DESTINOS

Museus do Porto para visitar em uma primeira viagem a Portugal

Certamente uma das cidades mais culturais de Portugal, se não há mais, Porto é um dos melhores destinos para quem gosta de visitar museus. São diversas galerias de arte, casas culturais e espaços de exposições, que daria para passar semanas somente visitando os museus do Porto.

Contudo, é fato que a maioria das pessoas não tem esse tempo e precisa selecionar o que fazer e o que não fazer no Porto, sendo assim, selecionei uma lista com alguns dos melhores museus da cidade para serem visitados em uma primeira vez na cidade, não é uma seleção cultural, mas sim popular, tendo como intenção orientar você viajante a montar o seu roteiro no Porto da melhor forma possível.


Antes de começar vou indicar o passe Porto Card, um cartão que da acesso a seis museus sem custo adicional e depois passa a cobrar 50% do valor cheio da entrada nos seguintes. Porém, acredito que a maioria dos viajantes não visitará mais de seis espaços, sendo assim, vale muito a pena adquirir esse passe, que também permite o uso ilimitado do transporte público do Porto. Existem opções de 1 até 4 dias e os valores partem de € 13.


Melhores museus do Porto para visitar em uma primeira viagem

Fundação de Serralves (Museu de Arte Contemporânea)

Sem dúvidas o mais importante museu do Porto, bem como de Portugal quando o assunto é Arte Contemporânea. Seu prédio atual, inagurado em 1999, liga o espaço de exposição com os jardins harmoniosamente, tornando o espaço ainda mais sensacional.

A coleção do Serralves é composta em sua maioria por obras dos anos 60 até os dias atuais. Entre os artistas em destaque estão alguns portugueses, mas também muitos internacionais, como Anish Kapoor e Giorgio Griffa.

Serralves em Festa: Quem visita o Porto entre o final de maio e junho tem a oportunidade de visitar o espaço Serralves em Festa, um evento de 50 horas, sem pausa, que celebra a arte, música, dança e incorpora os pensamentos e práticas ligadas à reflexão sobre o meio ambiente e a paisagem. Este é o maior evento contemporâneo de Portugal e um dos maiores da Europa, com centenas de atividades. Em 2019 o evento bateu recorde de público, com 264 mil pessoas visitando o espaço.

Serralves em Festa

Dica: entrada gratuita no primeiro domingo de cada mês, das 10h às 13h.

Museu do Porto Futebol Clube (FC Porto) e Estádio do Dragão

Esse é um dos lugares mais visitados do Porto e certamente todo fã de futebol vai querer ir. O Museu do Futebol do Porto fica junto ao Estádio do Dragão, casa do time da cidade. Para quem não sabe os portugueses, assim como os brasileiros, são apaixonados por futebol, portando não é a toa que essa é a terceira atração mais visitada da cidade e por essa razão inclusive é recomendável comprar os ingressos com antecedência, já que as filas, principalmente em dias de jogos, são enormes.

O Museu do FC Porto é bastante interativo, bem diferente daquele formato tradicional que estamos acostumados a visitar, ou seja, não tem monotonia durante o passeio. O ingresso também da acesso ao campo e algumas outras partes do estádio.

Dica: Assistir a um jogo de futebol no Porto não é muito caro. Quando estava morando lá paguei 15 euros para ver uma partida da Champions League, do time da casa contra o Athletic Bilbao. Os ingressos são vendidos na loja do time, ou no site oficial.

Museu FC Porto

World of Discoveries (Museu Interativo & Parque Temático)

O melhor museu do Porto para quem está viajando com crianças. O World of Discoveries é um espaço dedicado a história das navegações portuguesas pelo mundo, pois como muitos sabem, Portugal teve um papel fundamental no “descobrimento” de muitos países, inclusive o Brasil.

É um lugar para conhecer mais sobre a história e se divertir com as atrações interativas. Alguns funcionários, vestidos a caráter, explicam sobre as navegações e como elas influenciaram no mundo global que temos hoje.

“Tão grande Império! Tantos os mares cruzados, tantos os perigos vencidos, tantas as descobertas experimentadas!” in Caravelas, O Século de Ouro dos Navegadores Portugueses, Olivier Ikor.

World of Discoveries (Museu Interativo & Parque Temático)

Dica: comprando online tem desconto de 2 euros no valor do ingresso.

Adegas de Cálem, Museu Interativo e Degustação Vinho

É impossível visitar o Porto e não provar o seu famoso vinho, uma bebida única de cor, sabor e aroma! Produzido com a uva da Região Demarcada do Douro, o vinho recebe a adição de aguardente vínica durante o seu processo de elaboração, o que o torna mais alcoólico, mas ao mesmo tempo mata as leveduras, dando assim o gosto adocicado e seco.

Existem basicamente quatro tipos de vinho do Porto: Ruby e Tawny (tintos); White (branco) e Rosé. As suas diferenças, processos de fabricação e claro degustação podem ser realizadas em uma visita as Adegas de Calém, onde você também irá descobrir a importância no Brasil no contexto histórico.

Caves do Vinho do Porto em Vila Nova de Gaia

Leia também: O que fazer no Cais da Ribeira do Porto.

Museu da Misericórdia do Porto (MMIPO)

Considerado em 2016 o melhor museu do Porto, o MMIPO é um lugar para as pessoas da fã cristã e também para os curiosos que querem saber mais sobre a história da Santa Casa da Misericórdia. A organização, sem fins lucrativos, promove uma rede de apoio social na cidade e no seu espaço exibe obras de arte e retratos dos benfeitores que doaram dinheiro ao longo dos anos em “troca de um lugar no céu”.

Sea Life Porto

Conheça um dos maiores aquários de Portugal ao visitar o Sea Life Porto, com uma coleção de mais de 3000 mil animais marinhos, entre eles arraias, peixes-palhaço e tartarugas marinhas. Um visita ideal para famílias que estejam viajando com crianças.

Túnel de vidro do Sea Life Porto. Fonte: Wikimedia Commons

Outros museus para visitar no Porto

Como falei existem muitos museus no Porto e certamente você não vai ter tempo de visitar todos e, enquanto os já citados são os mais populares, existem outros ainda, menos visitados mas tão bom quanto, pois afinal cada ser tem o seu gosto pessoal pela arte. Sendo assim, confira os outros museus do Porto:

Museu Nacional de Soares dos Reis

Exposição de esculturas. Fonte: Wikimedia Commons

O Museu Nacional de Soares dos Reis é dedicado as belas artes, artes decorativas e arqueologia, fica em um edifício histórico que foi residência de Manuel Mendes de Morais e Castro, poeta e caricaturista de Portugal. Conta com exposições permanentes e temporárias e também um jardim de Camélias, além do antigo velódromo da Rainha D. Amélia, na parte de trás.

Visite o museu gratuitamente: Todos os domingos e feriados até às 14h. Demais dias e horários 3 euros.

Museu do Carro Eléctrico da Cidade do Porto

Antigos transportes coletivos movidos a eletricidade. Fonte: Wikimedia Commons

Como um bom engenheiro eletricista eu não poderia deixar de recomendar essa atração. O Museu do Carro Eléctrico fica em uma antiga termoelétrica e expõe os primeiros meios de transporte elétricos que o mundo já teve, incluindo os populares bondinhos.

O museu também destaca em suas exposições uma galeria exclusiva para às máquinas elétricas geradoras, já que para ter veículos elétricos é necessário ter energia, certo?!

Dica: a entrada custa 8 euros, mas quem tem o Andante, cartão do transporte público do Porto, paga somente 3,20 euros.

Museu da Farmácia

Para quem gosta de medicina e assuntos afins pode conferir o Museu da Farmácia, que mostra a evolução das doenças e técnicas farmacêuticas através dos séculos e em diferentes civilizações. O Museu da Farmácia fica na zona industrial do Porto, um pouco distante do centro, mas facilmente acessível de metrô, basta descer na Estação Ramalde. O museu também tem uma filial em Lisboa.

Visita virtual ao Museu da Farmácia

Paço Episcopal do Porto

Aberto em 2016 ao público em geral, o Paço Episcopal do Porto é a residência oficial do Bispo da cidade. Essa atração vale mais a pena na verdade para quem gosta de arquitetura, destacando-se os seus enormes salões em estilo barroco. Sua fachada cheia de janelas brancas não passa despercebida também. A visita pode ser feita somente com guias e dura cerca de 30 minutos. Fechado às quartas e domingos. A entrada custa 5 euros para maiores de 10 anos.

Fechada em estilo barroco. Fonte: Wikimedia Commons

Centro Português de Fotografia

Um dos centros de fotografia mais importantes de Portugal, com câmeras e equipamentos de mais de cem anos de idade. Aberto em 1997, o Centro Português de Fotografia fica em uma antiga prisão do Porto, e as suas exposições são realizadas onde antes eram as celas de presidiários e também salas de torturada usadas durante o governo ditatorial de António de Oliveira Salazar.

Você pode aproveitar para visitar o Centro Português de Fotografia em uma visita a Igreja e Torre dos Clérigos, situada a poucos minutos andando. A entrada é gratuita.

Igreja e Torre dos Clérigos

Outras atrações culturais para visitar no Porto

Porto é a segunda maior cidade de Portugal e oferece muitas coisas para ver e fazer. Confira algumas das melhores atrações culturais da cidade.

Casa da Música

Uma das construções modernas mais emblemáticas do Porto. Construída entre 1999 e 2005, o projeto do arquiteto Rem Koolhaas impressiona aos olhos de que vê. As visitadas, somente guiadas, custam 7,50 euros. Também é possível visitar a Casa da Música durante os espetáculos, que usualmente acontecem todas as semanas. Confira a agenda no site oficial.

Livraria Lello e Irmão

Considerada a Livraria mais bonita da Europa e porque não do mundo, a Lello e Irmão está abrigada em um prédio de estilo neogótico construído em 1906 no centro histórico do Porto. Seus detalhes constroem um ambiente de séculos atrás e segundo dizem, ela serviu de inspiração para a autora da Saga de Harry Potter, que morou na cidade durante um tempo.

Dica: compre o ingresso online na GetYourGuide pois as filas são enormes todos os dias.

Show de Fado

Nenhuma visita ao Porto é completa sem um show de Fado, um som de melodia triste e profunda, que canta o amor, a dor, a perda e a injustiça da sociedade. Resumindo o Fado é emo, rs.

O Porto é arte, museus e cultura

Certamente ao visitar o Porto você vai se apaixonar pela vida cultural. Particularmente tive a oportunidade de viver em Portugal e conhecer mais fundo as tradições e também tempo para visitar muitos lugares, que em uma visita única não são possíveis. Tudo isso compartilho com você aqui no blog agora, espero que goste e qualquer dúvida é só deixar uma mensagem abaixo.

Compartilhe no Pinterest esse post com os museus do Porto

Por último, mas não menos importante, não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois se há alguma coisa que pode acabar com sua viagem, é precisar de atendimento médico longe de casa e não ter com quem contar. E enquanto existem diversas segurados por aí, eu recomendo a Word Nomads, uma seguradora séria e que não vai te deixar na mão quando mais precisar, digo isso porque eu já quis economizar alguns reais e quando precisei meu seguro não cobria o procedimento (contei aqui)!

>>> Se de alguma forma as informações que você encontrou aqui te ajudaram, então nos deixe um cafezinho através do nosso PicPay picpay.me/juniorcossetim. Você também pode nos buscar no app através do @juniorcossetim, utilizar o QR Code (Nubank) abaixo ou ainda mandar um PIX no percasedescubrase@gmail.com (Mercado Pago). Qualquer valor é bem vindo, e você estará nos ajudando a continuar fazendo o que mais amamos, escrevendo e trazendo conteúdos verdadeiros!

Para planejar sua viagem

Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!

Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!

  • Hospedagem: Reserve sua acomodação no Booking, e aproveite as promoções e as vantagens de cancelamentos gratuitos que o site oferece (é onde quase sempre faço minhas reservas).
  • Aluguel de veículos: Utilize o site da Rental Cars e reserve seu veículo em qualquer lugar do mundo no Brasil e evite pagar IOF, além disso você pode pagar no cartão de crédito em até 12x sem juros!
  • Passeios e ingressos: Evite filas e ganhe desconto comprando seu ingresso antecipado com a Get Your Guide.
  • Seguro Viagem: Faça com a Iati Seguros e viaje com tranquilidade (eu nunca viajo sem seguro).
  • Reserve seu voo: Pesquise preços com a Jetradar, e encontre os melhores preços!
  • Transferir dinheiro para o exterior: Use a Wise e envie ou receba dinheiro do exterior sem pagar taxas e burocracia. Se ainda não utilizou o serviço, pelo link aqui do blog a primeira transferência é gratuita!
Anselmo

Engenheiro, professor & escritor | Nas horas vagas metido a chef e apaixonado por viagens, música eletrônica e café!

Recent Posts

Palácio de Versalhes, Paris: História, Visita, Jardins e ingressos

O Palácio de Versalhes é o castelo mais espetacular da Europa e fica cerca de…

2 anos ago

Museu de Orsay, Paris: Obras, ingresso e visita

Um dos meus lugares favoritos para visitar em Paris é um museu onde a sua…

2 anos ago

Torre Eiffel, Paris: Ingressos, visita e hotéis próximos

A Torre Eiffel foi construída em 1889 para a Exposição Universal de Paris, que celebrava…

2 anos ago

Museu do Louvre em Paris: Ingresso, exposições e obras

O Museu do Louvre é o mais famoso e visitado museu de arte no mundo.…

2 anos ago

O que fazer em Canela RS – Roteiro de 1 ou 2 dias na Serra Gaúcha

Descubra o que fazer em Canela, um dos destinos preferidos dos turistas que visitam a…

2 anos ago

O que fazer em Gramado na Serra Gaúcha: Roteiro de 2 ou 3 dias

A Serra Gaúcha vem sendo o destino mais buscado pelos turistas brasileiros nos últimos anos,…

2 anos ago