Manchester

Museu Nacional do Futebol de Manchester, Inglaterra

por Anselmo

Em uma rápida passada pelo berço da revolução industrial, conheci o Museu Nacional do Futebol de Manchester, o maior do mundo dedicado inteiramente ao esporte! E apesar de não ser um habilidoso jogador dentro das quatro linhas, adorei conhecer as histórias, especialmente sobre as copas do mundo.

Apesar do Brasil ser conhecido no mundo como o país do futebol, foram os ingleses que o criaram, em 1895. Sendo que, por muitos anos, apenas as elites eram autorizadas a praticar o esporte. Pobres e negros, somente tinham autorização para assistir as partidas. Contudo, o futebol passou de um esporte para as elites, a mais popular atividade esportiva do mundo.

Para contar essa trajetória, foi construído em 2001, o Museu Nacional de Futebol de Manchester, um enorme complexo, com mais de 140.000 itens expostos, como chuteiras, bolas, pinturas, estátuas, camisetas e muitos outros artigos, dos mais famosos futebolistas da história, além de uma coleção exclusiva das Copas do Mundo da FIFA.

A cidade para abrigar o Museu do Futebol não poderia ser outra, isso porque, os moradores de Manchester são fãs do esporte, possuindo dois clubes mundialmente famosos, o Manchester City e Manchester United.

Museu Nacional de Futebol - Manchester, Inglaterra
Estátua na entrada do Museu de Pelé

O que ver no Museu Nacional do Futebol de Manchester

Anualmente o Museu do Futebol recebe mais de 500 mil visitantes, vindos de todas as partes do mundo, entre as exibições mais populares estão:

  • The Greater Game;
  • Pitch to Pixel;
  • The 1966 World Cup Exhibition and Pele: Art of Football e;
  • Celebrating Football’s.

Histórias de campeonatos, como por exemplo: Copa do Mundo, Liga dos Campeões da Europa, além das bolas da final entre Uruguai e Argentina em 1930 e a taça do título mundial da Inglaterra em 1966, também fazem parte do acervo.

Muitas das exibições são interativas, sendo que no total são mais de 2500 telas espalhadas pelo local, desse modo, até quem não gosta muito de visitar museus, acaba gostando.

Pelé e Maradona

O Museu Nacional do Futebol de Manchester exibe com destaque uma coleção sobre Pelé e Maradona, onde conta a história e mantém imortalizado esses dois grandes jogadores.

Dentre os itens que mais chamam atenção, estão as camisetas utilizadas pelos jogadores, entre elas, a da Copa do Mundo de 1986, jogo onde Maradona marcou dois gols contra a Inglaterra, sendo um com a mão.

Já a coleção de Pelé possui a sua primeira camiseta utilizada em um jogo de Mundial (1958, contra a União Soviética).

Planeja sua viagem: Roteiro de 1 ou 2 dias em Manchester.

Museu Nacional de Futebol - Manchester, Inglaterra
Camiseta 10 usada por Pelé

Como Visitar

O museu fica apenas 15 minutos da estação de trem Manchester Picadilly. A entrada é gratuita, com exceção de algumas atrações interativas. No total são ocupados 6 andares de um moderno prédio.

Endereço: Urbis Building, Cathedral Gardens.

Para mais informações, visite o site oficial.

Dica: Utilize o ônibus gratuito que circula pelos principais pontos turísticos da cidade, passando inclusive pelo Museu Nacional do Futebol. Para saber mais sobre esse serviço, leia o post sobre o transporte público e como se locomover em Manchester.

Museu do Futebol
Duas cadeiras do estádio original de Wembley, que foi demolido e reinaugurado em 2007. Junto a elas, a frase escrita por Pelé: “Wembley é a catedral do futebol. É a capital e o coração do futebol”.

Outras atracões próximas do Museu Nacional do Futebol

O Museu Nacional do Futebol fica no centro de Manchester, bem próximo da estação central. Outras atracões próximas são:

  • Catedral de Manchester;
  • Biblioteca Central;
  • Catedral de Manchester e;
  • The Printworks.

Além disso, utilizando o ônibus gratuito, é possível chegar a maioria das outras atracões da cidade, como o Museu da Ciência e Indústria de Manchester, um lugar que certamente recomendo para o seu roteiro.

Salve essas dicas no Pinterest

Por último, mas não menos importante, não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois se há alguma coisa que pode acabar com sua viagem, é precisar de atendimento médico longe de casa e não ter com quem contar. E enquanto existem diversas segurados por aí, eu recomendo a Word Nomads, uma seguradora séria e que não vai te deixar na mão quando mais precisar, digo isso porque eu já quis economizar alguns reais e quando precisei meu seguro não cobria o procedimento (contei aqui)!

>>> Se de alguma forma as informações que você encontrou aqui te ajudaram, então nos deixe um cafezinho através do nosso PicPay picpay.me/juniorcossetim. Você também pode nos buscar no app através do @juniorcossetim, utilizar o QR Code (Nubank) abaixo ou ainda mandar um PIX no percasedescubrase@gmail.com (Mercado Pago). Qualquer valor é bem vindo, e você estará nos ajudando a continuar fazendo o que mais amamos, escrevendo e trazendo conteúdos verdadeiros!

Para planejar sua viagem

Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!

Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!

  • Hospedagem: Reserve sua acomodação no Booking, e aproveite as promoções e as vantagens de cancelamentos gratuitos que o site oferece (é onde quase sempre faço minhas reservas).
  • Aluguel de veículos: Utilize o site da Rental Cars e reserve seu veículo em qualquer lugar do mundo no Brasil e evite pagar IOF, além disso você pode pagar no cartão de crédito em até 12x sem juros!
  • Passeios e ingressos: Evite filas e ganhe desconto comprando seu ingresso antecipado com a Get Your Guide.
  • Seguro Viagem: Faça com a Iati Seguros e viaje com tranquilidade (eu nunca viajo sem seguro).
  • Reserve seu voo: Pesquise preços com a Jetradar, e encontre os melhores preços!
  • Transferir dinheiro para o exterior: Use a Wise e envie ou receba dinheiro do exterior sem pagar taxas e burocracia. Se ainda não utilizou o serviço, pelo link aqui do blog a primeira transferência é gratuita!

1 Comente

Um dia em Edimburgo | Pelo Mundo 12 fevereiro, 2016 - 5:15 PM

[…] na Escócia em uma noite fria, com muita neve, já era madrugada quando o Megabus, que vinha de Manchester, nos deixou no centro da cidade. Um acidente na estrada causou um congestionamento e tinha atrasado […]

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Saber mais

Privacy & Cookies Policy