Escolher um bom lugar para se hospedar no Porto é fundamental para economizar tempo durante a sua viagem. A cidade é a segunda maior área urbana de Portugal, contudo, a maioria dos pontos turísticos estão concentrados no centro histórico, onde fica o famoso Cais da Ribeira, um dos melhores lugares para ficar no Porto, com uma linda vista para o Rio Douro.
Aqui no blog eu já escrevi um roteiro de 2 dias no Porto indicando alguns lugares bons para se hospedar para quem tem pouco tempo e também tem um post com os melhores hostels para ficar no Porto para quem deseja economizar dinheiro ou mesmo está viajando sozinho e está procurando fazer novas amizades.
Nesse post separei os melhores lugares para se hospedar no Porto em cada uma das regiões turísticas, são elas:
Uma das melhores opções para se hospedar no Porto é o Airbnb, a minha escolha quando quero um pouco mais de tranquilidade. Além disso, é geralmente mais barato do que ficar em um hotel, por exemplo.
Igualmente, o Airbnb é uma ótima opção para famílias e amigos, onde da para encontrar apartamentos completos.
A região da Baixa do Porto, é a parte mais central da cidade e fica próxima das principais atrações locais, como a Torre dos Clérigos e Avenida dos Aliados. É onde a maioria dos turistas se hospedam, sendo assim, não espere muita vida local por lá.
O lado bom de se hospedar na Baixa do Porto, é a proximidade com as principais atrações turísticas da cidade, assim como inúmeras opções de bares e restaurantes. Os preços variam, mas apesar da localização central, ainda é possível achar acomodações em albergues com bons preços. Já para quem prefere ficar em hotéis, a região oferece algumas das melhores opções 5 estrelas.
Veja outras opções para se hospedar no Porto.
A parte mais eclética e agitada do Porto. Na região da Cedofeita ficam as galerias de arte da Rua Miguel Bombarda e também as Galerias de Paris, zona com maior concentração de bares e casas noturnas da cidade. Se hospedar por ali durante os finais de semana, é certeza de só conseguir dormir quando o dia amanhecer, portanto, se você quer agito, esse é o lugar, porém, se quer descansar e ter tranquilidade, escolha outro bairro para ficar.
Se hospede em frente ao Rio Douro, na zona da Ribeira. Assim como o centro, essa também é uma zona bastante turística e movimentada. Os preços locais são um pouco altos, quando comparados com outras regiões e mesma qualidade de acomodação, contudo, as vistas são incríveis. Outrossim, você estará dentro das atrações turísticas do Porto.
A região da Catedral da Sé é uma zona mais tradicional do Porto. O local não sofreu tantas mudanças com a chegada cada vez maior de turistas em Portugal. Sendo assim, você ainda vai encontrar bastante autenticidade portuguesa por lá. Igualmente, dependendo de onde se hospedar, vai ter vistas do Rio Douro, como na região da Ribeira.
Rotunda da Boavista é uma área mais afastada da região central, contudo, tem algumas atracões bastante famosas, como a Casa da Música do Porto, Jardins de Serralves e o Mercado Bom Sucesso.
É um dos lugares mais calmos para ficar na cidade, junto aos locais. Além disso, para ir até o centro, basta apanhar o metrô.
A Vila Nova de Gaia é a cidade ao lado do Porto, para chegar lá basta atravessar o Rio Douro. Alguns dos hotéis mais famosos ficam nessa região, que assim como a Ribeira, oferece incríveis vistas do rio. Além disso, por lá ficam atracões imperdíveis, que não podem ficar de fora do seu roteiro, como o Mosteiro de Serra do Pilar e as Caves do Vinho do Porto.
Por último, ficar próximo ao Aeroporto Francisco de Sá Carneiro é uma opção para quem vai viajar cedo ou ainda chegou tarde. Existem bons hotéis na região, que está localizada a cerca de 30 minutos (de metrô) do centro da cidade. Confira opções próximas para se hospedar:
Veja mais opções de lugares para ficar próximas ao Aeroporto do Porto.
O custo para se hospedar no Porto varia bastante e vai depender do seu estilo de viagem. Mas hotéis ficam em uma média de 80 euros a diária para duas pessoas. Hostels partem de 25 euros por pessoa em um quarto compartilhado. Igualmente, é possível encontrar apartamentos no Airbnb a partir de 75 euros para quatro pessoas.
Outra opção, é utilizar o Couchsurfing e tentar se hospedar de graça no Porto. Minha dica, é ir nos encontros, que geralmente acontecem na região da Ribeira, mesmo que você não consiga acomodação, vai conhecer outros viajantes e quem sabe fazer novos amigos.
Se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários abaixo. Esse foi um pequeno resumo, por quem viveu na cidade do Porto. É claro que existem muitos outros espaços, mas acredito, que esses listados são ótimos lugares para se hospedar no Porto.
Por último, mas não menos importante, não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois se há alguma coisa que pode acabar com sua viagem, é precisar de atendimento médico longe de casa e não ter com quem contar. E enquanto existem diversas segurados por aí, eu recomendo a Word Nomads, uma seguradora séria e que não vai te deixar na mão quando mais precisar, digo isso porque eu já quis economizar alguns reais e quando precisei meu seguro não cobria o procedimento (contei aqui)!
>>> Se de alguma forma as informações que você encontrou aqui te ajudaram, então nos deixe um cafezinho através do nosso PicPay picpay.me/juniorcossetim. Você também pode nos buscar no app através do @juniorcossetim, utilizar o QR Code (Nubank) abaixo ou ainda mandar um PIX no percasedescubrase@gmail.com (Mercado Pago). Qualquer valor é bem vindo, e você estará nos ajudando a continuar fazendo o que mais amamos, escrevendo e trazendo conteúdos verdadeiros!
Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!
Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!
O Palácio de Versalhes é o castelo mais espetacular da Europa e fica cerca de…
Um dos meus lugares favoritos para visitar em Paris é um museu onde a sua…
A Torre Eiffel foi construída em 1889 para a Exposição Universal de Paris, que celebrava…
O Museu do Louvre é o mais famoso e visitado museu de arte no mundo.…
Descubra o que fazer em Canela, um dos destinos preferidos dos turistas que visitam a…
A Serra Gaúcha vem sendo o destino mais buscado pelos turistas brasileiros nos últimos anos,…