DESTINOS

Relógio Astronômico de Praga Orloj

O Relógio Astronômico de Praga Orloj é o relógio mais famoso do mundo. Veja onde fica e como visitá-lo em uma viagem a capital da República Tcheca.

O Relógio Astronômico de Praga Orloj é uma das mais belas construções da capital da República Tcheca. Construído na idade média, mais precisamente em 1410 por Kadan, e aperfeiçoado em 1490, pelo Mestre Relojoeiro Hanus.

Considerado o relógio mais famosos do mundo, o Relógio Astronômico na verdade, não marca as horas, como todos pensam em um primeiro momento, mas sim, às orbitas do sol e da lua, bem como, os signos do zodíaco e os meses do ano. Achou complicado? Sem problemas, eu explico melhor.

Veja também: O que fazer em Praga na República Tcheca.

História do Relógio Astronômico de Praga

Relógio Astronômico de Praga

Muito se fala sobre a verdadeira história Relógio Astronômico de Praga. Contudo, o que de fato se sabe, é que ele foi o terceiro do seu tipo a ser construído. Sendo que, o primeiro, foi construído em 1334, em Pádua, na Itália.

Em 1410, o primeiro modelo do relógio foi construído, então pelos relojoeiros Mikulas de Kadan e Jan Sindel, professores de matemática e astronomia, da Universidade de Charles.

Mas somente depois de 80 anos, o relógio teve os ponteiros do calendário adicionados e a fachada decorada com esculturas góticas, ficando do jeito que o conhecemos hoje. Esse trabalho de restauração foi realizado então pelo mestre relojoeiro Jan Huze, mais conhecido como Hanus.

Após a reconstrução em 1490, segundo contam as lendas, diversas nações demostram interesse em ter uma obra similar. Desta forma, os vereadores da época teriam perfurado os olhos de Hanus, para que o mesmo, não pudesse reproduzir a construção em nenhum outro lugar.

Ainda segundo a lenda, Hanus teria então pedido ajuda a um de seus auxiliares para chegar até as engrenagens do relógio, de onde teria se jogado para a morte, parando o funcionamento do relógio. Ao passo que, antes de cometer suicídio, o relojeiro teria jogado uma praga, de que a cada avaria que aquele relógio sofresse, a cidade sofreria de modo igual.

Porém essa história toda nunca foi comprovada pelos historiadores e o que se sabe, é que o relógio parou e foi concertado diversas vezes durante os séculos. Especialmente durante a Segunda Guerra Mundial, quando toda a Praça da Cidade Velha foi alvo de ataques dos nazistas.

Significado das partes do Relógio Astronômico

O Relógio Astronômico de Praga é composto por 3 partes:

Calendário de Josef Mánes

Relógio Astronômico de Praga Orloj

Está é parte de baixo do Relógio Astronômico e sua função é mostrar os meses do ano. O nome foi dado em homenagem ao pintor, Josef Mánes. Isso porque, no disco inferior, encontra-se uma réplica de uma de suas pinturas. Os detalhes da obra mostram as 4 estações, em cada um dos 12 meses do ano.

Ao olhar bem para a parte inferior do relógio, você vai perceber o desenho de quatro pequenas figuras. Elas são, da esquerda para a direta: Um filósofo, um anjo, um astrônomo e um orador. Eles representam as quatro fontes de arte e cultura da época.

Ainda no calendário inferior, estão também desenhados os símbolos dos zodíacos e no centro, encontra-se o Escudo das Armas da Cidade Velha.

Mostrador Astronômico

Relógio Astronômico de Praga Orloj

Essa é parte superior e o Relógio Astronômico em si. Sendo que, a informação mais simples que ele informa são às horas. Elas estão divididas em períodos de 12 horas, contados por números romanos e apontados por uma mão dourada. Além disso, o período que encerra as 24 horas, da-se no final da tarde, durante o pôr do sol.

O Relógio Astronômico também indica o a trajetória do sol, através do grande disco dourado. De mesmo modo, as fases da lua, são referenciadas através de uma pequena esfera. A rotação das estrelas através da terra, é mostrada por um anel, onde estão desenhadas as constelações.

Na parte central do relógio fica a figura da terra, com os seus respectivos paralelos, meridianos e pólos. Sendo que, a cidade de Praga, está representada no centro da terra.

Por fim, há também três círculos, que representam os trópicos de Capricórnio e de Câncer, bem como, a Linha do Equador.

E aí achou complicado? Então acertou. Agora pense fazer uma obra dessas, a mais de 600 anos atrás!

Quer desconto nas atracões de Praga? Utilize o Prague City Card e tenha descontos e acesso ilimitado as principais atrações da cidade. O melhor jeito de economizar, enquanto estiver visita a capital da República Tcheca. Além disso, o passe da acesso ilimitado a todos os transportes públicos de Praga.

Desfile das Estátuas dos Doze Apóstolos

Essa é a parte mais aguardada pelos turistas. Pois como você viu acima, as outras partes são bem complicadas de entender.

O Desfile das Estátuas dos Doze Apóstolos ocorre antes da mudança para a próxima hora. Nesse momento, duas janelas são abertas, uma na esquerda e outra na direita, de onde saem as pequenas estátuas dos 12 Apóstolos.

Uma curiosidade, é que além dos 12 Apóstolos, também foram adicionadas outras 4 estátuas: A Avareza, o Turco, A vaidade e a Morte.

Relógio Astronômico na antiga Prefeitura de Praga na Cidade Velha

Dica: Chegue um pouco antes da troca de horário, isso porque, os turistas se aglomeram para poder tirar fotos e filmar o espetáculo. Contudo, caso perder, é só esperar pela próxima hora. O espetáculo das estátuas acontece diariamente, entre às 8:00 e às 20:00 horas.

Tempo Babilônico

O Relógio Astronômico é o único relógio no mundo que conta as horas Babilônicas. Da mesma forma, o relógio também mostra as horas astronômicas, a centro-europeia e da tcheca antiga.

Subir na torre do Relógio Astronômico

Se você quiser ter uma vista de cima da Praça Velha, pode subir na Torre da Antiga Prefeitura, onde fica o relógio. Abre todos os dias, entre às 9:00 e às 18:00 horas. O ingresso custa 130CZK.

Vale a pena: Na minha opinião é melhor poupar as pernas para subir a torre da Catedral de São Vito, no Castelo de Praga, de onde as vistas são muito melhores.

Onde fica e como chegar no Relógio Astronômico

O Relógio Astronômico de Praga Orloj fica na torre sul da Antiga Prefeitura da Cidade Velha. Sendo a zona turística mais movimentada, é impossível visitar Praga, sem ao menos cruzar uma vez, em frente ao relógio.

Confira como usar o transporte público e se locomover em Praga.

Outros relógios da República Tcheca

Poucas pessoas sabem, mas além do Relógio Astronômico, a República Tcheca tem outros relógios do mesmo estilo do Orlaj. Em Olomouc, na Morávia, região oriental do país, fica outro relógio astronômico, que trás como protagonistas, imagens de trabalhadores, como o artesão, a camponesa e o operário.

Da mesma forma, em Brno, também na região da Morávia, foi inagurado em 2010, outro relógio astronômico, com quase 6 metros de altura.

Salve essas dicas no Pinterest

Por último, mas não menos importante, não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois se há alguma coisa que pode acabar com sua viagem, é precisar de atendimento médico longe de casa e não ter com quem contar. E enquanto existem diversas segurados por aí, eu recomendo a Word Nomads, uma seguradora séria e que não vai te deixar na mão quando mais precisar, digo isso porque eu já quis economizar alguns reais e quando precisei meu seguro não cobria o procedimento (contei aqui)!

>>> Se de alguma forma as informações que você encontrou aqui te ajudaram, então nos deixe um cafezinho através do nosso PicPay picpay.me/juniorcossetim. Você também pode nos buscar no app através do @juniorcossetim, utilizar o QR Code (Nubank) abaixo ou ainda mandar um PIX no percasedescubrase@gmail.com (Mercado Pago). Qualquer valor é bem vindo, e você estará nos ajudando a continuar fazendo o que mais amamos, escrevendo e trazendo conteúdos verdadeiros!

Para planejar sua viagem

Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!

Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!

  • Hospedagem: Reserve sua acomodação no Booking, e aproveite as promoções e as vantagens de cancelamentos gratuitos que o site oferece (é onde quase sempre faço minhas reservas).
  • Aluguel de veículos: Utilize o site da Rental Cars e reserve seu veículo em qualquer lugar do mundo no Brasil e evite pagar IOF, além disso você pode pagar no cartão de crédito em até 12x sem juros!
  • Passeios e ingressos: Evite filas e ganhe desconto comprando seu ingresso antecipado com a Get Your Guide.
  • Seguro Viagem: Faça com a Iati Seguros e viaje com tranquilidade (eu nunca viajo sem seguro).
  • Reserve seu voo: Pesquise preços com a Jetradar, e encontre os melhores preços!
  • Transferir dinheiro para o exterior: Use a Wise e envie ou receba dinheiro do exterior sem pagar taxas e burocracia. Se ainda não utilizou o serviço, pelo link aqui do blog a primeira transferência é gratuita!
Anselmo

Engenheiro, professor & escritor | Nas horas vagas metido a chef e apaixonado por viagens, música eletrônica e café!

Recent Posts

Palácio de Versalhes, Paris: História, Visita, Jardins e ingressos

O Palácio de Versalhes é o castelo mais espetacular da Europa e fica cerca de…

2 anos ago

Museu de Orsay, Paris: Obras, ingresso e visita

Um dos meus lugares favoritos para visitar em Paris é um museu onde a sua…

2 anos ago

Torre Eiffel, Paris: Ingressos, visita e hotéis próximos

A Torre Eiffel foi construída em 1889 para a Exposição Universal de Paris, que celebrava…

2 anos ago

Museu do Louvre em Paris: Ingresso, exposições e obras

O Museu do Louvre é o mais famoso e visitado museu de arte no mundo.…

2 anos ago

O que fazer em Canela RS – Roteiro de 1 ou 2 dias na Serra Gaúcha

Descubra o que fazer em Canela, um dos destinos preferidos dos turistas que visitam a…

2 anos ago

O que fazer em Gramado na Serra Gaúcha: Roteiro de 2 ou 3 dias

A Serra Gaúcha vem sendo o destino mais buscado pelos turistas brasileiros nos últimos anos,…

2 anos ago