somente 7 quilômetros, não espere fazer o trajeto em menos de duas horas, isso porque o percurso é bem difícil, pois os pés afundam a todo momento na areia fofa.

Procure não levar muita bagagem, usar roupas leves e protetor solar.

Sandboard

Popularmente conhecido como sandboard ou “surfe na areia”, esse esporte é muito praticado em Barra de Valizas. As duas que vão para Cabo Polônio permitem que as pranchas deslizem facilmente pela areia.

Um dos pontos mais visitados para pratica do esporte é o Cerro de la Buena Vista, uma duna de 40 metros de altura, considerada o ponto mais alto do litoral uruguaio. Lá de cima da para ver toda a cidade de Barra de Valizas e suas praias.

Noctilucas

Não entendeu a palavra acima? Sem problemas, eu explico. Noctilucas são pequenos organismos dinoflagelados que medem cerca de um milímetro e estão presentes em abundância nas águas de Barra de Valizas. Esses organismos produzem um fenômeno chamado de bioluminescência entre os meses de março e abril, onde é emanada uma luz azul do fundo do oceano. Como a praia do povoado não possui iluminação artificial, as cores ficam ainda mais fortes, contrastando com o céu estrelado. Trazendo magia a escuridão.

Noctilucas no Departamento de Rocha

Feira de artesanato

Todos os dias rola uma feirinha de artesanato, que fica na rua principal de Barra de Valizas. ali diversos viajantes expõe sua arte e também rolam apresentações teatrais, de música, mágica e outros. Vale a pena dar uma conferida!

Como chegar em Barra de Valizas

Valizas está localizada no quilômetro 271 da estrada Ruta 10. É acessível facilmente de carro ou ônibus. As empresas que servem a rodoviária local são a Cot e a Rutas del Sol. Durante o verão os serviços são frequentes com conexão para as principais cidades do Uruguai, como Montevideo, Punta del Este, La Paloma, Punta del Diablo e também para o Chuy.

Onde ficar em Barra de Valizas

Barra de Valizas tem boas opções de acomodação e não são muito caras. Quando estive por lá me hospedei no Valizas Hostel, um albergue com boa infraestrutura e amplo espaço compartilhado, além disso o local conta com bar e café da manhã gratuito. Os pontos fortes do local para mim foram a segurança, cada pessoa ganha uma chave eletrônica para acessar o local e também o atendimento. Não gostei muito da limpeza, deixou bastante a desejar e os banheiros eram limpos no final de tarde somente, além de serem bem velhos.

Outra opção de hospedam local é o La Playa, um lugar domiciliar pertinho da praia e muito bem avaliado, assim como o Lo De Ro, um lugar 100% sustentável construído de barro e materiais naturais locais.

Quem busca um lugar mais privativo, com maior conforto, pode conferir o Cabañas Patasuelo, que dispõe de apartamentos inteiros e mobiliados com ar condicionado.

Dicas para visitar Barra de Valizas

  • Você não precisa ter passaporte para viajar a Barra de Valizas, apenas o RG com menos de 10 anos em boas condições.
  • Não é necessário nenhum tipo de visto.
  • Seguro de viagem não é obrigatório, mas você deveria ter um!
  • Nenhuma vacina é necessária.
  • Habilitação brasileira é válida, não precisa solicitar a PID.
  • Reais podem até ser aceitos em comércios, mas a cotação pode não ser boa, a melhor alternativa é trocar por pesos uruguaios. Boa parte dos estabelecimentos aceita cartão de crédito.
  • Pagamentos com cartão de crédito internacional tem desconto do IVA (imposto sobre produto).
  • O verão é a época mais movimentada e a melhor para visitar a cidade. Durante o inverno boa parte dos locais fica fechado e Barra de Valizas fica deserta. Lembrando que apenas 300 habitantes moram no local.
  • 1 dia é suficiente para conhecer as principais atrações.
  • A vida noturna de Barra de Valizas não é tão intensa, se estiver procurando por baladas, a dica é dar um pulo em Punta del Este.
  • Se você tem problemas com maconha e/ou preconceitos sociais, então não deveria visitar Barra de Valizas!

Essas foram as principais dicas do que fazer em Barra de Valizas. Se ficou com alguma dúvida, é só deixar um comentário abaixo.

Compartilhe essas dicas do que fazer em Barra de Valizas no seu Pinterest

Por último, mas não menos importante, não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois se há alguma coisa que pode acabar com sua viagem, é precisar de atendimento médico longe de casa e não ter com quem contar. E enquanto existem diversas segurados por aí, eu recomendo a Word Nomads, uma seguradora séria e que não vai te deixar na mão quando mais precisar, digo isso porque eu já quis economizar alguns reais e quando precisei meu seguro não cobria o procedimento (contei aqui)!

>>> Se de alguma forma as informações que você encontrou aqui te ajudaram, então nos deixe um cafezinho através do nosso PicPay picpay.me/juniorcossetim. Você também pode nos buscar no app através do @juniorcossetim, utilizar o QR Code (Nubank) abaixo ou ainda mandar um PIX no percasedescubrase@gmail.com (Mercado Pago). Qualquer valor é bem vindo, e você estará nos ajudando a continuar fazendo o que mais amamos, escrevendo e trazendo conteúdos verdadeiros!

Para planejar sua viagem

Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!

Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!

  • Hospedagem: Reserve sua acomodação no Booking, e aproveite as promoções e as vantagens de cancelamentos gratuitos que o site oferece (é onde quase sempre faço minhas reservas).
  • Aluguel de veículos: Utilize o site da Rental Cars e reserve seu veículo em qualquer lugar do mundo no Brasil e evite pagar IOF, além disso você pode pagar no cartão de crédito em até 12x sem juros!
  • Passeios e ingressos: Evite filas e ganhe desconto comprando seu ingresso antecipado com a Get Your Guide.
  • Seguro Viagem: Faça com a Iati Seguros e viaje com tranquilidade (eu nunca viajo sem seguro).
  • Reserve seu voo: Pesquise preços com a Jetradar, e encontre os melhores preços!
  • Transferir dinheiro para o exterior: Use a Wise e envie ou receba dinheiro do exterior sem pagar taxas e burocracia. Se ainda não utilizou o serviço, pelo link aqui do blog a primeira transferência é gratuita!
Anselmo

Engenheiro, professor & escritor | Nas horas vagas metido a chef e apaixonado por viagens, música eletrônica e café!

Recent Posts

Palácio de Versalhes, Paris: História, Visita, Jardins e ingressos

O Palácio de Versalhes é o castelo mais espetacular da Europa e fica cerca de…

2 anos ago

Museu de Orsay, Paris: Obras, ingresso e visita

Um dos meus lugares favoritos para visitar em Paris é um museu onde a sua…

2 anos ago

Torre Eiffel, Paris: Ingressos, visita e hotéis próximos

A Torre Eiffel foi construída em 1889 para a Exposição Universal de Paris, que celebrava…

2 anos ago

Museu do Louvre em Paris: Ingresso, exposições e obras

O Museu do Louvre é o mais famoso e visitado museu de arte no mundo.…

2 anos ago

O que fazer em Canela RS – Roteiro de 1 ou 2 dias na Serra Gaúcha

Descubra o que fazer em Canela, um dos destinos preferidos dos turistas que visitam a…

2 anos ago

O que fazer em Gramado na Serra Gaúcha: Roteiro de 2 ou 3 dias

A Serra Gaúcha vem sendo o destino mais buscado pelos turistas brasileiros nos últimos anos,…

2 anos ago