O que fazer em Salvador: Roteiro de 3 dias na capital da Bahia
Salvador é um dos destinos mais visitados do Brasil. Sua música, cultura e gastronomia são conhecidas mundo afora. Além disso, a capital baiana é cercada por belas praias de águas transparentes com um clima de calor e sol durante todo o ano. Você vai descobrir que um roteiro de 3 dias será pouco na capital da Bahia, pois há muito o que fazer em Salvador!
Na hora de planejar um roteiro com o que fazer em Salvador, muitos visitantes ficam confusos com o que colocar na lista, já que são muitas as atrações da cidade.
Nesse roteiro de 3 dias em Salvador, você vai encontrar os principais pontos turísticos da cidade, separados de acordo com a sua localização, de forma a otimizar o seu tempo nos deslocamentos e assim aproveitar o que realmente importa.
O que fazer em Salvador em um roteiro de 3 dias
Em um roteiro de 3 dias em Salvador é possível conhecer a parte histórica do Pelourinho, onde ficam muitos museus e igrejas da época em que Salvador era a capital brasileira, dar uma caminhada e conhecer o Bairro da Barra, onde fica o famoso farol de mesmo nome e ainda estender o passeio para o Rio Vermelho, que tem uma excelente vida noturna.
O que fazer no Pelourinho (Centro Histórico de Salvador)
O Bairro do Pelourinho foi fundado em 1549 por Tomé de Souza, época em que Salvador era a capital do Brasil.
Apesar de hoje ser um lugar animado, cercado por arte e cultura, a origem do Pelourinho remete a um passado triste, já que esse era o nome dado ao local aonde os escravos eram amarrados e torturados em público, representado a autoridade dos escravocratas da época.
Tombado pela Unesco como Patrimônio da Humanidade em 1985, o Pelourinho é hoje uma atração imperdível de Salvador e que não pode fica de fora do seu roteiro.
A dica para visitar o bairro é utilizar calçados confortáveis, pois além de não ser permitido a circulação de veículos no Centro Histórico, a maioria das atrações acabam sendo próximas. Outrossim, boa parte da atração em si é o próprio bairro e suas construções ainda da época do Brasil Colônia.
O que fazer no Pelourinho em Salvador
O ideal é reservar no mínimo um dia do roteiro para visitar o Pelourinho, sendo que o início do mesmo vai depender de onde estiver hospedado. Confira as principais atrações do Centro Histórico:
Mercado Modelo de Salvador – Localizado na “Cidade Baixa”, estava em reformas quando visitei, em 2022. Apesar disso, foi possível comprar algumas lembrancinhas, que saíram bem mais em conta em comparação aos valores praticados pelos vendedores ambulantes. Na frente do shopping público, fica o Terminal Portuário de Salvador, de onde saem os catamarãs para Morro de São Paulo.
Elevador Lacerda – Conecta a parte baixa a alta da cidade. É muito utilizado pelos turistas, assim como pelos locais. Este foi o primeiro elevador urbano do mundo, inaugurado em 1873. O valor simbólico para subir ou descer é de apenas R$ 0,15.
Sorveteria a Cubana – Com alguns sabores um tanto diferentes, é um dos estabelecimentos mais antigos de Salvador e vale a pena experimentar.
Praça Tomé de Souza e Mirante – Em frente ao Elevador Lacerda, foi uma das primeiras praças do Brasil e onde ficam dois palácios que já abrigaram o primeiro governador do país, que da nome a edificação. Atualmente os prédios são utilizados pela Prefeitura de Salvador.
Praça da Sé – É onde está o famoso Monumento da Cruz Caída, em homenagem a Catedral do século XVI que foi demolida. Também neste local está a imponente estátua de Zumbi dos Palmares.
Casa do Carnaval – O carnaval mais famoso do Brasil é homenageado neste museu interativo, com exposições que relatam a história da festa.
Catedra Basílica de Salvador – Reaberta em 2018, a construção do século XVI impressiona pela sua riqueza em detalhes, sendo que na sua restauração foram usadas mais de 50 mil folhas de ouro.
Praça Terreiro de Jesus – Fica no coração do Centro Histórico de Salvador.
Igreja e Convento de São Francisco – Embora pareça somente mais uma de tantas igrejas de Salvador, essa é sem dúvidas, a mais famosa de todas! Isso porque, o seu interior é completamente revestido de ouro.
Largo do Pelourinho – O local mais famoso do bairro, que serviu para tortura de escravos no passado. Foi ali que em 9 de fevereiro de 1996 Michael Jackson gravou o clipe They Don’t Care About Us. Em frente a janela que ainda estampa a foto do artista, fica a Fundação Jorge Amado, que conta a obra e história do famoso escritor baiano.
Igreja Nossa Senhora dos Pretos – Também localizada no Largo do Pelourinho, os cultos desta igreja misturam a religião católica com as de origem africana.
Museu de Arte Moderna – Fica próximo do Mercado Modelo, na parte baixa de Salvador. O casarão histórico está localizado à baira-mar da Baía de Todos os Santos e conta com exposições de Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Di Cavalcanti, entre outros renomados artistas.
Essas são apenas algumas das atrações do Pelourinho. Como o local é praticamente um museu a céu aberto, a minha dica é caminhar pelas ruas e passar o dia no local.
Em relação aos cuidados, é importante ficar atento aos golpes mais comuns, do vendendor de fitinhas, que vai tentar amarrar algo no seu braço e depois vai cobrar um valor pela mesmo, ou ainda da foto com a baiana. Para não ter problemas, você vai precisar recusar. Furtos pequenos podem acontecer, por isso a dica é manter os cuidados que tomaria em qualquer capital brasileira. Embora assaltos sejam incomuns, é importante evitar visitar as ruas mais afastadas do Pelourinho, fora da zona turística e também a noite.
1 / 7
Onde se hospedar no Pelourinho
Como você viu há muito o que fazer no Pelourinho, então a minha dica é hospedar-se no bairro. Contudo, é importante salientar que por ser um bairro histórico, as acomodações não serão em prédios novos, mas isso também não quer dizer que sejam lugares ruins, pelo contrário, existem excelentes opções na região, confira algumas sugestões:
Fera Palace Hotel – Um dos melhores hotéis da cidade. Fica apenas 200 metros do Elevador Lacerda e a 300 metros do Mercado Modelo.
Fasano – Localizado no centro de Salvador, o hotel dispõe de academia, bar e quartos com ar-condicionado. Esta propriedade possui restaurante, recepção 24 horas, serviço de quarto e Wi-Fi grátis em todos os ambientes. O hotel conta com Quartos Família.
Hotel Villa Bahia – Localizado no centro histórico de Salvador, o encantador hotel está situado em 2 casas coloniais tradicionais, que inclui um terraço com vista panorâmica do Pelourinho.
Baihacafé – Este pequeno hotel boutique está localizado ao lado da Sé, uma praça famosa no Pelourinho. Fica a uma curta caminhada de transporte público e do Elevador Lacerda. A propriedade fornece Wi-Fi gratuito em todas as áreas.
Hotel Casa do Amarelindo – Esta mansão colonial do século XIX está localizada no Pelourinho, de frente para a Baía de Todos os Santos. A propriedade dispõe de acomodações de luxo com varanda, uma piscina na cobertura, um terraço panorâmico e Wi-Fi gratuito.
Hostel Cores do Pelô – Situado em Salvador, na Bahia, a 4 km do Porto da Barra e a 300 metros da Igreja de São Francisco. Entre as comodidades da propriedade estão uma cozinha e um lounge compartilhados, juntamente com Wi-Fi gratuito. A pousada dispõe de quartos família.
2 / 6
O que fazer na região do Farol + Praia da Barra
Depois do Pelourinho, está é a segunda região mais visitada de Salvador.
Fazendo parte do circuito do carnaval, a região da Barra, onde fica a praia de mesmo nome e o farol que abriga o Museu Náuticos da Bahia, é um ótimo lugar para passar o dia, tomar um banho de mar e assistir o pôr do sol.
Farol Santo Antônio da Barra – Abrigando hoje o Museu Náutico da Bahia, é atração imperdível de qualquer roteiro. Construído em 1536, antes mesmo da fundação de Salvador, o local guarda um acervo com mais de 300 anos, onde é possível conhecer um pouco mais da história da navegação no Brasil.
Praia da Barra – É a mais famosa das praias urbanas de Salvador. Com boa infraestrutura, a orla fica sempre cheia, especialmente durante os finais de semana. Quem quiser aproveitar para tomar um banho de mar também está liberado, assim como relaxar na areia e pegar um solzinho. É possível alugar guarda-sol e cadeiras.
Forte de Santa Maria – Quem gosta de fotografia vai curtir esse lugar, isso porque ele abriga o Museu de Fotografia da Bahia, onde será possível conhecer diversos lugares do estado através dos retratos expostos. Além do trabalho de mais de 60 fotógrafos baianos, há também o Espaço Pierre Verger, que conta um pouco da trajetória do famoso etnólogo franco-baiano.
Espaço Carybé de Artes – Localizado no Forte de São Diogo, esse lugar tem exposições de arte interativa, onde as pinturas originais não estão expostas, mas sim projeções que levam os visitantes a uma imersão virtual nas obras de Hector Julio Páride Bernabó.
Por fim você ainda pode aproveitar o final do dia na Barra para curtir o pôr do sol, tomar uma cerveja a um preço camarada nos bares da região e petiscar algumas delicias da culinária baiana.
Onde se hospedar na Barra
Hospedar-se na Barra é uma excelente opção para quem deseja curtir a praia perto do hotel. Existem opções honestas com bom custo x benefício, confira algumas:
Grande Hotel da Barra – Acomodação 3 estrelas que fica ao lado da praia. O valor das diárias é melhor quando comparado a outros hotéis da região, além disso, o hotel fica a um pé da areia.
Hit Hotel – A acomodação está situado em frente à Praia Porto da Barra, a 5 km do Pelourinho e a 1 km do Farol da Barra. Para a sua comodidade, o Wi-Fi gratuito está disponível em toda a propriedade.
Monte Pascoal Praia Hotel– Localizado à beira-mar, na famosa Praia do Farol da Barra, cuja vista você pode admirar a partir da varanda do seu quarto e da piscina.
The Hotel – Localizado em Salvador, o The Hotel oferece Wi-Fi gratuito, jardim e um terraço. A propriedade fica a 400 metros da Praia da Barra e a 900 metros do Farol da Barra.
Hotel Porto Salvador – Esta acomodação está localizada no centro de Salvador, a 100 metros da famosa Praia do Porto da Barra.
O que fazer no Rio Vermelho
O Rio Vermelho é famoso pela sua vida noturna. Quando o sol se põe, o agito começa nos bares, restaurante e praças, que ficam lotadas. Confira algumas dicas do que fazer no Rio Vermelho em Salvador:
Casa do Rio Vermelho de Jorge Amado – A residência onde viveram Jorge Amado e Zélia Gattai por mais de 30 anos foi transformada em museu e hoje abriga as obras do casal, além de conservar boa parte dos móveis originais.
Praia do Buracão – O Rio Vermelho não é tão conhecido por praias quanto outros bairros de Salvador, mas se desejar, essa pequena faixa de areia é um lugar bom para aproveitar o mar e pegar um sol, contudo, é preciso tomar cuidado, pois suas ondas são fortes, além disso as pedras são um obstáculo a parte para os banhistas.
Curtir a noite e comer o famoso acarajé – A principal atração do Rio Vermelho é a sua vida noturna. Vale a pena visitar o bairro no final de tarde, durante o pôr do sol e ficar para aproveitar a noite. Existem excelentes restaurantes no bairro, assim como comidas de rua tradicionais da Bahia, como o acarajé e o bolinho de estudante.
Dica: Embora muito famoso, o Acarajé da Dinha é um lugar que não recomendo. Fomos muito mal atendidos e só faltou nos jogar na cara o bolinho. Olhando no google, vi vários relatos parecidos. Talvez um dia o lugar tenha sido um ícone da comida local, mas nos últimos tempos não parece estar dando a devida atenção aos clientes. Porém, existem muitas opções na região do Rio Vermelho e certamente você vai encontrar acarajés deliciosos em outras barraquinhas.
Onde se hospedar no Rio Vermelho
Existem excelentes opções para se hospedar no Rio Vermelho, confira algumas:
Novotel Salvador – Localizado a 20 minutos de carro da Praia do Porto da Barra, o Novotel Salvador Rio Vermelho oferece quartos modernos e uma piscina grande com vista panorâmica do mar. Você pode usufruir de uma sauna e uma academia totalmente equipada.
Zank by Toque Hotel – Este hotel boutique oferece uma piscina pequena com vista para o mar, ambientes bem decorados e atendimento personalizado no centro de Salvador. O hotel oferece Wi-Fi gratuito em todos os ambientes.
Canto Hotel – Está acomodação é apenas para adultos, oferedendo restaurante, piscina ao ar livre e bar. Este hotel 4 estrelas tem Wi-Fi gratuito e serviço de concierge.
Mercure – O Mercure Salvador Rio Vermelho Hotel oferece ambientes 4 estrelas aconchegantes à beira-mar da Praia do Rio Vermelho, a 15 km do Centro Histórico de Salvador.
Catharina Paraguaçu – Situado em uma antiga residência reformada e ampliada do século XIX, o Hotel Catharina Paraguaçu dispõe de quartos com ar-condicionado e TV a cabo. A Praia do Rio Vermelho fica a apenas 10 minutos a pé.
Passeios extras para adicionar no seu roteiro de 3 dias em Salvador
Como há muito o que fazer em Salvador, um roteiro de 3 dias acaba sendo pouco. Dessa maneira, é importante planejar bem o itinerário, para não deixar nada do circuito principal de fora. Acima citei as principais atrações separadas por regiões, porém existem algumas um pouco deslocadas da rota, mas que certamente precisam ser visitadas.
Igreja Nosso Senhor do Bonfim – Famosa pelo evento da “Lavagem do Bonfim”, que teve seu início em 1773, onde os escravos se preparavam para receber a sociedade portuguesa, na Festa do Senhor do Bonfim, lavando as escadarias da igreja. Atualmente a tradição ainda acontece, na segunda quinta-feira do mês de janeiro. Outra tradição, essa dos turistas, é amarrar as famosas fitinhas coloridas na grade da igreja, fazendo os pedidos ao Senhor do Bonfim.
Ponta do Humaitá – Não distante da Igreja Nosso Senhor do Bonfim, é um ótimo lugar para ver o pôr do sol, sendo que, há quem diga ser o mais bonito de Salvador. A dica é combinar a igreja com esse pesseio.
Morro de São Paulo – Não é uma atração possível para quem tem somente 3 dias em Salvador, mas se decidir esticar um pouquinho seu itinerário, vale a pena conhecer a ilha, que fica apenas 2h30 da capital baiana.
Passeios sugeridos em Salvador
Entradas para as atrações de Salvador
A maioria das atrações são pagas em Salvador, isso inclui boa parte das igrejas e museus. O valor varia, mas em geral são preços acessíveis. Se você for estudante ou professor, pode ganhar desconto, portanto, não esqueça de trazer sua carteirinha.
Como se locomover em Salvador
Salvador, assim como a maioria das capitais brasileiras, carece de um bom sistema de transporte público.
Apesar de existir uma linha de metrô, ela não leva até as regiões turísticas, mas ajuda quem chega do aeroporto, pois conecta o mesmo até a zona mais central, de onde será mais barato tomar um Uber até o seu destino final.
O sistema de ônibus funciona em toda a cidade, sendo que a linha mais importante para quem chega através do aeroporto é a 1001-00, que sai do aeroporto, passando por toda orla até a Praça da Sé.
Embora não seja a forma mais barata, eu indico se locomover de Uber em Salvador, inclusive para quem chega ou sai do aeroporto. O aplicativo de transportes funciona bem na cidade, sendo mais seguro para o turista que não conhece a cidade, quando comparado as formas tradicionais de transporte público.
Por último, não é indicado alugar um carro para se locomover em Salvador. O trânsito da capital é confuso e a maioria dos locais não tem estacionamento, inclusive no Centro Histórico, onde está o Pelourinho, é proibida a circulação de veículos particulares.
Por último, mas não menos importante, não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois se há alguma coisa que pode acabar com sua viagem, é precisar de atendimento médico longe de casa e não ter com quem contar. E enquanto existem diversas segurados por aí, eu recomendo a Word Nomads, uma seguradora séria e que não vai te deixar na mão quando mais precisar, digo isso porque eu já quis economizar alguns reais e quando precisei meu seguro não cobria o procedimento (contei aqui)!
>>> Se de alguma forma as informações que você encontrou aqui te ajudaram, então nos deixe um cafezinho através do nosso PicPaypicpay.me/juniorcossetim. Você também pode nos buscar no app através do @juniorcossetim, utilizar o QR Code (Nubank) abaixo ou ainda mandar um PIX no percasedescubrase@gmail.com (Mercado Pago). Qualquer valor é bem vindo, e você estará nos ajudando a continuar fazendo o que mais amamos, escrevendo e trazendo conteúdosverdadeiros!
Para planejar sua viagem
Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!
Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!
Hospedagem: Reserve sua acomodação no Booking, e aproveite as promoções e as vantagens de cancelamentos gratuitos que o site oferece (é onde quase sempre faço minhas reservas).
Aluguel de veículos: Utilize o site da Rental Carse reserve seu veículo em qualquer lugar do mundo no Brasil e evite pagar IOF, além disso você pode pagar no cartão de crédito em até 12x sem juros!
Passeios e ingressos: Evite filas e ganhe desconto comprando seu ingresso antecipado com a Get Your Guide.
Seguro Viagem: Faça com a Iati Seguros e viaje com tranquilidade (eu nunca viajo sem seguro).
Reserve seu voo: Pesquise preços com a Jetradar, e encontre os melhores preços!
Transferir dinheiro para o exterior: Use a Wise e envie ou receba dinheiro do exterior sem pagar taxas e burocracia. Se ainda não utilizou o serviço, pelo link aqui do blog a primeira transferência é gratuita!
Anselmo
Engenheiro, professor & escritor | Nas horas vagas metido a chef e apaixonado por viagens, música eletrônica e café!