Praia do Sancho
O Ilha Tour é um dos passeios mais populares em Fernando de Noronha e promete, em um único dia, levar você aos principais cartões-postais do arquipélago. Mas será que vale a pena investir tempo (e dinheiro) nesse roteiro rápido? Já fiz esse passeio em uma das minhas viagens a Noronha e vou compartilhar aqui as minhas impressões: o que funciona bem, o que pode ser corrido e dicas para você aproveitar ao máximo.
O Ilha Tour (ou “Volta à Ilha”) é um passeio “full day” oferecido por diversas agências e guias em Noronha. A ideia é otimizar seu primeiro dia na ilha ao percorrer várias praias e mirantes icônicos — geralmente em um buggy ou veículo 4×4 — para você ter uma visão geral do que a ilha oferece.
A ordem e a duração em cada parada podem variar conforme a agência e as condições do clima ou maré.
O valor do Ilha Tour pode variar, mas em 2025, costumava girar em torno de R$ 250 a R$ 350 por pessoa. Não inclui almoço, ingresso do Parque Nacional nem transporte de ida e volta ao aeroporto (esse transfer geralmente é separado).
Dica: Pergunte com antecedência se a agência oferece máscara e snorkel no pacote ou se você precisa levar o seu (ou alugar). Também verifique se há paradas para almoço e em qual restaurante. No meu caso a primeira parada foi para alugar equipamentos e almoçamos no restaurante Museu dos Tubarões, mas isso pode variar de acordo com a agência e o dia.
Minha experiência: Usei o Ilha Tour no meu primeiro dia em Noronha. Foi ótimo para mapear o que eu mais curtiria depois — revisitei a Baía dos Porcos e a Praia do Sancho com calma em outros dias. Porém, senti que em alguns pontos a parada foi “corrida”, mal deu tempo de mergulhar com snorkel e já tínhamos que partir para a próxima, mas recomendo o passeio, fiz o meu com a Atalaia Noronha e recomendo!
Se você tem mais de 4 dias em Noronha, pode organizar seu próprio roteiro, usando:
O Ilha Tour em Fernando de Noronha é uma boa pedida para quem tem poucos dias na ilha ou para quem quer fazer um “reconhecimento de terreno” logo no início. Você conseguirá visitar vários pontos imperdíveis, ouvir curiosidades locais e ainda decidir quais praias merecem uma segunda visita com mais tranquilidade.
No entanto, se você é daqueles que não gostam de pressa ou já planeja alugar um buggy para explorar tudo com calma, talvez o tour completo não seja tão essencial. O importante é adaptar as possibilidades ao seu estilo de viagem. Em resumo: sim, o Ilha Tour vale a pena para a maioria dos turistas que querem um panorama rápido de Noronha — mas não é obrigatório se você tiver tempo de sobra para desbravar a ilha no seu próprio ritmo.
Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!
Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!
Visitar Bariloche é como entrar em um cenário de cartão-postal: montanhas cobertas de neve, lagos…
Muita gente associa a Espanha a dias ensolarados, praias e clima ameno, mas Madrid em…
Visitar Barcelona em janeiro pode parecer estranho para quem está acostumado a associar a capital…
Viajar para Fernando de Noronha em janeiro é sinônimo de agito, ondas grandes e dias…
Quem planeja visitar Fernando de Noronha precisa, antes de mais nada, ficar por dentro das…
Quando se fala em praias de Fernando de Noronha, não se trata simplesmente de um…