Veja como ir do Porto até Coimbra e confira algumas dicas de lugares para ficar na primeira capital de Portugal e onde fica uma das universidades mais antigas do mundo.
Famosa pela vida universitária, Coimbra é um dos bate e voltas mais populares do Porto. Com ares medievais, a cidade foi a primeira capital de Portugal, entre 1139 e 1255.
Entre os destaques locais está a sua universidade, uma das primeiras da Europa. Para visitar é necessário adquirir um passe (para não estudantes), que da acesso aos prédios medievais, como a Biblioteca Joanina, Capela de São Miguel, Ela dos Capelos, Sala do Exame Privado e Sala das Armas.
Outros lugares de interesse em Coimbra são:
A boa notícia para os viajantes, é que é muito fácil ir do Porto até Coimbra e barato também, entre os meios mais populares estão:
Pegue um trem na Estação São Bento ou Porto Campanhã até Coimbra-B ou Coimbra-A. Existem três opções de trens: Alfapendular (mais rápido, +/- 1h) , Intercidades (mais lento, preço médio +/- 1h30) e regional (mais demorado, porém, mais barato +/-1h30min). Os valores partem de € 5 quando os bilhetes são adquiridos com antecedência. Para mais informações, consulte o site da CP (Comboios de Portugal) e leia também o post sobre como se locomover no Porto.
Nota: A maioria dos trens param na Estação Coimbra-B, que fica um pouco distante do centro. Para chegar nas atrações, é necessário pegar outro trem até Coimbra-A. Não é necessário comprar outro bilhete para isso. A mesma regra vale para se deslocar nas estações de Porto Campanhã e São Bento.
Para ir de Porto até Coimbra de ônibus, é necessário apanhar o mesmo na Estação Garagem Atlântico para a Rodoviária da Beira do Litoral. Os valores não variam, como no caso dos trens, a última vez que chequei estava € 10,60. O tempo de viagem é de 1h30m aproximadamente. Para saber mais, confira o site da empresa Rede Expressos.
Alugar um carro é uma forma de ter mais liberdade e visitar locais um pouco mais distantes de Coimbra também, como: Figueira da Foz e o Castelo de Montemor-o-Velho. As estradas de Portugal são ótimas (e pagas também). Do porto até Coimbra são 1h30min em média, se ir de carro.
Para alugar um carro, minha dica é pesquisar com a RentalCars, no site você consegue pesquisar o valor mais barato entre todas as locadoras. Faça uma busca de preço abaixo.
Certamente uma boa ideia, para quem possuir mais tempo, é esticar um pouco o bate-volta e passar uma noite em Coimbra. Desse modo, é possível visitar as atrações com mais calma e ir a outros lugares menos turísticos, mas muito interessantes.
Existem inúmeras opções de hostels e hotéis para ficar ficar em Coimbra, além é claro do Airbnb, que sempre vale a pena dar uma olhada.
Porto é a segunda maior área urbana de Portugal e na minha opinião o melhor lugar para visitar no país. A cidade que fica ao norte pode servir como base para diversos bate e voltas como essa dica que acabei de dar em Coimbra. Outros destinos interessantes ao norte de Portugal para visitar são:
Por último, mas não menos importante, não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois se há alguma coisa que pode acabar com sua viagem, é precisar de atendimento médico longe de casa e não ter com quem contar. E enquanto existem diversas segurados por aí, eu recomendo a Word Nomads, uma seguradora séria e que não vai te deixar na mão quando mais precisar, digo isso porque eu já quis economizar alguns reais e quando precisei meu seguro não cobria o procedimento (contei aqui)!
>>> Se de alguma forma as informações que você encontrou aqui te ajudaram, então nos deixe um cafezinho através do nosso PicPay picpay.me/juniorcossetim. Você também pode nos buscar no app através do @juniorcossetim, utilizar o QR Code (Nubank) abaixo ou ainda mandar um PIX no percasedescubrase@gmail.com (Mercado Pago). Qualquer valor é bem vindo, e você estará nos ajudando a continuar fazendo o que mais amamos, escrevendo e trazendo conteúdos verdadeiros!
Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!
Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!
O Palácio de Versalhes é o castelo mais espetacular da Europa e fica cerca de…
Um dos meus lugares favoritos para visitar em Paris é um museu onde a sua…
A Torre Eiffel foi construída em 1889 para a Exposição Universal de Paris, que celebrava…
O Museu do Louvre é o mais famoso e visitado museu de arte no mundo.…
Descubra o que fazer em Canela, um dos destinos preferidos dos turistas que visitam a…
A Serra Gaúcha vem sendo o destino mais buscado pelos turistas brasileiros nos últimos anos,…
View Comments
Obrigada pelas informações foram muito úteis, mas gostaria de saber se a visita à Universidade é feita em todos os dias da semana, inclusive aos domingos.
Olá Aglaê. Ficamos felizes em saber que gostou das informações, em relação as visitas, externamentes sim, as visitas podem ser realizadas todos os dias, outra opção ainda é agendar um tour com um guia, que terá dia e hora marcados.