Faixa de pedestres da Abbey Road
Descubra os lugares por onde passaram os integrantes da banda dos Beatles em Londres: Faixa de pedestres da Abbey Road, Estúdio, Soho e Baker Street.
Em 1960 foi formada uma banda em Liverpool, que viria a se tornar a mais bem sucedida de todos os tempos da história da música mundial. Seus integrantes – John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr – é claro que estou falando dos Beatles. Um fenômeno mundial, que mesmo após o seu fim, em 1970, continua a fazer sucesso até os dias de hoje.
Apesar de Liverpool ser a casa dos Beatles, Londres teve um papel importante na história da banda. Sendo na cidade que o grupo gravou todos os seus álbuns de 1962 até 1969, no Abbey Road Studios, mudando a história deles e da música para sempre!
Igualmente em Londres, mais especificamente no bairro Soho, o grupo realizou o seu último show, sendo também, nessa data, que John Lennon conheceu Yoko Ono, que viria a se tornar sua esposa, como também, segundo alguns, uma das razões para a dissolução dos Beatles em 1970.
Veja também: Como ir de Londres até Liverpool.
Se você é fã dos Beatles, ou mesmo quer fazer algo diferente, quando estiver visitando Londres, pode conhecer os lugares por onde o grupo passou na capital britânica.
Na rua dos estúdios Abbey, fica a famosa faixa de pedestres, onde os Beatles encontra-se cruzando, na foto do álbum Abbey Road. Mais tarde, a fotografia se tornou patrimônio histórico oficial da Inglaterra. Diariamente, turistas do mundo todo, visitam o lugar e tentam reproduzir a mesma, para delírio dos motoristas, que tem que ficar esperando.
Adquira seu ingresso sem filas para as mais de 20 atracões dos Beatles em Londres.
Localizado a poucos passos da faixa de pedestres, fica o estúdio Abbey Road Studios, onde os Beatles gravaram todos os seus álbuns, desde Love Me Do (1962) até Abbey Road (1969).
Enquanto estiver visitando a área, também é possível conferir a casa que Paul McCartney comprou em 1966 (e que ainda é dono), na rua 7 Cavendish Avenue, contudo, ele não mora mais no local.
Se quiser comprar alguma lembrancinha, confira a loja Beatles Souvenir Shop, localizada na estacão do metrô St. John’s Wood Underground Station.
No Soho, o bairro mais rock’n roll e alternativo de Londres, fica o complexo empresarial de Paul McCartney, o prédio está localizado na 1 Soho Square. Infelizmente, não é possível visitar o local.
Também no Soho, fica o local do último show dos Beatles, em 30 de Janeiro de 1969. Quando o show terminou, John disse: – Eu gostaria de agradecer em nome do grupo e de nós mesmos e espero que tenhamos passado na audição. Outrossim, no mesmo lugar, em 1970, eles gravaram o álbum Let It Be (no telhado, para ser mais exato).
Ainda no Soho, fica o London Paladium, onde o termo “Beatlemania” nasceu, quando em 13 de Outubro, de 1963, a banda apareceu no famoso show Sunday Night.
Por último, no bairro ainda fica a Biblioteca Britânica, que possui objetos raros dos Beatles. Entre eles, estão as letras das músicas “In My Life, Strawberry Fields Forever” e “She Said She Said”, escritas a mão, por Paul McCartney. Além de uma carta, escrita por John Lennon, ao primeiro baixista, Stuart Sutcliffe, que faleceu tragicamente em 1962, quando tinha apenas 21 anos.
Na Baker Street fica a loja oficial dos Beatles (231-233 Baker Street). Por lá você pode encontrar uma variedade de produtos, como canecas, posters, chaveiros, cartões postais e muito mais! Fica junto a outra famosa atração de Londres: O Museu Sherlock Holmes.
A poucas quadras da Baker Street, fica a casa de Ringo Starr, em Marylebone. Apesar de Ringo ter morado por um curto período de tempo ali, ele alugou a residência para Paul, John Lennon e Yoko em vários momentos. Além deles, também passaram por ali Jimi Hendrix e seu empresário, Chas Chandler.
Outra atração ainda na Baker Street é a The Apple Boutique, uma loja aberta por Paul McCartney, que durou apenas 8 meses e acumulou prejuízos de £ 200.000,00. Atualmente, existe uma grande pintura, com ar psicodélico, que cobre todo o prédio da esquina.
No primeiro Hard Rock Cafe, que fica em Londres, é possível ver o piano de John Lennon. Além disso, também existem musicas escritas a mão pelo compositor, como também, os seus óculos. Fica na Old Park Lane e a entrada é gratuita.
Além dos lugares comentados acima, existem outros associados aos Beatles em Londres:
E aí, conhece mais algum lugar associado aos Beatles em Londres? Deixe aqui em baixo nos comentários. Igualmente, se quiser saber mais lugares para visitar em Londres, confira o roteiro de 3 dias que fiz pela capital britânica.
Por último, relembre alguns dos clássicos da banda de Liverpool que conquistou o mundo!
Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!
Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!
Visitar Bariloche é como entrar em um cenário de cartão-postal: montanhas cobertas de neve, lagos…
Muita gente associa a Espanha a dias ensolarados, praias e clima ameno, mas Madrid em…
Visitar Barcelona em janeiro pode parecer estranho para quem está acostumado a associar a capital…
Viajar para Fernando de Noronha em janeiro é sinônimo de agito, ondas grandes e dias…
Quem planeja visitar Fernando de Noronha precisa, antes de mais nada, ficar por dentro das…
O Ilha Tour é um dos passeios mais populares em Fernando de Noronha e promete,…
View Comments
É melhor viajar a Londres ou a Liverpool para conhecer a história dos Beatles?
Olá Júlia, olha os dois lugares tem muita história do quarteto. Mas enquanto Liverpool é onde tudo começou antes da fama, Londres é o lugar onde os Beatles passaram a ser reconhecidos e gravaram suas músicas, tornando-se um sucesso mundial. Minha dica, como vai ir a Inglaterra, é visitar ambas as cidades.