A Serra Gaúcha vem sendo o destino mais buscado pelos turistas brasileiros nos últimos anos, sendo Gramado a cidade mais procurada da região. Repleta de atrações, com lindas paisagens, culinária deliciosa, charmosa e aconchegante, há muito o que fazer em Gramado e nesse post você vai encontrar todas as dicas para visitar Gramado em um roteiro de 2 ou 3 dias, perfeito para um final de semana na cidade mais famosa da Serra Gaúcha.
Gramado está localizada a 120km da capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, onde fica também o Aeroporto Internacional Salgado Filho, local de chegada de grande parte dos turistas que vem a Serra Gaúcha.
Gramado é uma cidade que cresceu e evoluiu através do turismo e hoje tem uma infraestrutura de causar inveja em qualquer outro destino brasileiro. A rede hoteleira tem centenas de opções, com experiências únicas que você só vai encontrar na Serra Gaúcha.
A gastronomia é outro atrativo de Serra Gaúcha e algumas coisas não podem ficar de fora da sua lista do que fazer em Gramado, como comer um delicioso funde e visitar as lojas de chocolate.
Hoje já não existe mais uma “baixa temporada” em Gramado, embora seja um destino muito procurado no inverno, quando os turistas veem na esperança de ver neve, é normal que a cidade esteja sempre lotada, inclusive nos meses de verão, sendo que, durante dezembro e janeiro, acontece o Natal Luz de Gramado, considerado o maior evento do mundo desse segmento, com mais de dois milhões de visitantes.
Não é fácil escolher o que fazer em Gramado em um roteiro de 2 ou 3 dias na cidade, mas colocamos o essencial para quem está visitando pela primeira vez a Serra Gaúcha.
Com um clima de cidade europeia, Gramado tem uma belíssima arquitetura e por estar situada em uma serra, mesmo no verão, as temperaturas não costumam subir tanto. Já durante o inverno, é normal que os termômetros fiquem abaixo de 0ºC. Portanto, antes de fazer qualquer coisa em Gramado, a dica é pegar um bom casaco!
As atrações de Gramado são em sua maioria “criadas”, ou seja, diferente das outras cidades da Serra Gaúcha, como Canela e Bento Gonçalves, que tem parques naturais e vinhedos, Gramado tem o seu turismo principalmente em torno da gastronomia, festivais, eventos e museus modernos, em outras palavras, tudo foi criado pelo homem, mas Dubai também foi e nem por isso nós deixamos de visitar né!
Assim, para um roteiro de 2 ou 3 dias com o que fazer em Gramado, essas são as atrações que deveriam estar na sua lista:
Uma das poucas atrações gratuitas de Gramado.
Conhecer o Centro de Gramado e caminhar pelas suas ruas cheias de charme certamente é um “must do” que não pode ficar de fora do roteiro.
A principal rua de Gramado é a Av. Borges de Medeiros, onde ficam algumas das principais atrações, dentre elas, a Igreja Matriz São Pedro, o Palácio dos Festivais (onde acontece o Festival Nacional de Cinema de Gramado) e a Rua Coberta. Além disso, você pode aproveitar para fazer compras e tomar um delicioso chocolate quente em algum dos diversos cafés e lojas de chocolate.
Originalmente chamada de rua Madre Verônica, a Rua Coberta está localizada na Av. Borges de Medeiros, em frente ao Palácio dos Festivais de Gramado.
A cobertura da rua, que originou o nome atual, se deu após uma repaginada do local, que teve seu tráfego bloqueado, dando lugar a diversos bares e restaurantes.
Na minha opinião vale a pena ir e conhecer, já que as plantas suspensas e o design são lindos! Mas não comer por lá, já que além de ter um preço alto, os restaurantes não são os melhores da cidade.
A Igreja Matriz São Pedro foi construída em 1917 e boa parte da sua estrutura é de pedra. Sua torre de 44 metros chama atenção dos visitantes, assim como os seus vitrais coloridos.
Outra atração, que fica do lado da Igreja de São Pedro, é a Fonte do Amor Eterno, onde segundo a tradição, o casal que amarrar seu cadeado, sela seu amor eternamente (ao estilo das pontes de Paris).
É uma das novas atrações de Gramado. Inspirada na rua norte-americana Lombard Street de San Francisco, na Califórnia, a Rua Torta vale a visita e uma foto, apesar de não ser tão íngreme e com tantas curvas, quanto comparada a sua inspiração.
Quase em frente a Rua Torta, essa praça foi construída em homenagem as etnias que colonizaram Gramado.
Além da Feira do Colono, onde são vendidos produtos locais, há também uma feirinha de artesanato. Ao passar por lá, não deixe de experimentar a tradicional “cuca” e tomar um quentão!
Uma das atrações pagas mais visitadas de Gramado, o Mini Mundo é um parque a céu aberto, que tem réplicas de diversar construções famosas, em uma escala reduzida de 24 vezes as suas originais.
Entre as principais construções estão uma réplica do Castelo de Neuschwanstein, da Alemanha, e o Museu do Ipiranga, de São Paulo.
Apesar de ser um passeio voltado para as crianças, a diversão acaba sendo para toda família!
Um dos lugares mais conhecidos de Gramado, o Lago Negro, apesar de parecer uma atração natural, foi idealizado na verdade pelo Sr. Leopoldo Rosenfeldt, em 1942, quando grande parte das árvores do local foram queimadas devido a um incêndio, e para tentar conter o fogo, os moradores abriram uma fenda, de onde verteu água, que mais tarde se transformou no Lago Negro.
Hoje o parque do Lago Negro ocupa uma área de quase 90 mil metros quadrados, cercado de árvores e belas flores.
Na saída de Gramado, indo em direção a Canela, fica o Mirante Belvedere Vale do Quilombo, que oferece uma vista das montanhas com o vale a frente.
Vale a pena parar o carro e tirar uma foto, especialmente se o dia estiver aberto e com sol. Além disso, a atração é gratuita.
O chocolate da Serra Gaúcha é conhecido nacionalmente e Gramado é o lugar com mais fábricas na região. Portanto, esqueça a dieta durante a viagem!
Além de comprar chocolate, em Gramado também é possível visitar o lugar onde ele é produzido, já que boa parte dos fabricantes fazem tours guiados pelas suas fábricas.
Entre os principais fabricantes estão a famosa Prawer e seus chocolates finos, a Lugano, que oferece visita a um museu com mais de 200 miniaturas feitas de puro chocolate e a temática Florybal.
Canela fica apenas 10 minutos de Gramado e muitas vezes elas parecem a mesma cidade.
Assim como Gramado, Canela é um destino imperdível na Serra Gaúcha e conta com diversas atrações, como o Parque do Caracol, Skyglass, Bondinhos Aéreos, Catedral de Pedra, além de vários museus e pontos interessantes para conhecer.
Até aqui essas são as principais atrações de Gramado e que você não pode deixar de fazer ao visitar a cidade em um roteiro de 2 ou 3 dias. Contudo, há muito mais o que fazer em Gramado, como visitar os parques e museus, porém, algumas destas atrações vão tomar um dia inteiro.
O Snowland é um parque indoor que tem neve o ano inteiro. É o primeiro da América nesse estilo e o único do Brasil.
O complexo tem 16 mil metros quadrados, sendo metade deste espaço dedicado a área de neve. Além da montanha, que é atração principal e onde da para praticar esqui e snowboarding, o parque conta também com patinação no gelo e um Vilarejo Alpino no estilo dos Alpes Suíços, com lojas, restaurantes e cafés.
As temperaturas dentro do Snowland podem ficar abaixo de zero e o local oferece roupas para aguentar o frio, mas é aconselhável que você também se vista com roupas quentes.
O ingresso do parque não é barato e muitas atrações internamente são pagas a parte, portanto prepare o bolso!
Oposto ao Snowland, o Acquamotion é o mais novo indoor de Gramado.
Talvez nesse momento você esteja se perguntando: Quem vai querer ir em um parque aquático na Serra Gaúcha, ainda mais no inverno? Pois bem, o Acquamotion é um parque fechado, com piscinas quentinhas, além de playgrounds e tobogãs.
Essa é uma atração indicada para dias de chuva, assim como quem estiver com crianças. No lugar também há bares e restaurantes.
Gramado é famosa pelo Natal Luz, e na Aldeia do Papai Noel é possível viver um pouco da data mesmo fora do mês de dezembro.
O parque de temática natalina é um passeio ideal para ser realizado com as crianças. Entre as atrações estão a Fábrica de Brinquedos do Papai Noel, os bondinhos aéreos, trenzinho, carrossel e até a área de neve, onde é possível ver renas de verdade.
Que tal visitar uma fazenda de lavandas? Em Gramado o Le Jardin proporciona a experiência de conhecer uma fazenda de lavandas, uma planta presente em diversos produtos e com uma beleza única.
Além de conhecer mais sobre a planta, a vista do Le Jardin é linda e quem visita pode aproveitar para experimentar o popular Strudel, famoso prato da culinária austríaca.
O Parque Olivas de Gramado é ideal para visitar no final de tarde, onde da para curtir o pôr do sol.
A propriedade, de 150 hectares tem mais de 120 mil oliveiras, e os visitantes podem fazer uma degustação sensorial de azeites de oliva, além de experimentar deliciosos pratos no restaurante do local.
Existem muitas coisas para fazem em Gramado, uma dalas é visitar os diversos museus. Particularmente, eu não acho que vale a pena gastar muito tempo com essas atrações! Mas calma, não é porque não aprecio a arte e os artistas, mas sim porque os museus de Gramado são “comerciais”, lugares replicados em diversos países, a começar pelo Museu de Cera, que existe um em cada capital dos países europeus ou ainda o Ice Bar, que serve bebidas em um ambiente abaixo de zero.
Embora essa não seja a atração mais recomendada para o seu roteiro, aqui vão os principais museus de Gramado:
Além dos museus citados acima, ainda o Museu Medieval, Geo Museu, Sex Museum, Cristais de Gramado, Fragram e muitos outros. A todo momento inaugura uma nova atração na cidade.
A Serra Gaúcha é conhecida pelos seus vinhos, espumantes e mais recentemente pelas suas cervejarias, além é claro do melhor refrigente do mundo: Fruki.
Embora a maior parte da produção de vinhos e espumantes se concentre na região de Bento Gonçalves e Garibaldi, em Gramado também é possivel conhecer algumas vinícolas.
O tour pela Vinícola Ravanello leva cerca de duas horas, onde é possível conhecer todo o processo de produção dos vinhos, iniciando pela visita aos parreirais, onde a uva é produzida, passando pelo processo de fermentação, armazenamento e por fim engarrafamento.
Na visita são oferecidos cinco rótulos para degustação, acompanhado de alguns queijos.
Está pequena vinícola produz além de vinhos, também espumantes. O tour, assim como na Ravanello, passa por todos os processos da produção e tem uma degustação dos rótulos da marca no final.
Quem prefere cervejas e chopps, pode visitar a Gram Bier, uma cervejaria que fica em Gramado e oferece um tour para o público conhecer mais sobre o processo de fabricação da popular bebida brasileira. Além das cervejas, também existe um bar no local com alguns petiscos e refeições.
Não faltam lugares para se hospedar em Gramado, enquanto escrevo esse post são listados no Booking quase 1400 hotéis, pousadas e demais tipos de acomodação. Com tantas opções, as vezes fica até difícil escolher uma, porém a dica é não deixar para reservar de última hora, pois mesmo com uma oferta grande de hospedagens, é normal ficar esgotado, especialmente durante as datas de festivas e finais de semana. Portando, a dica é reservar com antecedência, assim você garante os melhores lugares com o melhor preço.
Se hospedar no centro de Gramado significa estar perto das principais atrações e principalmente dos bares e restaurantes. Confira algumas sugestões:
O bairro Planalto é uma área nobre de Gramado, bem arborizada, onde se encontram excelentes opções de hospedagem, confira algumas:
Região da aclamada Rua das Hortênsias, o Bairro Bavária é um ótimo lugar para ficar em Gramado, perto de uma ótima vida noturna. Veja algumas opções:
Como você viu há muito o que fazer em Gramado, por isso, a dica é planejar a viagem com antecedência, para não deixar atrações de fora do roteiro.
Quem vier de avião e descer em Porto Alegre, a dica é alugar um veículo já no aeroporto, pois Gramado e sua vizinha Canela são facilmente acessadas de carro. Quem desejar também pode pegar um ônibus na rodoviária de Porto Alegre e utilizar o Uber, que funciona bem em Gramado.
Gramado é um dos melhores destinos do Brasil, mas isso tem um preço e ele não é barato! Por isso, reserve uma quantia considerável para visitar.
O site TchêOfertas oferece cupons de desconto, mas geralmente as melhores ofertas são durante os dias da semana.
Mesmo se visitar no verão, leve um agasalho, pois Gramado faz frio durante todo o ano.
As datas mais movimentadas para visitar Gramado são: Natal Luz; Páscoa; Ano Novo; Carnaval (festas em clubes privados) e durante o Festival de Cinema.
Por fim, a famosa neve pode acontecer em Gramado, mas você precisará de um pouco de sorte, já que é difícil prever com antecedência se irá ocorrer ou não. Mas se não acontecer, tenho certeza que a viagem para Gramado ainda assim irá valer a pena.
Por último, mas não menos importante, não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois se há alguma coisa que pode acabar com sua viagem, é precisar de atendimento médico longe de casa e não ter com quem contar. E enquanto existem diversas segurados por aí, eu recomendo a Word Nomads, uma seguradora séria e que não vai te deixar na mão quando mais precisar, digo isso porque eu já quis economizar alguns reais e quando precisei meu seguro não cobria o procedimento (contei aqui)!
>>> Se de alguma forma as informações que você encontrou aqui te ajudaram, então nos deixe um cafezinho através do nosso PicPay picpay.me/juniorcossetim. Você também pode nos buscar no app através do @juniorcossetim, utilizar o QR Code (Nubank) abaixo ou ainda mandar um PIX no percasedescubrase@gmail.com (Mercado Pago). Qualquer valor é bem vindo, e você estará nos ajudando a continuar fazendo o que mais amamos, escrevendo e trazendo conteúdos verdadeiros!
Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!
Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!
O Palácio de Versalhes é o castelo mais espetacular da Europa e fica cerca de…
Um dos meus lugares favoritos para visitar em Paris é um museu onde a sua…
A Torre Eiffel foi construída em 1889 para a Exposição Universal de Paris, que celebrava…
O Museu do Louvre é o mais famoso e visitado museu de arte no mundo.…
Descubra o que fazer em Canela, um dos destinos preferidos dos turistas que visitam a…
Salvador é um dos destinos mais visitados do Brasil. Sua música, cultura e gastronomia são…