Punta del Diablo foi meu último destino antes de voltar para o Brasil e finalizar meu roteiro de 15 dias pelo Uruguai. De estradas de chão batido, mas com uma melhor infraestrutra quando comparada as outras cidadezinhas litorâneas do país, como Barra de Valizas, Cabo Polônio e La Paloma, Punta del Diablo se destaca pelo alto número de turistas brasileiros, principalmente gaúchos, já que a cidade está a apenas 40 km do Chuí.
Não há muito o que fazer em Punta del Diablo em si, e as principais atrações turísticas ficam por conta das praias durante o dia e pelos bares durante a noite. É um lugar bom para relaxar e descansar!
A saber: O nome Punta Del Diablo é devido ao número de naufrágios que ocorrem no século passado no local. A cidade foi inicialmente povoada por pescadores em 1942, que se dedicavam a pesca de tubarões, cujo azeite era exportado para alimento dos exércitos durante a Segunda Guerra Mundial.
Veja também: Mochilão no Uruguai (com valores).
Como eu disse, as principais atrações turísticas de Punta del Diablo são as suas praias, que mesmo de águas geladas atraem os visitantes, acho que por isso os gaúchos se façam presença de forma tão numerosa, já que estamos acostumados com o frio e águas geladas das nossas praias (rs).
A praia mais famosa de Punta del Diablo, por ali ficam a maioria dos comércios, como lojinhas de artesanatos (incluindo uma feirinha), restaurantes e bares. O local não é muito grande e costuma ficar lotado durante a alta temporada.
Um dos atrativos da praia são os barquinhos de pesca ancorados, que dão um charme a mais ao local. Se você for durante a manhã é possível inclusive comprar peixes e outros frutos do mar recém pescados.
Quem gosta de surf pode tomar umas aulas com as escolas que funcionam durante o verão no local.
Fica ao lado da praia anterior. Tem mar agitado, sendo assim perfeita para surf. Durante a alta temporada possui salva-vidas. Por ali você encontra alguns quiosques preparando deliciosos coquetéis.
Essa é a maior praia de Punta del Diablo. Fica do lado oposto as outras duas e não possui muita infra-estrutura. Não vi nenhum bar ou quiosque no local, mas fiz toda a caminhada, que leva cerca de uma hora, até o seu fim, onde fica o El Faro de la Viuda, um pequeno farol, que diferente dos faróis de La Paloma e Cabo Polônio, não está aberto a visitação.
Essa praia pertence ao Parque Nacional de Santa Tereza e fica depois da Playa la Viuda. Ela é ainda mais extensa que a última e possui uma grande faixa de areia. O local é bem isolado e não tem serviços de salva-vidas, portanto é bom tomar cuidado e evitar entrar no mar se você não sabe nadar.
Localizada cerca de 8 km de Punta del Diablo, essa é a maior lagoa do Uruguai, formando inclusive uma praia. Apesar das cores escuras, a água é considerada boa para banho. No local fica um albergue com serviços de alimentação e passeios de barco.
A vida noturna de Punta del Diablo não é nem de longe parecida com a de sua xará Punta del Este, contudo, tem o seu charme. Sem luxos ou glamour, os bares locais também são bem animados e você até pode encontrar uma baladinha aos finais de semana. Entre os lugares mais movimentados estão o Bitácora e o Pogo.
Existem diversos restaurantes em Punta del Diablo durante o verão e minha dica é dar uma conferida no TripAdvisor e ver os comentários. Quando estive por lá comi um Fish & Chips muito bom, acompanhado de uma cerveja artesanal local.
Apenas 47 km do Rio Grande do Sul, Punta del Diablo é o balneário mais visitado pelos gaúchos fora do estado. Para quem está em Porto Alegre, Pelotas ou Chuí pode facilmente ir de carro ou ainda pegar um ônibus. A empresa Planalto faz o trajeto na parte brasileira, enquanto que no território uruguaio a Rutas del Sol e a Cot são as companhias de transportes mais conhecidas.
A malha rodoviária uruguaia também possui uma boa ligação com os outros destinos do país, como Punta del Este, Montevideo e Colônia del Sacramento.
O lado ruim de ir de ônibus é a distância da sua rodoviária com o centro, cerca de 4 km. Existem alguns serviços de van, que dependendo da temporada saem com mais frequência e deixam você na sua acomodação, mas é um valor extra necessário a se desembolsar por esse conforto.
A oferta de acomodações no balneário é bem amplo e mesmo reservando em cima da hora consegui bons preços. Um dos melhores albergues para ficar, pertinho do praia, é o Mar de Fondo Hostel. Outro lugar super bem avaliado com piscina é o La Casa de las Boyas.
Para quem prefere um lugar mais privativo e mais confortável pode conferir o El Diablo y el Mar, uma pousada campestre ideal para quem está viajando em duas ou mais pessoas, localizada apenas 400 metros da Praia Viuda.
Outra opção é o Unique Hotel & Suites, que oferece piscina sazonal ao ar livre, bar, lounge compartilhado e jardim. A propriedade dispõe de quartos família e terraço ao ar livre.
Essas foram as principais dicas do que fazer em Punta del Diablo. Se ficou com alguma dúvida, é só deixar um comentário abaixo.
Por último, mas não menos importante, não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois se há alguma coisa que pode acabar com sua viagem, é precisar de atendimento médico longe de casa e não ter com quem contar. E enquanto existem diversas segurados por aí, eu recomendo a Word Nomads, uma seguradora séria e que não vai te deixar na mão quando mais precisar, digo isso porque eu já quis economizar alguns reais e quando precisei meu seguro não cobria o procedimento (contei aqui)!
>>> Se de alguma forma as informações que você encontrou aqui te ajudaram, então nos deixe um cafezinho através do nosso PicPay picpay.me/juniorcossetim. Você também pode nos buscar no app através do @juniorcossetim, utilizar o QR Code (Nubank) abaixo ou ainda mandar um PIX no percasedescubrase@gmail.com (Mercado Pago). Qualquer valor é bem vindo, e você estará nos ajudando a continuar fazendo o que mais amamos, escrevendo e trazendo conteúdos verdadeiros!
Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!
Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!
O Palácio de Versalhes é o castelo mais espetacular da Europa e fica cerca de…
Um dos meus lugares favoritos para visitar em Paris é um museu onde a sua…
A Torre Eiffel foi construída em 1889 para a Exposição Universal de Paris, que celebrava…
O Museu do Louvre é o mais famoso e visitado museu de arte no mundo.…
Descubra o que fazer em Canela, um dos destinos preferidos dos turistas que visitam a…
A Serra Gaúcha vem sendo o destino mais buscado pelos turistas brasileiros nos últimos anos,…