Que há muito o que fazer em Dublin, isso provavelmente você já sabe. Mas hoje eu quero mostrar alguns lugares que muitas vezes ficam de fora dos roteiros mais convencionais da capital irlandesa, como o mercado das pulgas e o cemitério Glasnevin.
Cidade multicultural, Dublin é um dos meus destinos preferidos. Sua cultura e originalidade podem ser vistas em um passeio rápido pelas ruas do centro da cidade. São mais de mil anos de história, fazendo desta, uma das cidades mais antigas da Europa.
Seu povo é, amistoso e tranquilo, bem diferente dos seus vizinhos ingleses, e não abrem mão da boa qualidade de vida.
Dublin tem cerca de 2 milhões de habitantes, apesar disso, mantém o clima de cidade pequena. Onde as pessoas se encontram nos pubs para conversar, tomar uma Guinness e ouvir boa música.
Veja também: Roteiro de 2 dias em Dublin na Irlanda.
Com cultura, arte, música, parques e museus – Não falta o que fazer em Dublin! O difícil é escolher o que visitar primeiro e não deixar nada de fora do seu roteiro.
Para quem não tem muito tempo e está querendo fazer um roteiro enxuto, esses são os principais lugares para visitar em Dublin:
Localizado no coração de Dublin, o Temple Bar é o pub mais icônicos da cidade e um dos mais famosos do mundo! Turistas do mundo inteiro entram para tomar um drink e conhecer o seu interior, que remete ao início do século XIII. Mesmo tento passado por inúmeras reformas durante os anos, o lugar manteve a sua originalidade, como também a clássica cor vermelha do lado de fora. Portanto não deixe de visitar, entre, peça uma bebida (duas, três, ..) e aprecie os shows tradicionais de música ao vivo, que acontecem todos os dias.
Igualmente, para quem procura o que fazer em Dublin durante a noite, é nessa região que rola o agito. Com bares lotados, música irlandesa tocando por todos os cantos, pessoas animadas, dançando e bebendo. Sendo assim, se você curte a vida noturna, precisa conhecer esse lugar!
Dica: Fazer um Pub Crawl é uma ótima escolha para começar a sua noite em Dublin.
A Guinness Storehouse é uma das atrações mais visitadas de todo a Irlanda. Fica localizado no St. James’ Gate Brewery, o portão medieval, que ficava na entrada oeste durante idade média.
A fábrica da tradicional cerveja “stout” (escura e cremosa) tem mais de 300 anos de história, sendo uma das visitas imperdíveis, que não pode ficar da sua lista do que fazer em Dublin.
Durante o tour, os visitantes aprendem todo o processo de fabricação da cerveja, como servir o seu próprio chopp, que parece simples, mas não é (acredite já trabalhei em pub’s), além é claro, beber uma Guinness fresquinha.
Por último, terminando a visitação, ainda pode-se apreciar uma visão panorâmica de Dublin do bar da cervejaria, que fica no 7º andar.
Perca-se pelos caminhos do maior parque urbano cercado da Europa, com 707 hectares de área. O Phoenix Park, é tão grande, que para você ter uma ideia, existe uma avenida que passa no meio dele. Enquanto estiver visitando, há uma grande chance de encontrar cervos, que possivelmente virão conferir se você tem alguma comida.
Além disso, no interior do parque, fica o Zoológico de Dublin, o maior da Irlanda, e também a residência do presidente do país.
Como caminhar pelo parque pode ser um pouco cansativo, você pode alugar bicicletas, no portão de entrada. Assim fica mais fácil se locomover por lá!
Leia também: Transporte público e como se locomover em Dublin.
Dica: Porque não fazer um piquenique enquanto aprecia a natureza e economiza uns trocados com o restaurante?
Não só de cerveja vivem os irlandeses. Outra atração alcoólica de Dublin é a antiga fábrica do famoso Whisky Jameson. O primeiro local utilizado para produzir a bebida, que parou de funcionar começo 1970, mas que foi transformado em atração turística, onde é contada a história e o processo de criação, de uma das mais famosas bebidas do mundo.
Durante o tour, além de aprender como a bebida é produzida, você terá a oportunidade de degustar diversos tipos de whisky. No final da excursão, ainda é concedido um certificado “Whiskey Taster” exclusivo, para certificar oficialmente o seu conhecimento em Whisky irlandês tradicional.
Nota: Existe uma grande rivalidade entre os irlandeses e escoceses, pois ambos afirmam ter inventado o whisky. Enquanto algumas fontes relatam que os pioneiros na fabricação do destilado foram os monges irlandeses, outras afirmam que os inventores foram os fazendeiros escoceses das highlands. Fato é, os dois fazem excelentes bebidas!
A histórica Universidade de Dublin, que ao longo dos séculos formou gigantes da literatura como Oscar Wilde e Samuel Beckett, sendo até hoje uma das mais respeitadas e importantes do mundo.
Fundada em 1592, pela então Rainha Elizabeth I, o Trinity College mantém as características originais em sua arquitetura. Com entrada livre para qualquer pessoa, é possível caminhar pelos edifícios em estilo gótico e conhecer um pouco mais do lugar, em meio ao vai e vem dos estudantes.
Conheça a maior igreja da Irlanda, St. Patricks Cathedral ou no bom português, Catedral de São Patrício (dai vem o nome da festa inclusive, onde todo mundo sai vestido de verde). Fundada em 1191, guarda mais de 800 anos de história e cultura irlandesa. Seu interior é magnífico, com várias capelas, cheias de vitrais coloridos. Um dos destaques da visita, é o lugar onde o autor de “As Viagens de Gulliver”, Jonathan Swift, está enterrado.
Para visitar a igreja é necessário comprar ingresso, mas sua beleza compensa, sendo essa uma das melhores atracões para visitar em Dublin.
Uma atração imperdível para visitar em Dublin é a antiga prisão de Kilmainham Gaol. Fazer um excursão guiada neste lugar vai te levar de volta ao passado, em tempos que homens, mulheres e até crianças, que lutavam pela independência da Irlanda, eram aprisionados, sentenciados e executados ali mesmo, no pátio do lado de fora.
A banda irlandesa U2, inclusive, gravou o video clip da música “A Celebration” em Kilmainham Gaol.
Os ingressos custam € 8,00, mas fique atendo, pois se esgotam rapidamente, sendo praticamente impossível conseguir visitar, se deixar para comprar no dia. Você pode utilizar o site da GetYourGuide para adquirir os seus.
O melhor museu gratuito de Dublin é sem dúvida o National Museum of Ireland. Esse é um dos melhores lugares para explorar a história da Irlanda. Entre as mostras mais notáveis, estão a exibição sobre os Vikings e a coleção “bog men”, onde estão corpos encontrados e recuperados dos pântanos do país.
Apesar do nome, o Little Museum não tem nada de pequeno, é um dos maiores de Dublin. Sua coleção é sobre a história da cidade, composta por muitos artefatos doados pelos próprios cidadãos locais. Explore a cultura, politica e sociedade dublinense, nesse fascinante lugar. Para os fãs da banda U2, existe uma mostra exclusiva dedicada a banda de rock.
O Castelo de Dublin é uma construção bastante nova, se compararmos aos outros castelos europeus. Ele data do século XVII, e foi quase todo reconstruído, permanecendo apenas a Torre dos Registros, como parte original. No passado foi utilizado como sede do governo da Irlanda e atualmente é utilizado pelo governo irlandês.
As visitas guiadas incluem os quartos do castelo, jardins, museus, capela real e biblioteca. Além disso, é possível combinar a visita ao castelo e aos Livros de Kells, que contém os quatro Evangelhos do Novo Testamento, escritos em Latim. Os livros também estão disponíveis online no site da Biblioteca do Trinity College Dublin.
Achou que terminou? Há muito o que fazer em Dublin e aqui vai uma lista com alguns lugares menos convencionais e que muitas vezes são deixados de fora dos roteiros pela capital irlandesa.
Uma perfeita combinação irlandesa – história e bebida – O Museu do Whisky Irlandês fica na movimentada Grafton Street. Durante a excursão guiada, você vai descobrir a história da bebida (não somente do Jameson). No final, ainda é possível degustar três doses de diferentes tipos do destilado, como também, levar algumas garradas para casa, se desejar.
Obs.: Fazendo o tour premium você leva uma garrada de whisky no final da visita.
Um dos jardins com maior concentração de espécies de plantas do mundo, são mais de 17 mil, sendo destas, 300 em perigo de extinção. Com toda essa variedade de coisas para ver, você pode facilmente passar o dia todo visitando esse lugar. E antes de mais nada, não esqueça de trazer a sua câmera, para registrar todas as partes desse jardim, incluindo as esculturas, o jardim de rosas, a casa das orquídeas, o jardim chinês e o jardim de rocas.
O Jardim Botânico de Dublin fica apenas 3km do centro e a entrada é gratuita. Portanto, não deixe de incluir no seu roteiro.
Enquanto o Phoenix Park é o maior de Dublin, o St. Stephen’s Green é o preferido dos irlandeses. Fica no coração de Dublin, e em seus 9 hectares, possui um lindo lago cheio de patos e uma imensa área arborizada, onde é possível relaxar entre às visitas e cervejas.
Escolhida a atração do ano de 2018, pelos viajantes, no site do TripAdvisor, o Glasnevin Cemetery Museum é outra atração para quem adora história. As excursões são realizadas com guia, onde é contado o enredo de grandes personalidades irlandesas, como famosas figuras políticas, poetas, escritores, entre outras pessoas, que estão sepultadas no lugar. Os ingressos partem de € 13.
O mercado público mais popular de Dublin. O Flea Market possui mais de 60 barracas, onde você vai encontrar de tudo um pouco: Discos, mobília retrô, roupas, acessórios, câmeras fotográficas, enfim, um enorme comercio ao ar livre, que vale a pena visitar, enquanto estiver na Irlanda.
Além disso, se bater a fome, sempre tem alguém vendendo comidas tradicionais de rua, como falafel, bolos, pizzas e outros pratos. Acontece todo último domingo de cada mês.
O Zoológico de Dublin, que fica no Phoenix Park, possui 25 hectares e mais de 700 animais, entre eles, zebras, macacos, tigres, leões, girafas, hipopótamos, entre outros. É uma das atrações mais visitadas da capital da Irlanda. Na minha opinião, vale a pena visitar, se você nunca foi a um grande zoológico.
A Christ Church Cathedral é a igreja mais antiga de Dublin. Foi construída em 1030 e ainda conserva o seu estilo medieval da época. É considera a catedral mais importante da cidade, já que é ali que fica à cátedra do bispo irlandês. Outrossim, o coral e a cripta, também merecem destaque. É possível visita o seu interior, pagando € 6.
Dublin é cortada pelo River Liffey, sendo que dois séculos atrás, não existiam pontes, até que em 1816, foi construída a primeira ponte sobre o rio, contudo, para os pedestres cruzarem a ponte, era necessário pagar meio centavo, ou “halfpenny“, do inglês, dessa forma, a ponte ficou conhecida como Ha’penny Bridge.
A ponte ainda hoje é utilizada para passagem de pedestres. Além disso, é um dos cartões postais de Dublin, estando em muitos guias turísticos e livros, sobre a cidade.
Esse monumento, que mais parece um palito de dentes do Godzilla, tem 120 metros de altura, por 3 de diâmetro na sua base, enquanto que na ponta final, possui apenas 15 centímetros, tornando-se assim, a escultura mais alta do mundo.
O The Spire of Dublin fica no centro da O’Connel Street, uma das ruas mais famosas e movimentadas da cidade.
Igreja e pub, o que eles tem em comum? Primeiramente, qualquer pessoa diria, nada, não é mesmo! Contudo, em Dublin, a construção de uma antiga igreja, abandonada em 1964, foi utilizada para uma outra finalidade, nada em comum, com a última: Um Pub. Não sei é pecado visitar, mas que o lugar ficou legal, ficou.
Abrindo as portas primeiramente em 1789, como um mercado, esse lugar histórico, foi vendido em 1934 , tornando-se um pub, que continua em pleno funcionamento até hoje. Além da idade, O’Donoghue’s se destaca pela sua história musical, onde diversos famosos e tradicionais artistas irlandeses já passaram.
Aproveita a sua visita a Dublin para conhecer esse lugar sensacional, peça uma Guinness a aprecie as bandas, que tocam 7 dias por semana.
O Museu Nacional de Arqueologia de Dublin oferece a oportunidade para os visitantes conheceram a evolução das civilizações irlandesas, desde a chegada dos primeiros habitantes no Mesolítico até a Irlanda Medieval, com objetos datando o ano de 7000 a.C. Entre os destaques das suas sete galerias, estão as recriações que documentam a vida dos Vikings, que fica no andar superior do museu. A entrada é gratuita, portanto, vale a pena dar uma conferida!
A Irlanda tem uma natureza espetacular, com paisagens de tirar o fôlego. Praias, parques, jardins, lagos, montanhas e penhascos, ufa! São tantas atracões, que seria uma pena viajar até o país e não fazer nenhum bate e volta.
Leia também: Como alugar um carro e dirigir na Irlanda (road trip).
Confira alguns dos lugares sensacionais, que podem ser visitados com apenas um dia, fazendo um bate e volta de Dublin.
Se você tem que escolher apenas um bate e volta em Dublin, então é o Cliffs of Moher. Essa atração espetacular, que fica na cidade universitária de Galway, possui 8km de extensão, com paisagens de tirar o fôlego, que foram utilizada para gravar grandes sucessos do cinema, entre eles: Harry Potter and the Half-Blood Prince e The Princess Bride.
É possível chegar em Galway de trem e ônibus, e as passagens custam aproximadamente € 18 e € 10, respectivamente (somente ida). Outra forma ainda, é comprar um dos pacotes, com ônibus saindo de Dublin de manhã e retornando no final da tarde, no caso, essa última seria a melhor, na minha opinião, pois além da comodidade, os preços partem de € 35 (ida e volta). Você pode garantir o seu lugar, comprando seu ingresso abaixo.
Outro bate e volta imperdível saindo de Dublin são as Montanhas de Wicklow. Esse local também já serviu de cenário para filmes famosos, entre eles: P.S. I Love You. A beleza desse lugar é tamanha, que por melhores que sejam as fotos, ainda assim, não fazem jus, quando apreciado fora da tela.
Para chegar é necessário pegar um ônibus, que custa € 20 (ida) ou ainda comprar um pacote, que sai a partir de € 25. Você pode garantir o seu ingresso abaixo.
Um dos seriados de maior audiência do mundo, Game of Thrones, que passa no canal HBO, tem várias cenas gravadas na região da Irlanda do Norte, mais precisamente em Belfast. As excursões, que saem de Dublin, passam por castelo, ruínas, colinas e praias onde foram gravadas inúmeras horas da série. Para visitar, existem opções de tours, que saem por volta das 8:00 horas, com retorno entre 19:00 e 20:00 horas. Confira abaixo como reservar seu ingresso.
A cidade de Kilkenny é uma das mais charmosas da Irlanda. Fica aproximadamente 130km de distância de Dublin, sendo uma ótima opção de bate e volta, que dura o dia todo. Entre as atracões da cidade, estão o Castelo Medieval de Kilkenny, do século 12, a Catedral St. Canice’s e a fábrica de cerveja Smithwick’s, mais antiga que a Guinness. Da para chegar de ônibus, trem e excursão, sendo que o último é a melhor forma, sendo possível inclusive, fazer um tour por outras cidades, no mesmo dia. Confira opções abaixo.
E assim terminamos a lista do que ver e fazer em Dublin. É claro que existem muitas outras atracões na cidade, porém considero essas as melhores. Se você tiver alguma dúvida ou sugestão de lugar para adicionarmos, deixa nos comentários abaixo.
Por último, Dublin é um lugar sensacional e que merece fazer parte do seu roteiro de viagens, assim como, toda Irlanda. Foi o último destino que visitei na minha trip, que também incluiu a Inglaterra e a Escócia.
Por último, mas não menos importante, não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois se há alguma coisa que pode acabar com sua viagem, é precisar de atendimento médico longe de casa e não ter com quem contar. E enquanto existem diversas segurados por aí, eu recomendo a Word Nomads, uma seguradora séria e que não vai te deixar na mão quando mais precisar, digo isso porque eu já quis economizar alguns reais e quando precisei meu seguro não cobria o procedimento (contei aqui)!
>>> Se de alguma forma as informações que você encontrou aqui te ajudaram, então nos deixe um cafezinho através do nosso PicPay picpay.me/juniorcossetim. Você também pode nos buscar no app através do @juniorcossetim, utilizar o QR Code (Nubank) abaixo ou ainda mandar um PIX no percasedescubrase@gmail.com (Mercado Pago). Qualquer valor é bem vindo, e você estará nos ajudando a continuar fazendo o que mais amamos, escrevendo e trazendo conteúdos verdadeiros!
Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!
Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!
O Palácio de Versalhes é o castelo mais espetacular da Europa e fica cerca de…
Um dos meus lugares favoritos para visitar em Paris é um museu onde a sua…
A Torre Eiffel foi construída em 1889 para a Exposição Universal de Paris, que celebrava…
O Museu do Louvre é o mais famoso e visitado museu de arte no mundo.…
Descubra o que fazer em Canela, um dos destinos preferidos dos turistas que visitam a…
A Serra Gaúcha vem sendo o destino mais buscado pelos turistas brasileiros nos últimos anos,…