DESTINOS

Morro de São Paulo – Bahia: Ilha, praias, passeios e hotéis

Morro de São Paulo certamente é um destino imperdível durante uma viagem a Bahia. Pertinho de Salvador, a ilha é um convite aos turistas que buscam praias de águas transparentes, boa culinária e incríveis passeios!

A pouco mais de 60km de Salvador, Morro de São Paulo tem desde praias calmas, com ótimas pousadas e hotéis para relaxar, até passeios mais agitados, como descer na maior tirolesa do Brasil e mergulhar no mar transparente da Bahia. Ainda há uma vida noturna agitada, especialmente nos meses de dezembro a fevereiro, com baladas que vão do pôr ao nascer do sol.

Nesse post você vai encontrar tudo o que precisa saber para visitar Morro de São Paulo pela primeira vez: Como chegar na ilha, o que fazer, onde se hospedar, comer e muito mais!

Há! E se ainda ficar com alguma dúvida, é só deixar um comentário no final.

Como ir para Morro de São Paulo na Bahia?

O jeito mais rápido de chegar a Morro de São Paulo é indo de avião, partindo do Aeroporto de Salvador. Os voos partem diariamente na alta temporada, mas na baixa podem voar apenas alguns dias da semana, a depender da demanda. A empresa que presta o serviço é a Abaeté e no site você pode encontrar mais informações e reservar o seu voo.

Além de chegar pelo ar, também é possível chegar pelo mar até Morro de São Paulo. Essa é a forma que a maioria dos turistas escolhem, pois o tempo de viagem é relativamente pequeno (2h30) e a travessia é mais barata quando comparada ao avião.

O ponto negativo é que a viagem, realizada de catamarã, é bem enjoativa, eu pessoalmente passei mal tanto na ida quanto na volta da ilha. Desse modo, é recomendado tomar algum remédio para evitar o enjoo causado pelas ondas do mar!

Ainda existe uma terceira opção para ir até Morro de São Paulo, que combina estrada+catamarã. Esse opção reduz o tempo de percurso pelo mar, porém, aumenta o tempo total do trajeto, já que é necessário fazer uma volta até o Atracadouro de Bom Jardim na Cidade de Valença.

Aqui no blog tem um post explicando como ir para Morro de São Paulo, onde você vai encontrar todas as informações de como chegar na ilha.

Terceira Praia do Morro de São Paulo

Excursão para Morro de São Paulo

Quem estiver com pouco tempo e quiser visitar Morro de São Paulo a partir de Salvador, pode utilizar a opção de excursão.

Existem opções de um ou mais dias na ilha e a vantagem é que você não precisa se preocupar em programar sua viagem, já que alguém estará lhe auxiliando.

Aqui no blog temos uma parceria com a Get Your Guide, que tem milhares de atrações em todo o mundo. Confira abaixo algumas opções para Morro de São Paulo na Bahia.

O que tem para fazer em Morro de São Paulo?

Quem pensa que a Bahia só tem praias se engana e Morro de São Paulo deixa isso claro! A ilha tem diversas atrações, como passeios de lancha, mergulho em piscinas naturais de água transparente, passeios de quadriciclo, a maior tirolesa do Brasil, além de uma noite agitada, com boas baladas e uma culinária deliciosa.

Não falta o que fazer em Morro de São Paulo, por isso, prepare bem sua viagem e reserve alguns dias nesse lugar incrível, pertinho de Salvador!

Conheça todas as praias de Morro de São Paulo

Sem dúvidas a principal atração de Morro de São Paulo são as suas praias de água quente e transparente. Ao todo são 13 opções para você conhecer, sendo algumas de fácil acesso e outras nem tanto, contudo, vale o esforço para chegar em cada uma delas!

Importante: Antes de visitar as praias, é importante consultar a Tábua das Marés, pois a mesma muda todos os dias e quando a maré está alta, muitas das praias de Morro de São Paulo ficam cobertas pelas águas do mar. Além disso, muitos ligações entre uma praia e outra, somente podem ser acessadas quando a maré está baixa.

Primeira praia

A Primeira Praia é mais frequentada pelos locais, pois se localizada logo após o centrinho, e tem muitas residências próximas e poucos bares. A extensão é de apenas 300m, porém, é ótima para quem deseja tomar um banho de mar ou praticar algum esporte!

Aliás, a Primeira Praia é a única que permite surf, pois tem ondas mais constantes.

É nessa praia que desce a Tirolesa do Morro, considerada a maior do Brasil, com 350 metros de extensão.

Primeira Praia

Segunda Praia

Essa é provavelmente a praia mais badalada de Morro de São Paulo, tanto de dia quanto à noite. São 400m de extensão, totalmente preenchidos por bares e restaurantes, que aproveitam a boa extensão de areia da praia para colocar cadeiras e guarda-sóis, os quais podem ser utilizados pelos turistas, mediante consumação, é claro!

Mas não é somente agito a Segunda Praia, suas águas calmas e transparentes formam psicinas naturais, sendo possível ver os peixes, assim como os corais, sendo um ambiente perfeito para quem estiver com crianças.

Já para quem busca diversão ao som de Djs, luaus e música ao vivo, a Segunda Praia é o destino depois do pôr do sol. A orla fica lotada e opções para curtir a vida noturna certamente não faltam.

Segunda praia

Terceira Praia

A Terceira Praia de Morro de São Paulo é mais calma em relação a segunda, porém, ainda conta com muitos turistas. Apesar de poucos bares e resturantes, existem muitas pousadas e hotéis no local, com padrão mais elevado do que nas praias anteriores.

A extensão da Terceira Praia é maior do que a primeira e segunda, sendo 800m com uma boa faixa de areia. Como o movimento não é tão grande, o lugar é ideal para quem procura mais tranquilidade e calmaria, mas ainda deseja ficar próximo do centro da ilha.

Terceira Praia

Quarta Praia

É a segunda maior praia do morro, são mais de quatro quilômetros de extensão com uma faixa de areia branca e mar calmo, de águas transparentes, enquanto que o lado oposto é cercado por imensos coqueiros.

Na Quarta Praia ficam muitos corais, onde também é possível nadar com centenas de pequenos peixes, que vem ao local chamados pelos locais, que vendem punhados de ração aos turistas, que tentam se aproximar dos pequenos nadadores.

A Quarta Praia não conta com muitos serviços, apenas alguns resorts e hóteis mais sofisticados.

Quarta Praia

Quinta Praia

Também conhecida como Praia do Encanto, a Quinta Praia de Morro de São Paulo é a mais distante do centro, o que faz com que muitos turistas acabem não visitando o lugar, pois o trajeto a pé leva cerca de duas horas, mas certamente para os mais dispostos, a caminhada vale a pena.

Se desejar, é possível se hospedar no local, existem excelentes opções, que você poderá conferir no decorrer desse texto.

Dica: Existe a possibilidade de pagar um Jeep, que faz o caminho por trás das praias, e assim chegar a Quinta Praia de maneira mais confortável.

Garapuá

O vilarejo de Garapuá fica após a Quinta Praia, contudo, não é possível chegar a pé. Para visitar é necessário pegar uma jardineira na Segunda Praia, que sai de manhã e volta a tardinha. Outra opção ainda é tomar uma lancha, que da a volta no morro e passa no povoado.

Praia de Pratigi

Apesar do mesmo nome, essa não é a praia onde acontece o famoso Festival Universo Paralello. Pratigi fica na ilha de Morro de São Paulo, após Garapuá.

Praticamente deserta, a Praia de Pratiji é o destino para quem deseja se conectar com a natureza e ficar distante do agito da ilha. Turistas pelo local são raros.

Pratigi também é a praia de maior extensão do morro, são 10km de areia e mar, com imensos coqueiros ao fundo.

Para chegar a Pratigi é necessário alugar uma bicicleta, ou ainda ir de veículo 4×4. A distância da Garapuá é de 3km, mas lembre-se que depois ainda terão 10km para percorrer. Uma distância e tanto, mas que certamente vale a pena, pois sua beleza natural é única!

Prainha do Forte do Morro de São Paulo

Um destino pouco conhecido pelos turistas. A Prainha do Forte só é acessível em dias de maré baixa, isso porque, durante a maré alta, a mesma fica praticamente submersa. É um local perfeito para assisitir o pôr do sol, em meio a natureza e longe do agito do centrinho.

Praia do Porto de Cima

A esquerda do morro, essa é a primeira praia que você vai encontrar se estiver indo no sentido da Vila de Gamboa. Pouco frequentada pelos turistas, a faixa de cerca de 800m de areia, está quase sempre vazia, mesmo durante a alta temporada.

Apesar de não ser um local ideal para banho, a Praia do Porto de Cima é muito bonita e se você tiver sorte vai poder ver as piscinas naturais com águas azuis-turquesa que se formam.

Para chegar a Praia do Porto de Cima caminhando é relativamente fácil, basta caminhar 500m a partir da Igreja Nossa Senhora da Luz e descer as escadarias, que levam a faixa de areia, porém, isso só será possível se a maré estiver baixa.

Praia Ponta da Pedra

Está praia fica entre a do Porto de CIma e a da Gamboa. A faixa de areia é de apenas 800m e não existem casas ou comércios no local, tornando assim um lugar cercado apenas pela natureza.

Assim como a Gamboa e a Porto de Cima, a Praia da Pedra somente pode ser acessada em dias de maré baixa, pois em dias de maré alta, pouco ou nada sobra da faixa de areia.

Praia da Gamboa

Assim como Morro do São Paulo, Gamboa também é uma vila e os dois locais pertencem ao mesmo município. A praia tem cerca de 2km de extensão e fica a esquerda do morro.

Para chegar até Gamboa, o turista passa por enormes paradões de argila, que segundo os locais, têm propriedades terapêuticas.

Desça a tirolesa de Morro de São Paulo

Com 57 metros de altura e 350 metros de extensão, a Tirolesa de Morro de São Paulo é considerada a maior do Brasil. A descida começa no Farol do Morro, que é facilmente acessado através da trilha que inicia na frente da igrejinha que fica no centro da vila.

A descida da tirolesa leva diretamente a Primeira Praia e termina literalmente dentro do mar, portanto, prepare-se para se molhar!

O melhor horário para descer é no final da tarde, quando o sol está pondo.

Farol do Morro e Tirolesa (a direita)

Curta o pôr do sol e (se quiser) uma balada na subida do Farol do Morro

O pôr do sol no Morro de São Paulo é lindo e pode ser curtido gratuitamente. Apesar de poder ser visualizado de diversos pontos da ilha, o mais comum é no final da trilha que leva ao farol e a tirolesa.

Depois de uma caminhada de 20 minutos, o turista vai chegar a um deck, onde será possível apreciar o entardecer. Mas já aviso que o lugar é bastante procurado pelos turistas, especialmente na alta temporada, ou seja, espere muitas pessoas por lá!

Toca do Morcego – Aprecie o pôr do sol na área VIP

A Toca do Morcego é um resturante/bar e balada, que fica na subida para o farol do morro. O lugar é bastante popular e fica lotado na alta temporda. Este é um lugar perfeito para assistir o pôr do sol, o único ponto negativo é que a entrada é paga e no verão os preços passam facilmente dos R$ 100,00 (somente entrada).

Outra opção ainda para ver o pôr do sol é se hospedar em um local que tenha vista livre para o mar. Um dos mais populares é a Pousada Passárgada. Localizada um pouco antes da Toca do Morcego, essa acomodação tem uma vista incrível do entardecer, que é completada por uma piscina de borda infinita e hidromassagem.

Conheça a Vila de Morro de São Paulo

O Morro de São Paulo na Bahia foi ocupado pelos portugueses em 1531 e no início serviu como fortaleza para proteger Salvador das invasões inimigas. Hoje a ilha ainda guarda parte dessa história, que é facilmente notada em muitos dos edifícios localizados no centro da vila.

Aproveite seu tempo no morro andar pelas ruas e conhecer um pouco mais a história local. Visite o Forte do Morro e a Igreja Nossa Senhora da Luz, construída em 1845. A partir dai siga até a Praça Aureliano Lima, onde você pode conferir o artesanato local. Seguindo rua abaixo, você chegará à Rua da Fonte Grande, onde ainda existe uma fonte do século XVIII.

Praça do Morro de São Paulo

Experimente a culinária local

Enquanto caminha pelo morro, de uma olhada nos restaurantes locais. São diversas opções para aproveitar a deliciosa comida baiana. Não deixe de experimentar a tradicional moqueca e de provar o popular acarajé. Para quem deseja algo diferente, é possível facilmente encontrar pratos clássicos na ilha e também há diversas opções vegetarianas e veganas.

A maioria dos restaurantes se concentram no centro do morro, na Segunda e Terceira Praia. Porém, quem se hospedar em locais mais distantes, também não ficará sem opções.

Faça os passeios

Não deixe de fazer alguns passeios quando visitar o Morro de São Paulo e conhecer os arredores da ilha.

  • Farol do Morro: A trilha tem início em frente a igreja que fica no centro da vila. São apenas 20 minutos de caminhada para chegar. Essa também é a caminhada que da acesso a Toca do Morcego e a Tirolesa. Aproveite para ir no final da tarde, pois o pôr do sol lá de cima é lindo.
  • Ilhas do Arquipélago de Tinharé: Esse passeio dura um dia todo, iniciando de manhã na Terceira Praia. O trajeto realizado de barco passa nas piscinas naturias de Garapuá e Moreré, na ilha de Boipeba, onde você pode aproveitar para almoçar. Na volta o barco para no bar flutuante de Canavieiras e na cidade histórica de Cairú.
  • Pegue uma 4×4 ou alugue uma bicicleta para chegar a Garapuá e Pratigi.
  • Quando a maré estiver baixa vale a pena caminhar da Primeira até a Quarta Praia, assim será possível ver as piscinas naturais.
  • Observação de Baleias Jubarte: Este passeio ocorre entre os meses de julho a outubro, quando a presença dessas gigantes é frequente no morro.

Onde se hospedar em Morro de São Paulo?

A oferta de acomodações no Morro de São Paulo é grande e não deixa nada a desejar aos turistas que visitam a ilha. Existem opções para agradar a todos os gostos e bolsos, sendo que a maior preocupação que o turista deve ter ao reservar, além de olhar as avaliações do local, é verificar a localização da hospedagem, pois existem excelentes lugares em todas as praias, porém, alguns são mais indicados para quem busca vida noturna animada, já outros são propícios aos que buscam relaxar e curtir a calmaria perto da natureza.

Melhores lugares para ficar no Morro de São Paulo perto do centro

O centro da vila é a melhor localização para os que chegam de catamarã. Após subir a escadaria, você já estará na praça do morro, perto de restaurantes, bancos e uma grande diversidade de acomodações, confira algumas opções:

  1. Portaló – Localizado na mata atlântica, o hotel oferece chalés privativos com decoração colorida e belas vistas do mar. As instalações incluem uma grande piscina panorâmica.
  2. Charme Pousada Boutique & Spa – Essa hospedagem está rodeada por jardins naturais e fica no centro da vila de Morro de São Paulo. A propriedade está situada a apenas 100 metros das praias. Além disso, o estabelecimento dispõe de uma banheira de hidromassagem, bem como uma piscina ao ar livre com vista das praias.
  3. Solar das Artes Pousada Boutique – Localizado a 5 minutos a pé da praia, este hotel dispõe de Wi-Fi grátis e piscina ao ar livre. Todos os quartos são espaçosos e possuem ar-condicionado, e alguns têm varanda com vista do Oceano Atlântico.
  4. Che Lagarto Hostel – Situado no centro da vila de Morro de São Paulo, a acomodação oferece quartos bem iluminados e instalações coloridas perto das praias, lojas e restaurantes. O Wi-Fi gratuito está à sua disposição dos hóspedes.

Onde ficar perto do agito no Morro de São Paulo

Para quem gosta da vida noturna e quer curtir até o amanhecer a dica é se hospedar na Segunda Praia, onde estão a marioria das baladas, bares e restaurantes do morro. Veja algumas dicas:

  1. Via das Pedras Pousada – Essa acomodação está localizada em frente à Segunda Praia, em Morro de São Paulo. Oferece Wi-Fi gratuito, piscina ao ar livre aberta durante todo o ano e quartos com varanda privativa e rede. Você poderá desfrutar do restaurante no local.
  2. Pousada da Torre – Localizada na Segunda Praia, essa acomodação oferece quartos amplos e Wi-Fi gratuito. O hotel dispõe de uma área de piscina com vista do mar, banheira de hidromassagem e sauna.
  3. Villa dos Graffitis – Esta pousada contemporânea fica apenas a 80 metros da Segunda Praia e é rodeada por florestas exuberantes, a acomodação oferece quartos individualmente decorados com obras de street-art. Possui uma piscina ao ar livre com banheira de hidromassagem e solário.
  4. Pousada Bahia Brasil – Situada a apenas 3 minutos a pé das águas da Segunda Praia e a 7 minutos a pé do centro do Morro de São Paulo. A propriedade conta com piscina e Wi-Fi gratuito.

Acomodações para que procura calmaria e deseja relaxar junto a natureza

Quem busca um lugar para relaxar pode escolher entre ficar na Terceira Praia, que fica pertinho da segunda, mas já tem um ambiente mais calmo, como também escolher entre a Quarta Praia ou ainda Quinta Praia (do Encanto). As acomodações nessa região são excelentes, inclusive com opções de resort.

  1. Villa dos Corais – Essa acomodação está em frente à Terceira Praia e da Quarta Praia. O hotel possui piscina ao ar livre e banheira de hidromassagem, e você poderá desfrutar de uma bebida no bar da propriedade.
  2. Pousada Caeira – Esta propriedade à beira-mar é cercada por um jardim com palmeiras. Você poderá desfrutar de piscina ao ar livre, restaurante e Wi-Fi gratuito.
  3. Minha Louca Paixão – A pousada está localizada na Terceira Praia, a poucos passos das piscinas naturais e do centro da cidade.
  4. Village Paraíso Tropical – Localizado em uma área privativa da Terceira Praia, a pousada oferece Wi-Fi gratuito no lobby e quartos com varanda.
  5. Patachocas – Localizado em uma antiga fazenda de coco, na Quarta Praia, o Patachocas Beach oferece bangalôs com Wi-Fi gratuito e TV a cabo. O resort dispõe de uma piscina ao ar livre e vista do mar, e você pode desfrutar de uma refeição no restaurante.
  6. Vila dos Orixás Boutique Hotel – Localizada na Praia do Encanto, a propriedade dispõe de uma piscina rodeada de palmeiras, bem como Wi-Fi em todo o hotel, incluindo as áreas da piscina e da praia.
  7. Hotel Karapitangui – Localizado na Quarta Praia, a hospedagem oferece piscinas ao ar livre para adultos e crianças, bem como banheira de hidromassagem e salão de jogos.
3 / 7

Qual a melhor época para visitar Morro de São Paulo na Bahia?

O clima em Morro de São Paulo, assim como na Bahia, é de sol e calor o ano todo. Os meses de maior precipitação vão de março a agosto, porém as pancadas de chuva são passageiras e o sol logo aparece novamente. São raros os dias nublados na ilha.

As temperatuas variam durante o ano, mas geralmente ficam entra 20ºC e 30ºC, sendo os meses de dezembro e fevereiro os mais quentes.

Já a humidade do ar no morro é sempre alta, portante, não estranhe se a roupa não secar. Existem serviços de leva e seca no centro da vila.

Se você gosta de agito, escolha os meses de dezembro até fevereiro, quando as festas são frequentes no morro. Como essa também é a época de férias, o número de turistas é bem maior, sendo assim, procure reservar sua acomodação com antecedência, da mesma forma espere preços mais salgados.

Quem busca mais tranquilidade pode visitar fora da temporada de verão, durante a semana, pois nos finais de semana e feriados, é normal que muitas pessoas visitem o morro, visto que a ilha fica apenas 2h30 de Salvador.

Por último, não deixe de conferir a tábua de marés, pois quanto mais baixo o mar, melhor para ver e aproveitar as piscinas natuais.

Dicas finais para visitar Morro de São Paulo

  • Morro de São Paulo é uma ilha, ou seja, não tem entrada de veículos particulares, apesar de existirem alguns transfers 4×4 e mototaxistas, os mesmos não costumam custar barato. A maioria das pousadas e hotéis que ficam na Quarta e Quinta Praias oferecem o serviço de transfer. Porém, é impossível visitar o lugar sem bater bastante perna, mas no final você vai ver que vale a pena!
  • Quem chega na ilha de catamarã pode contratar o “Uber” para levar as malas; diversos moradores locais esperam os turistas com carinhos de mão para levar as bagagens, o serviço em geral tem custo de acordo com a quantidade de bagagem do visitante.
  • Procure ficar pelo menos 3 dias no Morro de São Paulo, desta forma será possível conhecer os principais lugares com calma.
  • É normal ficar enjoado(a) no catamarã, embora sejam apenas duas horas e meia de trajeto, o mar aberto com ondas batendo o tempo todo, deixam qualquer um com enjoo. Se possível faça a travessia de manhã, quando as ondas são menores.
  • Apesar de ser aceito cartão de crédito e pix em quase todos os estabelecimentos, sempre é bom levar algum dinheiro em espécie, especialista para comprar artes de rua e pagar por algum serviço. Na ilha existem caixas eletrônicos do Bradesco e do Banco do Brasil.
  • Existe uma taxa de R$ 30 por pessoa, independentemente do número de dias da estádia, que deve ser paga na chegada a ilha.
  • O sinal de celular é bom entre o centro até a Terceira Praia. As hospedagens oferecem Wi-Fi gratuitamente.
  • Não esqueça de levar protetor solar. Existem farmácias na ilha, mas será bem mais caro que no continente. Outrossim, não economize no creme, pois mesmo não parecendo muito quente o sol, ele queima!

Compartilhe essas dicas de Morro de São Paulo – Bahia no Pinterest

Compartilhe essas dicas de Morro de São Paulo no Pinterest

Por último, mas não menos importante, não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois se há alguma coisa que pode acabar com sua viagem, é precisar de atendimento médico longe de casa e não ter com quem contar. E enquanto existem diversas segurados por aí, eu recomendo a Word Nomads, uma seguradora séria e que não vai te deixar na mão quando mais precisar, digo isso porque eu já quis economizar alguns reais e quando precisei meu seguro não cobria o procedimento (contei aqui)!

>>> Se de alguma forma as informações que você encontrou aqui te ajudaram, então nos deixe um cafezinho através do nosso PicPay picpay.me/juniorcossetim. Você também pode nos buscar no app através do @juniorcossetim, utilizar o QR Code (Nubank) abaixo ou ainda mandar um PIX no percasedescubrase@gmail.com (Mercado Pago). Qualquer valor é bem vindo, e você estará nos ajudando a continuar fazendo o que mais amamos, escrevendo e trazendo conteúdos verdadeiros!

Para planejar sua viagem

Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!

Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!

  • Hospedagem: Reserve sua acomodação no Booking, e aproveite as promoções e as vantagens de cancelamentos gratuitos que o site oferece (é onde quase sempre faço minhas reservas).
  • Aluguel de veículos: Utilize o site da Rental Cars e reserve seu veículo em qualquer lugar do mundo no Brasil e evite pagar IOF, além disso você pode pagar no cartão de crédito em até 12x sem juros!
  • Passeios e ingressos: Evite filas e ganhe desconto comprando seu ingresso antecipado com a Get Your Guide.
  • Seguro Viagem: Faça com a Iati Seguros e viaje com tranquilidade (eu nunca viajo sem seguro).
  • Reserve seu voo: Pesquise preços com a Jetradar, e encontre os melhores preços!
  • Transferir dinheiro para o exterior: Use a Wise e envie ou receba dinheiro do exterior sem pagar taxas e burocracia. Se ainda não utilizou o serviço, pelo link aqui do blog a primeira transferência é gratuita!
Anselmo

Engenheiro, professor & escritor | Nas horas vagas metido a chef e apaixonado por viagens, música eletrônica e café!

Recent Posts

Palácio de Versalhes, Paris: História, Visita, Jardins e ingressos

O Palácio de Versalhes é o castelo mais espetacular da Europa e fica cerca de…

2 anos ago

Museu de Orsay, Paris: Obras, ingresso e visita

Um dos meus lugares favoritos para visitar em Paris é um museu onde a sua…

2 anos ago

Torre Eiffel, Paris: Ingressos, visita e hotéis próximos

A Torre Eiffel foi construída em 1889 para a Exposição Universal de Paris, que celebrava…

2 anos ago

Museu do Louvre em Paris: Ingresso, exposições e obras

O Museu do Louvre é o mais famoso e visitado museu de arte no mundo.…

2 anos ago

O que fazer em Canela RS – Roteiro de 1 ou 2 dias na Serra Gaúcha

Descubra o que fazer em Canela, um dos destinos preferidos dos turistas que visitam a…

2 anos ago

O que fazer em Gramado na Serra Gaúcha: Roteiro de 2 ou 3 dias

A Serra Gaúcha vem sendo o destino mais buscado pelos turistas brasileiros nos últimos anos,…

2 anos ago