Baixa do Porto - Torre dos Clérigos Porto, Portugal
Visitar o Porto com um roteiro de apenas 1 dia é algo impossível e já vou deixar claro aqui nesse post, o ideal seria um roteiro de pelo menos dois dias no Porto, contudo, pode ser que você não tenha esse tempo, sendo assim eu procurei destacar as principais atrações da cidade para serem realizadas ao longo de um dia no centro histórico, onde ficam concentradas as melhores atrações, incluindo o Cais da Ribeira, um lugar imperdível e que não pode ficar de fora do itinerário, mesmo que você só tenha um dia.
Todo o roteiro foi planejando pensando na mobilidade, assim você só vai precisar utilizar o transporte público para se locomover no Porto se precisar ir para o aeroporto ou ainda se chegou por ele. Se estiver em Lisboa, a minha dica é viajar de trem.
Como esse roteiro foi planejado para ser feito a pé, a primeira dica aqui é escolher um bom par de tênis, pois as ruas do Porto são bem irregulares, principalmente no centro histórico, onde ficam as principais atrações.
O ponto de partida do roteiro é à Av. dos Aliados, na Praça da Liberdade. Ali também fica a Câmera Municipal do Porto, sede da administração local. O próximo destino, é a Torre dos Clérigos, de onde é possível ter uma visão panorâmica da cidade, contudo, para isso, é necessário subir 240 degraus (lembra que eu falei para o par do tênis ser bom, pois é!).
Saindo da Torre dos Clérigos, vamos agora para a Livraria Lello, considerada uma das mais bonitas do mundo e fonte de inspiração para a escritora J.K. Rowling, autora do best-seller Harry Potter, que para quem não sabe, viveu em Portugal.
Subindo a rua, chegamos na Igreja do Carmo, preste atenção nos detalhes da parede de azulejos azuis, incríveis! Em frente à igreja, fica a reitoria da Universidade do Porto.
Continuando o nosso roteiro, agora é hora de descer até a Estação de Trem São Bento, uma obra histórica do Porto. Passando a estação, vamos em direção ao Café Majestic, o sexto mais bonito do mundo e onde J.K. Rowling escreveu muitas das páginas do livro “Harry Potter e a Pedra Filosofal”.
É fã de Harry Potter? Então confira um passeio pelos principais lugares e monumentos do bruxo na cidade do Porto.
Seguindo pela Rua Santa Catarina (tente não cair na tentação de entrar nas dezenas de lojas, possuímos pouco tempo 😜), chegamos na Capela das Almas, uma igreja coberta de azulejos. Na quadra ao lado, fica o Mercado do Bolhão, aproveite para fazer uma boquinha, antes de continuarmos o nosso roteiro de 1 dia em Porto.
Na parte da tarde, vamos dedicar ao cartão postal da cidade: Ribeira. Mas antes, conheceremos a Sé do Porto, um dos monumentos religiosos mais importantes de Portugal. Seguindo, chegamos a Igreja de Santa Clara, famosa por seu teto coberto de ouro. Próximo, fica a Muralha Fernandina, que faz parte da cidadela medieval.
Para descer até o Cais da Ribeira, existem duas opções, tomar o Funicular dos Guindais, que custa 2,50 euros, ou ir caminhando.
Depois de conhecer o Cais da Ribeira, cruze a Ponte Luíz I, até Vila Nova de Gaia, e conheça as Caves do Vinho, lugar de maior concentração de álcool por metro quadrado do mundo. Dependo do tempo que você tiver disponível, é possível fazer uma visita em alguma das marcas de Vinho do Porto.
Por último, pegue o Teleférico de Gaia, na Estação Cais de Gaia e vá até o Mosteiro de Serra do Pilar. Outra opção, é subir as vielas caminhando. A visão do mosteiro é a melhor de todas. Para voltar para o centro do Porto, basta pegar o metrô e cruzar novamente a Ponte Luíz I ou ir caminhando.
A minha sugestão para noite, se ainda tiver tempo, é ir na região das Galerias de Paris, que ficam lotadas, especialmente nos finais de semana, bem como fazer um Pub Crawl no Porto, um dos melhores da Europa.
Se for passar uma noite na cidade, minha dica é ficar no Centro Histórico do Porto, isso porque, fica perto de tudo e tem ligação com todos os transportes públicos, incluindo os ônibus noturnos que saem a cada meia hora, passando pelo Aeroporto Francisco de Sá Carneiro. Veja algumas opções com ótimo custo-benefício:
Quem estiver pensando em economizar também pode optar por um albergue, aqui no blog tem um post com os melhores hostels para ficar no Porto para quem não quer gastar muito.
Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!
Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!
Visitar Bariloche é como entrar em um cenário de cartão-postal: montanhas cobertas de neve, lagos…
Muita gente associa a Espanha a dias ensolarados, praias e clima ameno, mas Madrid em…
Visitar Barcelona em janeiro pode parecer estranho para quem está acostumado a associar a capital…
Viajar para Fernando de Noronha em janeiro é sinônimo de agito, ondas grandes e dias…
Quem planeja visitar Fernando de Noronha precisa, antes de mais nada, ficar por dentro das…
O Ilha Tour é um dos passeios mais populares em Fernando de Noronha e promete,…