Trem da TGV de alta velocidade
Veja os melhores meios de como ir de Paris para Lyon na França: Trem, ônibus, avião ou carro.
Lyon é a terceira maior cidade da França, capital da região de Phõne-Alpes, a cidade fica perto da Suíça e do Norte da Itália. Na minha opinião, é um dos melhores lugares para conhecer na França, juntamente com Paris e Grenoble.
Lyon fica no leste da França, cerca de 470km ao sul de Paris, que podem ser percorridos em apenas duas horas de trem. Outras cidades próximas, são Genebra (Suíça), que fica apenas uma hora de trem, e Turin, na Itália (311km).
Quando visitei a cidade, viajei de Paris para Lyon com o Blablacar, o aplicativo de caronas compartilhadas. Essa foi a maneira mais barata, ou melhor, única maneira que encontramos para ir, já que não tinha comprado passagens antecipadamente e era dia 24 de dezembro. Sendo assim, minha primeira dica é – Planeje e compre suas passagens com antecedência!
A melhor maneira de viajar de Paris para Lyon é pegando um trem. São apenas duas horas de viagem, em alta velocidade nos trens da TGV. Contudo, essa não é a forma mais barata de viajar, porém, é a mais confortável. Você não precisa se deslocar para um aeroporto, passar por todos os procedimentos de segurança e ainda limitar a sua bagagem. Igualmente, os trens partem da estação Gare du Nord, e você não precisa pegar linhas especiais de metrô ou ônibus, para o aeroporto, que geralmente custam muito mais caro.
Há vários trens partindo por dia de Paris com destino a Lyon. O primeiro é às 5:50, depois desse, o serviço é de hora em hora, até às 00:00. A estação de chegada em Lyon é a Part Dieu, a maior da cidade, conecta a todos os transportes públicos.
Obs.: Os trens são divididos em classes, assim como os aviões, como também, os preços das passagens variam de acordo com a data da viagem, sendo que, no dia da viagem, usualmente tem preços bem salgados.
Viajar de ônibus na França é a melhor forma para economizar entre um destino e outro. No entanto, esse também é o jeito mais lento de viagem. Existem algumas empresas que fazem o trajeto de ônibus de Paris para Lyon, entre elas a FlixBus e Ouibus. Normalmente os ônibus vem com WiFi e a viagem dura entre 6h e 7h. Minha dica, é fazer uma viagem noturna, assim você não perde um dia todo dentro de um ônibus.
É a opção mais rápida, uma hora, se contarmos somente o tempo de voo, contudo, com à ida ao aeroporto, passagem pela segurança e embarque, espere gastar no mínimo três horas, ou seja, leva mais tempo que o trem. Além disso, é o meio de transporte com maior limitação de bagagem. A empresa que faz o trajeto entre Lyon e Paris, é a AirFrance, com 9 voos diários. As passagens partem de € 50.
A viagem de carro de Paris até Lyon dura cerca de 4h. As estradas são ótimas e duplas, o que facilita o escoamento do trânsito. Existem opções de aplicativos, como o que utilizei, o Blablacar, onde você viaja com outras pessoas que estão indo para o mesmo lugar e ajuda com um valor no combustível, definido pelo dono do carro. No nosso caso, pagamos € 30 por pessoa.
Outra opção é alugar um carro, nesse caso, existem várias opções de empresas. Minha dica é utilizar o RentalCars, ele compara o melhor preço entre todas as companhias. A via que leva até Lyon é a A6 e possui alguns pedágios ao longo do caminho.
O site Rome2rio traça as rotas de um ponto até outro e todos os meios possíveis de transporte que o conectam (Trem, ônibus, avião, carona, carro, e inclusive a pé). Sempre utilizo para pesquisar rotas. Outra vantagem do site é que ele fornece o nome das empresas, como também, a opção de compra das passagens (afinal nada é de graça). Minha dica é pesquisar no site e encontrar a passagem desejada e então também pesquisar no site da companhia que está ofertando, e assim ver, em qual plataforma, é mais vantagem realizar a compra.
Se você não se importar com o preço, com toda a certeza, o melhor meio de se locomover entre as duas cidades, é o trem. Leva apenas duas horas e te deixa próximo do centro. Contudo, se procura pelo menor preço, então o ônibus é a melhor opção. As passagens não costumam variar tanto com as datas, como no caso de trens e voos. Já aplicativos como o Blablacar, sempre requerem um plano B, pois, não é 100% de certeza que a pessoa irá realmente viajar, ela pode simplesmente cancelar a viagem (já aconteceu comigo), em cima da hora.
Se tiver alguma dúvida é só deixar nos comentários 😉!
Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!
Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!
Visitar Bariloche é como entrar em um cenário de cartão-postal: montanhas cobertas de neve, lagos…
Muita gente associa a Espanha a dias ensolarados, praias e clima ameno, mas Madrid em…
Visitar Barcelona em janeiro pode parecer estranho para quem está acostumado a associar a capital…
Viajar para Fernando de Noronha em janeiro é sinônimo de agito, ondas grandes e dias…
Quem planeja visitar Fernando de Noronha precisa, antes de mais nada, ficar por dentro das…
O Ilha Tour é um dos passeios mais populares em Fernando de Noronha e promete,…