O Museu de Liverpool é um dos lugares mais interessantes que visitei na cidade. Depois de ter passado por uma grande reforma, foi reaberto em 2011. Já na chegado, o prédio por si só já é uma atração, tendo sido inspirado em origâmis e navios. Ele fica na região do Albert Dock, área considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO. Ao todo são mais de 8 mil metros quadrados e 6 mil objetos em exposição, sem contar as exposições temporárias.
As exposições do Museu de Liverpool estão divididas em quatro grandes temas, separadas por galerias, são elas:
Na parte do térreo do museu ficam localizadas exposições sobre a evolução urbana e tecnológica de Liverpool e também da Inglaterra, incluindo a Revolução Industrial e o Império Britânico. Já no andar superior, as exposições são mais voltadas a história da cidade, desde o início de sua colonização, nos tempos neolíticos até os dias atuais. A exposição ressalta a contribuição de outras comunidades e culturas que contribuíram para a diversidade da cidade. Confira abaixo mais detalhes de cada andar.
Leia também: Roteiro de 2 dias em Liverpool.
Na entrada do museu fica o café, loja, banheiros e um teatro.
Nesta exposição é tratado sobre crescimento da cidade de Liverpool ao longo da sua história até se tornar a segunda mais importante do Reino Unido.
Essa galeria é dedicada as crianças, com jogos e brincadeiras, onde os pequenos podem criar a sua Liverpool.
Descubra como Liverpool se transformou de um pequeno porto até se tornar um dos maiores do mundo. Pioneiro comercial, iniciando as atividades em 1715, a cidade esteve na vanguarda da Revolução Industrial, liderando novos desenvolvimentos, como os canais fluviais, o primeiro trem de passageiros com horário definido e a primeira linha eletrificada do mundo.
Descubra a Liverpool de mais de 10 mil anos atrás, através dessa exposição, que passa pela era do gelo até os dias atuais. Durante a visita, você vai se deparar com questões, como: “O que estava aqui?” e “Como Sabemos?”. Não deixe de conferir o mapa interativo da região de Merseyside.
Essa galeria conta a história do King’s Regiment – um dos mais antigos do Reino Unido, criado em 1685, e o regimento de Liverpool, de 1881. Sendo que, os membros destes regimentos, serviram nas duas guerras mundiais. Durante a visita, é possível experimentar chapéus e capacetes, como também ouvir história dos soldados.
Neste espaço você vai descobrir a história do primeiro bonde elétrico do mundo, construído em Liverpool, em 1893. Um dos pontos altos da exposição, é a réplica do vagão original, que você pode subir a bordo e ver como era realizado o transporte de passageiros no passado. O elétrico de Liverpool parou de funcionar no final dos anos 50.
Essa parte do museu é dedicado aos Beatles. Por lá você pode conferir histórias sobre a banda e ver instrumentos e roupas usadas pelos seus integrantes. Uma das exposições mais famosas é a Double Fantasy, que conta a história de John Lennon e Yoko, em suas próprias palavras. A visita é realizada em ordem cronológica, desde o início da fama, anos de glória no rock’n roll, até a trágica morte de John em 1980.
A The People’s Republic é sobre a experiência de viver em Liverpool. Suas pessoas e personagens importantes, que marcaram a história da cidade.
O Museu de Liverpool abre diariamente das 10:00 às 17:00 horas. Fechado nos dias 24, 25, 26 e 31 de Dezembro, como também 1 de Janeiro. A entrada é gratuita. Usando o transporte público, a parada de ônibus mais perto é a Paradise Street e a Pier Head. Para saber sobre as exposições temporárias, consulte o site oficial.
Por último, mas não menos importante, não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois se há alguma coisa que pode acabar com sua viagem, é precisar de atendimento médico longe de casa e não ter com quem contar. E enquanto existem diversas segurados por aí, eu recomendo a Word Nomads, uma seguradora séria e que não vai te deixar na mão quando mais precisar, digo isso porque eu já quis economizar alguns reais e quando precisei meu seguro não cobria o procedimento (contei aqui)!
>>> Se de alguma forma as informações que você encontrou aqui te ajudaram, então nos deixe um cafezinho através do nosso PicPay picpay.me/juniorcossetim. Você também pode nos buscar no app através do @juniorcossetim, utilizar o QR Code (Nubank) abaixo ou ainda mandar um PIX no percasedescubrase@gmail.com (Mercado Pago). Qualquer valor é bem vindo, e você estará nos ajudando a continuar fazendo o que mais amamos, escrevendo e trazendo conteúdos verdadeiros!
Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!
Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!
O Palácio de Versalhes é o castelo mais espetacular da Europa e fica cerca de…
Um dos meus lugares favoritos para visitar em Paris é um museu onde a sua…
A Torre Eiffel foi construída em 1889 para a Exposição Universal de Paris, que celebrava…
O Museu do Louvre é o mais famoso e visitado museu de arte no mundo.…
Descubra o que fazer em Canela, um dos destinos preferidos dos turistas que visitam a…
A Serra Gaúcha vem sendo o destino mais buscado pelos turistas brasileiros nos últimos anos,…