DESTINOS

O que fazer em Florianópolis: Roteiro e dicas

Na hora de escolher o que fazer em Florianópolis, a capital de Santa Catarina, o turista encontrará várias atrações indispensáveis para o seu roteiro e vai descobrir que o turismo da ilha vai muito além das praias.

Florianópolis é conhecida como a ilha da magia e ao visitar fica fácil entender o porque dessa definição. Suas belas praias, parques, trilhas, mirantes, fortalezas históricas e tantos outros lugares fazem deste um lugar único no litoral catarinense.

A lista do que fazer em Florianópolis é grande, por isso a dica é reservar pelo menos 5 dias no seu roteiro, mas se for possível fique mais, pois há muito o que fazer em Florianópolis e certamente você não vai ficar sem ter que o que fazer na ilha da magia.

O que fazer no Centro de Florianópolis

Muitas pessoas vem para Florianópolis para curtir as praias e acabam passando pelo centro sem dar muita atenção. Contudo, se você gosta de história, vai curtir visitar o lugar e descobrir que há muito o que fazer por lá!

Mercado Público de Florianópolis

Construído em 1898, este é um ótimo lugar para comprar produtos frescos e artesanais (ala sul). A ala norte não é muito interessante, pois são mais votlados a lojas de roupas e calçados. O mercado abre de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h e sábados, das 10h às 15h.

Praça XV de Novembro

A mais tradicional da cidade. No centro da Praça fica uma Figueira enorme com mais de 100 anos. Próximo a praça fica outra atração, a Galeria de Arte Municipal.

Catedral Metropolitana de Florianópolis

Construída em 1678, é uma das mais antigas igrejas do Brasil.

Palácio Cruz e Souza

Foi sede do Governo de Santa Catarina por décadas e hoje abriga o Museu Histórico de Santa Catarina.

Largo da Alfândega

Fazia parte do extinto Porto de Florianópolis. Atualmente serve como espaço cultural para eventos. Por ali também acontecem feiras de artesanatos locais.

Ponte Hercílio Luz

Primeira ponte construída para ligar o continente a Ilha de Florianópolis. Foi interdita em 1982 e restaurada posteriormente. É hoje um cartão postal da cidade.

Ponte Hercílio Luz: O cartão postal de Florianópolis

Av. Beira-mar Norte

Principal Av. de Florianópolis. A Avenida Beira-mar norte da acesso as outras regiões da ilha. Junto a ela fica um grande calçadão, com ciclovia ao lado. Você pode deixar o carro em um dos estacionamentos ao longo da Avenida e seguir caminhando.


O que fazer nas praias de Florianópolis

Florianópolis é enorme, são mais de 100 praias praias em torno da ilha, algumas populares e de fácil acesso, como Jurerê Internacional e Ingleses. Outras nem tanto, como Solidão que fica no sul. Sendo assim, fiz uma lista com as principais praias de Floripa. Outrossim, separei por região para facilitar a localização.

Mapa das Praias de Florianópolis. Fonte: Pinterest.

Praias do Norte de Florianópolis

  • Daniela: Uma praia mais sossegada, com água azul e mar calmo, quase deserta fora da alta temporada.
  • Forte: Praia mais isolada, onde fica a Fortaleza de São José de Ponta Grossa. Foi construída para proteger a região de invasões estrangeiras.
  • Jurerê Internacional: Conhecida pelas casas de alto padrão e famosas baladas, como a P12. Movimentada tanto no verão quanto no inverno, com eventos todos os meses.
  • Canasvieiras: Uma das maiores praias de Florianópolis, com muitos comércios e hotéis. Um dos destinos preferidos dos Argentinos no verão. As águas são calmas, perfeitas para banhos.
  • Pontas da Canas: Fica no extremo norte da ilha. É uma praia pouco procurada pelos turistas. No local fica uma comunidade de pescadores. Ótimo lugar para quem procura um lugar fora da agitação!
  • Lagoinha do Norte: Praia de mar calmo. Com uma bonita paisagem, entre as pedras que ficam na sua faixa de areia.
  • Brava: A mais procurada pelos surfistas, devido as fortes ondas. Além disso, a praia vem se tornando uma das mais badalas durante o verão, com grandes e luxuosos condomínios.
  • Ingleses: A mais populosa praia de Florianópolis, movimentada durante todo o ano. Além da sua extensão, não existe nada muito de especial no local.

Praias do Leste de Florianópolis

  • Santinho: Praia com enormes dunas, proporcionado a pratica de Sandboard (surf na areia). Uma das atrações da praia, são as inscrições rupestres, datadas de cinco mil anos.
  • Moçambique: Assim como a Praia Brava, Moçambique é outro bom lugar para o surf, com mar agitado e fortes ondas.
  • Barra da Lagoa: Além da praia, possui atracões bastante procurada pelos turistas – Projeto Tamar, Piscinas Naturais e a trilha que leva a Praia da Galheta. Além disso, dali partem os barcos para ir até a Ilha do Campeche.P
  • Galheta: Praia de nudismo, em meio natureza. Acessada somente pela trilha da Barra da Lagoa.
  • Mole: Faixa extensa de areia e mar um pouco perigoso.
  • Longa do Gravatá: Acessível através da trilha da Praia Mole. Do alto, é possível ter uma visão panorâmica da última. A trilha começa na frente do hostel Sunset Backpackers.
  • Joaquina: A melhor praia para o surf de Florianópolis. Não aconselhada para o banho, devido as suas fortes ondas.

Praias do Sul de Florianópolis

  • Campeche: Praia com boa estrutura, contudo, bem movimentada. Se estiver de carro, não espere encontrar estacionamento perto. Da praia do Campeche também saem embarcações para conhecer a Ilha do Campeche.
  • Morro das Pedras: Como o próprio nome diz, por lá tem muitas pedras. Mas é uma bonita praia se você estiver mais afim de apreciar o visual do que propriamente tomar banho de mar.
  • Matadeiro e Armação: Juntas formam um lindo cenário. Não deixe de fazer a caminhada entre as duas praias se visitar o lugar!
  • Lagoinha do Leste: Outra praia acessível somente por trilhas, é linda e vale a visita se tiver tempo.
  • Pântano do Sul: Praia tranquila, com poucos turistas. Da acesso a Lagoinha do Leste. Outra atração do Pântano Sul é o Bar do Amarante, conhecido pelos milhares de bilhetinhos deixados pelos visitantes, dizem ser mais de 70,000!
  • Solidão: Praia mais ao Sul, de areais brancas, com um pouco de movimento durante a alta temporada.
  • Saquinho: Acessível através de uma trilha, que leva cerca de 30 minutos, a Praia do Saquinho é muito tranquila, sendo que, não poderia ser diferente, já que você atravessa toda a extensão de areia em 100 passos.
  • Naufragados: Uma das praias de mais difícil acesso de Florianópolis. Para chegar em Naufragados, é necessário caminhar por uma hora. Algumas pessoas escolhem o lugar para acampar. Outra opção é pagar para algum pescador e ir de barco.

O que fazer durante a noite em Florianópolis

Florianópolis tem uma vida noturna agitada durante todo o ano, contudo, no verão é que as festas nos famosos Beach Clubs acontecem, a maioria deles, localizados na parte Norte da Ilha, confira algumas das baladas mais populares (e nada baratas $$$).

O litoral catarinense tem algumas das melhores baladas do mundo

P12 – Parador Internacional

Aberto durante a alta temporada, a P12 é a balada mais tradicional de Florianópolis. Fica no luxuoso bairro de Jurerê Internacional. É comum ver pessoas famosas por lá, como jogadores de futebol e atores/atrizes internacionais.

Milk

Balada de luxo, portando, cara, muito cara. A Milk tem foco em modelos e celebridades, sendo assim, não poderia ficar em outro lugar, se não Jurerê Internacional.

Quintal de Casa

Essa não é bem uma balada, mas um espaço alternativo, com cinema, Slackline, Tecido Acrobático, Espaço Kids (com recreadores), Food Truck para matar a fome, entre outras atracões. Fica na praia do Campeche.

Chopp do Gus

Para quem gosta de Rock’n’Roll esse é o lugar em Floripa. O Chopp do Gus tem música ao vivo, cerveja e ótima comida, fica na João Pio Duarte Silva no Bairro Córrego Grande.

John Bull

Outro Pub Rock, que fica na frente da Lagoa da Conceição. Pelo palco já passaram bandas consagradas do cenário nacional e internacional, como: Dead Fish, Suricato, Angra, Velhas Virgens, Glenn Hughes, Soulfly, CJ Ramone, entre outros.

Cervejaria Devassa

Lugar muito procurado para a hora do happy hour. Fica no centro de Florianópolis.

Donna

Outra balada de Jurerê Internacional, o Donna fica à beira-mar da praia mais luxuoso de Floripa. As noites são regadas a muita música eletrônica!

Cafe de la Musique

Sim, Jurerê Internacional é o local com as melhores baladas da ilha, entre elas o Cafe de la Musique, sofisticada balada, no conceito dining club.

Outras coisas para fazer em Florianópolis

Sandboard nas Dunas da Joaquina

Alugue uma prancha por R$ 15,00 (1h) e divirta-se surfando na areia nas Dunas de Joaquina.

O sandboard é uma atividade famosa nestas dunas amplas com vistas panorâmicas para o mar.

Fim de tarde na Lagoa da Conceição

A lagoa da conceição é um enorme lago, com ligação oceânica. Nos finais de tarde é comum as pessoas caminharem em seu entorno. Fiquei em um hostel próximo e no último dia, pela manhã, vi pinguins no lago.

Pôr do sol em Santo Antônio de Lisboa

O mais lindo pôr do sol, segundo os locais. Santo Antônio da Lisboa é um povoado antigo, de cultura açoriana.

Mirantes

Existem vários mirantes em torno da ilha. Se você estiver viajando de carro vai ver indicado nas placas alguns, como o Mirante da Lagoa, da Ponte Hercílio Luz, Morro da Cruz, Praia Mole, Morro da Coroa, entre outros.

Visitar a Ilha do Campeche

Com mar de água azul e areia clara, a Ilha do Campeche só é acessível de barco, que durante a alta temporada partem com frequência das Praias do Campeche e da Armação.

Passeio de Barco

Muitos locais oferecem passeios de barco em Floripa, contudo, é bom ficar atento a qualidade e a segurança das embarcações. O serviço é regulado, mas nem todos funcionam de forma legal.

Santo Antônio de Lisboa

Floripa by Bus

Aquele passeio turistão, para quem não quer se preocupar em montar um roteiro e mesmo assim conhecer os pontos turísticos mais populares. O Floripa by Bus tem três rotas em Florianópolis: Todo Sul, Toda Ilha e Sunset Tour. Os ingressos custam R$ 60, R$ 140 e R$ 65, respectivamente. As saídas e chegadas são no Shopping Iguatemi.

Mergulhar com tartarugas

Um mergulho junto as tartarugas, estrelas do mar e outros animais marinhos, essa é a proposta do pessoal da Vem Floripar. Eu conheci o local que fica em Canasvieiras, mas existem outros pela Ilha. Os passeios dependem da demanda e geralmente acontecem nos finais de semana.

Barco Pirata do Capitão Jack

Diversão garantida para as crianças, essa é uma ótima opção de passeio para quem estiver viajando em família.

Projeto Tamar

Um dos lugares que mais gostei de conhecer em Floripa. O Projeto Tamar cuida das tartarugas em seus centros espalhados pelo litoral brasileiro. Em Florianópolis você pode visitar e conhecer 4 das 5 espécies brasileiras.

Algumas tartarugas estão a mais de 20 anos no centro

Stand Up Paddle

Na Lagoa da Conceição é possível alugar uma prancha e praticar Stand Up Paddle, onde você tem que ficar de pé e usar um remo para se locomover.

Parque Estadual do Rio Vermelho

Conheça o projeto que cuida dos animais capturados pela polícia, no Parque Estadual do Rio Vermelho.

Avenida Gastronômica

Com um visual lindo, das Praias da Saudade, do Meio e do Itaguaçu, a Av. Gastronômica de Coqueiros tem várias opções de bares e restaurantes, com comidas de dar água na boca.

Assistir a um jogo do Figueirense e Avaí

O maior clássico do futebol Catarinense. O time do Avaí é dono do Estádio da Ressacada, que fica próximo do Aeroporto Internacional de Florianópolis, na Ilha. Nota: Fique atendo, que em dias de jogo, o trânsito é alterado no local e tome cuidado para não se atrasar, caso tenha voo marcado.

Aprender a surfas

Nas Praias do Campeche e da Barra da Lagoa existem escolas de surf, onde você pode ter algumas aulas.

Florianópolis tem um lindo pôr do sol

Passar o Réveillon em Florianópolis

Um dos melhores lugares do Brasil para passar o Réveillon é na ilha de Floripa. Mas fique atendo e reserve tudo com antecedência, pois as acomodações ficam lotadas nessa época.

Passear pela Lagoa do Peri

Fica na parte Leste-Sul da ilha. Uma ótima opção para esticar as pernas.

Quanto custa visitar Florianópolis

Uma questão bem particular, já que os custos da viagem dependem muito da pessoa que está viajando. Mas vou procurar te dar uma ideia de quanto custa visitar Florianópolis.

Custos com Acomodação em Florianópolis:

Hostels – Quartos compartilhados partem de R$ 50,00 por noite, enquanto quartos privados começam custando a partir de R$ 65,00 para duas pessoas. A maioria das acomodações oferece internet WiFi gratuita e cozinha. Além do mais, muitos hostels oferecem café da manhã gratuito. Para viajantes que possuam barracas, é possível ficar em campings pagando uma pequena taxa ou mesmo de graça nas praias (não aconselhado, já que não terá nenhuma estrutura, como ducha ou eletricidade).

Hotéis – É possível encontrar quartos duplos por R$ 80,00 a diária na baixa temporada, com café da manhã incluso. Na alta temporada os preços ficam um pouco mais caros, mas se você reservar antes pode garantir um bom preço. Para pesquisar Hotéis em Florianópolis eu utilizei o Booking, o site compara os melhores preços.

Airbnb: Muitas pessoas alugam quartos, ou mesmo todo apartamento/casa no pelo Airbnb. Dependendo da região que for ficar em Florianópolis, vale muito a pena.

Custos com alimentação em Florianópolis

É possível comer bem e barato em Florianópolis. Um almoço custa a partir de R$ 20,00. Já fast food, como McDonald’s e Burger King custam em torno de R$ 30,00.

Claro que esses custam vão variar bastante, dependo dos seus gostos. Florianópolis tem bons restaurantes, com comidas de varias partes do mundo.

Custos com transporte em Florianópolis

O transporte público é realizado por ônibus e possui 6 terminais, chamados alimentadores. Quem utiliza o cartão (R$ 3,34) pode pegar outra condução pagando somente uma passagem, já pagamentos com dinheiro (R$ 5,10) perdem o benefício. Para conferir os horários, linhas e empresas clique aqui. Eu não utilizei o transporte público, então não tenho uma opinião da qualidade sobre o mesmo.

Uber: O serviço está disponível em Florianópolis através do aplicativo. Para ganhar a próxima corrida grátis utilize o código: anselmoj34ui. Não aconselho o uso de táxis, são o meio mais caro de transporte e muitas vezes o motorista acaba dando voltas a mais sem necessidade.

Por fim, ainda é possível alugar um carro, foi o jeito mais fácil que encontrei para explorar a ilha. Na baixa temporada o trânsito está mais tranquilo, não sendo difícil encontrar estacionamento na maioria dos locais (exceto centro). Já na alta temporada, é normal congestionamentos, sendo melhor evitar o uso do carro.

Orçamento diário Sugerido

R$ 250 (Nota: Essa é uma sugestão de valor, assumindo que você vai ficar em um hostel, comer em locais baratos, com consumo limitado de bebida e usar transporte público. Usando as dicas abaixo você pode gastar ainda menos do que isso.

Dicas para economizar em Florianópolis

  • Hospede-se de graça – Utilize o Couchsurfing e tente encontrar acomodação com um local. Além disso, é uma ótima oportunidade de conhecer novas pessoas.
  • Utilize o Uber Pool – Se você não quer/tem como utilizar o transporte público, o Uber Pool pode ser uma alternativa, o serviço oferece corridas compartilhadas. Para ganhar a próxima corrida grátis utilize o código: anselmoj34ui.
  • Evite deslocamentos – A ilha é muito grande, como você viu neste artigo, eu separei as atracões por região. Assim sendo, você evita grandes deslocamentos e economiza não só dinheiro, como tempo.
  • Jurerê Internacional – Se estiver visitando está praia, a dica é ir até a Praia do Forte (2,5km de distância), por lá as refeições são bem mais em conta.
  • Como Ostras em Ribeirão da Ilha – Um prato típico de Florianópolis. Em Ribeirão da Ilha fica a criação do molusco, sendo assim, é bem mais barato comer Ostras por lá!
  • Mude de acomodação – Não tem porque se hospedar em um lugar só, assim sendo, mude de acomodação e tente ficar o mais próximo possível dos locais que deseja visitar.
  • Confira as promoções no seu hostel – a maioria tem parcerias com restaurantes e bares, com ótimos descontos.

Informações finais para visitar Florianópolis

Como chegar em Florianópolis

Como Floripa é uma ilha, só é possível chegar lá por meio da Ponte Colombo Salles (se for de carro) e pelo ar (caso use avião). O outro meio seria de barco, mas acho difícil ser o seu caso! Para pesquisar os melhores preços em voos para Florianópolis, utilize o buscador abaixo.

Melhor época para visitar Florianópolis

Os melhores meses para visitar Florianópolis são Março e Abril. Nessa época o número de turistas cai, por conta da volta as aulas, assim como os estrangeiros retornam para casa. Além disso, ainda não está frio e chove pouco.

Dezembro até Fevereiro são a época mais cara para visitar Florianópolis, devido a alta procura. Nesse período é difícil encontrar acomodação, as estradas ficam congestionadas e as praias lotadas. Portanto, evite ir nesses meses.

Por último, como eu comentei, Floripa tem muito mais coisas para visitar do que somente praias, portanto, se praia não é sua praia (desculpem o trocadilho), você pode visitar Florianópolis o ano todo, sem nenhum problema.

E aí ficou alguma dúvida? Tem alguma outra sugestão de lugar que faltou no artigo? Escreva nos comentários abaixo!

Salve essas dicas do que fazer em Florianópolis no Pinterest

Por último, mas não menos importante, não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois se há alguma coisa que pode acabar com sua viagem, é precisar de atendimento médico longe de casa e não ter com quem contar. E enquanto existem diversas segurados por aí, eu recomendo a Word Nomads, uma seguradora séria e que não vai te deixar na mão quando mais precisar, digo isso porque eu já quis economizar alguns reais e quando precisei meu seguro não cobria o procedimento (contei aqui)!

>>> Se de alguma forma as informações que você encontrou aqui te ajudaram, então nos deixe um cafezinho através do nosso PicPay picpay.me/juniorcossetim. Você também pode nos buscar no app através do @juniorcossetim, utilizar o QR Code (Nubank) abaixo ou ainda mandar um PIX no percasedescubrase@gmail.com (Mercado Pago). Qualquer valor é bem vindo, e você estará nos ajudando a continuar fazendo o que mais amamos, escrevendo e trazendo conteúdos verdadeiros!

Para planejar sua viagem

Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!

Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!

  • Hospedagem: Reserve sua acomodação no Booking, e aproveite as promoções e as vantagens de cancelamentos gratuitos que o site oferece (é onde quase sempre faço minhas reservas).
  • Aluguel de veículos: Utilize o site da Rental Cars e reserve seu veículo em qualquer lugar do mundo no Brasil e evite pagar IOF, além disso você pode pagar no cartão de crédito em até 12x sem juros!
  • Passeios e ingressos: Evite filas e ganhe desconto comprando seu ingresso antecipado com a Get Your Guide.
  • Seguro Viagem: Faça com a Iati Seguros e viaje com tranquilidade (eu nunca viajo sem seguro).
  • Reserve seu voo: Pesquise preços com a Jetradar, e encontre os melhores preços!
  • Transferir dinheiro para o exterior: Use a Wise e envie ou receba dinheiro do exterior sem pagar taxas e burocracia. Se ainda não utilizou o serviço, pelo link aqui do blog a primeira transferência é gratuita!
Anselmo

Engenheiro, professor & escritor | Nas horas vagas metido a chef e apaixonado por viagens, música eletrônica e café!

Recent Posts

Palácio de Versalhes, Paris: História, Visita, Jardins e ingressos

O Palácio de Versalhes é o castelo mais espetacular da Europa e fica cerca de…

2 anos ago

Museu de Orsay, Paris: Obras, ingresso e visita

Um dos meus lugares favoritos para visitar em Paris é um museu onde a sua…

2 anos ago

Torre Eiffel, Paris: Ingressos, visita e hotéis próximos

A Torre Eiffel foi construída em 1889 para a Exposição Universal de Paris, que celebrava…

2 anos ago

Museu do Louvre em Paris: Ingresso, exposições e obras

O Museu do Louvre é o mais famoso e visitado museu de arte no mundo.…

2 anos ago

O que fazer em Canela RS – Roteiro de 1 ou 2 dias na Serra Gaúcha

Descubra o que fazer em Canela, um dos destinos preferidos dos turistas que visitam a…

2 anos ago

O que fazer em Gramado na Serra Gaúcha: Roteiro de 2 ou 3 dias

A Serra Gaúcha vem sendo o destino mais buscado pelos turistas brasileiros nos últimos anos,…

2 anos ago