Um guia prático para visitar Bratislava com o que ver e fazer, onde ficar, custos e maneiras de economizar na capital da Eslováquia!
Em um roteiro pelo leste europeu, muitas vezes a capital da Eslováquia acaba passando despercebida, ou mesmo, é deixada de lado pelos viajantes, o que na minha opinião, é um grande erro, pois há muito o que fazer em Bratislava e não reservar pelo menos um dia na cidade, é certamente um grande equívoco cometido pelos viajantes!
Cortada pelo rio Danúbio, Bratislava é a única capital europeia, que faz divisa com dois países: Áustria e Hungria.
Uma das razões de Bratislava ser menos conhecida, do que outras cidades do leste europeu, é porque, ela somente se tornou a capital do país em 1993 (até então Praga era a capital), ao passo que há antiga Tchecoslováquia foi separada na chamada “Revolução de Veludo”, dando surgimento a República Tcheca e a Eslováquia. Dessa forma, a maioria dos grandes prédios públicos, foram construídos em Praga, que era o centro mais importante.
Contudo, se engana quem pensa que não há o que fazer em Bratislava. Mesmo que a cidade seja razoavelmente pequena, a capital eslovaca reserva grandes atracões, que vão te surpreender ao visita-lá!
Em uma dica rápida com o que fazer em Bratislava essas são as principais atrações que não podem ficar de fora do seu roteiro:
Confira abaixo o artigo completo e detalhado sobre o que fazer em Bratislava, e sugestões de lugares para ficar e os custos médios para visitar a Eslováquia.
Onde a maioria das atrações se encontram. O Centro histórico é fácil de ser conhecido a pé, pois é bem compacto, em comparação ao de outras capitais próximas, como Viena e Praga.
Leia também o itinerário para um dia em Bratislava.
Contudo, se você tiver problemas para se locomover, é possível comprar um bilhete do ônibus turísticos que passa por todos os pontos interessantes da cidade e custa apenas 12 euros para andar de forma ilimitada durante todo o dia em Bratislava.
A Cidade Velha concentra a maioria das atrações da cidade. Em estilo medieval, foi murada durante muitos séculos, contudo, atualmente restam poucos resquícios dessa época, entre eles, a Porta de São Miguel, que servia de entrada para os pescadores da época e hoje abriga o Museu das Armas.
Existem diversas lojinhas e ótimos cafés, escondidos pelas pequenas ruas, em prédios históricos, que vão te levar a uma viagem ao passado.
Dica: Se você gosta de arte, não deixe de conferir a Galeria Nedbalka, que fica no Centro Antigo de Bratislava. Por lá estão expostos trabalhos de artistas eslovacos dos séculos XIX e XX.
Apesar de não ser a uma igreja tão imponente, quanto a de outras capitais européias, a Catedral de São Martinho tem o seu valor na história de Bratislava. Em estilo gótico, a catedral foi construída no século XII e no seu ponto mais alto, a torre de 85 metros, tem uma coroa com cerca de 8 quilos de puro ouro.
A Catedral de São Martinho também era o local de coroação dos reis húngaros, no período em que Budapeste estava sobre o domínio dos turcos.
Certamente a principal atração da Cidade Velha, é a Praça Hlavné, que na sua tradução quer dizer literalmente “Praça Principal”. Por lá ficam diversos bares, cafés e restaurantes, além de lojinhas de souvenires.
Entre as atracões da Praça Hlavné está a Antiga Prefeitura da Bratislava, construída a mais de sete séculos atrás. Atualmente existe um museu no local, que conta a história da capital da Eslováquia.
Ao passear pela praça, você provavelmente vai notar uma fonte, com uma estátua no meio. Esse chafariz foi construído no século XV, pelo rei Maximiliano II, e tinha como objetivo, oferecer água gratuita a população eslovaca.
Ao caminhar pelo Centro Antigo de Bratislava, você vai notar que existem diversas estátuas com formatos bem engraçados. No blog Londonso, a Luiza escreveu um post sobre as famosas estátuas de Bratislava e suas lendas.
A Igreja Azul, cujo nome é Igreja de Santa Isabel, fica fora do Centro Antigo de Bratislava, mas não muito distante e certamente merece uma parada enquanto estiver visitando a Capital da Eslováquia.
O popular nome, é claro, foi dado devido a sua cor. Toda pintada de azul, incluindo o seu telhado e os bancos no interior da igreja.
Uma das atrações que não pode fica de fora do seu roteiro na capital da Eslováquia, é uma visita ao Castelo de Bratislava. Seguramente o maior edifício da cidade. Localizado no alto de uma colina, não muito distante do Centro Antigo. Lá de cima, da para ter uma visão panorâmica de toda a cidade e se o dia estiver claro, é possível inclusive ver as fronteiras com a Áustria e Hungria.
O Castelo de Bratislava foi construído no século XIII, contudo, sofreu um terrível incêndio no século XVIII e foi reconstruído 50 anos depois. Hoje essa é uma das construções mais bem conservadas da Europa.
No interior do castelo fica o Museu Nacional da Eslováquia, com exposições sobre a história e cultura do país. Além disso, parte do edifício é usada pelo presidente da Eslováquia, como residência oficial.
A Ponte SPN, popularmente conhecida como Ponte UFO, pelo seu formato de disco voador, foi uma das primeiras construções do tipo construídas no mundo. Se você veio de Viena para Bratislava, certamente vai passar pela ponte.
No alto da ponte funciona o restaurante Fajnsmekr, que tem um menu sofisticado e “salgado” também, se é que você me entende. Contudo, é possível somente pagar 7 euros e subir no observatório, caso queira admirar a vista a mais de 100 metros de altura. Ao passo que, se desejar jantar no restaurante, é indicado que faça as reservas antes. Especialmente durante os dias de verão, quando é possível contemplar um lindo pôr do sol.
A saber: O terminal mais importante de ônibus de Bratislava fica ao lado da Ponte UFO. Portanto, se você estiver vindo de Budapeste ou Viena, é muito provável que o ônibus pare nessa estação.
Veja como se locomover e utilizar o transporte público em Bratislava.
O Palácio de Grassalkovich, também conhecido como Palácio Presidencial, é a residência oficial do Presidente da Eslováquia. O prédio foi construído em 1760 e ainda mantém a sua arquitetura original, em estilo barroco.
Todo dia, ao meio-dia, acontece a troca de guarda. Atrás do Palácio Presidencial de Bratislava, ficam os jardins, que tem livre acesso ao público.
Se você optou por dormir em Bratislava, então não deixe de conferir a animada noite da cidade. Lugares que visitou durante o dia, como o castelo e o Centro Antigo, recebem uma iluminação especial, que certamente vão render belas fotos.
Para quem gosta de cerveja, os bares de Bratislava servem a bebida por ótimos preços (mais barato que café). Só para você ter uma ideia, na região do centro histórico existem mais de uma dúzia de cervejarias artesanais.
O Castelo de Devín fica apenas 10km da capital eslovaca e da para chegar lá utilizando o transporte público de Bratislava. Os ônibus partem do terminal UFO a cada 30 minutos. Tome o número 29 ou 128. As passagens custam apenas 0,90 €.
Infelizmente eu não tive tempo suficiente para conhecer esse lugar, contudo, a Angela do Apure Guria, escreveu um artigo completo sobre o Castelo de Devín, com todos os detalhes que você precisa saber antes de ir.
Uma das perguntas mais frequentes, é quantos dias ficar em Bratislava? Pois bem, na minha opinião, dois dias são suficientes para conhecer os principais pontos turísticos da cidade. Enquanto que fazer um bate e volta de Viena ou Budapeste, pode ser demasiadamente pouco tempo e você poderá acabar por não aproveitar a cidade. Contudo, se você possuir três dias ou mais para ficar em Bratislava, é possível conhecer mais a fundo e explorar melhor a sua história.
Enquanto visitei a cidade, fiquei hospedado em um hostel bem próximo do castelo e não muito longe do Centro Antigo. Dessa forma, não precisei utilizar o transporte público para me locomover pela cidade.
Hostels próximos do centro histórico:
Hotéis próximos do centro histórico:
Minha dica, se estiver procurando por albergues, é utilizar o Hostelworld, o melhor lugar para encontrar acomodações desse segmento. Outro site que também uso para fazer reservas em hotéis e outros tipos de hospedagem é o Booking.com.
Uma das minhas opções favoritas ultimamente para encontrar acomodação é o Airbnb. Quase sempre encontro os melhores preços por lá. Além disso, da para conhecer uns locais e conseguir ótimas dicas sobre a cidade.
A moeda da Bratislava é o Euro, sendo assim, se já estiver viajando pela Europa Ocidental, não é necessário trocar o seu dinheiro. Além disso, a maioria dos locais aceita cartões de crédito/débito. Caixas eletrônicos estão disponíveis no aeroporto e nas principais estações de ônibus e trem.
Os custos médios para visitar Bratislava é de 62 euros por dia, contudo, essa valor pode variar, de acordo com o seu perfil de viajante. Seguindo as dicas abaixo, é possível reduzir pela metade esse valor.
Vai viajar para Eslováquia entre dezembro e fevereiro? Confira o que fazer em Bratislava no inverno.
Se ficou com alguma dúvida sobre o que fazer em Bratislava, é só deixar uma mensagem aqui em baixo, um grande abraço e nos vemos por aí #PeloMundo!
Por último, mas não menos importante, não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois se há alguma coisa que pode acabar com sua viagem, é precisar de atendimento médico longe de casa e não ter com quem contar. E enquanto existem diversas segurados por aí, eu recomendo a Word Nomads, uma seguradora séria e que não vai te deixar na mão quando mais precisar, digo isso porque eu já quis economizar alguns reais e quando precisei meu seguro não cobria o procedimento (contei aqui)!
>>> Se de alguma forma as informações que você encontrou aqui te ajudaram, então nos deixe um cafezinho através do nosso PicPay picpay.me/juniorcossetim. Você também pode nos buscar no app através do @juniorcossetim, utilizar o QR Code (Nubank) abaixo ou ainda mandar um PIX no percasedescubrase@gmail.com (Mercado Pago). Qualquer valor é bem vindo, e você estará nos ajudando a continuar fazendo o que mais amamos, escrevendo e trazendo conteúdos verdadeiros!
Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!
Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!
O Palácio de Versalhes é o castelo mais espetacular da Europa e fica cerca de…
Um dos meus lugares favoritos para visitar em Paris é um museu onde a sua…
A Torre Eiffel foi construída em 1889 para a Exposição Universal de Paris, que celebrava…
O Museu do Louvre é o mais famoso e visitado museu de arte no mundo.…
Descubra o que fazer em Canela, um dos destinos preferidos dos turistas que visitam a…
A Serra Gaúcha vem sendo o destino mais buscado pelos turistas brasileiros nos últimos anos,…