DESTINOS

Fundação Serralves no Porto: O melhor Museu de Arte Contemporânea de Portugal

A Fundação Serralves é o Museu de Arte Contemporânea mais reconhecido de Portugal e um dos mais importantes da Europa. Fundada em 1989, mas somente tendo a construção do seu atual prédio concluída em 1999, a instituição cultural é composta por 18 hectares, onde além do seu prédio principal, ficam o Jardim Serralves e um imenso parque verde, permitindo aos visitantes um contato direto a natureza em meio a cidade do Porto.

Todo espaço do Serralves foi construído pensando-se na mobilidade que um museu de arte contemporânea precisa ter e desenhado pelo premiado arquiteto Álvaro Joaquim Melo Siza Vieira. O prédio em estilo Art déco é divido em duas grandes alas com um pátio no meio, dando origem a uma estrutura em formato de U.

O Museu Serralves conta com 14 salas de exposições, dividas em 3 andares e também área de serviço, restaurantes e espaço multiuso.

Leia também: Museus do Porto para visitar em uma primeira vez.

História da Fundação Serralves

A história da Fundação Serralves começa bem antes do seu surgimento, pois o terreno onde está instalado hoje o museu, pertencia a família do segundo conde de Vizela e ao fabricante de têxteis Carlos Alberto Cabral. Segundo conta a história, os seus donos venderam a casa em 1957 para impedir que seus herdeiros a herdassem. Com o passar dos anos a propriedade mudou mais algumas vezes de mãos, até que em 1986 o governo português comprou o local e fundou em seguida a Fundação Serralves.

Atualmente a Fundação Serralves é muito maior do que um museu de arte contemporânea, é um lugar que apóia a criação artística, conscientização sobre questões ambientais e promove a reflexão critica sobre a sociedade contemporânea e as indústrias criativas.

Serralves em Festa

Todo ano, entre a última semana de maio e a primeira de junho, a fundação promove o evento Serralves em Festa, uma grande celebração que mistura arte contemporânea e atividades ao ar livre na cidade do Porto. O evento dura quase 3 dias consecutivos, ou mais precisamente 50 horas, sem pausas!

Durante os dias de evento são realizadas diversas atividades no espaço interior e também nos jardins, como apresentações musicais, circenses, espaço para artes e literatura, performances, oficinas, e diversas outras atrações para todos os públicos, tudo isso sem nenhum custo.

O Serralves em Festa é muito apreciado pelos locais, mas também recebe muitos visitantes de fora, sendo que no ano de 2019 foram 294 mil pessoas. E se você der sorte poderá conferir esse evento enquanto estiver visitando o Porto, contudo, mesmo durante as outras datas, vale a pena conferir esse incrível espaço cultural de Portugal.

Serralves em Festa 2019

Exposições no Museu Serralves

O Museu Serralves é uma referência em Arte Contemporânea na Europa e o mais importante instituto cultural de Portugal. As obras expostas são do início da década de 60 indo até os dias atuais, com títulos de renomados artistas, como Julião Sarmento. Além das exposições permanentes, o espaço abriga diversas mostras itinerantes durante o ano, que podem ser conferidas no site oficial.

Quem está visitando em família, principalmente com crianças, pode passear no parque verde, onde há diversas espécies de animais, como patos e tartarugas, mas atenção, não pode pegar nem colocar a mão nos bichinhos. Dependendo dos dias também acontecem oficinas e mostras externas nos jardins.

Ingressos e preços

O ingresso para acessar todos os espaços da Fundação Serralves custa € 20 e pode ser comprado online aqui, sendo que na hora de entrar é só mostrar o e-ticket na tela do celular. Essa é uma forma de não pegar fila e passar direto para a porta da entrada. Mas se não comprou com antecedência, também pode fazer na bilheteria do local, que funciona no mesmo horário do museu.

Há também opção de comprar bilhetes individuais para visitar o museu, parque e cinema. Nesse caso custa € 12 cada um dos acessos. Lembrando que estudantes tem desconto de 50%, basta apresentar a carteirinha e quem comprou o cartão Porto Card tem 20% de desconto.

Horários de funcionamento

O Serralves está aberto todos os dias a partir das 10h até às 18h nos dias de semana e 19h nos finais de semana. Nos dias 25 de dezembro e 1 de janeiro está fechado. Nos meses de verão, o museu fica uma hora a mais aberto.

Informações gerais

  • Crianças menores de 12 anos de idade devem estar sempre acompanhadas por adultos.
  • Sacos e volumes devem ser depositados no Bengaleiro.
  • Não é permitida a entrada de animais, à exceção de cães-guia e de assistência.
  • É permitido fotografar sem flash e registar em vídeo, exceto quando o artista em exposição não o permitir ou para fins de utilização comercial ou pública. Neste último caso é sempre necessária autorização expressa para o efeito.
  • A Biblioteca disponibiliza computadores com acesso livre para invisuais e amblíopes.
  • Não é permitido tomar refeições próprias no Museu. Não é permitido realizar piqueniques no Parque.
  • Triciclos e trotinetas não motorizadas poderão circular dentro do Parque, desde que não sejam de grandes dimensões e sejam conduzidos por crianças menores de 12 anos.
  • Não é permitida a realização de jogos de bola ou outros, que possam degradar o pavimento ou áreas plantadas.
  • É permitida a circulação sobre os relvados exceto no Parterre Central e no Parterre Lateral.
  • Não é permitido o acesso, banho, ou outros, em todos os tanques e planos de água.
  • Serviço de Wi-Fi gratuito em Serralves: Parque de Serralves, exterior do Museu e Casa, esplanada do Restaurante e na Biblioteca do Museu.

Outros Museus no Porto

O Porto é um lugar rico em cultura e arte com um grande número de museus, que daria para ficar semanas somente visitando estes espaços. Mas para te ajudar na escolha, aqui estão os mais populares:

Certamente ao visitar o Porto você vai se apaixonar pela vida cultural. Particularmente tive a oportunidade de viver em Portugal e conhecer mais fundo as tradições e também tempo para visitar muitos lugares, que em uma visita única não são possíveis. Tudo isso compartilho com você aqui no blog agora, espero que goste e qualquer dúvida é só deixar uma mensagem abaixo.

Compartilhe no seu Pinterest

Por último, mas não menos importante, não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois se há alguma coisa que pode acabar com sua viagem, é precisar de atendimento médico longe de casa e não ter com quem contar. E enquanto existem diversas segurados por aí, eu recomendo a Word Nomads, uma seguradora séria e que não vai te deixar na mão quando mais precisar, digo isso porque eu já quis economizar alguns reais e quando precisei meu seguro não cobria o procedimento (contei aqui)!

>>> Se de alguma forma as informações que você encontrou aqui te ajudaram, então nos deixe um cafezinho através do nosso PicPay picpay.me/juniorcossetim. Você também pode nos buscar no app através do @juniorcossetim, utilizar o QR Code (Nubank) abaixo ou ainda mandar um PIX no percasedescubrase@gmail.com (Mercado Pago). Qualquer valor é bem vindo, e você estará nos ajudando a continuar fazendo o que mais amamos, escrevendo e trazendo conteúdos verdadeiros!

Para planejar sua viagem

Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!

Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!

  • Hospedagem: Reserve sua acomodação no Booking, e aproveite as promoções e as vantagens de cancelamentos gratuitos que o site oferece (é onde quase sempre faço minhas reservas).
  • Aluguel de veículos: Utilize o site da Rental Cars e reserve seu veículo em qualquer lugar do mundo no Brasil e evite pagar IOF, além disso você pode pagar no cartão de crédito em até 12x sem juros!
  • Passeios e ingressos: Evite filas e ganhe desconto comprando seu ingresso antecipado com a Get Your Guide.
  • Seguro Viagem: Faça com a Iati Seguros e viaje com tranquilidade (eu nunca viajo sem seguro).
  • Reserve seu voo: Pesquise preços com a Jetradar, e encontre os melhores preços!
  • Transferir dinheiro para o exterior: Use a Wise e envie ou receba dinheiro do exterior sem pagar taxas e burocracia. Se ainda não utilizou o serviço, pelo link aqui do blog a primeira transferência é gratuita!
Anselmo

Engenheiro, professor & escritor | Nas horas vagas metido a chef e apaixonado por viagens, música eletrônica e café!

Recent Posts

Palácio de Versalhes, Paris: História, Visita, Jardins e ingressos

O Palácio de Versalhes é o castelo mais espetacular da Europa e fica cerca de…

2 anos ago

Museu de Orsay, Paris: Obras, ingresso e visita

Um dos meus lugares favoritos para visitar em Paris é um museu onde a sua…

2 anos ago

Torre Eiffel, Paris: Ingressos, visita e hotéis próximos

A Torre Eiffel foi construída em 1889 para a Exposição Universal de Paris, que celebrava…

2 anos ago

Museu do Louvre em Paris: Ingresso, exposições e obras

O Museu do Louvre é o mais famoso e visitado museu de arte no mundo.…

2 anos ago

O que fazer em Canela RS – Roteiro de 1 ou 2 dias na Serra Gaúcha

Descubra o que fazer em Canela, um dos destinos preferidos dos turistas que visitam a…

2 anos ago

O que fazer em Gramado na Serra Gaúcha: Roteiro de 2 ou 3 dias

A Serra Gaúcha vem sendo o destino mais buscado pelos turistas brasileiros nos últimos anos,…

2 anos ago