Em épocas de euro alto e real desvalorizado fica até difícil pensar em planejar uma viagem, ainda mais quando o destino é Madrid, na Espanha, que tem uma moeda muito mais forte em relação a nossa. Desse forma, planejar bem a viagem é fundamental para economizar, por isso resolvi escrever esse post aqui, pois depois de anos viajando e gastando pouco, aprendi algumas formas de salvar dinheiro enquanto viajo.
Madrid foi uma das primeiras cidades que visitei fora do Brasil e um dos porquês foi os custos de viagem, que eram muito menores em comparação com outros destinos, como Amsterdam e Londres, por exemplo.
Nesse post você vai encontrar dicas, desde onde ficar, até o que ver e fazer em Madrid gastando pouco. Essas informações não são “segredos”, mas sim aprendizados que obtive ao longo 6 anos viajando e espero que também te ajudem, da mesma forma que me auxiliaram, a viajar mais e melhor.
Madrid iVenture Card, a melhor maneira de economizar nas atrações de Madrid. Com ele você terá acesso aos principais museus e galerias, além da entrada do Estádio Santiago Bernabéu e descontos em restaurantes, aluguéis de bicicleta e tours na cidade.
Em uma viagem temos 3 custos principais, além das passagens, que são: Alimentação, hospedagem e atrações. Portando, separei esse artigo nesses 3 tópicos:
A melhor forma de economizar em hospedagem em uma viagem é ficando em hostels ou albergues, que são espaços compartilhados com mais pessoas, incluindo os quartos (existem opções de privados). Apesar de ainda existir um certo preconceito com esse tipo de hospedagem, ele é bem comum na Europa e independe de você ter ou não dinheiro, os hostels costumam ser uma boa escolha, pois costumam ser bem animados e um ótimo ambiente para fazer amizades, especialmente se estiver viajando sozinho. Os hostels em Madrid são excelentes e costumam ter quartos a partir de 15 euros, um preço bem mais em conta em comparação com hotéis e Airbnb. Confira algumas opções de ótimo custo-benefício:
Além de ficar em hostels, outra opção ainda mais barata, para não dizer de graça, é encontrar um Couchsurfing, se der sorte vai conseguir se hospedar sem gastar nada!
Apesar de algumas atrações serem pagas, a maioria dos lugares em Madrid é gratuito para visitar, incluindo a maioria do museus, parques e galerias de arte.
Os museus de Madrid estão entre os melhores do mundo e boa parte deles tem um horário gratuito durante a semana para visitação, entre eles o Reina Sofía, que tem entrada livre aos sábados a tarde, aos domingos pela manhã e diariamente (exceto terças-feiras) a partir das 19h.
Outros museus que também tem entrada gratuita ou “quase” são:
Madrid é uma linda cidade e em todos os meus roteiro indico fazer um Free Walking Tour pelos principais pontos turísticos locais, pois além de ser gratuito, você vai ter a oportunidade de saber mais sobre a história local.
Procure junto a recepção do lugar que ficar em Madrid ou ainda nos sites New Europe Tours e Cat’s Hostel Walking Tour. No final do roteiro você será convidado a doar algum valor espontaneamente (2 a 5 euros é suficiente).
Dica: use e abuse do transporte público em Madrid, pois além de ser eficiente, é muito barato – Há e evite os táxis!
Comer em Madrid pode ser barato ou incrivelmente caro e isso vai depender de onde e o que você estiver pensando em almoçar ou jantar.
Alguns dos mercados mais antigos e originais, como o Mercado da Cebada em La Latina ou o Mercado de Antón Martín oferecem os tradicionais tapas espanhóis com preços bem acessíveis, além é claro, de serem deliciosos.
Não há maneira melhor de economizar em um destino do que comer o que os locais comem. Além de experimentar a culinária local, você economiza um bom dinheiro na viagem. Confira alguns pratos típicos de Madrid.
Não existe maneira melhor de economizar em Madrid do que voando low cost. O Aeroporto Barajas possui conexões com diversos países, sendo inclusive uma boa ideia fazer um stopover, caso seu tempo seja limitado.
Espero que essas dicas tenham te ajudado e se ficou com alguma dúvida, aqui no blog tem uma série de posts sobre Madrid e vários outros destinos na Europa. Também estamos disponíveis para tirar suas dúvidas, basta deixar uma mensagem abaixo ;).
Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!
Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!
Visitar Bariloche é como entrar em um cenário de cartão-postal: montanhas cobertas de neve, lagos…
Muita gente associa a Espanha a dias ensolarados, praias e clima ameno, mas Madrid em…
Visitar Barcelona em janeiro pode parecer estranho para quem está acostumado a associar a capital…
Viajar para Fernando de Noronha em janeiro é sinônimo de agito, ondas grandes e dias…
Quem planeja visitar Fernando de Noronha precisa, antes de mais nada, ficar por dentro das…
O Ilha Tour é um dos passeios mais populares em Fernando de Noronha e promete,…