A melhor maneira de conhecer um novo destino é viajando com tempo, por isso considero esse roteiro de uma semana em Madrid o ideal para ver todas as atrações com calma e ainda fazer algum dos bate-voltas nas cidades vizinhas, como Toledo e Segóvia, que ficam a menos de uma hora de trem da capital.
No primeiro momento você pode até pensar que não há muito o que fazer em Madrid e passar 7 dias na cidade pode ser um pouco exagerado, mas se enganou quem pensou isso. A capital da espanhola é enorme e diferente de Barcelona, suas atrações são mais espaçadas, desse modo se gasta mais tempo em transportes.
Durante uma semana em Madrid será possível conhecer a maioria dos museus e galerias de arte, visitar os tradicionais mercados públicos, aproveitar os parques durante o dia, bem como a vida noturna, quando o sol se pôr – E se essa for sua semana de sorte, poderá acompanhar uma partida de futebol no famoso Estádio Santiago Bernabéu.
A melhor época para visitar Madrid é no outono (setembro a novembro) ou primavera (março a maio), quando temperaturas amenas sopram pela cidade, tornando-a viva. Mas se você não se importa com o clima úmido e uma Madrid bastante apática, visite no inverno quando os hotéis reduzem suas tarifas. O pico da temporada turística é o verão – apesar do calor quase insuportável.
Separei esse roteiro de uma semana em Madrid com o que ver e fazer durante cada dia da semana, ou seja, serão 7 dias de itinerário em Madrid, incluindo alguns bate-voltas. Lembre-se que essa é uma sugestão e que as atrações podem mudar de acordo com a época que visitar a capital da Espanha. Portanto, ao planejar a sua viagem, não deixe de conferir os horários e período de funcionamento de cada lugar.
Para se familiarizar com Madrid, a dica é iniciar o primeiro dia fazendo uma Free Walking Tour. Esses passeios gratuitos podem ser encontrados na recepção dos hostels ou ainda nos sites New Europe Tours e Cat’s Hostel Walking Tour. No final do roteiro você será convidado a doar algum valor espontaneamente (2 a 5 euros é suficiente).
Se você é um fã de arte, conheça dois dos Museus de Madrid que fazem parte do “Triângulo Dourado de Madrid” na terça-feira, Museu do Prado e o Thyssen-Bornemisza (Reina Sofía está fechado na terça-feira, então deixei para amanhã, seria demais fazer todos em um dia de qualquer maneira).
Após o roteiro artístico, explore o Parque do Retiro. Faça um piquenique ou alugue um barco no lago para uma tarde relaxante e divertida. Passeie pelo Paseo del Prado, arborizado, e veja o impressionante Palácio de Cibeles, que costumava ser a sede dos correios de Madrid.
Desfrute de uma bebida relaxante e aprecie as vistas do topo do Circulo de Bellas Artes, um dos melhores bares da cidade, localizado em uma cobertura.
Você não pode perder Guernica, a representação magistral de Pablo Picasso dos bombardeios da cidade basca durante a Guerra Civil Espanhola, que fica na Reina Sofia, o terceiro museu do “Triângulo Dourado de Madrid“.
Depois, explore o Barrio de Las Letras, o bairro literário de Madrid, onde você encontrará a bela Plaza Santa Ana, alguns dos lugares favoritos de Ernest Hemingway e o Mercado Antón Martín – um mercado coberto com tudo, desde jamón de dar água na boca (presunto) até barracas japonesas e vegetarianas.
Em Antón Martín, encontra-se o Lavapiés, o diversificado e multicultural bairro de Madrid. Confira sua arte de rua andando pela Calle Embajadores e explorando a Tabacalera, uma antiga fábrica de tabaco que agora é um espaço cultural e galeria administrados pela comunidade. Como alternativa, faça um tour de arte de rua realizado por especialistas locais, para realmente conhecer a crescente cena artística urbana da cidade.
Faça um passeio matinal pelo Estádio Santiago Bernabéu se quiser explorar a história de um dos melhores times de futebol do mundo, o Real Madrid.
Depois – ou em vez de, se o futebol não é o seu estilo – vá para Malasaña, uma área moderna da cidade, onde você pode passear por lojas vintage, visitar alguns espaços legais de artigos para o lar e saborear um “brunch” em um dos cafés da moda no bairro. Não perca a excelente arte de rua local.
A noite de quinta-feira é uma boa para ir para La Latina, não é tão movimentada quanto o fim de semana, mas ainda tem um bom burburinho. A rua Calle Cava Baja tem muitos bares de tapas e é um bom lugar para iniciar a noite.
Termine sua noite com chocolate e churros na Chocolatería San Ginés – está aberta 24 horas por dia, por isso é um local popular para um lanche tarde da noite.
Deixe a cidade hoje para uma viagem de um dia até Segóvia ou Toledo, duas cidades deslumbrantes que são facilmente acessíveis de trem por Madrid.
De volta a Madrid, assista ao pôr do sol no Templo de Debod, um templo egípcio original trazido literalmente do próprio Egito.
Por último, coma em um dos restaurantes mais antigos de Madrid hoje à noite para ter uma idéia real da história da cidade e de suas tradições de longa data e se ainda tiver fôlego pode aproveitar para fazer um pub crawl.
Alugue bicicletas e desça até o rio e entre na Casa de Campo (desfrute de uma bebida em um dos terraços dos cafés ao redor do lago) ou no Matadero, um antigo matadouro que agora é um próspero centro cultural. Muitas vezes, tem um mercado de comidas e bebidas ao ar livre no fim de semana, consulte o site para obter detalhes.
Hoje é uma boa noite para sair em Malasaña, um dos bairros mais badalados de Madrid, com uma ótima mistura de tabernas antigas tradicionais e bares modernos.
Levante-se cedo para uma viagem ao El Rastro (das 9h às 15h), o maior e mais famoso mercado de rua de Madrid, que vende de tudo, desde lembranças peculiares a antiguidades. Tome uma caña (pequeno copo de cerveja) e coma algo em um dos bares ao longo da rota do mercado.
Depois de El Rastro, os locais vão a La Latina para tapas de domingo à tarde. Cava Baja e suas ruas circundantes são o local mais popular.
Termine o dia e sua viagem assistindo a um filme no Cine Doré, um belo e antigo cinema em Lavapiés. Os ingressos custam € 2,50 e exibem clássicos antigos, cinema mundial e têm temporadas especiais regulares dedicadas a um ator ou diretor em particular.
Madrid tem 128 bairros, divididos em 21 distritos, por isso escolher um bom lugar para ficar durante esse roteiro de uma semana é fundamental. Aqui vão algumas sugestões de acordo como perfil de cada viajante:
Sempre uma opção a ser considerada, o Airbnb possui milhares de ofertas para ficar no centro de Madrid. Minha dica é pesquisar no site, antes de reservar um hostel ou hotel convencional. Isso porque, muitas vezes termino encontrando melhores preços no site.
Veja mais opções de hostels, hotéis, apartamentos e outros acomodações para ficar em madrid.
Apesar de parecer muito tempo um roteiro de uma semana em Madrid, na minha opinião vale sim! Isso porque a capital espanhola é uma cidade bem grande e oferece uma diversidade de atrações para públicos bem variados.
Se você ficou com alguma dúvida sobre esse roteiro de uma semana em Madrid, deixe uma mensagem abaixo, que podemos ajudar.
Por último, mas não menos importante, não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois se há alguma coisa que pode acabar com sua viagem, é precisar de atendimento médico longe de casa e não ter com quem contar. E enquanto existem diversas segurados por aí, eu recomendo a Word Nomads, uma seguradora séria e que não vai te deixar na mão quando mais precisar, digo isso porque eu já quis economizar alguns reais e quando precisei meu seguro não cobria o procedimento (contei aqui)!
>>> Se de alguma forma as informações que você encontrou aqui te ajudaram, então nos deixe um cafezinho através do nosso PicPay picpay.me/juniorcossetim. Você também pode nos buscar no app através do @juniorcossetim, utilizar o QR Code (Nubank) abaixo ou ainda mandar um PIX no percasedescubrase@gmail.com (Mercado Pago). Qualquer valor é bem vindo, e você estará nos ajudando a continuar fazendo o que mais amamos, escrevendo e trazendo conteúdos verdadeiros!
Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!
Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!
O Palácio de Versalhes é o castelo mais espetacular da Europa e fica cerca de…
Um dos meus lugares favoritos para visitar em Paris é um museu onde a sua…
A Torre Eiffel foi construída em 1889 para a Exposição Universal de Paris, que celebrava…
O Museu do Louvre é o mais famoso e visitado museu de arte no mundo.…
Descubra o que fazer em Canela, um dos destinos preferidos dos turistas que visitam a…
A Serra Gaúcha vem sendo o destino mais buscado pelos turistas brasileiros nos últimos anos,…
View Comments
Atualize com mais frequência, porque eu amo a sua página de blog. Obrigado!