DESTINOS

Como ir do Porto até Coimbra e o que fazer na cidade

Veja como ir do Porto até Coimbra e confira algumas dicas de lugares para ficar na primeira capital de Portugal e onde fica uma das universidades mais antigas do mundo.

Famosa pela vida universitária, Coimbra é um dos bate e voltas mais populares do Porto. Com ares medievais, a cidade foi a primeira capital de Portugal, entre 1139 e 1255.

Entre os destaques locais está a sua universidade, uma das primeiras da Europa. Para visitar é necessário adquirir um passe (para não estudantes), que da acesso aos prédios medievais, como a Biblioteca Joanina, Capela de São Miguel, Ela dos Capelos, Sala do Exame Privado e Sala das Armas.

Outros lugares de interesse em Coimbra são:

  • Museu Nacional Machado de Castro
  • Sé Velha
  • Sé Nova
  • Alta Medieval
  • Jardim Botânico
  • Praça da República e Escadas Monumentais
  • Mosteiro de Santa Cruz e Baixa Medieval
  • Parque Manuel Braga e Parque Verde do Mondego
  • Convento de Santa Clara-a-Velha
  • Convento de Santa Clara-a-Nova
  • Portugal dos Pequenitos
  • Quinta das Lágrimas

A boa notícia para os viajantes, é que é muito fácil ir do Porto até Coimbra e barato também, entre os meios mais populares estão:

Trem do Porto até Coimbra

Pegue um trem na Estação São Bento ou Porto Campanhã até Coimbra-B ou Coimbra-A. Existem três opções de trens: Alfapendular (mais rápido, +/- 1h) , Intercidades (mais lento, preço médio +/- 1h30) e regional (mais demorado, porém, mais barato +/-1h30min). Os valores partem de € 5 quando os bilhetes são adquiridos com antecedência. Para mais informações, consulte o site da CP (Comboios de Portugal) e leia também o post sobre como se locomover no Porto.

Nota: A maioria dos trens param na Estação Coimbra-B, que fica um pouco distante do centro. Para chegar nas atrações, é necessário pegar outro trem até Coimbra-A. Não é necessário comprar outro bilhete para isso. A mesma regra vale para se deslocar nas estações de Porto Campanhã e São Bento.

Ônibus do Porto até Coimbra

Para ir de Porto até Coimbra de ônibus, é necessário apanhar o mesmo na Estação Garagem Atlântico para a Rodoviária da Beira do Litoral. Os valores não variam, como no caso dos trens, a última vez que chequei estava € 10,60. O tempo de viagem é de 1h30m aproximadamente. Para saber mais, confira o site da empresa Rede Expressos.

Alugar um carro no Porto

Alugar um carro é uma forma de ter mais liberdade e visitar locais um pouco mais distantes de Coimbra também, como: Figueira da Foz e o Castelo de Montemor-o-Velho. As estradas de Portugal são ótimas (e pagas também). Do porto até Coimbra são 1h30min em média, se ir de carro.

Para alugar um carro, minha dica é pesquisar com a RentalCars, no site você consegue pesquisar o valor mais barato entre todas as locadoras. Faça uma busca de preço abaixo.

Onde ficar em Coimbra se esticar o bate e volta do Porto

Hostel Sé Velha. Fonte: Booking.com

Certamente uma boa ideia, para quem possuir mais tempo, é esticar um pouco o bate-volta e passar uma noite em Coimbra. Desse modo, é possível visitar as atrações com mais calma e ir a outros lugares menos turísticos, mas muito interessantes.

Existem inúmeras opções de hostels e hotéis para ficar ficar em Coimbra, além é claro do Airbnb, que sempre vale a pena dar uma olhada.

  • Five Senses Hostel – Este albergue está localizado a 15 minutos a pé da Universidade de Coimbra e a apenas 500 m da Estação Rodoviária Central.
  • Hostel Sé Velha – Localizado no centro, o Hostel Sé Velha dispõe de quartos com ar-condicionado, bar, Wi-Fi gratuito e lounge de uso comum. O albergue dispõe de quartos família e terraço. A propriedade fica a 2,2 km de Portugal dos Pequenitos e a 2,3 km do Mosteiro de Santa Clara a Velha.
  • Vila Gale Coimbra – Com vista para o Rio Mondego, o Vila Galé disponibiliza quartos com decoração aconchegante, com um tema de dança. Certamente, uma excelente opção de hotel para ficar.
  • Hotel Ibn-Arrik – O Hotel Ibn-Arrik possui academia, bar, lounge compartilhado e jardim em Coimbra. Todos os quartos incluem TV de tela plana via satélite e banheiro privativo.
  • Hotel Quinta das Lagrimas – Small Luxury Hotels – Este hotel 5 estrelas foi recém renovado e está situado em um palácio medieval histórico. A acomodação apresenta jardins botânicos e spa de última geração com vista para Coimbra.

Outros bate e voltas para fazer partindo do Porto

Porto é a segunda maior área urbana de Portugal e na minha opinião o melhor lugar para visitar no país. A cidade que fica ao norte pode servir como base para diversos bate e voltas como essa dica que acabei de dar em Coimbra. Outros destinos interessantes ao norte de Portugal para visitar são:

  • Braga – terceira maior cidade de Portugal e onde encontra-se uma das populações mais jovens na média nacional. Repleta de lugares para visitar, Braga se destaca pelas suas inúmeras praças, pequenas ruas fechadas ao tráfego de veículos e uma grande quantidade de monumentos históricos, com as igrejas em estilo barroco.
  • Aveiro – Viajantes não precisam visitar Veneza para andar de barco em charmosos canais. Aveiro é conhecida como a “Veneza de Portugal”justamente pela semelhança com a cidade alagada da Itália.
  • Guimarães – Quem gosta de história não pode deixar de visitar esse lugar em Portugal. Guimarães foi onde o país começou e o seu castelo foi a casa do primeiro rei de Portugal. A cidade é repleta de construções medievais que vão fazer você fazer uma viagem ao passado.
  • Esposende – Quem acha que Portugal não tem praia está muito enganado, aliás tem um artigo aqui no blog com as melhores praias do Porto e região, entre elas Esposende, uma pequena e movimentada cidade durante o verão e calma no inverno, mas ainda assim um destino perfeito para visitar em um bate e volta do Porto.
  • Viana do Castelo – Outra cidade litorânea, Viana do Castelo é conhecido como o destino das paixões e se destaca pela produção de um dos alimentos mais consumidos da culinária portuguesa, o bacalhau.
  • Vigo (Espanha) – Portugal faz divisa com a Espanha e um dos bate e voltas para fazer partindo do Porto é a cidade de Vigo, que fica ao norte, cruzando a fronteira. Vigo é uma cidade litorânea rica em cultura e conhecida pelas histórias de expedição, onde os primeiros marinheiros partiam em suas jornadas em busca de “descobrir novas terras”.
  • Serra da Estrela – Você sabia que da para esquiar em Portugal? Pois saiba que sim meu caro leitor, na cadeia de montanhas mais alta do país, conhecida como Serra da Estrela, é possível encontrar neve no inverno e praticar esqui, snowboarding e outros esportes de inverno.

Por último, mas não menos importante, não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois se há alguma coisa que pode acabar com sua viagem, é precisar de atendimento médico longe de casa e não ter com quem contar. E enquanto existem diversas segurados por aí, eu recomendo a Word Nomads, uma seguradora séria e que não vai te deixar na mão quando mais precisar, digo isso porque eu já quis economizar alguns reais e quando precisei meu seguro não cobria o procedimento (contei aqui)!

>>> Se de alguma forma as informações que você encontrou aqui te ajudaram, então nos deixe um cafezinho através do nosso PicPay picpay.me/juniorcossetim. Você também pode nos buscar no app através do @juniorcossetim, utilizar o QR Code (Nubank) abaixo ou ainda mandar um PIX no percasedescubrase@gmail.com (Mercado Pago). Qualquer valor é bem vindo, e você estará nos ajudando a continuar fazendo o que mais amamos, escrevendo e trazendo conteúdos verdadeiros!

Para planejar sua viagem

Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!

Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!

  • Hospedagem: Reserve sua acomodação no Booking, e aproveite as promoções e as vantagens de cancelamentos gratuitos que o site oferece (é onde quase sempre faço minhas reservas).
  • Aluguel de veículos: Utilize o site da Rental Cars e reserve seu veículo em qualquer lugar do mundo no Brasil e evite pagar IOF, além disso você pode pagar no cartão de crédito em até 12x sem juros!
  • Passeios e ingressos: Evite filas e ganhe desconto comprando seu ingresso antecipado com a Get Your Guide.
  • Seguro Viagem: Faça com a Iati Seguros e viaje com tranquilidade (eu nunca viajo sem seguro).
  • Reserve seu voo: Pesquise preços com a Jetradar, e encontre os melhores preços!
  • Transferir dinheiro para o exterior: Use a Wise e envie ou receba dinheiro do exterior sem pagar taxas e burocracia. Se ainda não utilizou o serviço, pelo link aqui do blog a primeira transferência é gratuita!
Anselmo

Engenheiro, professor & escritor | Nas horas vagas metido a chef e apaixonado por viagens, música eletrônica e café!

View Comments

  • Obrigada pelas informações foram muito úteis, mas gostaria de saber se a visita à Universidade é feita em todos os dias da semana, inclusive aos domingos.

    • Olá Aglaê. Ficamos felizes em saber que gostou das informações, em relação as visitas, externamentes sim, as visitas podem ser realizadas todos os dias, outra opção ainda é agendar um tour com um guia, que terá dia e hora marcados.

Recent Posts

Palácio de Versalhes, Paris: História, Visita, Jardins e ingressos

O Palácio de Versalhes é o castelo mais espetacular da Europa e fica cerca de…

2 anos ago

Museu de Orsay, Paris: Obras, ingresso e visita

Um dos meus lugares favoritos para visitar em Paris é um museu onde a sua…

2 anos ago

Torre Eiffel, Paris: Ingressos, visita e hotéis próximos

A Torre Eiffel foi construída em 1889 para a Exposição Universal de Paris, que celebrava…

2 anos ago

Museu do Louvre em Paris: Ingresso, exposições e obras

O Museu do Louvre é o mais famoso e visitado museu de arte no mundo.…

2 anos ago

O que fazer em Canela RS – Roteiro de 1 ou 2 dias na Serra Gaúcha

Descubra o que fazer em Canela, um dos destinos preferidos dos turistas que visitam a…

2 anos ago

O que fazer em Gramado na Serra Gaúcha: Roteiro de 2 ou 3 dias

A Serra Gaúcha vem sendo o destino mais buscado pelos turistas brasileiros nos últimos anos,…

2 anos ago