Quando pensamos em viajar para França, logo imaginamos a sua capital Paris e pontos turísticos como a Torre Eiffel e o Museu do Louvre, contudo, há muito o que fazer em outros lugares da França, além de visitar a sua capital, e dentre as cidades que merecem uma visita está Lyon, a terceira maior do país!
Com mais de 2 mil anos de história, se engana quem pensa que não o que fazer em Lyon. Atrações como o anfiteatro romano Trois Gaule, a Basílica de Notre Dame e o Museu das Artes, são alguns dos lugares que não podem ficar de fora de um roteiro de 2 dias com o que fazer em Lyon.
Além disso, a região onde está localizada a cidade, Ródano-Alpes, é uma das mais bonitas da França e fica pertinho de outros lugares sensacionais, como a cidade de Grenoble, que também visitei durante a minha viagem a Europa.
Lyon é um lugar onde da para fazer praticamente tudo a pé, cercada por dois rios, o Saône e o Rhône, que também são pontos turísticos da cidade.
Uma das principais atrações de Lyon é a sua gastronomia, considerada por muitos, a melhor da França, e também figurando entre as melhores do mundo. Só para se ter uma ideia, Lyon tem 15 restaurantes com estrela Michelin, sendo que, se compararmos, no Brasil ao todo são apenas 13 estabelecimentos na famosa lista, portanto, uma das coisas para se fazer em Lyon certamente é experimentar a culinária local.
Dica Perca-se Descubra-se: 10 atrações imperdíveis em Paris.
Aqui estão as melhores recomendações do que fazer em Lyon, além de dicas para se locomover na cidade utilizando o transporte público e de onde se hospedar em Lyon com ótimo custo-benefício durante o seu roteiro na cidade.
Dica: Para economizar dinheiro em Lyon e ter entrada livre e sem filas em mais de 40 atrações, além de poder utilizar de forma ilimitada o transporte público, compre o Lyon City Pass antecipadamente, o melhor custo-benefício para sua viagem, pois visitando apenas dois lugares, o seu passe já terá valido a pena.
A atração mais visitada de Lyon certamente é a Basílica de Notre-Dame de Fourvière e ela nem precisa entrar no seu roteiro do que fazer em Lyon, isso porque, é praticamente impossível não ver essa igreja, que fica no topo da colina Fourvière, a parte mais antiga da cidade.
Construída entre 1872 e 1884, a basílica localiza-se em cima de um antigo fórum romano e incorpora elementos da arquitetura bizantina e romanesca.
O interior da Basílica de Notre-Dame de Fourvière é ainda mais impressionante do que o seu exterior. Para todos os lados que se olhe, ouro, mármore, vitrais, mosaicos complexos e pinturas cobrem detalhadamente as suas paredes e teto.
No interior da basílica também se localiza o Museu de Arte Sacra e a cripta de Saint-Jean.
Outra atração da Basílica de Notre-Dame de Fourvière é o terraço ao lado da Capela da Virgem, onde é possível ter uma vista panorâmica de Lyon.
A entrada na Basílica de Notre-Dame de Fourvière é gratuita, mas se você quiser pode agendar um tour guiado, neste caso, será cobrado um valor de acordo com o número de pessoas no grupo.
O trajeto até a basílica pode ser realizado a pé ou ainda utilizando o funicular, que parte da estação Vieux Lyon.
Além da visita a basílica, você pode aproveitar para visitar o Musées Gallo-Romains (Museu Galo-romano) e o Théâtre Antique, atrações que também ficam na colina Fourvière.
Há muito o que fazer na Vieux Lyon, a área mais antiga da cidade, com mais de 2 mil anos de história.
Hoje patrimônio histórico pela UNESCO, o Vieux Lyon foi no passado uma área nobre, onde a próspera indústria da seda trouxe famílias de toda França, assim como imigrantes da Alemanha e Itália.
Com a economia da seda em expansão durante os séculos XV, XVI e XVII, os donos das indústrias construíram grandes casas em estilos gótico, renascentista italiano e renascentista francês. Atualmente, ainda existem mais de 300 construções que conservam essas características nos três bairros de Vieux Lyon: Saint-Jean, Saint-Georges e Saint-Paules.
As pequenas ruas exclusivas para pedestres são um convite para conhecer a região a pé! Assim, a dica é pegar um mapa turístico do local e explorar a área, conhecendo as igrejas, lojas e restaurantes locais.
Localizadas principalmente entre as regiões do Vieux Lyon e da Croix Rousse, as Traboules de Lyon serviam para cortar caminho entre os grandes quarteirões da cidade, permitindo a circulação mais rápida das pessoas até o século XIX.
Durante a Segunda Guerra Mundial as traboules também ajudaram a população a fugir da ocupação alemã em Lyon, já que somente os locais conheciam essas passagens.
Atualmente grande parte das traboules está desativada, isso porque, cruzam embaixo de propriedades particulares. Contudo, ainda existem cerca de 40 delas abertas ao público.
A forma mais fácil de conhecer as traboules é fazendo um passeio guiado, mas se desejar ir por conta própria, você pode procurar por setas que indicam a existência das mesmas nas regiões do Vieux Lyon e da Croix Rousse.
Na praça Colbert, localizada no bairro Croix Rousse, você pode encontrar uma dessas traboules, que fica atrás de uma porta, dando para um grande pátio com uma escada de seis andares, A Cour des Voraces.
O Parque de la Tête d’Or é o maior parque aberto da França, são 117 hectares de área verde no meio da cidade, onde você vai encontrar uma infinidade de plantas e animais.
No interior do Parque de la Tête d’Or fica o segundo maior zoológico da França, que conta com macacos, tigres, leões, girafas, entre muitos outros animais. A entrada é gratuita.
Uma dica é comprar uma garrafa vinho, alguns queijos e outros petiscos e fazer um piquenique no Parque de la Tête d’Or de Lyon.
Tour relacionado: passeio de bicicleta no Parc Tête d’Or.
Lyon é cortada pelos rios Rhône e Saône, os quais formam uma área conhecida como Presque-Îlé (Quase-Ilha).
A Presque-Îlé se formou ainda no século XVIII, quando um gigantesco projeto de engenharia drenou a água do pântano e conectou está ilha a terra firma.
Hoje a Presque-Îlé é o lugar mais popular de Lyon, com uma arquitetura do século XIV, o local abriga amplas praças, museus, instituições culturais, bares, cafés, restaurantes e boates.
Entre as principais atrações da ilha estão a prefeitura e a Ópera de Lyon.
Localizada na Presque-Îlé, a Ópera Nacional de Lyon fica em um belíssimo edifício de 1831 de estilo neo-clássico.
Com capacidade para 1.100 pessoas na sua maior sala, a Ópera Nacional de Lyon recebe espetáculos de balé, concertos de música de diferentes gêneros, além de espetáculos de teatro.
A Ópera de Lyon tem fácil acesso através de metrô ou ônibus até a estação Hôtel de Ville-Louis Pradel.
Um passeio imperdível para os amantes da sétima arte.
O Instituto e Museu Lumière conta a história do início do cinema e do primeiro filme projetado pelos irmãos Louis e Auguste Lumière, considerados os pais do cinema.
No museu você pode conferir o filme La Sortie de l’Usine Lumière à Lyon, apresentado na primeira sessão de cinema paga da história.
O Instituto e Museu Lumière fica no antigo casarão que os irmãos moravam, na Rue du Premier-Film (Rua do primeiro filme), no bairro de Monplaisir, um antigo subúrbio industrial de Lyon.
O Aquário de Lyon fica no centro da cidade e conta com mais de 5000 espécies de peixes e outros animais marinhos.
São 47 tanques, que variam entre água doce e salgada.
Essa é uma atração indicada para quem estiver viajando com crianças, já que tem foco no público infantil.
Uma das coisas para fazer em Lyon é visitar o Museu de Belas Artes, que fica em um imponente edifício onde nos séculos XVII e XVIII funcionava um convento beneditino.
Há mais de 70 salas de exposições no Museu de Belas Artes de Lyon, de modo que ele é considerado o segundo mais importante depois do Museu do Louvre, que fica em Paris.
Entre as exposições permanentes do museu é possível encontrar obras de artistas como Degas, Van Gogh, Renoir, Cézanne, El Greco, Canaletto, Picasso, Max Ernst e Francis Bacon.
O Musée Gadagne é composto pelo Museu de História de Lyon e o Museu de Marionetes.
O Museu de História de Lyon conta a trajetória desta incrível cidade, desde a época medieval até o século XIX, em mais de 80 mil itens.
Entre as exposições, a mais interessante é a que relata os anos da industrialização de Lyon e a importância da seda para o desenvolvimento da cidade nos anos de 1600.
Já o Museu de Marionetes conta com mais de 2000 mil bonecos de várias épocas.
Este é o museu mais novo de Lyon e possui uma belíssima arquitetura, que já valeria a pena visitar somente para apreciar a sua beleza externa.
O Museu das Confluências aborda diferentes épocas da trajetória humana no planeta, desde a época dos dinossauros até os tempos atuais.
Grande parte das exposições são interativas, tornando a visita ainda mais interessante.
Tour relacionado: Ingresso para o Musée des Confluences.
Visitar todos os museus em um roteiro de 2 dias em Lyon é praticamente impossível, contudo, se você tiver tempo, vale a pena conferir alguns, entre eles:
O Teatro Romano de Fourviére é o mais antigo da França. Foi construído no ano 15 Antes de Cristo por Augustus.
No seu auge, o Antigo Teatro de Fourvière tinha capacidade para 10.000 espectadores, contudo, com o tempo parte de sua estrutura foi perdida.
Junto ao teatro, fica o Lugdunum, um museu construído em meios as pedras, que conta um pouco da história do local.
No século XIX o teatro passou por uma reforma e voltou a abriga shows e espetáculos, especialmente durante os meses de verão. Portanto, se estiver viajando no período mais quente, não deixe de checar o calendário de eventos da cidade no site oficial.
A fabulosa Catedral de Lyon foi construída entre os séculos XII e XV e ainda conserva as suas características originais com o estilo gótico da época.
A maioria dos vitrais da catedral datam de 1300, sendo que durante a Segunda Guerra Mundial os mesmos foram desmontados para não serem danificados.
No interior da Catedral de Lyon também localiza-se um Relógio Astronômico de 9 metros de altura, que foi instalado entre 1300 e 1600.
A França é conhecida pela ótima comida e por seus renomados chefes. Entre eles Paul Bocuse, que da nome ao Mercado Público de Lyon, um ótimo lugar para encontrar produtos frescos e restaurantes com comidas típicas locais.
Uma das coisas para fazer em Lyon é ver os seus murais de rua.
Existem cerca de 100 pinturas espalhadas pelas paredes de edifícios, muros e casas em Lyon, muitas delas ficam nos bairros menos turístico.
O bairro États-Unis é um dos mais conhecidos, por lá é possível encontrar 25 murais que contam a história do arquiteto Tony Garnier, que projetou o subúrbio nos anos 20.
Para quem estiver viajando pela França e quiser esticar um pouco a viagem em Lyon, pode fazer alguns bate e voltas, aqui estão quatro sugestões:
Lyon fica ao sul de Paris e pode ser facilmente acessada a partir da capital, bem como de outras grandes cidades européias.
Os trens de alta velocidade servem a cidade, fazendo com que o deslocamento de pouco mais de 400 quilômetros de Paris, possa ser realizado em menos de duas horas.
Além dos trens e avião, também é possível pegar um ônibus em Paris, sendo que este é o meio mais barato para chegar em Lyon.
Veja detalhes sobre como ir de Paris para Lyon e Grenoble.
Se hospedar em Lyon é certamente um dos maiores custos da viagem. Desse modo, reservar com antecedência é sempre recomendado. Igualmente, hostels são a opção mais barata para ficar em Lyon.
Confira os melhores lugares para se hospedar em cada região de Lyon:
É provável que este seja o melhor bairro para se hospedar em Lyon.
O Centro Histórico fica próximo de várias atrações, com ampla oferta de bares e restaurantes e aos pés da colina Fourvière, onde fica a famosa basílica. Veja opções de lugares para ficar no bairro:
Em contraste com o Vieux Lyon, o La Croix Rousse é um bairro com características do século XIX, quando Lyon era impulsionada pelas tecelagens de seda, um período de grande crescimento econômico da região.
Apesar de ficar um pouco mais longe dos principais pontos turísticos, o bairro tem uma ótima vida noturna e boa diversidade de bares e cafés. Veja opções de lugares para ficar na La Croix Rousse:
O bairro La Presqu’île fica entre os rios Saône e Rhône, uma das áreas mais nobres da cidade. Ideal para quem busca um bom hotel, assim como excelente localização. Veja opções para ficar em La Presqu’île:
Ao passo que esse bairro fica distante das atrações turísticas, em contrapartida o mesmo é próximo da estação de trens La Part-Dieu e também do “centro novo” de Lyon. Confira opções para se hospedar na região:
<Mais opções de lugares para ficar em Lyon>
Como você viu há muito o que fazer em Lyon. A 3ª maior cidade da França tem atrações para todos os tipos de viajante.
Mundialmente famosa pela sua gastronomia, Lyon certamente vai te deixar com água na boca com sua culinária, seja ela local ou contemporânea, com seus restaurantes com chef dignos de estrelas Michelin.
Com muita história, não será difícil se impressionar com seus museus, anfiteatros da época romana e seus lindos murais espalhados pela cidade.
Portanto deixe-se encantar com Lyon e permita-se conhecer esta bela cidade da França na sua próxima viagem!
Por último, mas não menos importante, não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois se há alguma coisa que pode acabar com sua viagem, é precisar de atendimento médico longe de casa e não ter com quem contar. E enquanto existem diversas segurados por aí, eu recomendo a Word Nomads, uma seguradora séria e que não vai te deixar na mão quando mais precisar, digo isso porque eu já quis economizar alguns reais e quando precisei meu seguro não cobria o procedimento (contei aqui)!
>>> Se de alguma forma as informações que você encontrou aqui te ajudaram, então nos deixe um cafezinho através do nosso PicPay picpay.me/juniorcossetim. Você também pode nos buscar no app através do @juniorcossetim, utilizar o QR Code (Nubank) abaixo ou ainda mandar um PIX no percasedescubrase@gmail.com (Mercado Pago). Qualquer valor é bem vindo, e você estará nos ajudando a continuar fazendo o que mais amamos, escrevendo e trazendo conteúdos verdadeiros!
Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!
Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!
O Palácio de Versalhes é o castelo mais espetacular da Europa e fica cerca de…
Um dos meus lugares favoritos para visitar em Paris é um museu onde a sua…
A Torre Eiffel foi construída em 1889 para a Exposição Universal de Paris, que celebrava…
O Museu do Louvre é o mais famoso e visitado museu de arte no mundo.…
Descubra o que fazer em Canela, um dos destinos preferidos dos turistas que visitam a…
A Serra Gaúcha vem sendo o destino mais buscado pelos turistas brasileiros nos últimos anos,…