Museu da Ciência e Indústria de Manchester (MOSI)
Conheça o Museu da Ciência e Indústria de Manchester (MOSI), um dos lugares mais legais para visitar na cidade e totalmente gratuito!
Manchester é o berço da Revolução Industrial, onde se deu o início das fábricas e linhas de produção, que viriam mais tarde a dominar o restante do mundo. Consequentemente, muitas tecnologias se desenvolveram por aqui durante os séculos, como o primeiro computador com armazenamento e processamento da terra, apelidado de “Baby“.
Contudo, depois da Segunda Guerra Mundial, a cidade acabou passando por uma desindustrialização, primeiramente com o fim da bolsa e depois do porto.
O Museu da Ciência e Indústria de Manchester, ou MOSI, guardou parte dessa história e hoje abre as portas para que turistas do mundo todo possam conhecer. Com entrada gratuita, essa é sem dúvida umas atracões que devem estar no seu roteiro de viajem.
Originalmente chamado de North Western Museum of Science and Industry, foi inaugurado em 1969, em parceria com a Universidade de Manchester. Em 1983 o museu mudou de endereço, se uniu em 2012 com Science Museum e se tornou um dos mais importantes da região. Atualmente, mais de 800 mil pessoas visitam o local.
O Museu da Ciência e Tecnologia de Manchester está separado em diferentes prédios, na região de Castlefield, no mesmo local da primeira estação ferroviária do mundo. Suas exposições abrangem temas variados, como transportes, que inclui carros antigos, aviões, trens, máquinas a vapor, .. Também há mostras de comunicação e computação, entre outras.
A exposição da Aeronáutica conta com aviões, jatos e até caças militares. Entre eles, estão modelos utilizados na Segunda Guerra Mundial, ainda intactos.
Parece que Manchester tem mesmo uma forte ligação com a computação, ou pelo menos o início dela. Depois de Alan Turing, considerado o “pai da computação”, ter criado o primeiro computador, para decifrar os códigos dos alemães durante a guerra e segundo relatos, mudar o rumo da história. Foi também em Manchester, desenvolvido o primeiro computador com armazenamento de programas, apelidado então de “Baby”, que conta com uma réplica idêntica em exposição no Museu da Ciência e Indústria.
Várias réplicas de locomotivas, incluindo a vapor, estão em exposição permanente no MOSI. Com destaque para a primeira, de 1829 – Novelty.
O MOSI conta com uma grande mostra de motores e sua evolução através do tempo, iniciando pelos primeiros, ainda a vapor. Há também exposições sobre máquinas de fiação e tecelagem, atividades que fizeram parte da economia local durante muitos anos.
Entre as exposições permanentes, ainda estão a galeria da Connected Earth, empresa de telecomunicação da Inglaterra, onde é contada a história das linhas através da história. A The Electricity Gallery e Gas Gallery, que contam a história do gás e da eletricidade. E por último, a Underground Manchester, que trata do saneamento e abastecimento de água da cidade.
Ainda é possível andar de trem entre as exposições, pois existe uma linha férrea entre os prédios. Os vagões são puxados por duas locomotivas a vapor.
O MOSI fica na Liverpool Rd e abre diariamente entre às 10 e 17 horas. A entrada é gratuita. O ônibus gratuito do transporte público passa em frente ao museu. Aliás, existem ótimos hotéis para se hospedar na região, confira o artigo os melhores lugares para ficar em Manchester e saiba mais.
Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!
Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!
Visitar Bariloche é como entrar em um cenário de cartão-postal: montanhas cobertas de neve, lagos…
Muita gente associa a Espanha a dias ensolarados, praias e clima ameno, mas Madrid em…
Visitar Barcelona em janeiro pode parecer estranho para quem está acostumado a associar a capital…
Viajar para Fernando de Noronha em janeiro é sinônimo de agito, ondas grandes e dias…
Quem planeja visitar Fernando de Noronha precisa, antes de mais nada, ficar por dentro das…
O Ilha Tour é um dos passeios mais populares em Fernando de Noronha e promete,…