Apenas meia hora de trem de Madrid, Toledo é um dos lugares históricos mais bem preservados da Espanha, repleto de atrações para visitar e que, sem dúvidas, merece um bate e volta e por isso montei esse roteiro de 1 dia em Toledo, com 19 lugares incríveis para conhecer na antiga capital espanhola!
Localizada no centro da Espanha, mais especificamente na comunidade autônoma de Castilla La Mancha ( a terra de Dom Quixote), Toledo possui uma grande importância histórica, sendo por isso, declarada em 1986, Patrimônio Mundial pela UNESCO.
Frequentemente Toledo é mencionada como a “cidade das três culturas”, isso porque, durante muito tempo na idade média, cristãos, judeus e muçulmanos, viverem em harmonia, provando assim que é possível ter paz entre as diferenças.
Atualmente a diversidade de culturas do passado, permanecem na arquitetura de Toledo, e faz com que os visitantes mergulhem na história de séculos atrás.
Depois de visitar e conhecer um pouco mais essa charmosa cidade medieval, fiz uma lista com 19 atrações imperdíveis visitar em um roteiro de 1 dia em Toledo, são elas:
Nesse roteiro de 1 dia em Toledo não é necessário pernoitar, pois a cidade fica apenas meia hora de trem de Madrid, desse modo, é um destino perfeito para um bate e volta para quem está visitando a capital espanhola.
Como mencionado acima, a forma mais fácil de chegar em Toledo vindo de Madrid, é pegando um trem na Estação de Atocha. Os trens funcionam a partir das 6:50, sendo o último às 21:50, ou seja, da para ir bem cedinho e aproveitar até o anoitecer.
No momento que escrevo esse post, as passagens de trem estão custando 12 euros e podem ser compradas online ou direto nas máquinas automáticas da estação.
A viagem de Madrid para Toledo leva aproximadamente 32 minutos e você nem vai perceber o tempo passar, já que mesmo na classe econômica, os assentos são bem confortáveis e os trens contam com serviço de café.
Ah, e se você nunca viajou em um trem de alta velocidade, essa é um ótima e econômica forma de saber como é, isso porque, os trens que vão para Toledo chegam a uma velocidade de 300km/h!
Outras formas de chegar em Toledo a partir de Madrid é ônibus (não compensa), carro alugado (reserve com a Rental Cars) e também fazendo um tour guiado (para quem deseja conforto e praticidade).
Apesar de parecer pouco tempo, esse roteiro de 1 dia em Toledo é suficiente para visitar as principais atrações, isso porque a parte turística é relativamente pequena. Além do mais, as atrações não são distantes umas das outras!
Portanto, se você tem apenas um dia, esses são os lugares para considerar no seu roteiro em Toledo:
O Palácio Alcázar fica no ponto mais alto da cidade medieval e certamente não pode ficar de fora do seu roteiro de 1 dia em Toledo. Essa magnífica construção tem mais de 60 metros de altura, e já foi morada de muitos Reis da Espanha.
Entre outros destaques da fortaleza, estão a biblioteca e também o Museu Militar, além disso, é um ótimo lugar para assistir ao pôr do sol. As visitas ao palácio podem ser realizadas de terça a domingo.
A entrada custa 15 euros, enquanto que o bilhete do ônibus turístico custa 20 e da direito a mesma entrada, além de outros benefícios e claro, ao uso ilimitado do transporte por 24 horas. Desse modo, vejo que vale mais a pena adquirir o Ticket Hop-on Hop-off Bus Tur.
Próximo ao Palácio Alcázar, no meio da cidade medieval, está localizada a Catedral de Toledo, uma construção gótica do século XIII.
A catedral tem mais de 750 vitrais, e sua fachada possui três portas: a Puerta del Perdón, a Puerta del Juicio Final e a Puerta del Infierno.
No seu interior, também é possível contemplar obras de artistas como El Grego, Velázcuez, and Goya. A catedral abre diariamente e a entrada é paga.
O Mirador del Valle tem uma vista panorâmica da cidade medieval e do Rio Tejo. Durante o roteiro de 1 dia em Toledo da para encaixar no começo da manhã ou no final de tarde para ver o pôr do sol.
A caminhada leva cerca de meia hora. Outra opção é ir de carro ou pegar um táxi!
Construído pela Ordem dos Franciscanos durante os séculos XV e XVI, o Mosteiro de São João dos Reis é uma bela obra de arquitetura gótica isabelina, um estilo que mistura o gótico tardio, o inicial do renascença e o mudéjar!
O mosteiro abre todos os dias e a entrada é paga.
Como mencionado no inicio desse roteiro de 1 dia, Toledo é conhecida por ser a cidade das três culturas, onde cristãos, judeus e muçulmanos, viviam em harmonia séculos atrás. Hoje a Mesquita do Ermita do Cristo de la Luz foi transformada em uma igreja cristã.
A Mesquita do Ermita do Cristo de la Luz foi construída no século X e até hoje permanece da mesma forma que foi concebida.
Com entrada paga, como a maioria das atrações de Toledo, a Igreja de São Tomé fica aberta todos os dias e vale a pena uma visita durante este roteiro.
A Igreja de São Tomé fica localizada no centro histórico de Toledo e assim como outras construções, foi uma mesquita, antes de ser um templo cristão.
No interior da igreja fica uma importante obra do artista El Greco, o quadro O Enterro do Conde de Orgaz, de 1587.
Talvez essa seja a mais famosa Sinagoga convertida em igreja católica. Humilde por fora e luxuosa por dentro, essa construção foi erguida no século XII.
Assim como outros edifícios de Toledo, a antiga Sinagoga transformada em igreja também é declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
A Porta do Sol é um dos portões que dão acesso ao centro histórico de Toledo. A construção está muito bem preservada. Além disso, pertinho dessa porta fica um centro de atendimento ao turista, onde sugiro que você pegue um mapa, pois, além de ser gratuito, o mesmo vai ajudar a não se perder pelas pequenas ruas da cidade.
A Ponte de San Martín é uma das três pontes medievais que atravessam o Rio Tejo. Composta por 5 arcos, sendo o maior vão com 40 metros e chegando a uma altura de 26 metros. Sua construção foi, certamente, um diferencial para a época.
Para os mais aventureiros, é possível cruzar o Rio Tejo através da tirolesa que fica ao lado da Ponte de San Martín. Funciona diariamente e o preço é de 10 euros.
Nenhum roteiro em Toledo pode ser realizado sem uma visita a Praça Zocodover. Apenas alguns minutos da Porta do Sol, esse é o ponto central da cidade e ideal para iniciar o roteiro.
Assim como em outras comunidades, a praça central é sempre um local onde aconteceram fatos históricos e Zocodover não é diferente. Dentre as histórias, estão alguns fatos sombrios, como torturas, queimadas e a guarda de corpos de desconhecidos no meio da praça.
Na Praça Zocodover também ficam diversos restaurantes, incluindo as principais redes de fast-food.
Localizado no bairro judeu de Toledo, antiga residência do artista El Greco, atualmente abriga um museu em sua homenagem.
No interior é possível conferir diversas telas do artista e também passear pelo jardim.
O museu abre de terça a domingo e a entrada é paga.
Outra obra importante para visitar em Toledo é a Sinagoga de Samuel ha-Leví, popularmente conhecida como Sinagoga del Tránsito.
A sinagoga é a obra hispanojudia mais importante da Espanha, concebida no século XIV, ainda hoje preserva os seus traços originais.
Abre de terça a domingo e a entrada é paga.
Entrada principal de Toledo, essa porta é uma imponente construção do século X. Originalmente muçulmana, mas reconstruída em estilo renascentista por Alonso de Covarrubias no século XVI.
A Ponte de Alcântara é na minha opinião a mais bela das pontes históricas de Toledo. Atravessando o Rio Tejo, essa antiga ponte romana era a única entrada da cidade para os peregrinos. A ponte está situada abaixo do castelo medieval de San Servando.
A construção original é da época romana, porém a que se observa hoje foi reconstruída no século X, após ter sido denificada.
Outro edifício medieval fascinante de Toledo, esse mosteiro foi o primeiro a ser erguido na cidade velha, ainda no século IX.
E se por fora o edifício já chama atenção, é no seu interior que encontramos o que o torna tão especial, pois é ali que está o túmulo de El Grego e o museu que exibe suas primeiras pinturas, quando o artista tinha acabo de chegar em Toledo e não era conhecido.
Perto do Mosteiro de Santo Domingo, fica o Mosteiro de Santa Clara la Real, um local composto por dois palácios mudéjares. No seu interior, ficam obras de importantes artistas espanhóis como Jorge Manuel Theotocópuli, Luis Tristan e Juan Bautista Monegro.
Ao visitar o mosteiro, não deixe de conferir o seu exterior, onde você encontrará vistas fantásticas de Toledo.
Esse hospital fica do lado de fora das muralhas de Toledo. Trata-se de um grande complexo de edifícios, onde é possível conferir obras de arte de famosos artistas, incluindo El Greco, Tintoretto, Ribera e Luca Giordano.
Acima da margem do Rio Tejo, em frente a Ponte de Alcântara, fica o Castelo de San Servando. Inicialmente construído como um mosteiro, no século XI, o edifício também serviu para fins militares, devido à sua localização estratégica.
O edifício é um exemplo do estilo mudéjar, com seu portão em estilo árabe e presença imponente.
Apesar do interior do castelo estar fechado para visitação, é possível visitar a sua área externa, assim como os seus jardins.
A Igreja de São Tiago o Maior, do século XIII, fica em um bairro fora de Toledo, perto das muralhas da cidade. Ela é um dos marcos mudéjares mais impressionantes da cidade. Construído em tijolo e alvenaria, o edifício tem um exterior decorativo de portais emoldurados por arcos de ferradura de estilo islâmico.
A melhor maneira de garantir o seu lugar pelo menor preço, é adquirindo os ingressos para visitar Toledo com antecedência. No site da Get Your Guide, você encontra 67 opções de passeios na cidade. Sendo que, os mais recomendados são:
Como mencionei, minha viagem foi apenas um bate-volta de um dia, vindo e voltando para Madrid, contudo, se tiver tempo, minha dica é ficar pelo menos um dia em Toledo. Desse modo, você poderá aproveitar melhor as atracões da cidade, incluindo a noite. Confira algumas opções com ótimo custo versus benefício para se hospedar na cidade.
<Mais lugares para ficar em Toledo.>
Outra opção na cidade é alugar um quarto pelo Airbnb. Por pouco mais de € 20,00 é possível conseguir um quarto privado. Sendo que, se você estiver viajando com a família, existe ótimas opções de apartamentos inteiros.
Sem delongas, a resposta é SIM, vale à pena visitar Toledo em um dia. A parte medieval é bem compacta e apesar da enorme quantidade de detalhes, é bem passível de ser visitada caminhando em poucas horas. Mas se tiver tempo, eu indico passar uma noite na cidade, pois as acomodações tem preços similares aos de Madrid e você pode retornar no primeiro trem da manhã
Por último, mas não menos importante, não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois se há alguma coisa que pode acabar com sua viagem, é precisar de atendimento médico longe de casa e não ter com quem contar. E enquanto existem diversas segurados por aí, eu recomendo a Word Nomads, uma seguradora séria e que não vai te deixar na mão quando mais precisar, digo isso porque eu já quis economizar alguns reais e quando precisei meu seguro não cobria o procedimento (contei aqui)!
>>> Se de alguma forma as informações que você encontrou aqui te ajudaram, então nos deixe um cafezinho através do nosso PicPay picpay.me/juniorcossetim. Você também pode nos buscar no app através do @juniorcossetim, utilizar o QR Code (Nubank) abaixo ou ainda mandar um PIX no percasedescubrase@gmail.com (Mercado Pago). Qualquer valor é bem vindo, e você estará nos ajudando a continuar fazendo o que mais amamos, escrevendo e trazendo conteúdos verdadeiros!
Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!
Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!
O Palácio de Versalhes é o castelo mais espetacular da Europa e fica cerca de…
Um dos meus lugares favoritos para visitar em Paris é um museu onde a sua…
A Torre Eiffel foi construída em 1889 para a Exposição Universal de Paris, que celebrava…
O Museu do Louvre é o mais famoso e visitado museu de arte no mundo.…
Descubra o que fazer em Canela, um dos destinos preferidos dos turistas que visitam a…
A Serra Gaúcha vem sendo o destino mais buscado pelos turistas brasileiros nos últimos anos,…
View Comments