Um prático e fácil roteiro de 4 dias em Istambul, a maior cidade da Turquia.
A Turquia é um país incrível para ser explorado. Sua maior cidade, Istambul, é o centro financeiro e cultural do país. Dividida em dois continentes, Europa e Ásia, pelo Estreito de Bósforo, a metrópole é também uma das maiores cidades do mundo, com mais de 15 milhões de habitantes em sua área metropolitana.
Com mais de 8 mil anos de história, Istambul já foi chamada de Constantinopla e Bizâncio, época em que abrigou algumas das maiores civilizações do planeta.
Planeje seu itinerário: O melhor de Istambul: tudo o que você precisa saber antes de viajar.
Em um roteiro de 4 dias em Istambul é possível conhecer os principais pontos turísticos da metrópole, incluindo a Hagia Sofia, Mesquita Azul e o Grande Bazar. Ao passo que, se possuir mais tempo na Turquia, eu separei algumas outras dicas para adicionar no seu itinerário.
Um ótimo local para iniciar um roteiro em Istambul é na Praça Sultanahmet, onde ficam duas grandes atracões da cidade, à Mesquita Azul e à Hagia Sofia.
Comece o dia com uma visita à Mesquita Azul, uma das mais impressionantes construções da cidade, que chegou a se igualar a Grande Mesquita de Meca, na época de sua construção, em 1616.
Nota: para visitar as mesquitas de Istambul é necessário estar vestido adequadamente, ou seja, homens não podem entrar de bermuda, bem como, mulheres precisam utilizar um lenço para cobrir a cabeça.
A entrada para visitar a Mesquita Azul é gratuita, contudo, as filas são enormes durante todo o dia e o melhor momento para visitar é pela manhã, no primeiro horário. Durante o verão, também acontece um show de luzes e sons, às 21h.
Veja também: Guia Completo Capadócia.
Próximo da Mesquita Azul, fica outra atração, que pode passar despercebida pelos turistas. O Hipódromo de Istambul, onde aconteciam as corridas de bigas séculos atrás. Entre os destaques, estão a Fonte Alemã de arquitetura bizantina e o Obelisco Egípcio esculpido há 3.500 anos.
Desça ao subterrâneo de Istambul. Às Cisternas da Basílica foram construídas durante o Império Bizantino e formam um labirinto de canais, em baixo das movimentadas ruas da cidade. Sem dúvidas, vale a pena adicioná-las ao seu itinerário na Turquia. Os ingressos podem ser comprados online no site da Get Your Guide.
Mais de 4 mil lojas e 400.000 visitantes diários, fazem deste o maior mercado do mundo. Construído em 1453, o Grande Bazar tinha como objetivo gerar recursos para a Hagia Sofia e por muitos anos foi o centro comercial mais importante do Mediterrâneo. Em meio as suas dezenas de corredores, encontramos artesanatos, jóias, especiarias, cafés, casas de câmbio, lojas de roupa, tapetes e tecido.
A saber: é normal que os preços sejam um pouco superfaturados no Grande Bazar, ao passo que o mesmo é muito visitado pelos turistas. Contudo, os turcos também são conhecidos por negociar qualquer coisa. Dessa forma, minha dica é barganhar, que certamente, vai conseguir um ótimo desconto.
O segundo dia do roteiro em Istambul novamente começa na Praça Sultanahmet, mas dessa vez a visita é na Hagia Sofia, uma antiga basílica que foi transformada em mesquita no século XV. O edifício impressiona pelo seu imponente tamanho. Sendo que, por mais de mil anos, a Basílica de Santa Sofia, manteve o posto de maior igreja do mundo. Atualmente, ela abriga um museu, que mescla as religiões cristãs e islâmicas. Se você não comprou os ingressos online, procure chegar pelo menos 30 minutos antes do local abrir, para evitar as longas filas.
Centro administrativo do Império Otomano, foi utilizado por 400 anos pelos governantes, até a inauguração do Palácio de Dolmabahçe. A visita a uma pequena parte do pátio é gratuita, contudo para entrar nos jardins e no Harem, onde morava a mãe do sultão, suas esposas e suas concubinas, é preciso pagar.
Antes de terminar o dia, se você tiver sorte, é possível ver um lindo pôr do sol na Praça Sultanahmet. Sendo que, a medida que a luz do sol vai desaparecendo, a Mesquita Azul e a Hagia Sofia vão sendo iluminadas.
Istambul é separada em duas partes: a europeia e a asiática. Essa separação se da através de um estreito, que conecta o Mar Negro ao Mar de Mármara.
Para atravessar de um lado ao outro, existem basicamente três possibilidades, a primeira delas é através pela ponte, a segunda de metrô e, por último ainda é possível utilizar os barcos.
Há ainda a possibilidade de fazer um cruzeiro pelo Estreito de Bósforo, que dura 6 horas e possibilita visitas a vila de pescadores de Anadolu Kavagi e ao Castelo de Yoros. Outrossim, se quiser fazer algo mais rápido, ainda existem opções de cruzeiros de 2 horas.
Confira opções de cruzeiros em Istambul.
Faça um passeio pela Ponte Galata. Aprecie a vista das mesquitas, dos pescadores e do Corno de Ouro. Igualmente, suba na Torre de Gálata, para ter uma visão panorâmica de Istambul.
Dica: Tente visitar a Torre Gálata próximo ao pôr do sol.
Se ainda sobrou energia, aproveite para fazer um passeio pela rua Istiklal, no distrito novo de Istambul. Esse é um dos locais mais populares da cidade, com muitos comércios em torno. Se estiver com fome, certamente vai encontrar muitas opções para jantar na região.
Localizada em um bairro mais tranquilo de Istambul, a Mesquita de Eyüp Sultan é uma mesquita otomana, que fica no exterior das Muralhas de Constantinopla junto ao Corno de Ouro. Nela está enterrado Eyup al-Ansari, um companheiro próximo de Maomé, morto em uma batalha.
Próximo dali, fica o Pierre Loti Cafe, um lugar que tem uma vista linda da cidade. Para chegar existem duas formas, a primeira é ir caminhando e a segunda, é tomar o teleférico “Eyup Teleferik“.
Uma igreja bizantina, construída em 1100, famosa por seus mosaicos e afrescos, que retratam a vida de Jesus Cristo.
Essas muralhas construídas no século V protegeram Istambul por séculos. Elas se estendem por cerca de 7km do Mar de Mármara até o Corno de Ouro. Durante a sua longa história, suas estruturas cederam somente duas vezes: primeiramente na Quarta Cruzada em 1204 e mais tarde durante a invasão Otomana em 1453.
Enquanto estiver caminhando pelas muralhas, você terá uma vista dos bairros Fener e Balat, com a grande metrópole ao fundo.
Mais antiga que a Mesquita Azul, esse templo foi construído pelo Sultão Suleyman, conhecido como o “Magnífico“, durante a Idade do Ouro do Império Otomano.
E assim chegamos ao fim do nosso roteiro de 4 dias em Istambul. Confira agora algumas dicas que certamente vão ajudar na sua viagem.
Dar dicas de lugares para ficar é certamente algo difícil, já que cada pessoa possui estilos e bolsos diferentes. Dessa forma, eu procurei selecionar somente os melhores hostels e hotéis com bom custo-benefício em Istambul. Sendo assim, se dinheiro não é um problema para você, é só acessar o Booking e filtrar pelos melhores hotéis da cidade, que sem dúvida vai encontrar acomodações incríveis na cidade. Em contrapartida, se estiver com um orçamento mais apertado, confira as seguintes hospedagens para ficar em Istambul:
Mais opções de lugares para ficar em Istambul.
Sempre uma opção alternativa. Hospedar-se pelo Airbnb em Istambul é seguro e muitas vezes mais barato que ficar em um hotel.
O Transporte Público de Istambul é um pouco confuso e quando estive na cidade foi bastante difícil conseguir se localizar, já que a maioria das pessoas não fala inglês, bem como, as indicações estão escritas na língua turca somente.
Ao passo que a melhor maneira de se locomover em Istambul a grandes distâncias é utilizando o metrô da cidade, para pequenos trajetos, especialmente na parte do centro, o bonde elétrico é a melhor opção.
Tanto o metrô quanto o bonde começam a funcionar a partir das 6:00 até às 00:00 horas. A frequência varia entre 5 e 10 minutos.
Site oficial do transporte público de Istambul: http://en.sehirhatlari.istanbul/en
Existem duas opções para pagar o transporte público em Istambul. A primeira é o passe individual, uma espécie de moeda chamada de “Jeton“, ela custa 4 liras e pode ser adquirida nas paradas do bonde e estações do metrô.
Em contrapartida, se optar por um passe, o cartão Istanbulkart da acesso a todos os transportes públicos da cidade, incluindo metrô, ônibus, bondes, funicular e barcos. O valor das passagens também fica mais barato e você pode recarregar o cartão quantas vezes quiser.
O cartão Istanbulkart pode ser adquirido nas estações de metrô e ônibus mais movimentadas, assim como no cais e algumas lojas da cidade.
Por último, ainda é possível adquirir o Istambul Welcome Card, que além de acesso ilimitado a todos os transportes, também tem entrada livre para 12 museus e outras atracões da cidade, como às mesquitas.
Apesar da Turquia não ser um país caro para visitar, se comparado a outros lugares da Europa, como França e Inglaterra, é normal que Istambul, por ser a maior cidade e mais visitada, tenha preços mais elevados. Portanto, eu reuni algumas dicas que certamente podem te ajudar a economizar durante o roteiro de 4 dias na cidade.
E aí ficou com alguma dúvida sobre o roteiro de 4 dias em Istambul? Basta deixar uma mensagem abaixo 😉. Boas trips e até +!!!
Por último, mas não menos importante, não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois se há alguma coisa que pode acabar com sua viagem, é precisar de atendimento médico longe de casa e não ter com quem contar. E enquanto existem diversas segurados por aí, eu recomendo a Word Nomads, uma seguradora séria e que não vai te deixar na mão quando mais precisar, digo isso porque eu já quis economizar alguns reais e quando precisei meu seguro não cobria o procedimento (contei aqui)!
>>> Se de alguma forma as informações que você encontrou aqui te ajudaram, então nos deixe um cafezinho através do nosso PicPay picpay.me/juniorcossetim. Você também pode nos buscar no app através do @juniorcossetim, utilizar o QR Code (Nubank) abaixo ou ainda mandar um PIX no percasedescubrase@gmail.com (Mercado Pago). Qualquer valor é bem vindo, e você estará nos ajudando a continuar fazendo o que mais amamos, escrevendo e trazendo conteúdos verdadeiros!
Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!
Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!
O Palácio de Versalhes é o castelo mais espetacular da Europa e fica cerca de…
Um dos meus lugares favoritos para visitar em Paris é um museu onde a sua…
A Torre Eiffel foi construída em 1889 para a Exposição Universal de Paris, que celebrava…
O Museu do Louvre é o mais famoso e visitado museu de arte no mundo.…
Descubra o que fazer em Canela, um dos destinos preferidos dos turistas que visitam a…
A Serra Gaúcha vem sendo o destino mais buscado pelos turistas brasileiros nos últimos anos,…