Trem da TGV de alta velocidade
Veja os melhores meios de como ir de Paris para Grenoble na França: Trem, ônibus, avião ou carro.
Grenoble é conhecida como a “Capital dos Alpes Franceses”. É um lugar universitário, com mais de 60 mil estudantes e também um polo de alta tecnologia. A cidade fica próxima de Lyon, no leste da França e apesar de não ter tanto apelo turístico, quanto Paris, tem várias atracões por lá, como a Bastille e o Museu de Grenoble. Durante o inverno, muitas pessoas vão para Grenoble para praticar esportes na neve, como Snowboard e Esqui, inclusive, a cidade já foi palco das Olimpíadas de Inverno em 1968.
Existem várias maneiras de chegar em Grenoble partindo de Paris, confira:
Viajar de Paris para Grenoble de Avião é uma péssima ideia, pois não existem voos diretos e você teria que fazer uma escala ao mínimo ou pegar um trem em Lyon. Sendo assim, o tempo de viagem e o valor acabam não compensando.
Viajar de trem de Paris para Grenoble é a melhor e mais rápida forma de chegar na capital dos Alpes Franceses, contudo, não há mais barata. Os trens partem da estação Gare de Lyon, Marne La Vallée Chessy e Ouigo com destino a Gare Grenoble. São dezenas de trens diários, sendo que, os mais rápidos (e também mais caros) são os trens de alta velocidade da TGV. O tempo mínimo do trajeto de 550km é de 3h.
A vantagem de ir de trem, é que você não precisa se deslocar e passar por todos os procedimentos de um aeroporto e as estações ficam em zonas mais centrais e de fácil acesso para o transporte público. Além disso, você pode levar uma boa quantidade de bagagem junto, sem precisar pagar nada a mais por isso.
Minha dica é comprar as passagens antecipadas de trem. Geralmente os preços são bem menores do que no dia da viagem.
Viajar de ônibus na França é a maneira mais barata para se deslocar entre um lugar e outro no país. Existem ônibus saindo de Paris com destino a Grenoble diariamente. A viagem leva cerca de 8h e as passagens custam cerca de € 30. As empresas mais conhecidas são a Ouibus e a FlixBus. Minha dica é viajar de noite, assim você não perde o dia em um ônibus.
Se você gosta de dirigir, então pode alugar um carro em Paris e seguir pela A6. As estradas são ótimas e duplicadas e ao longo do caminho existem várias cidadezinhas legais para ir parando. Igualmente, não é complicado dirigir na França, basta ter a PID (Permissão Internacional para Dirigir) e o passaporte. Minha dica para alugar carros, é a RentalCars, o site faz uma comparação entre as locadoras e encontra os melhores preços, como se fosse o Booking.com de hotéis, mas para carros.
Outra opção, é utilizar o Blablacar, o aplicativo é bastante comum na França e utilizado pelos locais. Utilizei para ir de Paris a Lyon e paguei € 30.
Sempre que pesquiso meus itinerários entre uma cidade e outra, utilizo o Rome2rio. Esse site me permite colocar o destino de partida e chegada, e me da os resultados de todos os meios possíveis de transporte para chegar, com tempo e valor das passagens, incluindo o nome das companhias que ofertam os serviços. Você também pode comprar as passagens diretamente no site, contudo, eu indico entrar no site da empresa que está ofertando a passagem e verificar se não encontra a mesma, por um preço mais baixo.
Com toda certeza, a melhor forma de chegar em Grenoble, partindo de Paris, é indo de trem. São apenas 3h ou 4h de viagem. Além disso os trens costumam ser confortáveis, até na classe mais comum e ter um bom espaço para guardar a bagagem. As estações, tanto em Paris, quanto Grenoble, ficam em áreas centrais e bem acessíveis com o transporte público. Contudo, os trens costumam ser caros, mesmo quando comprada a passagem com antecedência. Sendo assim, se pretende economizar, ônibus é a melhor opção.
Não recomendo utilizar o Blablacar ou outro aplicativo de carona compartilhada, caso tenha planos inadiáveis em Grenoble, ou outro lugar, pois algumas vezes os motoristas cancelam em cima da hora. Portanto, é importante ter um plano B.
Se ainda ficou com alguma dúvida, é só deixar nos comentários 😉!
Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!
Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!
Visitar Bariloche é como entrar em um cenário de cartão-postal: montanhas cobertas de neve, lagos…
Muita gente associa a Espanha a dias ensolarados, praias e clima ameno, mas Madrid em…
Visitar Barcelona em janeiro pode parecer estranho para quem está acostumado a associar a capital…
Viajar para Fernando de Noronha em janeiro é sinônimo de agito, ondas grandes e dias…
Quem planeja visitar Fernando de Noronha precisa, antes de mais nada, ficar por dentro das…
O Ilha Tour é um dos passeios mais populares em Fernando de Noronha e promete,…