A road trip de Sydney para Brisbane foi uma das melhores viagens de carro que já fiz. Ao longo de 2 semanas percorremos a costa leste da Austrália, por alguns dos pontos mais icônicos do país.
Dando uma rápida olhada no mapa da Austrália, de cara logo percebemos que o país é gigante. Sendo assim, se locomover entre um lugar e outro, assim como no Brasil, leva muito tempo e apesar de existir a opção de viajar de avião, uma viagem de carro é sem dúvidas a melhor opção, pois proporciona conhecer muitos outros lugares, especialmente as lindas praias e parques nacionais.
A estrada mais famosa do país é a Pacific Highway, que liga Sydney, a maior cidade australiana, até Brisbane, capital de Queensland. São 1050km entre as duas cidades.
É complicado definir um número exato de dias para se fazer essa viagem, pelo fato de haver diversos lugares para visitar. Contudo, considero 8 dias o mínimo.
O texto abaixo não é um guia de viagem, mas sim um relato sobre a minha road trip de Sydney para Brisbane, realizada no final do ano de 2017. Uma viagem incrível, com amigos e que certamente sempre vou guardar com boas lembranças.
Leia também: Itinerário para a road trip na ilha sul da Nova Zelândia.
Depois de esquentar a água e por a erva na cuia, partimos na terça-feira de manhã, com planos de chegar na cidade de Gold Coast no outro dia, ao entardecer.
A poucos quilômetros de Sydney, fica o Morriset Park, onde você encontrar Cangurus, contudo, não paramos pois já conhecíamos o lugar, mas para quem ainda não conhece, fica a dica de primeira parada.
Seguindo, o próximo destino é Port Stephens, um grande porto natural, com 143 quilômetros quadrados, dentro do Parque Marinho Grande Lagos. Existem 26 praias no local, onde em alguns períodos do ano é possível encontrar Baleias e Golfinhos, porém, como nosso tempo era limitado, não paramos.
Por volta das 17 horas, chegamos a Coffs Harbour, onde iríamos passar a noite. Aproveitamos o final de tarde para conhecer um pouco da cidade e procurar um lugar para ficarmos.
O plano da viagem era acampar, por isso levamos barracas e todos os ítens necessário.
Contudo, descobrimos que na Austrália não se pode montar uma barraca em qualquer lugar, então procuramos um camping, encontramos e montamos nossas barracas, porém… quando fomos procurar um lugar para tomar banho, descobrimos que “Free Camping“, não tem nada a ver gratuito e sim ser ao ar livre. Olha o inglês aí gente!
Dessa forma, para acessar os chuveiros quentes, iríamos precisar de um cartão de acesso.
Okay, tudo bem, vamos pagar e esta tudo certo, porém.. novamente… o escritório estava fechado e não conseguimos falar com ninguém responsável pelo camping. E o jeito foi encarar um banho gelado mesmo, no chuveiro da praia. Ainda bem que era verão, rs.
Mas apesar de tudo, nada disso desanimou e fizemos o melhor ravioli com salsicha que já comi na minha vida, créditos especiais a minha amiga Raquel, grande chef 👩🍳.
Acordamos às 5 horas da manhã, motivo: ver o nascer do dia em uma praia de Coffs Harbour, e sim valeu a pena acordar cedo.
Pagamos novamente a estrada por volta das 6 horas da manhã, com destino a Gold Coast, durante o dia somente fizemos algumas paradas, uma delas na praia de Byron Bay, uma das mais famosas da Austrália, onde paramos para almoçar.
Em Byron Bay existem algumas atracões super interessantes, como nadar com golfinhos, ver as baleias ou ainda passeios de balão no pôr do sol. Para quem se gostar de surfar ou mesmo quer aprender, é possível fazer aulas ali mesmo na praia. Sendo assim, se você estiver viajando, pode reservar algum tempo e ficar um ou dois dias na cidade.
Dica: utilize o Airbnb para se hospedar na Austrália. Existem ótimas opções de acomodação e muitas vezes é mais barato do que ficar em hotéis.
Continuando a viagem, ainda passamos em Nimbin, uma pequena cidade, a cerca de 160km de Brisbane, conhecida por ser o point hippie da Austrália. Por lá rolam vários festivais durante o ano, como o Aquarius Festival, algo semelhante ao Woodstock americano.
Contudo, o que mais atrai os turistas para a cidade é a maconha, que rola solta nos bares e lojas, sendo que você pode comprar vários produtos feitos da planta, desde sabonetes até aromatizantes.
Diz a lenda, que se você procurar bem, consegue encontrar até os famosos “cookies naturais”.
Seguindo na ideia de ficar em campings, dessa vez procuramos antes do anoitecer lugares e tentámos ligar, contudo, sem sucesso, todos estavam lotados, então começamos a procurar hostels, outra vez, sem sucesso.
Final de ano, calor e praias lotadas, combinação perfeita para não existir mais nada disponível.
O jeito então foi ir para Brisbane, cidade que fica a cerca de uma hora de Gold Coast e onde encontramos quartos disponíveis em um hostel. Fizemos as reservas em cima da hora no Booking.com.
Depois de fazermos check-in e organizar as coisas nos quartos, saímos para aproveitar um pouco da noite de Brisbane e conhecer alguns lugares. Fomos jantar no lugar que esta no coração de todos: “Vapiano” (todos trabalhávamos no restaurante de Sydney e a ganhamos desconto :P).
Depois das pizzas, fomos conhecer o centro, a catedral da cidade e fomos até o Lookout Mt Coot-tha, de onde é possível ver toda a cidade.
Antes da noite terminar, ainda passamos pela região do rio que corta a cidade, passamos pela roda gigante e chegamos a uma praia artificial, construída em frente ao centro comercial da cidade, com acesso gratuito para todos.
Nos despedimos de Brisbane na quinta-feira pela manhã, com destino a Gold Coast, onde pretendíamos passar o ano novo e conhecer algumas praias, entre elas, a famosa “Surfers Paradise”.
Antes de tudo, porém, procuramos um lugar para ficar e depois de alguns muitos quilômetros, encontramos um camping para podermos acampar, cerca de 45min de Gold Coast.
Logo em seguida, fomos aproveitar a tarde nas praias em torno de Gold Coast.
A noite voltamos para o camping, por ser final de ano, muitas pessoas também tinham aproveitado para sair das grandes cidades e ficar ao ar livre. Sendo assim, o lugar estava lotado.
Você já deve ter ouvido falar que na Austrália estão alguns dos animais mais perigosos do mundo, mas felizmente nosso problema não foi com nenhuma cobra ou aranha mortal (apesar de haver algumas em cima da barraca haha). Quando montamos as tendas a tarde, não percebemos, mas tinha uma toca de formiga em baixo e tivemos que mudar de lugar, mesmo assim, algumas entraram na barraca, contudo, nada que nos desanimasse.
O último dia de 2017 se aproximava e os planos para o dia era ficar em torno da cidade de Gold Coast, conhecer algumas praias e noite ver a queima de fogos na praia de Surfers Paradise, uma das poucas coisas que planejamos da road trip de Sydney para Brisbane.
Durante o dia, quando entrei no mar, percebi que havia vários pontos brancos, não queria acreditar, mas sim eram águas vivas, não uma ou duas, mas várias e quando perguntamos para o salva-vidas se eram perigosas, ele simplesmente falou que poderia haver uma pequena queimadura se fossem as azuis e que as brancas não eram perigosas.
Depois de alguns sustos, foi hora de voltar para Surfers Paradise em Gold Coast e esperar a meia noite chegar, aproveitamos para jantar antes no Hard Rock Cafe, que fica bem próximo da praia e serve deliciosos hambúrgueres.
Antes da meia noite, a praia estava bem cheia, mas ainda havia bastante espaço, havia um palco montado e djs.
Quando o relógio marcou meia noite, os fogos começaram, deixando o céu de Gold Coast iluminado por cerca de 15 minutos.
A Austrália está 14 horas a frente do Brasil, sendo assim, é um dois primeiros países do mundo a comemorar o ano novo.
Depois de uma ótima virada de ano, era hora de arrumar as coisas e começar o caminho de volta, agora a road trip era de Brisbane para Sydney, para isso teríamos três dias.
No caminho encontramos um parque chamado “Springbrook National Park” que resolvemos dar uma conferida, aliás, essa é uma das coisas boas de fazer uma road trip, você pode parar e mudar o caminho quando e onde quiser da viagem.
Fizemos algumas trilhas por esse parque, encontramos algumas cascatas e canyons e no ponto mais alto, com cerca de 300 metros de altura, fica o The Best Of All Lookout, que como o próprio nome já diz, é um lugar com uma visão incrível do parque e das montanhas.
Nesse dia encontramos um camping na região de Ballina, onde ficamos bem próximos da praia.
Pegamos a estrada logo cedo, era o penúltimo dia de viagem e fizemos poucas paradas, assim, ao final da tarde chegamos a Port Macquarie, uma cidade cercada por belas praias, 390km de Sydney.
A luta por acomodação continuava, era nossa última noite, queríamos encontrar algum lugar para poder descansar, procuramos por vários lugares na cidade, ligamos para outros e nenhuma vaga, foi quando encontramos um motel (que diferente do Brasil, na Austrália é apenas uma acomodação que fica na beira da estrada, rs).
Eles tinham um quarto com duas camas disponíveis, convencemos a recepcionista a nos deixar ficar, pois tínhamos colchões de ar no carro e poderíamos usar.
Acomodação resolvida, fomos dar uma volta na cidade de Port Macquarie, compramos algumas coisas no mercado e fizemos uma super janta, afinal chefs não faltavam nessa viagem.
No último dia da road trip fomos ao Hospital de Coalas de Port Macquarie, onde muitos colas se recuperam de acidentes.
A entrada é gratuita e se você tiver muita sorte, poderá ver um acordado, já que esses pequenos comedores de eucalipto dormem até 22 horas por dia.
Port Macquarie tem cerca de 45 mil pessoas e conta com 18 belas praias, todas com ótima estrutura e lugar para estacionar.
A tarde era hora de pegar o caminho de volta, a road trip de Sydney para Brisbane estava chegando ao fim, contudo, as lembranças certamente ficarão para sempre.
Fazer uma road trip na Austrália foi uma experiência incrível e única, que valeu a pena cada minuto.
Por último, deixo meu muito obrigado aos meus amigos, Raquel, Tiago, Mateus e Lionel, que fizeram dessa uma das melhores viagens da minha vida!
Por último, mas não menos importante, não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois se há alguma coisa que pode acabar com sua viagem, é precisar de atendimento médico longe de casa e não ter com quem contar. E enquanto existem diversas segurados por aí, eu recomendo a Word Nomads, uma seguradora séria e que não vai te deixar na mão quando mais precisar, digo isso porque eu já quis economizar alguns reais e quando precisei meu seguro não cobria o procedimento (contei aqui)!
>>> Se de alguma forma as informações que você encontrou aqui te ajudaram, então nos deixe um cafezinho através do nosso PicPay picpay.me/juniorcossetim. Você também pode nos buscar no app através do @juniorcossetim, utilizar o QR Code (Nubank) abaixo ou ainda mandar um PIX no percasedescubrase@gmail.com (Mercado Pago). Qualquer valor é bem vindo, e você estará nos ajudando a continuar fazendo o que mais amamos, escrevendo e trazendo conteúdos verdadeiros!
Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!
Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!
O Palácio de Versalhes é o castelo mais espetacular da Europa e fica cerca de…
Um dos meus lugares favoritos para visitar em Paris é um museu onde a sua…
A Torre Eiffel foi construída em 1889 para a Exposição Universal de Paris, que celebrava…
O Museu do Louvre é o mais famoso e visitado museu de arte no mundo.…
Descubra o que fazer em Canela, um dos destinos preferidos dos turistas que visitam a…
A Serra Gaúcha vem sendo o destino mais buscado pelos turistas brasileiros nos últimos anos,…
View Comments
Sensacionaaaaallll, Anselminho!!!
Belo resumo do que foi essa viagem invrível.. o melhor foi o que vc aprendeu ao final.. hahahahahahaha
Foi incríveeeellll!!!!
Saudadeeeeee.. Beijão <3