AUSTRÁLIA

17 coisas para fazer em Sydney de graça

A Austrália é conhecida por sua excelente qualidade de vida e também pelo seu alto custo, sendo suas cidades frequentemente classificadas entre as mais caras do mundo para se visitar. Contudo, a boa notícia é que com essas dicas de 17 coisas para fazer em Sydney de graça, você não vai precisar zerar a sua conta bancária para visitar a maior cidade australiana.

Apesar da fama de cara, boa parte dos lugares de Sydney podem ser visitados de graça, como as suas belas praias e parques. Desse modo, muito provavelmente os seus maiores custos na cidade serão com acomodação e transporte.

Veja também: Roteiro de 5 dias em Sydney.

Nesse artigo eu separei 17 coisas para fazer em Sydney de graça, são elas:

1. Atravessar a Harbour Bridge caminhando

Harbour Bridge

Ao invés de pagar mais de AU$ 200,00 para subir a ponte mais famosa da cidade de Sydney, a Harbour Bridge, uma outra alternativa ,muito mais em conta, é atravessar a ponte caminhando. Além de não custar nada, você aproveita para fazer se exercitar e ainda tem visões panorâmicas da Baía de Sydney e da Ópera House.

Comece a caminhada a partir do The Rock, percorrendo 1,4km até o Milsons Point, ao norte. Se não quiser caminhar na volta, pode pegar um trem na Milsons Point Station para a Circular Quay Station.

2. Caminhar pela costa de Bondi Beach para Coogee Beach

Coogee Beach

Entre as coisas para fazer em Sydney de graça, esta é uma das minhas favoritas. A caminhada pela costa de Bondi Beach para Coogee Beach tem paisagens deslumbrantes, sendo uma ótima forma de passar algumas horas incríveis na cidade.

Este passeio tem cerca de 6km, com vistas estupendas de falésias, enseadas, piscinas de pedra e passa pelas praias de Tamarama, Bronte, Clovelly, e Gordon’s Bay.

Se acaso bater aquela fome, é possível fazer um lanche e tomar um café, piqueniques são uma ótima ideia.

Para chegar até Bondi Beach, é só pegar um trem com direção a Bondi Junction Station e depois pegar um ônibus na parte superior da estação.

3. Free Walking Tour

Dica de bar barato: Maloney’s Hotel

Uma das coisas para fazer em Sydney de graça mais populares é um tour com guia pela região central da cidade. O tour acontece duas vezes ao dia, às 10:30 e 14:30 horas.

O passeio dura cerca de 3 horas e passa pelos principais pontos turísticos de cidade e te proporciona orientação para depois explorar sozinho. Para saber mais, clique aqui.

4. Royal Botanical Gardens

O Jardim Botânico de Sydney é enorme e proporciona vistas incríveis da Opera House e Harbour Bridge. Talvez provavelmente você despendera metade do dia para conhecer esse lugar.

Aproveite para fazer um piquenique, relaxar e aproveitar uma das melhores coisas para fazer em Sydney de graça.

5. Piquenique no Centennial Park

O Centennial Park fica próximo do centro de Sydney, é um paraíso no coração da cidade de mais de 4 milhões de habitantes.

Aberto ao público em 1888, foi oficialmente inaugurado em 1901, entre as atracões, o parque oferece pistas para ciclistas, patins, além disso, é possível andar a cavalo.

Aproveite para fazer um piquenique ao ar livre, em um dos gramados em torno dos lagos e admirar a paisagem.

6. Caminhada pelo centro de Sydney até a Ópera House

Explore a região central de Sydney realizando uma caminhada até a Ópera House, um dos maiores símbolos da Austrália.

A caminhada pode ser iniciada na Central Station, passando pela George ou Pitt Streets, levando em torno de uma hora até o destino final.

Chegando no Ópera House, você poderá visitar outros pontos turísticos, como o Jardim Botânico e a Harbour Bridge. Na região também fica localizada a Circular Quay Station, uma das mais movimentadas estações de transporte da cidade.

Sydney Ópera House

7. Casa do Governo

A casa do Governo de NSW fica localizada próximo ao Jardim Botânico, com vista para o mesmo, a sua arquitetura é um sofisticado exemplo da arquitetura do Renascimento Gótico.

A casa abre das sextas-feiras até domingo, entre 10:30h e 15:00h, como também nos feriados públicos. A visita só pode ser realizada com um guia.

8. Explorar a vizinhança

Explorar a vizinhança é uma das ótimas coisas para fazer em Sydney de graça. A arquitetura vibrante das casas antigas, com velhos terraços, é um charme a parte. Além disso, é possível ter uma ideia da grande diversidade de culturas a cidade tem.

  • Surry Hills: uma região próxima a parte central de Sydney, possui um grande mix de cafés, restaurantes, bares e pubs, que servem uma diversidade de bebidas e comidas.
  • Paddington: O elegante subúrbio é conhecido pela variedade de boutiques e pequenos shoppings, além é claro, do Paddington Market, aos sábados. No local também existem galerias de arte, cafés e restaurantes.
  • Darling Harbour: Apenas 10 minutos caminhando do centro de Sydney, essa região contempla uma variedade de programas de entretenimento para toda família, como festivais e exposições ao ar livre.
  • The Rocks District: Se você gosta de história não pode deixar de visitar esse lugar, é um dos mais antigos de Sydney e provavelmente um dos meus favoritos também.

Cada quadra é cercada de história, entre pequenas ruas e prédios do início de Sydney. No local fica o Rocks Discovery Museum. A noite também funcionam diversos pubs e bares, com boa música e cerveja de qualidade.

Praia de Coogee

9. Praias

Entre as coisas para fazer em Sydney de graça, provavelmente as praias são o número um dessa lista. Entre as mais conhecidas estão: Palm Beach, Freshwater, Manly, Bronte, Coogee, além disso, você não pode deixar de conhecer Bondi Beach, a mais famosa praia da metrópole.

Seja como for, sem dúvida você irá visitar muitas praias, enquanto estiver viajando pela Austrália. Isso porque, a maior parte da população do país vive na costa.

10. Conhecer o Hyde Park

No meio da imensa cidade de Sydney, fica o mais antigo parque da Austrália. O Hyde Park é uma imensa área verde, em meio aos grandes arranha céus da cidade, onde ficam inúmeros monumentos e estátuas, além da Catedral Católica St. Mary’s.

11. Observatory Hill

Esse parque oferece uma vista privilegiada vista de várias atracões turísticas da cidade de Sydney, como a Harbour Bridge e a Baía de Sydney.

12. Mercados Públicos de Sydney

Como toda grande cidade, Sydney também possui seus mercados públicos, onde você pode encontrar os mais variados produtos, para todos os bolsos e gostos. Entre os mais conhecidos estão:

  • Paddy’s Market: Oferece uma grande variedade de frutas e verduras, além de produtos chineses de baixo custo.
  • Bondi Market: Abre todos os sábados, oferecendo roupas com designe único, jóias, artes, coisas antigas (vintage) e outros produtos feitos a mão.
  • The Rocks Market: Realizado durante os finais de semana, além de produtos artesanais, oferece produtos de beleza e estética e Souvenirs.
  • Paddington Market: Abre aos sábados com mais de 150 lojas, que oferecem trabalhos únicos realizados a mão.
  • Sydney Fish Market: Mercado de peixes, um pouco mais distante da cidade, é necessário pegar o trem na Central Station até a estação, que leve o nome do local.

13. St Mary’s Cathedral

Situada próxima ao Hyde Park, St. Mary’s Cathedral é um símbolo do estilo gótico inglês e do início da religião após a colonização da Austrália, uma vez que é a primeira igreja Católica do país.

Nos domingos de manhã é possível fazer uma visita guiada gratuita pela Catedral e sua Cripta.

14. Ônibus Gratuito

Se você não quer caminhar e ainda economizar, sem problemas, saindo do centro de Sydney existe um ônibus que faz a volta por todos os principais pontos turísticos na parte central e o melhor, é gratuito. É a rota 555, saiba mais no site oficial do transporte público.

15. Festivais Gratuitos em Sydney

Os festivais também se destacam entre as coisas para fazer em Sydney de graça. Durante todo o ano são realizados eventos na cidade, especialmente durante o verão. Entre os principais, podemos destacar:

  • Ano Novo: Um dos primeiros lugares a celebrar o ano novo é Austrália e o ponto mais cobiçado para ver o show de fogos e iniciar o ano é a Ópera House, com vista para a Harbour Bridge.
  • Sydney Mardi Gras: Um dos maiores festivais LGBT do mundo. Milhares de pessoas saem as ruas (Oxford e Flinders St.) com roupas coloridas.
  • Vivid Sydney: Um festival de música, cores e ideias, que transforma Sydney em uma cidade ainda mais espetacular durante as noites do festival.
  • Sydney Festival: Por três semanas de Janeiro, são realizados mais de 80 eventos de arte, dança, teatro, música, artes visuais, fóruns e troca de ideias.

16. Galeria de Arte de NSW

A Galeria de Arte do Estado de New South Wales tem entrada gratuita, sendo que também é um dos ícones entre os museus da Austrália.

Sua coleção conta com obras australianas, aborígines, europeias, asiáticas e arte contemporânea. Do interior da galeria é possível ter uma vista da cidade de Sydney e Harbour Bridge.

17. Pegue um ferry até Manly Beach

Ferry até Manly Beach

Por AU$5,00 é possível pegar o ferry na Circular Quay e ir até Manly Beach. O cenário ao longo do caminho é fantástico e a viagem leva cerca de 30 minutos.

Salve essas dicas no Pinterest

Por último, mas não menos importante, não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois se há alguma coisa que pode acabar com sua viagem, é precisar de atendimento médico longe de casa e não ter com quem contar. E enquanto existem diversas segurados por aí, eu recomendo a Word Nomads, uma seguradora séria e que não vai te deixar na mão quando mais precisar, digo isso porque eu já quis economizar alguns reais e quando precisei meu seguro não cobria o procedimento (contei aqui)!

>>> Se de alguma forma as informações que você encontrou aqui te ajudaram, então nos deixe um cafezinho através do nosso PicPay picpay.me/juniorcossetim. Você também pode nos buscar no app através do @juniorcossetim, utilizar o QR Code (Nubank) abaixo ou ainda mandar um PIX no percasedescubrase@gmail.com (Mercado Pago). Qualquer valor é bem vindo, e você estará nos ajudando a continuar fazendo o que mais amamos, escrevendo e trazendo conteúdos verdadeiros!

Para planejar sua viagem

Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!

Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!

  • Hospedagem: Reserve sua acomodação no Booking, e aproveite as promoções e as vantagens de cancelamentos gratuitos que o site oferece (é onde quase sempre faço minhas reservas).
  • Aluguel de veículos: Utilize o site da Rental Cars e reserve seu veículo em qualquer lugar do mundo no Brasil e evite pagar IOF, além disso você pode pagar no cartão de crédito em até 12x sem juros!
  • Passeios e ingressos: Evite filas e ganhe desconto comprando seu ingresso antecipado com a Get Your Guide.
  • Seguro Viagem: Faça com a Iati Seguros e viaje com tranquilidade (eu nunca viajo sem seguro).
  • Reserve seu voo: Pesquise preços com a Jetradar, e encontre os melhores preços!
  • Transferir dinheiro para o exterior: Use a Wise e envie ou receba dinheiro do exterior sem pagar taxas e burocracia. Se ainda não utilizou o serviço, pelo link aqui do blog a primeira transferência é gratuita!
Anselmo

Engenheiro, professor & escritor | Nas horas vagas metido a chef e apaixonado por viagens, música eletrônica e café!

Recent Posts

Palácio de Versalhes, Paris: História, Visita, Jardins e ingressos

O Palácio de Versalhes é o castelo mais espetacular da Europa e fica cerca de…

2 anos ago

Museu de Orsay, Paris: Obras, ingresso e visita

Um dos meus lugares favoritos para visitar em Paris é um museu onde a sua…

2 anos ago

Torre Eiffel, Paris: Ingressos, visita e hotéis próximos

A Torre Eiffel foi construída em 1889 para a Exposição Universal de Paris, que celebrava…

2 anos ago

Museu do Louvre em Paris: Ingresso, exposições e obras

O Museu do Louvre é o mais famoso e visitado museu de arte no mundo.…

2 anos ago

O que fazer em Canela RS – Roteiro de 1 ou 2 dias na Serra Gaúcha

Descubra o que fazer em Canela, um dos destinos preferidos dos turistas que visitam a…

2 anos ago

O que fazer em Gramado na Serra Gaúcha: Roteiro de 2 ou 3 dias

A Serra Gaúcha vem sendo o destino mais buscado pelos turistas brasileiros nos últimos anos,…

2 anos ago