DESTINOS

O que fazer em Praga – 8 lugares imperdíveis para o roteiro

Descubra o que fazer em Praga e veja os 8 melhores lugares para visitar em um roteiro pela capital da República Tcheca!

Está pensando em viajar para a capital da República Tcheca, mas ainda não sabe o que fazer em Praga, então esse guia é para você. Reuni em um só lugar os principais lugares para visitar na cidade, incluindo um top 8 regiões com as melhores atracões, que não podem ficar de fora do seu roteiro.

Além disso, a capital da República Tcheca por si só já uma atração turística. Seu centro histórico remete ao período da idade média. Assim como o Castelo de Praga, o maior do mundo, construído no século IX.

Mas antes de conferir o que fazer em Praga, uma dica, para economizar, caso deseje entrar nas atrações:

Compre o Prague City Card e tenha descontos e acesso ilimitado as principais atrações da cidade. O melhor jeito de economizar, enquanto estiver visita a capital da República Tcheca. Além disso, o passe da acesso ilimitado a todos os transportes públicos de Praga.

Há muito o que fazer em Praga, mas os 8 principais lugares que não podem ficar de fora do seu roteiro são:

  1. Castelo de Praga
  2. Ponte Carlos
  3. Praça da Cidade Velha, Relógio Astronômico e a bela Catedral de São Vito
  4. Praça Venceslau e a Cidade Nova
  5. Passeio de barco pelo Rio Moldava (Vltava)
  6. Apreciar a cena cultural
  7. Vida noturna de Praga
  8. Pub Crawl em Praga

Veja detalhes sobre cada um e como visitar abaixo e se não quiser perder tempo montando um itinerário, confira o roteiro de 2, 3 ou 4 dias em Praga que fiz.

1. Castelo de Praga

Castelo de Praga

Inegavelmente, o Castelo de Praga é a atração mais procurada pelos turistas que viajam a cidade. Considerado o maior do mundo, foi construído no século IX, sempre sendo utilizado pelo governo do país. Entre os residentes mais famosos do lugar, estão os reis São Venceslau e Carlos IV.

Atualmente, o Castelo de Praga, além de atração turística também abriga o escritório do presidente da República Tcheca.

A visita nas dependências do castelo é gratuita, contudo, para visitar as atracões, é necessário comprar um ingresso.

O que fazer no Castelo de Praga

Entrada do Castelo de Praga

Apesar de ser um castelo, a construção em nada lembra um. Isso porque, ao invés de ser um edifício fortificado e enorme, o Castelo de Praga, é na verdade, um conjunto de vários edifícios, conectados através de pequenas vielas no seu interior.

Entre as coisas para ver e fazer no Castelo de Praga, estão:

  • Visitar a Catedral de São Vito – De longe, da até para confundir a catedral como sendo o castelo, já que a mesma é o maior edifício que compõem o complexo de construções. A Catedral de São Vito é a mais importante da República Tcheca e fica logo na entrada do Castelo de Praga. Em seu interior, ficam os túmulos dos reis que governaram o país e as Jóias da Coroa.
  • Palácio Real – O antigo palácio, onde moraram os reis que governaram a República Tcheca. Em seu interior, ficam exposições sobre a história do lugar, entre os séculos XII e XVIII.
  • Basílica de São Jorge – Apesar de não ser tão imponente quanto a Catedral de São Vito, a Basílica de São Jorge, tem seu papel na história da República Tcheca. Atualmente, em seu interior, ficam a Galeria Nacional de Praga e a Coleção de Arte Boêmia do Século XIX.
  • Rua de Ouro – Essa pequena viela tem esse nome pelas casinhas coloridas, que abrigaram os membros da Guarda Tcheca e depois pelos artistas locais. Atualmente a Rua de Ouro abriga diversas lojinhas de artesãos locais e pequenos museus.
  • Torres Negra, Branca e Daliborka – Funcionavam como antigas prisões para a nobreza de Praga.
  • Galeria de Pinturas – Ao lado da bilheteria do Castelo de Praga, fica um galeria com pinturas que pertenceram aos monarcas que governaram a República Tcheca. Entre os artistas expostos, estão Rubens, Ticiano e Veronese.
  • Capela de Santa Cruz – Essa capela abriga o Museu do Tesouro da Catedral de São Vito. São peças de cunho religioso, como por exemplo, santos católicos.
  • Palácio Rosenberg – Antigo palácio do Castelo de Praga, onde funcionava o Ministério do Interior. Atualmente, o lugar abriga um museu, com a história do local.

Tipos de ingresso para visitar o Castelo de Praga

Guardas do Castelo de Praga

Certamente, o Castelo de Praga, é uma das atrações, que não pode ficar de fora do seu roteiro pela Capital da República Tcheca. Mesmo que, você opte por somente caminhar pelas suas pequenas ruas, sua arquitetura e história, já fazem valer a visita. Ao passo que, se decidir visitar o interior, é necessário adquirir o ingresso. Existem 3 opções disponíveis:

  • Circuito A: Inclui a Catedral de São Vito, Palácio Real, Basílica de São Jorge, Rua de Ouro, Torre Daliborka, Exposição da História do Castelo, Torre de Pólvora e o Palácio Rosenberg. O preço é de 350CZK.
  • Circuito B: Catedral de São Vito, Palácio Real, Basílica de São Jorge, Rua de Ouro, Torre Daliborka. O preço é de 250CZK.
  • Circuito C: Capela de Santa Cruz (onde fica o Tesouro da Catedral de São Vito), Pinacoteca do Castelo de Praga e Galeria de Pinturas. A entrada custa 350CZK.

Para quem possuir o Prague City Card a entrada é livre.

Importante: Para tirar fotos das atrações do Castelo de Praga, é necessário comprar uma autorização, que custa 50CZK, na bilheteria. Guarda ela consigo, caso algum fiscal aborde você durante a visita.

Para conferir mais informações sobre o Castelo de Praga, visite o site oficial.

Bondes elétricos de Praga

Para chegar no castelo, basta pegar o bonde elétrico de número 22. A todo momento existem um veículo passando, isso porque, o número de turistas é enorme, especialmente durante a alta temporada.

Veja também: Transporte público em Praga e como se locomover.

2. Ponte Carlos

Ponte de Carlos ao pôr do sol

Essa é uma daquelas atracões que mesmo sem querer, você vai acabar conhecendo. Isso porque, a Ponte Carlos conecta a Cidade Pequena (bairro aos pés do castelo) a Cidade Velha, a zona mais turística da cidade e onde ficam a maioria das atrações para se visitar na Capital da República Tcheca.

A Ponte Carlos teve início às 5 horas e 31 minutos do dia 9 de julho de 1357. Estranhou a exatidão da data? A razão da escolha exata do horário e data para início da construção da ponte, se deve a superstição do rei Carlos IV. Ao passo que, se você reparar, todos os números são impares e coincidem, quando lidos de trás para frente.

Embora o rei Carlos IV tenha escolhido as datas a dedo, ele não viveu para ver a sua obra concluída em 1402.

Ao cruzar a Ponte Carlos, você vai perceber que existem dezenas de estátuas, de ambos os lados. Elas foram colocadas ali durante os séculos seguintes depois da construção da ponte. Entre os destaques, está a estátua de São João Nepomuceno, que fica exatamente no lugar, onde o mesmo, foi jogado no rio Vltava, por ordens do Venceslau IV.

Durante a passagem dos séculos até os dias de hoje, diversos eventos ocorreram na Ponte Carlos. O blog Insider Praga tem um post completo sobre todos. Dessa forma, eu recomendo a leitura, caso você queira saber mais sobre a história da ponte.

Leia também: Budweiser Americana vs Budweiser Checa.

3. Praça da Cidade Velha, Relógio Astronômico e a bela Catedral de São Vito

Igreja de Nossa Senhora de Týn na Cidade Velha de Praga na República Tcheca

A Cidade Velha, é junto com o complexo do castelo, um dos lugares com mais coisas para fazer em Praga. Localizada no coração do Centro Histórico da cidade, foi onde a cidade nasceu, no início do século XI.

Caminhar pelas vielas da Cidade Velha, que mais parecem um labirinto, é um “must do” de Praga, pois, é nessa região, que estão as atracões mais populares da capital tcheca.

O que fazer na Cidade Velha de Praga

A Cidade Velha de Praga é cercada de atrações interessantes. Confira as principais e o que fazer por lá.

  • Praça da Cidade Velha – No coração da Cidade Velha, fica a principal praça de Praga. Por lá ficam alguns dos edifícios mais antigos da República Tcheca, entre eles, o antigo edifício da Prefeitura de Praga e as Igrejas de São Nicolau e Nossa Senhora de Týn.
  • Relógio Astronômico – Localizado na parte sul do prédio da Prefeitura de Praga, o Relógio Astronômico Oroloj é um relógio medieval, construído em 1410, por Hanus. O relógio, além de marcar as horas, também apresenta a posição do sol, da lua e das estrelas, bem como, as estações do ano e os símbolos do zodíaco. De hora em hora, bonecos saem de dentro do relógio e fazem um pequeno show. Se você quiser, da para subir a torre. O valor do ingresso é de 130CZK.
  • Torre de Pólvora – Atualmente abriga um museu militar, contudo, no passado teve diversas funções, entre eles, abrigo para guardar armas e pólvora, o que acabou resultado na sua explosão no século XVII e dando o seu nome.
  • Clementinum – Atualmente sede da Biblioteca Nacional, o Clementinum já abrigou o colégio e a universidade jesuíta, sendo que, este é o segundo maior complexo arquitetônico de Praga, perdendo apenas para o do castelo.
  • Convento de Santa Agnes – As margens do Rio Vltava fica o complexo do convento, que engloba uma igreja, uma capela, um oratório e um mausoléu, todos em estilo gótico. No seu interior, também fica um museu, que exibe uma coleção de arte medieval. A entrada custa 150CZK.
  • Bairro Judeu – Constituído por uma Sinagoga e um cemitério com mais de mil túmulos, esse é um dos lugares mais importantes da história de Praga.

4. Praça Venceslau e Cidade Nova

Carnival – O Carnaval Tcheco

Embora a maioria das atrações encontre-se na parte antiga da cidade, a parte mais nova, também possui alguns lugares que valem a pena ser visitados. Entre estes, está a Praça Venceslau, no centro da Cidade Nova.

Entre os acontecimentos que marcaram a história da Praça Venceslau, estão os violentos protestos de 1989, que marcaram o fim do comunismo, na República Tcheca.

O que fazer na Praça Venceslau e Cidade Nova

Apesar de possuir uma área maior do que a Cidade Antiga, a parte mais nova de Praga, tem menos turistas e atracões. Contudo, alguns lugares valem a pena ser visitados.

  • Museu Nacional – Um enorme edifício que abriga o museu mais importante de Praga. Entre as suas exposições, estão coleções da Pré-história da Boêmia e Eslováquia. Exibições de Paleontologia, Osteologia, Antropologia e Zoologia, entre muitas outras. A entrada custa 150CZK. O Museu Nacional fica em frente a Praça Venceslau.
  • Museu do Comunismo – Um retrato dos anos em que a República Tcheca viveu sobre o regime comunista, entre 1848 e 1989.
  • Museu Mucha – Museu dedicado as obras do artista tcheco Alfons Mucha. A entrada custa 260CZK.
  • Ópera Estatal – Com concertos e espetáculos partindo de 100CZK, essa é uma das óperas mais conceituadas da Europa.
  • Teatro Nacional – Um elegante edifício dedicado a arte.

5. Passeio de barco pelo Rio Moldava (Vltava)

Por fim, a última atração, é fazer um cruzeiro pelo Rio Moldava, ou em tcheco Vltava. Embora essa seja uma opção paga, vale muito a pena, visto que, o passeio de barco proporciona uma visão totalmente diferente de ambos os lados da cidade.

Os passeios são realizados, tanto de dia, quanto a noite. Sendo que, existem opções para todos os gostos e bolsos. Partindo de passeios simples, até passeios de barco com música ao vivo e jantar. Os ingressos podem ser comprados online no site da GetYourGuide.

6. Apreciar a cena cultural

Praga tem muito mais coisas para fazer do que você imagina. Dessa forma, se for montar um roteiro, eu recomendo, no mínimo reservar uns 5 dias na cidade, para conseguir ver tudo com calma. Outrossim, confira outras atracões para conhecer na cidade.

  • Teatro Negro – Originário da República Tcheca, esse tipo de teatro, se caracteriza pelo uso da luz e sombras, em meio a escuridão do palco. Um espetáculo fascinante e exibido em diversos lugares de Praga.
  • Ilha de Kampa – Localizado no final de Ponte Carlos, essa local é um refúgio natural em meio a cidade de Praga, com belas árvores e um gramado perfeito para fazer um piquenique.
  • Muro John Lennon – Um muro coberto de grafite, com frases do cantor e dos Beatles, que ficou famoso por irritar o regime comunista, na época em que foi pintado. Atualmente o muro é símbolo de ideias que promovem a paz e o amor no mundo.
  • Parque Petrín – Este é o melhor lugar para admirar Praga. Situado a 140 metros das margens do Rio Moldava, o Parque Petrín possui outras duas atracões: A Torre de Petrín e o Labirinto dos Espelhos. Para chegar, pegue o Funicular de Petrín.
  • Parque de Letná – Um dos maiores parques de Praga. Por lá rolam apresentações de musica eletrônica quase todos os finais de semana, até altas horas da madrugada.
  • Vyšehrad – Embora seja um lugar pouco visitado pelos turistas, esse lugar tem atracões super interessantes, como a Fortaleza de Vyšehrad, Igreja de São Paulo e São Pedro, Parque Vyšehrad e o Cemitério de Vyšehrad.
  • Loreto – Um santuário dedicado a Nossa Senhora de Loreto da Itália. Onde ficam a Casa da Virgem Maria e a Igreja da Natividade, bem como, um museu com diversos tesouros de cunho religioso.
Cidade de Praga durante a noite

7. Vida noturna de Praga

Certamente uma das melhores vidas noturnas da Europa, em Praga, as festas só terminam ao amanhecer (quando terminam 😜). Portando, se estiver procurando por uma boa balada ou simplesmente, um Pub com boa música ao vivo, não vai se decepcionar ao visitar Praga.

O que fazer em Praga durante a noite: melhores festas

A vida noturna de Praga se concentra no centro da Cidade Antiga. Sendo assim, não é preciso caminhar muito para encontrar inúmeras opções. Ao passo, que se estiver hospedado por essa região, não é necessário utilizar nenhum tipo de transporte, para voltar, depois da festa.

Rua Dlouhá

Nessa região estão a maioria das danceterias de Praga. Entre elas, a maior da Europa Central, a Karlovy Lazne, que tem nada menos do que 5 andares. Com diferentes ambientes musicais, esse é um lugar mais turístico da cidade, sendo assim, espere encontrar pessoas de todo o mundo, mas claro, o principal público são os europeus. No último andar da discoteca fica o Ice Bar, feito de gelo e com temperaturas de -6ºC.

Outras baladas famosas da região são:

  • Roxy – Aberto em 1992, essa é uma das baladas mais antigas da cidade. Ainda quando o país fazia parte da Tchecoslováquia. Embora toque diferentes estilos de música, o forte do lugar é a música eletrônica.
  • M1 Louge – Uma balada mais “prime” do que as outras, dessa forma, se for, prepare o bolso.
  • Chapeau Rouge – Outra balada enorme, em um prédio de 3 andares.
  • Harley’s – Balada para quem gosta do Rock and roll.
  • La Loca – Uma balada que toca de tudo, desde funk até música eletrônica.
  • Radost X – Toca música pop e eletrônica. Inclusive já serviu para gravação de um clip da Rihanna.
  • Meet Factory – Um lugar alternativo, que serve como espaço de arte, galeria, estúdio, apresentação de artistas, teatro e balada.
  • SaSazu – Toca de tudo: Pop, funk, house…
Clipe da música Don’t Stop da Rihanna gravado inteiramente na Radost X em Praga

Importante: É proibido o consumo de álcool na calçada e nas ruas em grande parte de Praga. Sendo que, a multa é bem pesada, cerca de 400 euros, para quem desrespeitar a lei.

8. Pub Crawl em Praga

Com 5 andares, Karlovy Lázne é o maior club da Europa Central

Se você estiver com preguiça de selecionar um lugar para sair, minha dica é fazer um Pub Crawl em Praga. Desta forma, você vai conhecer 4 ou 5 bares e terminar em uma festa. Além disso, os preços são bem em conta, levando em consideração que você ganha uma bebida em cada lugar.

Curiosidade: Você sabia que Praga é conhecida como a cidade do Absinto. Embora a bebida tenha sido inventada por um medico francês, que morava na Suíça, a bebida tomou fama na República Tcheca. Sendo que, na cidade, da para encontrar a receita original, com 70% de teor alcoólico. Uma das lojas mais conhecidas na cidade é a Absintherie.

Vale a pena visitar Praga?

De fato, Praga faz jus a sua reputação de melhor cidade da Europa Central. Sobretudo por suas atrações e bela arquitetura. Da mesma forma, os preços mais baixos em comparação com outros destinos europeus mais famosas, tornam Praga, uma das melhores cidades para se visitar na Europa, não deixando nada a desejar.

Por fim, caso tenha alguma dúvida sobre o que fazer em Praga na República Tcheca, basta deixar um comentário abaixo. Um abraço e nos vemos por aí #PeloMundo!

Compartilhe essas dicas com o que fazer em Praga no Pinterest

Por último, mas não menos importante, não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois se há alguma coisa que pode acabar com sua viagem, é precisar de atendimento médico longe de casa e não ter com quem contar. E enquanto existem diversas segurados por aí, eu recomendo a Word Nomads, uma seguradora séria e que não vai te deixar na mão quando mais precisar, digo isso porque eu já quis economizar alguns reais e quando precisei meu seguro não cobria o procedimento (contei aqui)!

>>> Se de alguma forma as informações que você encontrou aqui te ajudaram, então nos deixe um cafezinho através do nosso PicPay picpay.me/juniorcossetim. Você também pode nos buscar no app através do @juniorcossetim, utilizar o QR Code (Nubank) abaixo ou ainda mandar um PIX no percasedescubrase@gmail.com (Mercado Pago). Qualquer valor é bem vindo, e você estará nos ajudando a continuar fazendo o que mais amamos, escrevendo e trazendo conteúdos verdadeiros!

Para planejar sua viagem

Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!

Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!

  • Hospedagem: Reserve sua acomodação no Booking, e aproveite as promoções e as vantagens de cancelamentos gratuitos que o site oferece (é onde quase sempre faço minhas reservas).
  • Aluguel de veículos: Utilize o site da Rental Cars e reserve seu veículo em qualquer lugar do mundo no Brasil e evite pagar IOF, além disso você pode pagar no cartão de crédito em até 12x sem juros!
  • Passeios e ingressos: Evite filas e ganhe desconto comprando seu ingresso antecipado com a Get Your Guide.
  • Seguro Viagem: Faça com a Iati Seguros e viaje com tranquilidade (eu nunca viajo sem seguro).
  • Reserve seu voo: Pesquise preços com a Jetradar, e encontre os melhores preços!
  • Transferir dinheiro para o exterior: Use a Wise e envie ou receba dinheiro do exterior sem pagar taxas e burocracia. Se ainda não utilizou o serviço, pelo link aqui do blog a primeira transferência é gratuita!
Anselmo

Engenheiro, professor & escritor | Nas horas vagas metido a chef e apaixonado por viagens, música eletrônica e café!

Recent Posts

Palácio de Versalhes, Paris: História, Visita, Jardins e ingressos

O Palácio de Versalhes é o castelo mais espetacular da Europa e fica cerca de…

2 anos ago

Museu de Orsay, Paris: Obras, ingresso e visita

Um dos meus lugares favoritos para visitar em Paris é um museu onde a sua…

2 anos ago

Torre Eiffel, Paris: Ingressos, visita e hotéis próximos

A Torre Eiffel foi construída em 1889 para a Exposição Universal de Paris, que celebrava…

2 anos ago

Museu do Louvre em Paris: Ingresso, exposições e obras

O Museu do Louvre é o mais famoso e visitado museu de arte no mundo.…

2 anos ago

O que fazer em Canela RS – Roteiro de 1 ou 2 dias na Serra Gaúcha

Descubra o que fazer em Canela, um dos destinos preferidos dos turistas que visitam a…

2 anos ago

O que fazer em Gramado na Serra Gaúcha: Roteiro de 2 ou 3 dias

A Serra Gaúcha vem sendo o destino mais buscado pelos turistas brasileiros nos últimos anos,…

2 anos ago