O que fazer em Bratislava no inverno: Dicas para quem visita a capital da Eslováquia na estação mais fria do ano!
Patinar no gelo, ver um jogo da hóquei, visitar exposições, ir ao teatro, se encantar com as belas paisagens e muito mais!
Se engana quem pensa que não há o que fazer em Bratislava no inverno.
A capital da Eslováquia vai te surpreender, até na estação mais fria do ano. Desse modo, se você estiver planejando uma viagem pelo leste europeu entre dezembro e fevereiro, não deixe de visitar a pequena e charmosa Bratislava durante o inverno, mesmo que em um rápido bate e volta de Viena, na Áustria.
Confira as dicas com o que fazer em Bratislava no inverno:
Veja também O Que Fazer em Paris no Inverno!
Definitivamente uma atração imperdível se você estiver visitando Bratislava em dezembro. Assim como em Viena e outras cidades do leste europeu, a capital da Eslováquia também tem o seu tradicional Mercado de Natal.
Apesar de não ser tão grande, quanto o de outras capitais, como Budapeste e Praga, em contrapartida, o número de turistas é bem menor. Portanto, você vai conseguir aproveitar e conhecer mais a fundo a cultura eslovaca.
Para quem gosta de experimentar a culinária local, também vai adorar o Mercado de Natal, isso porque, é o lugar perfeito para encontrar diversos pratos tradicionais da cultura do país. Entre os mais comuns estão o glühwein (vinho tinto quente com especiarias similar ao quentão); Diversos tipos de salsichas; Bolos locais e Lokša (panquecas salgadas de carne de porco e ovelha ou doces recheadas com Nutella).
Ao passo que você pode visitar o Castelo de Bratislava durante o ano todo, no inverno, o mesmo tem um visual totalmente diferente. A colina onde o mesmo está localizado fica coberta de neve, deixando tudo ainda mais magnífico.
Além disso, o número de turistas é bem pequeno. Portanto, é possível conferir as atracões com mais calma e conseguir tirar ótimas fotos.
A entrada na parte externa é gratuita. No interior do castelo, fica o Museu de História Nacional e a entrada custa 10 euros. Se desejar tirar fotos, é necessário comprar uma “licença” de 2 euros. Além de museu, o castelo também é a residência do presidente da Eslováquia.
Outra coisa para fazer no inverno de Bratislava é patinar no gelo, em uma das muitas pistas montadas no centro da Cidade Velha (Hviezdoslavovo Námestie).
Roupas, patins e esquis estão disponíveis para alugar, inclusive equipamento para as crianças.
As ruas da Cidade Velha ficam cobertas de neve durante o inverno, mais uma razão para explorar esse lindo lugar com arquitetura medieval de diversos séculos. Não deixe de tirar uma foto com as famosas estátuas de rua; Passar na Porta de São Miguel; Visitar a Catedral de São Martinho e conhecer a Antiga Prefeitura de Bratislava.
Planeje sua viagem: Itinerário perfeito para um dia em Bratislava.
Assista a um jogo da Liga Continental de Hóquei, um dos maiores campeonatos do mundo do gênero, formado por equipes da Rússia, Bielorrússia, Letônia, Cazaquistão, Eslováquia, Croácia, Finlândia e China.
Definitivamente a Ponte UFO tem as vistas mais lindas de Bratislava. Localizada a 95 metros de altura, a ponte, que na verdade se chama SPN, ganhou o apelido de UFO, quem significa objeto voador não identificado, pelo formato de sua construção, que parece um disco voador. Se quiser, pode aproveitar e jantar no restaurante, que fica lá no alto, mas vou logo avisando, que os preços são bem salgados.
Para quem quer saber mais sobre a época do comunismo na Eslováquia, esse tour vai te levar para uma viagem no tempo. Classificado com 5 estrelas pelo Get Your Guide, é um dos mais famosos da cidade. Dura cerca de 2,5 horas e vale muito a pena fazer caso tenha tempo.
Caminhar as margens do Danúbio vai até fazer você esquecer do frio. As vistas são lindas no inverno, quando a paisagem está toda coberta de neve. Aproveite para parar ao longo do caminho e tomar um café com os tradicionais bolos de Bratislava.
Entre o que fazer em Bratislava no inverno, está experimentar algumas delícias da culinária da Eslováquia.
Similar a Praga, em Bratislava você vai encontrar diversos pratos a base de batatas e molhos bem consistentes. Além de diversas sopas. O Goulash também é um prato local e famoso em todo leste europeu.
Para beber, minha dica são as cervejas locais. Existem pelo menos uma dúzia de pequenas cervejarias artesanais no Centro Histórico. Em contrapartida, se você preferir vinho, os vinhos da Eslováquia são ótimos e apenas não são mais conhecidos no mundo, porque o país é pequeno e consome a maior parte da sua produção.
A famosa Igreja Azul, que na verdade se chama Santa Isabel, fica ainda mais linda no inverno, quando a neve cai e combina com os seus muitos tons de azul.
Enquanto Viena tem uma série de famosos Museus, Bratislava tem um número bem menor, contudo, os preços são bem mais em conta, quando não gratuitos. Confira alguns para visitar:
Por último, se o frio bater do lado de fora, entre em um dos muitos cafés super aconchegantes de Bratislava e aprecie uma bebida quente.
Quer ver mais atracões? Então confira o que fazer em Bratislava em outras épocas do ano.
Por último, mas não menos importante, não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois se há alguma coisa que pode acabar com sua viagem, é precisar de atendimento médico longe de casa e não ter com quem contar. E enquanto existem diversas segurados por aí, eu recomendo a Word Nomads, uma seguradora séria e que não vai te deixar na mão quando mais precisar, digo isso porque eu já quis economizar alguns reais e quando precisei meu seguro não cobria o procedimento (contei aqui)!
>>> Se de alguma forma as informações que você encontrou aqui te ajudaram, então nos deixe um cafezinho através do nosso PicPay picpay.me/juniorcossetim. Você também pode nos buscar no app através do @juniorcossetim, utilizar o QR Code (Nubank) abaixo ou ainda mandar um PIX no percasedescubrase@gmail.com (Mercado Pago). Qualquer valor é bem vindo, e você estará nos ajudando a continuar fazendo o que mais amamos, escrevendo e trazendo conteúdos verdadeiros!
Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!
Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!
O Palácio de Versalhes é o castelo mais espetacular da Europa e fica cerca de…
Um dos meus lugares favoritos para visitar em Paris é um museu onde a sua…
A Torre Eiffel foi construída em 1889 para a Exposição Universal de Paris, que celebrava…
O Museu do Louvre é o mais famoso e visitado museu de arte no mundo.…
Descubra o que fazer em Canela, um dos destinos preferidos dos turistas que visitam a…
A Serra Gaúcha vem sendo o destino mais buscado pelos turistas brasileiros nos últimos anos,…
View Comments
Oi tudo bem? Amei sua página. Vou em fevereiro/24 p bratislava. Gostaria de saber se há onibus de praga para Bratislava e de Bratislava para cracóvia se tem algum trem
Olá, tudo bem sim e você? Sim, existem ônibus e trens entre as cidades desses dois países. A empresa mais utilizada por lá é a FlixBus, mas também existem outras. Já de trem é possível comprar as passagens direto na estação ou no site da companhia. Uma dica é consultar o Rome2rio.