Bruxelas é a capital da Bélgica, um pequeno mas importante país da Europa. A cidade é famosa por sua belíssima arquitetura, gastronomia deliciosa e cervejas mundialmente famosas. Para quem tem pouco tempo, mas quer aproveitar ao máximo a viagem, um roteiro de 2 dias em Bruxelas é uma ótima opção.
Com uma rica história que remonta à Idade Média, Bruxelas é uma cidade que mistura tradição e modernidade. Além disso, a cidade é um dos centros políticos mais importantes da Europa, abrigando a sede da União Europeia e da OTAN. Por isso, há muito para se ver e fazer em Bruxelas, mesmo com um tempo limitado.
Esse roteiro de dois dias em Bruxelas foi pensado para que você possa conhecer os principais pontos turísticos da cidade, sem perder o charme e a autenticidade que tornam Bruxelas uma cidade única. Além disso, coloquei algumas sugestões de restaurantes e bares para que você possa experimentar a deliciosa gastronomia e as famosas cervejas belgas.
Durante esses dois dias, você terá a oportunidade de visitar a Grand Place, a Catedral de São Miguel e Santa Gúdula, o Manneken Pis, o Atomium, o Parlamento Europeu, o Museu Real de Belas Artes de Bruxelas e muito mais. Mas não se preocupe, esse roteiro é flexível e você pode adaptá-lo de acordo com seus interesses e preferências.
Então, prepare-se para caminhar pelas ruas de Bruxelas, descobrir sua história e sua cultura, experimentar sua gastronomia e apreciar sua arquitetura deslumbrante. Vamos juntos explorar o melhor de Bruxelas em apenas dois dias.
Minha dica é sempre iniciar um roteiro fazendo um Walking Tour. Essa é uma das melhores formas de se localizar nas cidades e descobrir um pouco da sua história. Em Bruxelas você pode conferir os seguintes:
Normalmente as caminhadas iniciam na Grand Place e duram cerca de 3 horas. Obs.: Apesar de serem gratuitas, é normal que no final os visitantes façam uma contribuição de forma espontânea para o guia.
A Grand Place é uma praça histórica e deslumbrante no coração de Bruxelas. Com uma rica história e impressionante arquitetura, é um dos pontos turísticos mais visitados da Bélgica.
Também conhecida como Grote Markt em holandês, a praça era originalmente um mercado de vegetais e carne no século XII. No entanto, ao longo dos anos, a praça foi ampliada e transformada em um centro comercial importante, atraindo comerciantes de todo o país.
A Grand Place está localizada no centro de Bruxelas e pode ser facilmente acessada de transporte público ou a pé. A estação de metrô mais próxima é a estação de Bourse, e a estação de trem central de Bruxelas fica a cerca de 10 minutos a pé da praça.
Continuando o itinerário, a segunda parada é na European Quarter, onde ficam os edifícios do Parlamento Europeu e da Comissão Européia. Bruxelas é o centro de encontro dos governantes da Europa, no entanto, a sede oficial da União Européia fica em Estrasburgo, na França.
O bairro europeu tem uma história rica e complexa. Ele se originou durante o período pós-Segunda Guerra Mundial, quando a cidade de Bruxelas foi escolhida como a sede da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA). Desde então, a UE se expandiu, e muitas outras instituições europeias, como a Comissão Europeia e o Parlamento Europeu, foram estabelecidas em Bruxelas.
O European Quarter também é conhecido por sua impressionante arquitetura e monumentos históricos. Alguns dos edifícios mais notáveis incluem o Berlaymont, a sede da Comissão Europeia, o Parlamento Europeu, o Conselho da União Europeia, o Palácio de Egmont, a residência oficial do Ministro das Relações Exteriores da Bélgica, e a Torre Madou, um dos mais altos edifícios de Bruxelas.
Outros pontos turísticos incluem o Parque do Cinquentenário, que é um parque público com um grande arco de triunfo, e o Jardim Botânico de Bruxelas, que é um belo parque com uma grande variedade de plantas e flores.
A próxima parada é no Cinquantenaire, um parque público, que fica no meio da cidade. O monumento de maior relevância do lugar, é o imponente Arco do Triunfo (sim, toda cidade na Europa tem um).
Aproveite para caminhar e conhecer o parque, fazer um lanche e relaxar, antes de continuar o roteiro de 2 dias em Bruxelas.
O próximo destino é o Parc de Bruxelles, o mais importante da cidade. O lugar também é conhecido como o Parque Real. Muito visitado pelos locais e também turistas. Entre as atrações próximas dali, estão o Palácio Real e o Palácio da Nação (sede do Parlamento Belga). Se você gosta de museus, também pode aproveitar para visitar o Museu Real de Belas Artes o Museu de Instrumentos Musicais. Outra atração próxima, é a Catedral de Bruxelas, um dos edifícios mais emblemáticos da cidade.
Pertinho de Poelaert fica o Palais de Justice, um dos mais imponentes edifícios de Bruxelas. Na sequência, pegue a Rue de la Regence, até a Église Notre Dame Du Sablon, uma linda linda igreja em estilo gótico do século XIII.
Dica: Bruxelas é uma cidade bastante plana, sendo assim, é difícil conseguir uma visão panorâmica da cidade. Contudo, existe um lugar chamado Poelaert, um bairro, que fica a 60 metros acima da cidade baixa.
Continue caminhando, até o Manneken Pis, uma estátua de um menino que está urinando (é estranho eu sei, mas é super famoso entre os turistas). Sendo que, durante algumas datas comemorativas, a estátua é enfeitada com diversos disfarces. Em contrapartida a versão masculina, foi criada uma estátua de uma menina fazendo xixi, chamada Jeanneke Pis (eu não entendo esses belgas, sério!).
Confira os desenhos animados, que ficam nas paredes de edificios nas ruas de Bruxelas, entre eles, as mais famosas criações belgas: Tintin e os Smurfs.
A última parada do dia é no Delirium Tremens Bar, famoso por ter mais de dois mil tipos de cerveja em seu “modesto menu”.
A saber, a Bélgica é conhecida por ter algumas das mais famosas cervejas do mundo. Mas cuidado ao encher o copo, pois muitas delas tem mais de 10% de álcool.
Se ainda estiver com energia no final do primeiro dia do roteiro de 2 dias em Bruxelas, pode conferir também a maratona de bares “Pub Crawl“.
No segundo dia do nosso roteiro de 2 dias em Bruxelas, vamos conhecer o Atomium e a Mini Europa. Para isso, pegue o metrô até a estação Heysel. Ambas as atrações ficam próximas uma da outra.
O Atomium é um átomo gigante, com 9 bolas, que representam os elementos. As esferas chegam a ter 18 metros de diâmetro, sendo possível visitar o seu interior. Foi construído para a Feira Mundial, e deveria ter sido desmontado, contudo, as pessoas gostaram e acabou virando ponto turístico, assim como a Torre Eiffel, de Paris.
A Mini Europa é uma maquete com pontos importantes de 80 cidades européias. A escala padrão de construção é 1/25 e existem cerca de 350 miniaturas. Entre as mais famosas, estão a Torre Eiffel e o Big Ben.
Não é possível visitar todos os museus de Bruxelas em um roteiro de apenas dois dias, contudo, você pode escolher um ou dois para explorar, confira os principais:
Dica: adquira o passe Brussels Card que da livre acesso a mais de 40 museus de Bruxelas e outras atracões, bem como descontos em bares e restaurantes. Vale muito a pena se for entrar nos lugares, pois com o valor de 3 entradas, você já paga o cartão.
Não deixe de experimentar os waffles belgas, servidos com chantilly, frutas frescas ou calda de chocolate. As batatas fritas belgas são outra especialidade, servidas quentes e crocantes com maionese ou outros molhos. Para os amantes de cerveja, há uma variedade incrível de cervejas belgas para experimentar, incluindo cervejas trapistas, lambics e saison. Finalmente, não esqueça de experimentar o chocolate belga, feito com os melhores ingredientes e com técnicas artesanais.
A melhor época para visitar Bruxelas é entre março e maio ou setembro e novembro, quando o clima é mais ameno e as multidões são menores. No entanto, a cidade é encantadora o ano todo.
Outra dica importante é comprar o Brussels Card, que oferece acesso gratuito a muitas atrações turísticas, além de descontos em lojas, restaurantes e transporte público. Isso pode ser uma ótima maneira de economizar dinheiro durante a sua viagem.
Finalmente, lembre-se de que Bruxelas é uma cidade cosmopolita e diversa, com muitas comunidades diferentes que coexistem. Esteja aberto a conhecer novas culturas e experimentar novas coisas.
Por ser o centro da Europa e onde ficam diversos edifícios oficiais de governos e empresas privadas, é normal que o preço das acomodações em Bruxelas seja um pouco elevado. Portanto, a minha primeira dica em relação a hospedagem é reservar com boa antecedência para conseguir um bom lugar por um preço justo.
Durante meu roteiro de 2 dias em Bruxelas fiquei no Jacques Brel Youth Hostel, um ótimo albergue, pertinho das principais atrações e com um café da manhã sensacional.
Bruxelas é uma cidade fascinante e diversa, e há uma variedade de opções de acomodação para todos os gostos e orçamentos. Desde hotéis de luxo até albergues econômicos, a cidade oferece uma ampla seleção de hospedagem para seus visitantes. Ao escolher onde ficar em Bruxelas, é importante considerar a localização, o preço e o estilo da acomodação para encontrar a opção perfeita para você.
Bruxelas é uma cidade encantadora e única, com uma rica história e cultura. Se você estiver planejando uma viagem de dois dias à capital da Bélgica, não deixe de visitar as principais atrações turísticas, como a Grand Place, o Manneken Pis e o Atomium, além de experimentar a deliciosa culinária belga e explorar os bairros pitorescos da cidade. Com o Brussels Card, você pode aproveitar ao máximo sua visita e economizar dinheiro ao mesmo tempo.
As principais atrações turísticas de Bruxelas incluem a Grand Place, o Manneken Pis, o Atomium, a Catedral de São Miguel e Santa Gúdula, o Parlamento Europeu e o Palácio Real de Bruxelas.
O Brussels Card é um cartão turístico que oferece acesso gratuito a muitas atrações turísticas, além de descontos em lojas, restaurantes e transporte público. Você pode comprá-lo online ou em vários pontos de venda em Bruxelas.
A melhor época para visitar Bruxelas é entre março e maio ou setembro e novembro, quando o clima é mais ameno e as multidões são menores.
Em Bruxelas, você deve experimentar os waffles belgas, as batatas fritas, a carbonade flamande, os mexilhões com batatas fritas e o chocolate belga.
A melhor maneira de se locomover em Bruxelas é de transporte público, como metrô, ônibus e bonde. O Brussels Card inclui acesso ilimitado ao transporte público.
Os preços de acomodação em Bruxelas tendem a ser mais baixos fora da alta temporada de verão (julho e agosto) e durante a semana em vez dos fins de semana.
Isso depende do seu estilo de viagem e preferências pessoais. Grand-Place é uma opção popular para quem quer ficar perto das principais atrações turísticas, enquanto Saint-Gilles é uma escolha interessante para quem busca uma experiência mais boêmia.
Por último, mas não menos importante, não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois se há alguma coisa que pode acabar com sua viagem, é precisar de atendimento médico longe de casa e não ter com quem contar. E enquanto existem diversas segurados por aí, eu recomendo a Word Nomads, uma seguradora séria e que não vai te deixar na mão quando mais precisar, digo isso porque eu já quis economizar alguns reais e quando precisei meu seguro não cobria o procedimento (contei aqui)!
>>> Se de alguma forma as informações que você encontrou aqui te ajudaram, então nos deixe um cafezinho através do nosso PicPay picpay.me/juniorcossetim. Você também pode nos buscar no app através do @juniorcossetim, utilizar o QR Code (Nubank) abaixo ou ainda mandar um PIX no percasedescubrase@gmail.com (Mercado Pago). Qualquer valor é bem vindo, e você estará nos ajudando a continuar fazendo o que mais amamos, escrevendo e trazendo conteúdos verdadeiros!
Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!
Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!
O Palácio de Versalhes é o castelo mais espetacular da Europa e fica cerca de…
Um dos meus lugares favoritos para visitar em Paris é um museu onde a sua…
A Torre Eiffel foi construída em 1889 para a Exposição Universal de Paris, que celebrava…
O Museu do Louvre é o mais famoso e visitado museu de arte no mundo.…
Descubra o que fazer em Canela, um dos destinos preferidos dos turistas que visitam a…
A Serra Gaúcha vem sendo o destino mais buscado pelos turistas brasileiros nos últimos anos,…