A história de Lisboa e a rica herança cultural são combinadas em seus museus e galerias de arte, com algumas das melhores coleções da Europa. Por isso, para lhe ajudar a encontrar os melhores museus e galerias de arte da capital de Portugal, escrevi esse guia, onde selecionei os lugares mais visitados e renomados de arte em Lisboa.
No passado Lisboa já foi o centro metropolitano de uma grande império, mas atualmente a cidade se globalizou e tornou-se uma referência para o mundo, quando o assunto é arte. Seus museus e galerias de arte estão repletos de tesouros, que você precisa descobrir ao visitar Lisboa.
De pinturas mediáveis, passando pelos museus de azulejo e carruagens antigas, até arte moderna e contemporânea, Lisboa certamente tem um museu ou galeria de arte que você vai gostar de visitar.
Leia também: Roteiro de 48 horas em Lisboa.
Aqui estão os melhores museus e galerias de arte de Lisboa:
Quem gosta de arte moderna vai amar o Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado (MNAC) , um dos mais famosos museus do país nessa categoria.
O museu exibe coleções do século XIX até os dias atuais, com foco na arte portuguesa. Entre os artistas encontrados por lá, estão pinturas de Sá Nogueira, inspirada na arte pop portuguesa, peças do escultor José Pedro Croft e o trabalho experimental em vídeo de Alexandre Estrela.
Além das exposições permanentes, o MNAC também apresenta mostras temporárias. Para saber mais visite o site oficial.
Dica: A melhor forma de se locomover em Lisboa é utilizando o transporte público, por isso sugiro que você adquira o cartão Lisbon Card, um passe que da direito ao uso ilimitado de todos os transportes, incluindo os famosos bondinhos. Além disso o passe também da direito a entrada em vários museus e descontos em outras atrações. Comprando online você evita filas e consegue os melhores preços. Para retirar o seu cartão basta apresentar o voucher na tela do celular em um ponto de informações turísticas, que fica no saguão de desembarque no aeroporto (aberto das 7h às 23:30 horas) ou ainda na Praça do Comércio (aberto das 9h às 20 horas).
O Hangar é uma galeria de arte como nenhuma outra. Situado na colina do tranquilo bairro da Graça, o espaço é dirigido por artistas e curadores e tem como objetivo estabelecer conexões entre artistas, pesquisado e público em geral, com finalidade de estimular o desenvolvimento de novas práticas artísticas, incentivando a discussão crítica da arte contemporânea emergente.
Além de exposições, o Hangar também abriga seminários de arte, oficinas, performances e exibições de filmes. E, caso você realmente aprecie arte, é possível fazer um programa de residência internacional e aprofundar seus conhecimentos. Acesse o site oficial para saber mais.
O Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia de Lisboa (MAAT) é focado na arte contemporânea, cruzando as três áreas em um espaço de debate crítico, pensamentos, descobertas e diálogos.
O museu, que fica as margens do Rio Tejo, se divide em dois edifícios, o primeiro, uma antiga usina termelétrica, contém uma exposição fascinante de sua história e exibições temporárias de arte.
A outra parte foi construída inspirando-se nas ondas do Tejo e possui mais de três mil metros quadrados, devidos em diversas galerias de arte.
O MAAT tem exposições permanentes e também temporárias, para saber mais sobre o que está sendo mostrado agora, acesse o site.
O maior e mais importante museu do mundo dedicado a carruagens e carroças fica em Lisboa.
Essa atração, que é a mais visitada da capital de Portugal, possui a mais valiosa coleção do gênero no mundo e ao visitar não é difícil entender o porquê.
Anteriormente localizado no Palacete Picadeiro Real, o museu mudou-se para um novo prédio, projetado pelo famoso arquiteto Paulo Mandes da Rocha, em 2015.
O museu possui mais de 70 carruagens, incluindo a do rei Filipe II, onde o mesmo costumava viajar da Espanha para Portugal no século XVII. Visite o site oficial.
A Galeria Underdogs retrata a fantástica cena de arte de rua de Lisboa, sendo especializada em cultura gráfica e visual urbanas.
Sua inauguração ocorreu em 2013, pelo famoso artista de rua Vhils, e logo tornou-se um lugar conhecido no meio artístico de Portugal.
Na Galeria Underdogs você vai encontrar trabalhos de diversos artistas de Portugal e também de outros lugares do mundo, entre eles MaisMenos e Add Fuel.
Quem quiser aproveitar para comprar obras de arte em estilo modernistas em edições limitadas, com bons preços, pode dar uma passada na loja que fica junto a galeria.
Localizado na região de Belém, o Museu Berardo é uma galeria de arte moderna e contemporânea que expõe obras de artistas renomados do mundo todo, entre eles Warhol, Pollock, Man Ray, Dalí e Picasso, além de esculturas de Antony Gormley e Henry Moore.
Além de exposições permanentes de arte moderna e contemporânea, o Berardo abriga diversas exposições temporárias ao longo do ano. Para conferir sua agenda, visite o site oficial.
Para evitar filas, compre seu ingresso online, ou ainda, visita no sábado, quando a entrada é gratuita.
Eu confesso que não sou um grande fá de museus, contudo, se você é, vai gostar do Museu Calouste Gulbenkian. A coleção tem mais de 6 mil peças de arte antiga e moderna. Entre às principais coleções estão: arte grega, romana, asiática e europeia. Do lado de fora do museu, ficam os jardins, além de uma loja e um restaurante.
Portugal é um país famoso pelos seus azulejos e Lisboa, assim como no Porto, possui um museu inteiro dedicado a essas pequenas pecinhas decoradas.
Ao longo de milhares de azulejos, a história de 500 anos é contata, passando do renascimento ao barroco e contemporâneo.
Se tiver tempo, aproveite para tomar um café no antigo refeitório do convento, onde fica o museu, espetacularmente coberto de azulejos.
Escondido logo atrás da Catedral da Sé, o Museu do Aljube – Resistência e Liberdade é uma visita obrigatória para os interessados na recente história política de Portugal. Sua exposição permanente cobre o reinado de quatro décadas do Estado Novo – liderado pelo ditador António de Oliveira Salazar – durante o qual as táticas de tortura, coerção e censura foram amplamente empregadas.
Felizmente, a exposição termina em uma nota mais positiva com uma recontagem da pacífica Revolução dos Cravos, antes de abrir para um café no último andar, que oferece vistas panorâmicas da cidade e tempo de sobra para refletir.
Fundada em 1964 por Manuel de Brito, um importante negociante de arte e livreiro do século XX, a Galeria 111 atualmente é considerada uma das melhores de Portugal.
Localizada em Campo Grande, a Galeria 111 conta com dois espaços de exibição, que incluem trabalhos do pintor e fotógrafo Fernando Lemos, de Rui Pedro Jorge e do artista de Berlim Alex Flemming.
Um dos mais importantes museus de Portugal, com coleções do século XII até XIX, que somam mais de 400 mil peças.
Hospedado em um palácio de estilo barroco, o museu possui esculturas egípcias e romanas, pinturas de artistas renomados, como o gênio renascentista Dürer de São Jerônimo (1521) e São Vicente de Nuno Gonçalves (1460).
O Oceanário de Lisboa está incorporado junto ao oceano, onde o mesmo, recria o ambiente e ecossistema para mais de 25 mil animais marinhos, entre eles, tubarões, arraias, pinguins e peixes de água salgada. É o maior aquário indoor da Europa e um dos maiores do mundo.
Criada nos anos 60, a Galeria de São Mamede é uma das mais antigas de Lisboa e fica localizada em um prédio histórico em estilo pombalino, no bairro Príncipe Real.
A galeria é quase que inteiramente dedicada a arte portuguesa, com uma extensa coleção de obras que descrevem a amplitude dos recentes talentos portugueses, indo da fotografia preto e branco até pinturas e obras surrealistas. Entre os artistas presentes, estão Alexandre Manuel, Rui Matos e António Areal.
Ocasionalmente São Mamede exibe mostrar internacionais, como a do escultor japonês Shintaro Nakaoka. Quem estiver visitando o Porto ou Algarve, também pode conferir as filias da galeria.
Antes de ir a Alfama para uma noite de música ao vivo (e muito vinho), aprenda mais sobre a famosa tradição musical de Portugal no Museu do Fado. A palavra fado significa destino, e essas músicas irremediavelmente emocionais, geralmente tocadas em bares íntimos, restaurantes ou casas de fado especiais, certamente deixarão seus olhos lacrimejantes.
O museu leva você a uma fascinante jornada pela história do fado, com muitas recordações em exibição, para que você conheça sua Amália Rodrigues de sua Cristina Branco rapidamente.
Inaugurado pelo jovem artista francês Skoya Assemat-Tessandier no final de 2016, o The Switch é uma adição recente à cena artística de Lisboa. Localizado do lado de fora do centro da cidade, no elegante bairro residencial de Arroios, ocupa um antigo supermercado convertido em uma rua secundária despretensiosa.
Esse espaço pequeno e relativamente despretensioso é o local ideal para descobrir algo peculiar ou inesperado, já que Assemat-Tessandier garante um suprimento constante de arte contemporânea atraente nas paredes da galeria.
Enquanto estiver na área, tome uma cerveja artesanal na Flor de Lúpulo, nas proximidades, ou jante em um dos vários restaurantes excelentes do Mercado de Arroios.
Agora que você já conheceu os melhores museus e galerias de arte de Lisboa, que tal dar uma olhada nas 20 atracões imperdíveis para conhecer na capital de Portugal!
Por último, mas não menos importante, não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois se há alguma coisa que pode acabar com sua viagem, é precisar de atendimento médico longe de casa e não ter com quem contar. E enquanto existem diversas segurados por aí, eu recomendo a Word Nomads, uma seguradora séria e que não vai te deixar na mão quando mais precisar, digo isso porque eu já quis economizar alguns reais e quando precisei meu seguro não cobria o procedimento (contei aqui)!
>>> Se de alguma forma as informações que você encontrou aqui te ajudaram, então nos deixe um cafezinho através do nosso PicPay picpay.me/juniorcossetim. Você também pode nos buscar no app através do @juniorcossetim, utilizar o QR Code (Nubank) abaixo ou ainda mandar um PIX no percasedescubrase@gmail.com (Mercado Pago). Qualquer valor é bem vindo, e você estará nos ajudando a continuar fazendo o que mais amamos, escrevendo e trazendo conteúdos verdadeiros!
Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!
Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!
O Palácio de Versalhes é o castelo mais espetacular da Europa e fica cerca de…
Um dos meus lugares favoritos para visitar em Paris é um museu onde a sua…
A Torre Eiffel foi construída em 1889 para a Exposição Universal de Paris, que celebrava…
O Museu do Louvre é o mais famoso e visitado museu de arte no mundo.…
Descubra o que fazer em Canela, um dos destinos preferidos dos turistas que visitam a…
A Serra Gaúcha vem sendo o destino mais buscado pelos turistas brasileiros nos últimos anos,…