DESTINOS

Como Economizar Dinheiro em Viena (2024)

Explore Viena com um orçamento limitado com essas dicas de como economizar dinheiro em Viena.

Viena não é uma cidade barata. Sua moeda é o euro, o que para nos brasileiros já é uma desvantagem, pois o dinheiro costuma estar valorizado cerca de 4 vezes o valor do real brasileiro. Da mesma forma, acomodação e alimentação na cidade não são nada baratos. Uma noite em Viena custa em média 3 vezes mais do que na capital vizinha Bratislava, que fica apenas 60 minutos de distância. Ao passo que, uma refeição em um restaurante de mesmo nível pode sair até 5 vezes mais!

Contudo, seria uma pena se deixássemos de visitar a capital da Áustria por questões de orçamento. Isso porque, Viena é uma das cidades mais interessantes da Europa para se visitar. Rica em cultura e arte, a cidade conta com mais de 100 museus, incluindo alguns entre os melhores da Europa, como o Museu de História da Arte e os museus do Palácio Hofburg.

Assim sendo, eu preparei algumas dicas que me ajudaram a economizar dinheiro em Viena enquanto estava visitando a cidade e certamente podem ajudar você também a economizar o seu tão suado dinheirinho na capital austríaca.

Planeie sua viagem: Roteiro em Viena para 1, 2, 3, 4, 5 ou 7 dias.

Como economizar dinheiro em Viena

Confira as principais formas de como economizar dinheiro em Viena, sem deixar de aproveitar a sua viagem.

Vienna Pass

Como em muitas capitais européias, Viena também tem o seu cartão turístico, chamado de “Vienna Pass“. Com ele é possível entrar em mais de 60 atracões da cidade, incluindo o Palácio Schönbrunn e a Catedral de São Estevão.

O Viena Pass compensa? Depende. Para saber, tem que fazer a conta com as atrações que vai visitar. Mas já adianto, que se for visitar mais de 3 lugares, muito provavelmente vale sim. Pois além de entrada livre, você tem acesso ilimitado ao transporte público de Viena.

Qual a diferença entre o Vienna Card e o Vienna Pass? O Vienna Card é um passe que da acesso ilimitado ao transporte público e pequenos descontos em 210 atrações da cidade, ou seja, não da acesso livre aos lugares como o Vienna Pass.

Qual passe vale mais a pena? O Vienna Pass compensa quando você entrar em 3 ou mais atrações. Já o que Vienna Card é indicado para até 3 atrações. Ambos os cartões possuem livre e ilimitado acesso ao metrô, ônibus e bondes elétricos de Viena. Você pode adquirir o seu no site da Get Your Guide ou nos banners abaixo.

Coma e pague o quanto quiser

Normalmente o restaurante tem 3 opções de pratos vegetarianos e dois com carne

Antes de visitar Viena eu assisti ao programa “O Mundo Segundo os Brasileiros” onde eles falaram sobre um restaurante da cidade, que você poderia comer quanto quiser e pagar o valor que desejasse!

Bom, quando estive na capital da Áustria eu procurei o restaurante (orçamento limitado, rs.). E sim, confirmado. Almocei e na hora de pagar a conta, você escolhe quanto pagar.

Em uma cidade como Viena, em que um “fast food” custa 10 euros, almoçar em um restaurante por isso ou até menos, é fantástico. A comida do local é mais estilo asiática, com algumas coisas da culinária indiana e paquistanesa. Eu particularmente adoro curry e outros pratos com condimentos. Além disso, a água é gratuita.

O nome do restaurante se chama Deewan, na Liechtensteinstraße 10, 1090. Fica perto da Estação Schottentor, onde passa a linha do metrô U2.

Visite os museus de graça

A arquitetura dos prédios impressiona

Grande parte dos museus na Europa tem algum dia da semana ou horário em que são gratuitos, inclusive eu falei isso no artigo sobre como economizar dinheiro em Paris, onde mencionei que até o museu mais famoso do mundo, o Louvre tem como ser visitado gratuitamente.

Além disso, em Viena é normal que estudantes tenham desconto ou entrada gratuita nos museus e palácios. Dessa forma, minha dica é fazer sua carteirinha, antes de viajar, se este for o seu caso.

Confira a lista dos museus com entrada gratuita em Viena:

  • Centro Arquitetônico de Viena (AZW): Todas às quartas das 17:00 às 19:00 para estudantes.
  • Museu da Cidade de Viena (Wien Museum): Gratuito no primero domingo de cada mês. Também incluem o Vienna Roman Museum e o Wien Museum Otto Wagner Hofpavillion Hietzing.
  • Geldmuseum e Bezirkmuseum: Entrada gratuita sempre.
  • Dia 26 de Outubro: Dia Nacional da Áustria. Se você deu chance de estar na cidade nesse dia, então poderá visitar todos os museus com entrada gratuita.
  • Palácios: Os jardins dos palácios Hofburg, Schönbrunn e Belvedere são lindos e tem entrada gratuita.

Não pague para usar o transporte público

1 euro pela Bike. Acho que Viena tem o sistema de bicicletas compartilhados mais barato que já vi

Não, eu não estou sugerindo para você dar uma de malandro, já que o transporte público de Viena não tem catracas e andar sem pagar, até porque isso poderia trazer grandes problemas, caso um fiscal aborda-se você durante a viagem.

Minha sugestão nesse caso, além da caminhar e explorar a cidade a pé, é claro, é usar o sistema público de bicicletas. Basta se cadastrar no site, pagar um euro e então você pode retirar uma bike em qualquer estação, bem como, devolver em outra, e se ficar até uma hora com a magrela, o custo é ZERO! Isso mesmo, depois basta esperar 15 minutos e pegar outra bicicleta se quiser continuar a conhecer a cidade pedalando. Outrossim, caso passar de uma hora, custa apenas 1 euro extra por hora.

Outra opção ainda são os patinetes elétricos. Estes custam 1 euro por utilização e 0,15 centavos por minuto de uso.

Visite Viena em um bate e volta de Bratislava

Bratislava

Como os preços de acomodação em Viena são bem superiores que os de Bratislava, eu optei por ficar hospedado na capital da Eslováquia e fazer um bate e volta até Viena. É claro, que para conhecer a cidade seria necessário pelo menos dois dias, contudo, essa é também uma forma de economizar dinheiro.

A viagem de Viena para Bratislava dura apenas uma hora de ônibus ou trem e tem serviços saindo a cada meia hora entre as cidades. Portanto, é muito fácil fazer o trajeto.

Assista um concerto de música clássica por 3 euros

Ópera de Viena

Nomes como Schubert, Strauss, Mozart e Beethoven fizeram de Viena a capital mundial da música clássica. Portanto, nada mais vienense do que incluir em seu roteiro uma apresentação em um dos muitos concertos que acontecem na cidade.

Mas concerto de música clássica, isso não custa caro?

Então. Ingressos normais para concertos na Ópera de Viena custam sim muito dinheiro, quando comprados antecipadamente e com lugares marcados. É fácil ver apresentações que custam 150 euros ou mais, contudo… Muitos espetáculos vendem um ingresso chamado “last minute tickets” que seria um bilhete para assistir ao concerto (muitas vezes em pé) comprado em cima da hora. As opções partem de 3 euros.

No blog Viaje na Viagem tem um artigo bem legal sobre os Concertos de Viena, onde a Natalie Soares fala mais sobre o assunto.

Visite as igrejas

Igreja Votiva de Viena

Calme, eu não estou querendo converter você a nenhuma religião! É que em Viena as igrejas tem entrada gratuita e são lindas. Inclusive a Catedral de São Estevão pode ser visitada (em parte) sem pagar nada. Portando, vale a pena dar uma conferida. Algumas populares são: Augustinian Church, St. Michael’s, St. Peter’s, Maria am Gestade, Kirche am Hof and the Schottenkirche.

Não pague por acomodação

O que ninguém conta sobre fazer um mochilão na Europa

Again! Eu não estou sugerindo para você se infiltrar em um hotel ou dormir na rua. Minha dica aqui é utilizar o Couchsurfing e se hospedar de graça enquanto estiver em Viena. Quer ter mais chances de conseguir descolar um lugar? Então mantenha seu perfil atualizado, bem como, faça a verificação. E lembre-se, respeite as regras do lugar onde for ficar.

Beba barato na rua

Cerveja sempre vai bem

Uma forma de como economizar dinheiro em Viena é bebendo na rua e nos parques que tem permissão para isso. Dessa forma, você economiza com os drinks em bares e baladas, que poderia facilmente esvaziar o seu orçamento em apenas uma noite na capital austríaca.

Faça um Free Walking Tour

Faça um Free Walking Tour em Viena

Minha sugestão sempre!

Fazer um Free Walking Tour é sem dúvida uma das melhores maneiras de iniciar a sua viagem em qualquer cidade. Desta forma você conhece os principais pontos turísticos e se informa sobre o lugar que está visitando. Em Viena confira o Free Tour e o Tour in Vienna. Os trajetos normalmente duram entre 2:30 e 3:00 horas.

É realmente de graça? Bem, no final é sugerido que você de algum dinheiro pelo serviço, algo como 3 ou 5 euros já é suficiente, contudo, se achar que não vale a pena, ninguém vai te obrigar a pagar.

Como Economizar Dinheiro em Viena: Conclusão

E aí tem mais sugestões de como economizar dinheiro em Viena? Então deixe aqui em baixo nos comentários 😉.

Salve essas dicas no Pinterest

Por último, mas não menos importante, não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois se há alguma coisa que pode acabar com sua viagem, é precisar de atendimento médico longe de casa e não ter com quem contar. E enquanto existem diversas segurados por aí, eu recomendo a Word Nomads, uma seguradora séria e que não vai te deixar na mão quando mais precisar, digo isso porque eu já quis economizar alguns reais e quando precisei meu seguro não cobria o procedimento (contei aqui)!

>>> Se de alguma forma as informações que você encontrou aqui te ajudaram, então nos deixe um cafezinho através do nosso PicPay picpay.me/juniorcossetim. Você também pode nos buscar no app através do @juniorcossetim, utilizar o QR Code (Nubank) abaixo ou ainda mandar um PIX no percasedescubrase@gmail.com (Mercado Pago). Qualquer valor é bem vindo, e você estará nos ajudando a continuar fazendo o que mais amamos, escrevendo e trazendo conteúdos verdadeiros!

Para planejar sua viagem

Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!

Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!

  • Hospedagem: Reserve sua acomodação no Booking, e aproveite as promoções e as vantagens de cancelamentos gratuitos que o site oferece (é onde quase sempre faço minhas reservas).
  • Aluguel de veículos: Utilize o site da Rental Cars e reserve seu veículo em qualquer lugar do mundo no Brasil e evite pagar IOF, além disso você pode pagar no cartão de crédito em até 12x sem juros!
  • Passeios e ingressos: Evite filas e ganhe desconto comprando seu ingresso antecipado com a Get Your Guide.
  • Seguro Viagem: Faça com a Iati Seguros e viaje com tranquilidade (eu nunca viajo sem seguro).
  • Reserve seu voo: Pesquise preços com a Jetradar, e encontre os melhores preços!
  • Transferir dinheiro para o exterior: Use a Wise e envie ou receba dinheiro do exterior sem pagar taxas e burocracia. Se ainda não utilizou o serviço, pelo link aqui do blog a primeira transferência é gratuita!
Anselmo

Engenheiro, professor & escritor | Nas horas vagas metido a chef e apaixonado por viagens, música eletrônica e café!

View Comments

  • Disculpa, pero no te molestes en hacer más Free Walking Tour para dar 3 o 5 euros por 2/3 h de explicaciones. Si das 3 o 5 euros es que necesitas el dinero más que el guía, ridículo, teniendo en cuenta que él paga por ti para que las plataformas te encuentren y tú vengas. Me parece perfecto que tú entiendas el concepto de free como gratis, pero es entrada libre, no gratuito, porque el guía no va a enseñarte la ciudad gratis, es su trabajo, viven y comen de eso. Piénsatelo la próxima vez que vayas a un tour.

Recent Posts

Palácio de Versalhes, Paris: História, Visita, Jardins e ingressos

O Palácio de Versalhes é o castelo mais espetacular da Europa e fica cerca de…

2 anos ago

Museu de Orsay, Paris: Obras, ingresso e visita

Um dos meus lugares favoritos para visitar em Paris é um museu onde a sua…

2 anos ago

Torre Eiffel, Paris: Ingressos, visita e hotéis próximos

A Torre Eiffel foi construída em 1889 para a Exposição Universal de Paris, que celebrava…

2 anos ago

Museu do Louvre em Paris: Ingresso, exposições e obras

O Museu do Louvre é o mais famoso e visitado museu de arte no mundo.…

2 anos ago

O que fazer em Canela RS – Roteiro de 1 ou 2 dias na Serra Gaúcha

Descubra o que fazer em Canela, um dos destinos preferidos dos turistas que visitam a…

2 anos ago

O que fazer em Gramado na Serra Gaúcha: Roteiro de 2 ou 3 dias

A Serra Gaúcha vem sendo o destino mais buscado pelos turistas brasileiros nos últimos anos,…

2 anos ago