DESTINOS

Museu de História da Arte de Viena: O mais visitado de Viena

Conheça o Museu de História da Arte de Viena, o museu mais visitado de Viena, na Áustria. Descubra o acervo dos Habsburgo e muito mais!

Viena, assim como Amsterdam, é uma cidade repleta de museus e exposições. São mais de 100 deles, isso em uma cidade de 1,8 milhões de pessoas, ou seja, os austríacos realmente gostam de arte. Parte disso, certamente, é pelo fato de Viena ser uma das cidades mais influentes da Europa, onde por séculos foi capital do antigo império Austro-húngaro, comandado pela família imperial dos Habsburgo. Ao passo que, essa mesma família atraiu muitos nobres para a região, e consequentemente muito dinheiro foi dedicado a compra de grandes obras de arte.

Grande parte dessa coleção, atualmente, encontra-se no Museu de História da Arte em Viena (em alemão: Kunsthistorisches Museum), o mais visitado da Áustria e um dos museus de arte mais famosos do mundo.

Uma visita imprescindível para quem vai a capital da Áustria, o Museu de História da Arte de Viena é um dos poucos museus que teve o seu lugar construído pensado exatamente para o mesmo, desse modo, todas as salas e exposições, contam com uma arquitetura e design únicos.

Veja também o artigo completo com os principais museus de Viena.

Um pouco da história do Museu de Artes de Viena

Inaugurado oficialmente em 1891. O Museu de História da Arte de Viena, teve seu prédio projetado em estilo renascentista italiano por Gottfried Semper e Karl von Hasenauer. Sendo que, a coleção de artes já existia nessa época, porém, a mesma encontrava-se abrigada no Palácio de Schönbrunn, bem como, em outros imóveis, que a família Habsburgo possuía na cidade.

Fachada do Museu de História da Arte de Viena

A coleção de obras de arte, acumuladas através dos séculos em que a família Habsburgo governou a capital da Áustria é uma das maiores do mundo. Ao visitar o museu, você verá obras que vão desde a antiguidade grega, romando e egípcia até a arte barroca e renascentista.

Nota: Poucos sabem, mas o Museu de História da Arte de Viena tem a sua coleção dividida entre o prédio principal, que fica na cidade de Viena, exatamente em frente ao Museu de História Natural, e outra parte localizada na cidade de Innsbruck, no Castelo de Ambras e no Museu de Lipizzaner. Além disso, as obras expostas no palácios de Schönbrunn e Hofburg, também fazem parte da coleção do museu.

Leia também: Museus de Amsterdam: Dicas e preços.

O que ver no Museu de História da Arte de Viena

No interior do prédio de três andares, as obras do Museu de História da Arte de Viena se dividem entre antiguidades de diversos lugares do mundo, pinturas de renomados artistas mundiais e uma enorme coleção de moedas e medalhas.

  • Térreo – Na entrada do edifício fica um acervo de antiguidades com peças orientais, romanas, egípcias e gregas. Entre as exposições mais famosas, podemos destacar múmias de milhares de anos, bem como, diversos objetos de culto aos mortos.
  • 1ª andar – Nessa parte do museu ficam localizadas às pinturas, portanto, se você aprecia esse tipo de arte, vai adorar visitar as exibições desse andar. As obras estão dividas por região e datam do século XV até o século XIX. Entre os artistas presentes, estão Rembrandt, Velázquez, Tiziano, Canaletto e Rubens.
  • 2ª andar – O último andar conta com quase um milhão de objetos, entre os quais, merece destaque as coleções de moedas e medalhas. Entre as exibições mais famosas estão a da evolução do dinheiro e a maior e menor medalhas do mundo.

O Museu de História da Arte de Viena ainda conta com uma biblioteca, que possui uma enorme coleção. Com mais de 240 mil livros, mapas e gravuras, que datam do século XV até os dias atuais, o lugar também serve como centro de pesquisa.

Quanto custa e onde comprar os ingressos?

O ingresso, combinado com os tesouros do Palácio de Habsburg, custa 16 €. Ao passo que se você possuir o Viena Pass, a entrada é livre. As entradas podem ser compradas online, no site da Get Your Guide. Dessa forma, você não perde tempo com filas.

Como chegar no Museu de História da Arte de Viena?

O Museu de História da Arte de Viena encontra-se na Maria-Theresien-Platz, bem próximo da Praça do Palácio de Hofburg. Um lugar bem central de Viena e onde ficam outras importantes atrações da cidade. Se você estiver hospedado no centro, possivelmente da para chegar a pé. Ao passo que, se estiver distante, as linhas do metrô U2 e U3, param nas estações Volkstheater e Museumsquartier, respectivamente. Para quem vier de bonde elétrico, a estação é a Dr.Karl Renner Ring, onde param as linhas 1, 2, 46 e 49 e os ônibus da linha 48A.

Endereço: Maria-Theresien-Platz, 1010 Wien.

Dica: Veja como funciona o transporte público em Viena.

Horários

De junho a agosto: Aberto todos os dias, das 10:00 às 18:00 horas. Às quintas-feiras, até às 21:00 horas.

De setembro a maio: Aberto de terça a domingo, das 10:00 às 18:00 horas. Quintas das 10:00 às 21:00 horas. Segundas o museu permanece fechado.

O que mais ver próximo ao Museu de História da Arte de Viena?

O Museu de História da Arte de Viena fica na Museumsquartier, uma das áreas mais culturais do mundo. São mais de 60 mil metros quadrados, onde ficam diversos museus e galerias famosas da capital da Áustria. Entre os locais mais visitados próximos, podemos destacar:

  • Ringstrasse – A avenida mais famosa de Viena, onde ficam algumas das atrações mais procuradas da cidade.
  • Museu de História Natural – Exatamente idêntico ao Museu de História da Arte e localizado em frente ao mesmo.
  • Palácio Hofburg – Residência oficial da família Hofburg por mais de 600 anos.
  • Biblioteca Nacional Austríaca – Uma das mais bonitas do mundo, construída no século XVIII.
  • Museu Albertina – Mais de 65 mil pinturas, incluindo artistas como Monet, Renoir, Cezanne, Matisse, Picasso e Miró.

Vale a pena?

Certamente, em uma visita a Viena, vale a pena a visita ao Museu de História da Arte. Tanto o edifício, quanto a coleção em seu interior impressionam. Além disso, para ajudar, na entrada do museu, você ganha um áudio guia. Dessa forma, fica muito mais fácil entender a história do lugar, bem como, das obras de arte.

Salve essas dicas do Museu de História da Arte de Viena no Pinterest

Por último, mas não menos importante, não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois se há alguma coisa que pode acabar com sua viagem, é precisar de atendimento médico longe de casa e não ter com quem contar. E enquanto existem diversas segurados por aí, eu recomendo a Word Nomads, uma seguradora séria e que não vai te deixar na mão quando mais precisar, digo isso porque eu já quis economizar alguns reais e quando precisei meu seguro não cobria o procedimento (contei aqui)!

>>> Se de alguma forma as informações que você encontrou aqui te ajudaram, então nos deixe um cafezinho através do nosso PicPay picpay.me/juniorcossetim. Você também pode nos buscar no app através do @juniorcossetim, utilizar o QR Code (Nubank) abaixo ou ainda mandar um PIX no percasedescubrase@gmail.com (Mercado Pago). Qualquer valor é bem vindo, e você estará nos ajudando a continuar fazendo o que mais amamos, escrevendo e trazendo conteúdos verdadeiros!

Para planejar sua viagem

Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!

Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!

  • Hospedagem: Reserve sua acomodação no Booking, e aproveite as promoções e as vantagens de cancelamentos gratuitos que o site oferece (é onde quase sempre faço minhas reservas).
  • Aluguel de veículos: Utilize o site da Rental Cars e reserve seu veículo em qualquer lugar do mundo no Brasil e evite pagar IOF, além disso você pode pagar no cartão de crédito em até 12x sem juros!
  • Passeios e ingressos: Evite filas e ganhe desconto comprando seu ingresso antecipado com a Get Your Guide.
  • Seguro Viagem: Faça com a Iati Seguros e viaje com tranquilidade (eu nunca viajo sem seguro).
  • Reserve seu voo: Pesquise preços com a Jetradar, e encontre os melhores preços!
  • Transferir dinheiro para o exterior: Use a Wise e envie ou receba dinheiro do exterior sem pagar taxas e burocracia. Se ainda não utilizou o serviço, pelo link aqui do blog a primeira transferência é gratuita!
Anselmo

Engenheiro, professor & escritor | Nas horas vagas metido a chef e apaixonado por viagens, música eletrônica e café!

Recent Posts

Palácio de Versalhes, Paris: História, Visita, Jardins e ingressos

O Palácio de Versalhes é o castelo mais espetacular da Europa e fica cerca de…

2 anos ago

Museu de Orsay, Paris: Obras, ingresso e visita

Um dos meus lugares favoritos para visitar em Paris é um museu onde a sua…

2 anos ago

Torre Eiffel, Paris: Ingressos, visita e hotéis próximos

A Torre Eiffel foi construída em 1889 para a Exposição Universal de Paris, que celebrava…

2 anos ago

Museu do Louvre em Paris: Ingresso, exposições e obras

O Museu do Louvre é o mais famoso e visitado museu de arte no mundo.…

2 anos ago

O que fazer em Canela RS – Roteiro de 1 ou 2 dias na Serra Gaúcha

Descubra o que fazer em Canela, um dos destinos preferidos dos turistas que visitam a…

2 anos ago

O que fazer em Gramado na Serra Gaúcha: Roteiro de 2 ou 3 dias

A Serra Gaúcha vem sendo o destino mais buscado pelos turistas brasileiros nos últimos anos,…

2 anos ago