DESTINOS

Catedral de São Estevão em Viena

Conheça um dos lugares mais importantes da história da Áustria. A Catedral de São Estevão em Viena, no coração da capital austríaca.

Sede da arquidiocese de Viena, a Catedral de São Estevão (Stephansdom) é sem dúvidas o templo religioso mais importante da cidade. Sua construção remonta a quase mil anos de idade. No coração da capital da Áustria, a catedral foi palco de diversos acontecimentos históricos que marcaram a história austríaca. Foi nela que um dos personagens mais famosos da Áustria, o compositor Mozart, se casou e posteriormente onde aconteceu o seu funeral.

Em uma visita a Catedral de São Estevão em Viena você terá a oportunidade de conhecer, além da igreja, as catacumbas, onde estão as ossadas de mais de 10 mil cidadãos vienenses, bem como, subir nas torres norte e sul.

Veja também o artigo completo com os principais museus de Viena.

Catedral de São Estevão em Viena

Confira todos os detalhes sobre a Catedral de São Estevão em Viena e veja como comprar os ingressos para cada uma das visitas. Mas antes…

…Um pouco de história

Fundada em 1137, a catedral foi construída sobre as ruínas de uma antiga igreja romântica, dedica a São Estevão. Nessa época, Viena começa a ter um lugar de destaque entre a população alemão, fato este, ajudou na construção continua do prédio, que somente teve sua obra de expansão finalizada em 1511. Nesse período, um incêndio de grandes proporções em 1258, praticamente destruiu o edifício, que precisou ser reconstruindo posteriormente.

Outrossim, em 1809, durante as Guerras Napoleônicas, a Catedral de São Estevão foi bombardeada pelos franceses, tendo parte da sua estrutura comprometida novamente.

Catedral de São Estevão

Por fim, a última grande reforma, aconteceu pós Segunda Guerra Mundial. Isso porque, pouco antes do fim da guerra, a igreja sofreu com um terrível incêndio, que destruiu por completo o seu telhado de madeira em estilo gótico. Reconstruído, o telhado passou a ser de aço.

Passados tantos acontecimentos, pouco restou da estrutura original do templo. Entre os itens originais ainda preservados, estão a Porta dos Gigantes e as Torres dos Pagãos.

O que ver na Catedral de São Estevão em Viena

Basicamente as visitas a Catedral de São Estevão estão dividas em quatro partes: A primeira delas seria a igreja em si, a segunda às Catacumbas e por fim as duas torres, norte e sul. Lembrando que para cada opção é necessário adquirir uma entrada diferente, ou ainda, um bilhete integrado, com desconto, para todas as atrações, confira mais detalhes no tópico como comprar os ingressos, mais abaixo.

Chegando na igreja, você já vai se impressionar com o seu tamanho, especialmente a torre sul, que tem mais de 107 metros de altura. Contudo, é na torre norte que fica o famoso Sino Pummerin, que foi construído com os metais dos canhões que as tropas turcas abandonaram em Viena, no ano de 1683.

Esculturas no interior do templo

Ainda na parte externa do templo, não deixe de notar o telhado de azulejos. São mais de 250 mil peças.

O interior da catedral é ainda mais impressionante. Sua nave central é enorme, com arquiteturas de diferentes épocas. Além disso, existem diversas capelas laterais, construídas em estilo barroco e gótico.

A saber: Grande parte dos membros da família Habsburgo, que governou Viena por mais de seis séculos, encontram-se no interior da catedral, que também foi palco do casamento e posteriormente funeral do famoso compositor Mozart.

Ainda no interior da catedral fica um museu (Dom und Diözesanmuseum), que abriga pinturas religiosas do século XVIII, esculturas rústicas e medievais, entre estas últimas estão a da Virgem Maria com o Menino Jesus. Contudo, a parte mais interessante do museu é a sala do Tesouro.

As Catacumbas da Catedral de São Estevão

Atração a parte da catedral, as catacumbas foram escavadas no século XVIII. Segundo os historiadores, mais de 10 mil pessoas foram sepultadas ali. A visita (arrepiante) é realizada somente com guias (alemão e inglês), que explicam sobre a história do lugar, durante o passeio.

A origem das Catacumbas da Catedral de São Estevão remetem ao período da construção do templo, no século XII. Nessa época a região já era rodeada de cemitérios. Mas foi somente em 1735, durante um surto de peste bubônica, onde muitas pessoas vieram a falecer e os cemitérios locais ficaram sem vagas, que as catacumbas foram utilizadas.

A entrada para visitar as catacumbas fica à esquerda, para quem entra na igreja. Através de uma escada que leva ao subterrâneo. A visita dura cerca de 30 minutos, sendo que é proibido fotografar lá dentro.

Quanto custa e onde comprar os ingressos?

Os ingressos para visitar a Catedral de São Estevão podem ser comprados de forma combinada com desconto, ou ainda, separadamente. O valor para visitar as atracões individualmente custa 5,50 € cada. Para os 4 lugares combinados 14,50 € (audioguia incluíndo). Os ingressos podem ser comprados no site da Get Your Guide. Dessa forma, você evita filas e garante o seu ingresso pelo menor preço.

Caso você optar por visitar outros lugares da capital austríaca, o Viena Pass pode ser uma opção mais econômica. Faça as contas e veja se compensa.

Como chegar na Catedral de São Estevão

No centro da cidade, é muito fácil chegar na catedral, sendo que, caso você estiver hospedado na região central, da para ir caminhando. Ao passo que, se precisar utilizar o transporte público, às linhas U1 e U3 param na estação Stephansplatz, que fica ao lado da igreja. Outrossim, os ônibus das linhas 1A, 2A e 3A também param na Stephansplatz.

Dica: Veja como funciona o transporte público em Viena.

Horários

  • De segunda a sábado: 6:00 às 22:00 horas.
  • Domingos e feriados: 7:00 às 22:00 horas.

Vale a pena visitar?

Certamente essa é uma das visitas imprescindíveis a se fazer em Viena. A Catedral de São Estevão fica no coração da cidade. Sendo o ponto de início e fim dos roteiro por Viena. Além disso, nos arredores ficam outras atracões super interessantes, como a casa onde Mozart viveu, a Igreja de São Pedro, o Museu do Relógio, a Cripta Imperial e o Palácio Hofburg.

O mundo segundo os brasileiros episódio de Viena na Áustria
Salve essas dicas da Catedral de São Estevão em Viena no Pinterest

Por último, mas não menos importante, não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois se há alguma coisa que pode acabar com sua viagem, é precisar de atendimento médico longe de casa e não ter com quem contar. E enquanto existem diversas segurados por aí, eu recomendo a Word Nomads, uma seguradora séria e que não vai te deixar na mão quando mais precisar, digo isso porque eu já quis economizar alguns reais e quando precisei meu seguro não cobria o procedimento (contei aqui)!

>>> Se de alguma forma as informações que você encontrou aqui te ajudaram, então nos deixe um cafezinho através do nosso PicPay picpay.me/juniorcossetim. Você também pode nos buscar no app através do @juniorcossetim, utilizar o QR Code (Nubank) abaixo ou ainda mandar um PIX no percasedescubrase@gmail.com (Mercado Pago). Qualquer valor é bem vindo, e você estará nos ajudando a continuar fazendo o que mais amamos, escrevendo e trazendo conteúdos verdadeiros!

Para planejar sua viagem

Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!

Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!

  • Hospedagem: Reserve sua acomodação no Booking, e aproveite as promoções e as vantagens de cancelamentos gratuitos que o site oferece (é onde quase sempre faço minhas reservas).
  • Aluguel de veículos: Utilize o site da Rental Cars e reserve seu veículo em qualquer lugar do mundo no Brasil e evite pagar IOF, além disso você pode pagar no cartão de crédito em até 12x sem juros!
  • Passeios e ingressos: Evite filas e ganhe desconto comprando seu ingresso antecipado com a Get Your Guide.
  • Seguro Viagem: Faça com a Iati Seguros e viaje com tranquilidade (eu nunca viajo sem seguro).
  • Reserve seu voo: Pesquise preços com a Jetradar, e encontre os melhores preços!
  • Transferir dinheiro para o exterior: Use a Wise e envie ou receba dinheiro do exterior sem pagar taxas e burocracia. Se ainda não utilizou o serviço, pelo link aqui do blog a primeira transferência é gratuita!
Anselmo

Engenheiro, professor & escritor | Nas horas vagas metido a chef e apaixonado por viagens, música eletrônica e café!

Recent Posts

Palácio de Versalhes, Paris: História, Visita, Jardins e ingressos

O Palácio de Versalhes é o castelo mais espetacular da Europa e fica cerca de…

2 anos ago

Museu de Orsay, Paris: Obras, ingresso e visita

Um dos meus lugares favoritos para visitar em Paris é um museu onde a sua…

2 anos ago

Torre Eiffel, Paris: Ingressos, visita e hotéis próximos

A Torre Eiffel foi construída em 1889 para a Exposição Universal de Paris, que celebrava…

2 anos ago

Museu do Louvre em Paris: Ingresso, exposições e obras

O Museu do Louvre é o mais famoso e visitado museu de arte no mundo.…

2 anos ago

O que fazer em Canela RS – Roteiro de 1 ou 2 dias na Serra Gaúcha

Descubra o que fazer em Canela, um dos destinos preferidos dos turistas que visitam a…

2 anos ago

O que fazer em Gramado na Serra Gaúcha: Roteiro de 2 ou 3 dias

A Serra Gaúcha vem sendo o destino mais buscado pelos turistas brasileiros nos últimos anos,…

2 anos ago