Fazer bate-voltas é uma das coisas que mais gosto durante uma viagem, pois é uma oportunidade única de conhecer um pouco mais as culturas e tradições locais. Em Madrid, isso não é diferente, apesar da capital da Espanha ser enorme e possuir diversas atrações interessantes, como museus, parques e baladas, é nos arredores que você vai encontrar o verdadeiro clima espanhol.
Já contei aqui no blog sobre Toledo, uma charmosa cidadezinha medieval, que fica pertinho de Madrid e que por coincidência do destino acabei conhecendo e já deixo também como primeira dica de bate-volta.
Nesse post vou comentar um pouquinho de cada um dos bate-voltas de Madrid e deixar um link para você ler tudo sobre o que fazer em cada destino. Se ficar com alguma dúvida, deixe uma mensagem no final do texto!
Sem dúvida esse é o melhor dos bate-voltas de Madrid (na minha opinião). A cidade medieval fica a pouco menos de uma hora da capital, sendo possível chegar através de trens de alta velocidade, que partem de hora em hora da estação Atocha.
Eu já contei sobre como ir de Madrid para Toledo em outro post e recomendo que você leia, lá estarão todos os detalhes sobre a cidade e também o que fazer nesse destino histórico.
Situada a noroeste de Madrid, está a cidade de Segóvia. O local arquitetônico histórico apresenta um aqueduto romano, listado pela UNESCO, que data de 81 d.C. e é conhecido como um dos melhores exemplos existentes da arquitetura romana na Espanha.
Na cidade você também encontrará a impressionante Catedral de Segóvia, em estilo gótico, do século XVI, e um alcázar medieval. Os amantes da gastronomia devem seguir o Mesón de Cándido, um restaurante popular de gerência familiar com vista para o aqueduto. Experimente o famoso prato “cochinillo asado” – uma especialidade local de leitão assado. A viagem é bastante rápida, sendo que de trem leva apenas 30 minutos, saindo regularmente da estação Madrid Chamartín.
O blog Pegadas na Estrada tem um post completo com o que fazer em Segóvia e como chegar lá!
Pegue o trem duas horas e meia ao sul de Madrid e você se encontrará em Sevilha, capital da região da Andaluzia na Espanha. Uma visita ao Alcázar de Sevilha – um palácio mourisco com ornamentos de azulejos – que já vale a viagem. O alcázar é famoso por ser um dos melhores exemplos da arquitetura mudéjar existente hoje na Espanha.
Combine o palácio com uma caminhada ao longo do Metropol Parasol (a maior estrutura de madeira do mundo) e uma refeição no Mercado de Feria.
Salamanca, uma próspera cidade universitária com famosa arquitetura de arenito, fica a cerca de 200 quilômetros a oeste de Madrid.
Os bilhetes de trem custam menos de 20 euros e o tempo de viagem pode variar entre 1,5 horas e pouco menos de três horas, dependendo se você pegar o trem rápido ou o trem mais lento.
Fique atento às adições recentes e peculiares à fachada da Nova Catedral de Salamanca, incluindo um astronauta e um dragão lambendo um sorvete. A cidade é compacta e ideal para passear.
À noite, tome uma bebida na bela Plaza Mayor e desfrute de um pouco de observação de pessoas antes de explorar os bares de tapas da cidade.
No blog Viaje na Viagem você encontra tudo o que precisa saber sobre Salamanca e o que fazer na cidade.
A cerca de uma hora de viagem de trem ao sudeste de Madrid está Cuenca, uma cidade fundada pelos mouros, que hoje mantém muitos de seus locais históricos, desde a cidade murada até as ruínas do castelo medieval.
A cidade é mais famosa por suas “casas suspensas” – edifícios agarrados ao penhasco acima do rio Huécar. Não deixe de caminhar pelas ruas íngremes de paralelepípedos, que revelam tesouros escondidos a cada passo.
No site Viagem você encontra mais informações sobre Cuenca.
Menos de duas horas ao sul de Madrid, fica a deslumbrante cidade de Córdoba, conhecida por sua magnífica Mesquita Mourisca (hoje é a catedral da cidade). É um exemplo notável da arquitetura islâmica e remonta a quando a cidade era a capital da Espanha islâmica.
Ao redor da Mesquita, ruas estreitas serpenteiam para fora, através dos antigos bairros judeu e islâmico. Essas ruas, alinhadas com edifícios revestidos de branco, abrigam bares de tapas aconchegantes e bares pitorescos.
No site Pegando a Estrada você encontra mais dicas sobre Córdoba.
Para uma viagem de um dia digna da realeza, siga 50 km ao norte de Madrid até as montanhas e visite o mosteiro que é Patrimônio Mundial da UNESCO – El Escorial. Construído no século XVI pelo rei Filipe II, o imponente complexo possui uma basílica, convento, escola, biblioteca e residência real.
Reserve um tempo para explorar a própria cidade, onde você encontrará praças charmosas, cafés relaxantes e bares com ótimos vinhos. Chegue de ônibus da estação Moncloa, que leva cerca de 50 minutos, ou pegue o trem de Madrid a partir de Atocha, que leva pouco mais de uma hora.
No site oficial de turismo de Esmadrid você encontra tudo sobre esse lugar incrível.
Uma viagem à cidade de Manzanares el Real, no norte, oferece uma impressionante janela para a rica história da Espanha, que a tornou o cenário ideal para vários filmes históricos desde a década de 1930.
Aqui há muito para manter entretidos os amantes da história, desde a fortaleza-palácio abandonada do século XV, conhecida como o Castelo de los Mendoza, até a igreja românica do século XIV de Nuestra Señora de las Nieves.
Sediada no sopé da cordilheira da Sierra de Guadarrama, a área também oferece aos visitantes a chance de caminhar por paisagens serenas. Os ônibus podem levar até uma hora e partem regularmente da parada de Castellana-Hospital La Paz, que fica ao norte de Madrid.
No blog Esto es Madrid você encontra mais dicas sobre o Castelo de Manzanares el Real.
Quando o calor da cidade estiver muito alto, pegue a Linha de Cercanías C8B, 50 km ao norte, até Cercedilla. Cercada por montanhas e trilhas fáceis de seguir, a área possui rotas que variam de passeios fáceis a épicas caminhadas de cinco horas.
Experimente a trilha amarela até o Collado Ventoso, que absorve florestas de pinheiros e riachos. É aqui que você também encontrará o Tren de la Naturaleza, uma viagem de trem cênica que ocorre em alguns dias selecionados pela serra. Certifique-se de reservar com antecedência para evitar decepções.
Siga os passos do autor espanhol Miguel de Cervantes e faça uma peregrinação a Consuegra para ver os 12 moinhos de vento que ele famosamente confundiu com os gigantes em seu romance do século XVII, Don Quixote.
Os moinhos compartilham sua posição com as ruínas de um castelo do século 10, Castillo de Consuegra, que foi a base da Ordem de São João durante o século XII.
Após um dia de passeio, entre na pequena cidade de Consuegra e desfrute de uma seleção de tapas em um dos cafés locais próximos.
A jornada para Consuegra pode ser um pouco desafiadora. Existem várias viagens, que levam aproximadamente duas horas e meia e que você pode reservar através do InterBus. Outra opção, mais rápida, é alugando um carro, desse modo a viagem durará apenas uma hora.
Explore o Alcalá de Henares, considerado Patrimônio Mundial da UNESCO, uma pitoresca cidade medieval localizada ao lado do rio Henares, na Espanha. Como a cidade é famosa por ser o berço de Miguel de Cervantes, os fãs de literatura podem ter uma visão fascinante da casa de infância do escritor dos séculos XVI e XVII, que agora é o Museo Casa Natal de Cervantes. Fique de olho nas cegonhas-brancas empoleiradas nos telhados de meados de outubro até o início de agosto – Alcalá de Henares é famoso por elas.
No site Espanha Total tem um post completinho com o que fazer em Alcalá de Henares.
Por último, mas não menos importante, não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois se há alguma coisa que pode acabar com sua viagem, é precisar de atendimento médico longe de casa e não ter com quem contar. E enquanto existem diversas segurados por aí, eu recomendo a Word Nomads, uma seguradora séria e que não vai te deixar na mão quando mais precisar, digo isso porque eu já quis economizar alguns reais e quando precisei meu seguro não cobria o procedimento (contei aqui)!
>>> Se de alguma forma as informações que você encontrou aqui te ajudaram, então nos deixe um cafezinho através do nosso PicPay picpay.me/juniorcossetim. Você também pode nos buscar no app através do @juniorcossetim, utilizar o QR Code (Nubank) abaixo ou ainda mandar um PIX no percasedescubrase@gmail.com (Mercado Pago). Qualquer valor é bem vindo, e você estará nos ajudando a continuar fazendo o que mais amamos, escrevendo e trazendo conteúdos verdadeiros!
Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!
Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!
O Palácio de Versalhes é o castelo mais espetacular da Europa e fica cerca de…
Um dos meus lugares favoritos para visitar em Paris é um museu onde a sua…
A Torre Eiffel foi construída em 1889 para a Exposição Universal de Paris, que celebrava…
O Museu do Louvre é o mais famoso e visitado museu de arte no mundo.…
Descubra o que fazer em Canela, um dos destinos preferidos dos turistas que visitam a…
A Serra Gaúcha vem sendo o destino mais buscado pelos turistas brasileiros nos últimos anos,…