Veja como chegar no Castelo de Praga na República Tcheca e visitar a Catedral de São Vito, o Palácio Real, os belos jardins do castelo e muito mais!!!
O Castelo de Praga é a atração mais visitada da República Tcheca. Considerado o maior castelo do mundo, concentra no seu complexo diversas atracões, que levariam mais de um dia, se fossemos visitar todas.
Em estilo medieval, o Castelo de Praga é um marco para a cidade, pois, foi ali que tudo começou, no século IX. Localizado no topo de uma colina, próximo ao Rio Moldava, sempre foi utilizado pelo governo do país. Sendo que, nos primeiros séculos, foi a residência dos reis da República Tcheca, entre os quais, se destacam São Venceslau e Carlos IV, que hoje dão nomes a diversas construções da cidade.
Atualmente, o castelo, além de atração turística, serve como sede do governo da República Tcheca e onde o presidente do país, tem o seu escritório.
Certamente, um dos fatos mais curiosos, é o design do castelo, que em nada se parece com um. Isso porque, o Castelo de Praga é formada por um conjunto de edifícios e não um único prédio enorme e imponente, como normalmente, imaginamos um castelo. Olhando de longe, o prédio de maior destaque é a Catedral de São Vito, com torres de quase 100 metros de altura, muitas vezes, confundida pelos turistas que veem de longe, como sendo o castelo.
Planeje sua viagem: O que fazer em Praga na República Tcheca.
Com mais de 70.000 metros quadrados, o complexo do castelo oferece inúmeras atracões em seu interior, sendo que, enquanto a visita a parte externa é gratuita, para entrar é necessário comprar um passe, que está divido em 3 opções de circuitos diferentes.
Primeiramente, se você quer conhecer a fundo o castelo, aconselho pegar um mapa, pois o complexo é enorme, portanto, é fácil passar por alguns lugares duas vezes, ou mesmo, ainda passar batido por outros.
Por outro lado, para quem quiser ver somente as principais construções, eu fiz uma lista, com o que não pode ficar de fora do seu roteiro.
Veja aqui um mapa interativo do Castelo de Praga.
Certamente a principal atração do Castelo de Praga é a Catedral de São Vito, uma imponente construção, que levou mais de 600 anos para ficar pronta. Rica em detalhes, a igreja possui exatos 99 metros no seu ponto mais alto, as suas torres.
Apesar do projeto original da catedral ter seguido o estilo gótico, o longo tempo de construção, fez com que muitos detalhes fossem alterados e hoje a igreja é uma mistura de vários estilos, contudo, o gótico, medieva e moderno, são os que prevalecem.
Inegavelmente, do lado externo da Catedral de São Vito, o que mais impressiona é o seu tamanho. É até difícil enquadrar a igreja em uma foto. Sorte minha, foi ter comprado uma GoPro para viagem 😁.
No interior da catedral, que tem entrada paga, você pode observar as pinturas do artista tcheco Alfons Mucha, bem como os imensos vitrais coloridos que dão vida ao lugar. Além disso, há diversas capelas nas laterais. Incluído os túmulos dos reis que governaram a República Tcheca, entre eles, o de São João Nepomuceno.
Dica: Caso você faça a visita interna, não deixe de visitar a torre da Catedral de São Vito, de onde é possível ter uma visão panorâmica de toda a cidade de Praga. O acesso ao topo da torre, é feito através de escadas, portanto, prepare-se para caminhar bastante.
A entrada da Catedral de São Vito está incluída nos passes dos circuitos A e B. Informações detalhadas sobre os ingressos no final desse artigo.
O Antigo Palácio Real foi a residência oficial dos reis da República Tcheca. A sua construção original foi em madeira, contudo, ao longo dos séculos sofreu diversos incêndios, o que levou a reconstrução total do palácio.
Atualmente os 3 andares do Palácio Real estão abertos para visitação. Onde estão conservados objetos que variam entre os séculos XII e XVIII. Sendo que os principais destaques da visita são:
A entrada do Palácio Real está incluída nos passes dos circuitos A e B. Informações detalhadas sobre os ingressos no final desse artigo.
Nessa rua moravam os 24 guardiões do Castelo de Praga, que mais tarde, passou a ser ocupada por artesãos, ferreiros e ourives (dai o nome da Rua de Ouro). As pequenas casas, são o maior destaque da rua. Dizem que as pessoas na época eram bem menores do que às de hoje em dia, se sim ou não, fato é que eu bateria a cabeça toda vez ao entrar se morasse em uma dessas casinhas.
Durante a visita, você pode entrar nas casas e descobrir como era viver séculos atrás.
Franz Kafka, um dos escritores mais famosos do século XX, morou dois anos na casa de número 22, na Rua de Ouro, entre 1916 e 1917. Atualmente na casa azul, onde Franz morou, tem uma lojinha de livros.
O acesso a Rua de Ouro está incluída nos passes dos circuitos A e B. Informações detalhadas sobre os ingressos no final desse artigo.
Uma igreja em estilo barroco, que apesar de não ser tão grandiosa quanto a Catedral de São Vito, guarda ótimas atracões em seu interior. Em uma visita, não deixe de conferir:
Além das atrações acima, a Basílica de São Jorge apresenta concertos de música clássica quase todos os dias da semana. Para conferir informações atualizadas, confira o site oficial do Castelo de Praga.
A entrada da Basílica de São Jorge está incluída nos passes dos circuitos A e B. Informações detalhadas sobre os ingressos no final desse artigo.
Este é um lugar a parte do Castelo de Praga. Isso porque, o Palácio de Lobkowicz pertence a uma rica família aristocrática tcheca. Aberto ao público todos os dias, das 10:00 às 18:00 horas, o Palácio de Lobkowicz tem uma das coleções de arte mais completas da República Tcheca. A entrada, comprada no local, custa 295CZK.
Esse curiosos museu exibe uma gigantesca coleção de brinquedos, de diversas épocas. Certamente você vai relembrar a sua infância, enquanto visita o lugar. Contudo, a atração mais curiosa do lugar, não está dentro do museu e sim na estátua de um menino colocada do lado de fora. Veja a imagem abaixo e descubra o porque.
Embora não seja nem de perto tão glamorosa quanto a Britânica, a troca da guarda do Castelo de Praga acontecem todos os dias, ao meio-dia, em uma rápida cerimônia.
Como em todo castelo que se preze, o de Praga também tem jardins imensos e bem cuidados. Os principais são o Jardim Real, Jardins do Sul do Castelo e os Jardins Embaixo do Castelo. O último, na descida do castelo, cheio de terraços, com vistas para a cidade, é inegavelmente lindo.
O blog Insider Praga tem um post completo sobre todos os Jardins de Praga, vale dar uma conferida.
Além das atrações dentro do complexo do Castelo de Praga, existem pelo menos outras duas, bem próximas, que valem uma visita.
Certamente, o Castelo de Praga, é uma das atrações, que não pode ficar de fora do seu roteiro pela Capital da República Tcheca. Mesmo que, você opte por somente caminhar pelas suas pequenas ruas, sua arquitetura e história, já fazem valer a visita. Ao passo que, se decidir visitar o interior, é necessário adquirir o ingresso. Existem 3 opções disponíveis:
Para quem possuir o Prague City Card a entrada é livre.
Importante: Para tirar fotos das atrações do Castelo de Praga, é necessário comprar uma autorização, que custa 50CZK, na bilheteria. Guarda ela consigo, caso algum fiscal aborde você durante a visita.
Para chegar no Castelo de Praga, basta pegar o bonde elétrico de número 22. A todo momento existem um veículo passando, isso porque, o número de turistas é enorme, especialmente durante a alta temporada.
Da mesma forma, pegando o metrô da linha A, basta descer na Malostranská. Depois é só caminhar até as escadas, que chegará aos fundos do castelo. Confira o mapa abaixo para entender melhor.
Veja também: Como usar o transporte público e se locomover em Praga.
Certamente vale muito a pena visitar o Castelo de Praga em uma visita a capital da República Tcheca. O lugar é impressionante e imprescindível em qualquer roteiro na cidade.
Por fim, se ficou com alguma dúvida, basta deixar uma mensagem abaixo.
Por último, mas não menos importante, não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois se há alguma coisa que pode acabar com sua viagem, é precisar de atendimento médico longe de casa e não ter com quem contar. E enquanto existem diversas segurados por aí, eu recomendo a Word Nomads, uma seguradora séria e que não vai te deixar na mão quando mais precisar, digo isso porque eu já quis economizar alguns reais e quando precisei meu seguro não cobria o procedimento (contei aqui)!
>>> Se de alguma forma as informações que você encontrou aqui te ajudaram, então nos deixe um cafezinho através do nosso PicPay picpay.me/juniorcossetim. Você também pode nos buscar no app através do @juniorcossetim, utilizar o QR Code (Nubank) abaixo ou ainda mandar um PIX no percasedescubrase@gmail.com (Mercado Pago). Qualquer valor é bem vindo, e você estará nos ajudando a continuar fazendo o que mais amamos, escrevendo e trazendo conteúdos verdadeiros!
Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!
Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!
O Palácio de Versalhes é o castelo mais espetacular da Europa e fica cerca de…
Um dos meus lugares favoritos para visitar em Paris é um museu onde a sua…
A Torre Eiffel foi construída em 1889 para a Exposição Universal de Paris, que celebrava…
O Museu do Louvre é o mais famoso e visitado museu de arte no mundo.…
Descubra o que fazer em Canela, um dos destinos preferidos dos turistas que visitam a…
A Serra Gaúcha vem sendo o destino mais buscado pelos turistas brasileiros nos últimos anos,…