Madrid no inverno é uma das cidades mais charmosas da Europa
Pensando em viajar para Madrid no inverno e não sabe se vale a pena? Então esse post é para você – Descubra porque é uma boa ideia planejar a sua viagem durante a época mais fria do ano e o que fazer na capital da Espanha nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro!
A minha primeira viagem para Espanha foi durante o finalzinho do verão e início do outono, quando visitei Barcelona, Ibiza e claro, Madrid. Considero essa época umas das melhores para viajar, já que as temperaturas ainda estão agradáveis e o número de turistas começa a diminuir.
Contudo, tive a oportunidade de voltar a Espanha durante o mês de janeiro, quando as temperaturas já estão mais baixas e o inverno chega com maior intensidade e para a minha surpresa, visitar Madrid foi muito bom na época mais fria também.
Mas claro que não vou enganar os viajantes, o verão ainda é a melhor estação para conhecer a Europa e a estação onde a maioria dos eventos acontece e claro, onde você encontra turistas por toda parte!
Na minha opinião, visitar Madrid no inverno vale a pena sim! Sendo que, se você não se importa muito com baladas e parques, e gosta de museus e outros lugares fechados, nem vai sentir tanta diferença assim. Além disso, o inverno é uma ótima época para quem viaja acompanhado, já que a capital espanhola é uma cidade bastante romântica.
Pessoalmente eu adorei visitar os países europeus tanto no inverno quanto no verão, pois cada estação tinha algo único; Sendo que, em Madrid isso não foi diferente. A capital espanhola muda a sua cara na estação mais fria e diversos eventos acontecem por lá, por isso eu reuni aqui as principais atrações para visitar nessa época, confira:
Assim como outras cidades europeias, como por exemplo, Bratislava e Viena, Madrid também tem o seu Mercado de Natal local, que atraia além dos espanhóis, muitos turistas nos meses de dezembro e janeiro.
O Mercado de Natal acontece na Plaza Mayor, onde além da decoração clássica da época, você também vai encontrar comidas e bebidas típicas, além de barraquinhas com souvenirs.
Todo mês de dezembro, Madrid monta o “ônibus de Natal”, que leva os passageiros a um passeio festivo pelas principais ruas e avenidas da capital. Sente-se no convés superior e prepare-se para uma grande dose de alegria durante o clima natalino, enquanto observa as exibições criativas, feitas por diferentes designers. O ônibus funciona de 1 de dezembro a 6 de janeiro e os bilhetes devem ser reservados on-line com antecedência.
Desde os mestres da Era Dourada no Museu do Prado até as obras modernistas do Reina Sofia, os maiores museus de Madrid são um ótimo lugar para se aquecer quando você quer sair do frio.
Escrevi um post aqui no blog alguns dias atrás sobre os melhores museus de Madrid, onde podemos destacar alguns:
Uma das melhores maneiras de se aquecer durante o frio intenso em Madrid é desfrutar de uma xícara fumegante de chocolate quente com alguns churros de acompanhamento (normalmente os espanhóis mergulham os churros no chocolate antes de comer).
A chocolatería mais famosa da cidade é San Ginés, que serve a delícia desde 1894. Haverá filas dependo o horário, mas o espaço fica aberto 24 horas por dia e é uma parada obrigatória durante o inverno madrilenho.
Sente-se em um assento confortável no ambiente acolhedor do Cine Doré, o cinema de arte mais emblemático de Madrid. Aberto em 1912, o lugar é hoje lar da Filmoteca Espanhola, que preserva e mostra filmes clássicos espanhóis. O cinema também mostra filmes estrangeiros, incluindo americanos e britânicos, e organiza temporadas dedicadas a um ator ou diretor em particular. Ele apareceu no filme vencedor do Oscar de Pedro Almodóvar, “Talk to Her“.
Madrid fica perto da cordilheira da Sierra de Guadarrama e da estância de esqui de Puerta de Navacerrada. O lugar pode ser acessado facilmente em um bate-volta de Madrid, usando o transporte público: as cercanías (trens locais) o levarão às pistas em algumas horas. Como alternativa, passe a noite nas montanhas e desça as encostas no dia seguinte para aproveitar ao máximo seu tempo praticando esqui ou snowboard.
O Parque Retiro de Madrid é lindo no inverno: seus bulevares arborizados estão cheios de carrinhos, ciclistas e corredores, enquanto turistas alugam barcos a remo e dão uma volta no lago.
O Parque Casa de Campo abriga o zoológico de Madrid, um parque temático e um teleférico, além de um lago cercado por restaurantes – uma boa opção para um almoço descontraído.
Aqui está um resumo do que esperar em cada um dos meses, se você planeja visitar Madrid no inverno.
Os preços sobem depois da metade do mês, contudo, essa é a época mais bonita para passar o inverno em Madrid, devido à riqueza de decorações que dominam todas as praças da cidade, vitrines e ruas. Existem muitos mercados de Natal que vendem presentes tradicionais. O clima é frio e os dias são os mais curtos. A primeira semana de dezembro será mais barata para voos e acomodações do que na semana diretamente antes ou depois do Natal. Espere pagar preços altos durante as férias escolares.
Os preços ainda estão altos no início do mês, mas caem após o dia 6 de janeiro (dia dos reis), quando as escolas e o trabalho recomeçam. Na primeira semana de janeiro, muitas luzes e decorações festivas ainda estarão acesas. O tempo está frio e os dias ainda são curtos. As últimas semanas de janeiro serão mais baratas para voos e acomodações após o término da temporada festiva.
Semelhante a novembro, os preços são muito mais baratos após o fim da temporada festiva. O tempo está frio, embora os dias estejam gradualmente ficando mais longos. Exceto pela semana de férias escolares em meados de fevereiro, você pode encontrar ótimas ofertas em voos e acomodações no momento.
Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!
Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!
Visitar Bariloche é como entrar em um cenário de cartão-postal: montanhas cobertas de neve, lagos…
Muita gente associa a Espanha a dias ensolarados, praias e clima ameno, mas Madrid em…
Visitar Barcelona em janeiro pode parecer estranho para quem está acostumado a associar a capital…
Viajar para Fernando de Noronha em janeiro é sinônimo de agito, ondas grandes e dias…
Quem planeja visitar Fernando de Noronha precisa, antes de mais nada, ficar por dentro das…
O Ilha Tour é um dos passeios mais populares em Fernando de Noronha e promete,…