Confira um roteiro em Viena para ficar até 7 dias na capital da Áustria e veja o que fazer na cidade!
Viena é uma das capitais mais emblemáticas da Europa. Rica em cultura e arte, a cidade possui mais de 100 museus e galerias de arte, isso sem contar os belos palácios, igrejas, apresentações de música clássica na mais famosa ópera do mundo, parques ao ar livre, passeios de barco no rio Danúbio e os indispensáveis bate e voltas de Bratislava e Salzburg.
Dessa forma, um roteiro em Viena é sem dúvida necessário. Pois, imagina chegar na cidade sem saber o que ver e fazer, onde ficar e como utilizar o transporte público para se locomover entre as atracões?
Certamente possuir um roteiro em Viena vai salvar o seu tempo e dinheiro, isso porque, reservas e ingressos comprados com antecedência (quase) sempre são mais baratos.
Nesse guia prático eu preparei um roteiro em Viena para 1, 2, 3, 4, 5 ou 7 dias. Com esse itinerário é possível ter uma ideia dos principais locais para se conhecer na capital da Áustria e ainda fazer dois incríveis bate e voltas, até as cidades de Bratislava e Salzburg.
Nada melhor para começar a explorar um lugar com um guia local. Ainda mais se isso for totalmente de graça!
Na capital austríaca, assim como em muitas outras capitais européias, existem boas opções de Free Walking Tour. Com duração entre 2:30 e 3:00 horas, esse é, na minha opinião, o melhor jeito para iniciar o seu roteiro em Viena. Em adicional, você ainda pode tirar suas dúvidas sobre o seu itinerário na cidade com os guias.
Para encontrar os tours, consulte no seu hostel, ou ainda, nos sites abaixo:
Gostou? Então não esqueça de dar alguma gorjeta para o guia (2 a 5 euros).
Um visita que não pode ficar de fora de nenhum roteiro em Viena. O Palácio Hofburg pertenceu a família Habsburgo, uma dinastia que governou Viena por mais de meio milênio.
O complexo palaciano é enorme, e sem dúvidas, daria para passar um dia inteiro visitando todas as áreas do palácio. Entre os locais que não podem ficar de fora da sua lista, estão o Museu Sisi e os Apartamentos Imperiais. Outrossim, a Prataria da Corte é interessante, mas dispensável, caso estiver com pouco tempo.
Faça uma boquinha no mercado mais famoso e tradicional da Viena, o Naschmarkt, que fica pertinho da Quadra dos Museus “Museumsquartier“. Aberto todos os dias, o lugar é ótimo para iniciar o dia, em um dos cafés, bem como, terminar o dia, acompanhado de um ótimo vinho.
Possivelmente grande parte do seu roteiro em Viena vai ser preenchido com visita a museus. Visto que a cidade tem mais de 100 deles, isso para uma população de 1,8 milhões de pessoas, ou seja, os austríacos realmente apreciam arte e cultura.
Confira o artigo que escrevi sobre os museus de Viena. Uma lista com os melhores e os que não valem tanto assim conhecer na capital da Áustria.
Certamente um lugar imperdível e que não pode ficar de fora, mesmo de um roteiro de 2 dias em Viena.
O Museu de História da Arte foi construído em um prédio exclusivo para abrigá-lo, sendo assim, tudo foi pensando nos mínimos detalhes. Todas as salas possuem cadeiras, para que os visitantes possam apreciar calmamente uma das maiores coleções de arte da Europa.
Ao longo dos seus três andares, você irá encontrar obras de artísticas como Rembrandt, Velázquez, Tiziano, Canaletto e Rubens. Além disso, o museu abriga uma coleção de medalhas e uma exposição sobre o dinheiro, onde é contada a evolução do mesmo.
Em frente ao Museu de História da Arte, o Museu de História Natural tem um prédio idêntico, construído também para abrigá-lo. Caso você esteja viajando com crianças, esse é um lugar que não pode faltar no seu roteiro em Viena, visto que, os pequenos adoram as exposições desse museu, especialmente a parte onde estão os dinossauros, que viveram a milhões de anos atrás.
Assim como nas outras capitais, Budapeste e Bratislava, o Danúbio é também uma atração a parte de Viena. O rio corta a cidade e apesar de não ser tão famoso quanto o Sena em Paris, vale a pena caminhar as suas margens e explorar os bares locais a noite.
Definitivamente o Palácio Schönbrunn precisa estar no seu roteiro em Viena. Seus mais de mil cômodos e belos jardins, lhe renderam o nome popular de “Versalhes de Viena“. Por séculos, o lugar abrigou diversas gerações da família dos Habsburgo, incluindo a arquiduquesa D. Leopoldina de Habsburgo, que veio a se casar com D. Pedro I, imperador do Brasil.
A entrada aos jardins e dependências externas do palácio é gratuita. Minha dica, é chegar cedo, se quiser tirar boas fotos, sem uma multidão na frente, já que está é a atração mais visitada da capital da Áustria.
No site da Get Your Guide você pode comprar os ingressos online e evitar filas para as visitas internas, que são enormes durante a alta temporada.
Na Galeria de Arte Albertina ficam obras de renomadas artistas como Monet, Renoir, Cezanne, Matisse, Miró e Picasso. Esse certamente é um lugar que não pode faltar no roteiro dos amantes de arte. Em contrapartida, se pinturas não são sua praia, vale passar para a próxima atração.
Capital mundial da música clássica, Viena é o berço dos mais famosos compositores do gênero, como Wolfgang Amadeus Mozart, Schubert, Johann Strauss II e Schoenberg. Portanto, não poderia faltar uma casa da ópera na cidade, que nesse caso, é a mais famosa do mundo.
As apresentações são diárias e ingressos com lugares marcados passam facilmente dos 150 euros, contudo, existem opções de última hora, onde é possível comprar bilhetes por apenas 3 euros.
O Palácio Belvedere guarda as obras do artista austríaco mais famoso no mundo: Gustav Klimt. Além disso, também estão expostos quadros de Monet e Vincent Van Gogh.
A construção é dividida em duas: Alto Belvedere, onde fica o museu mais importante e, Baixo Belvedere, que tem exposições de arte barroca austríaca.
Na minha opinião a parte externa, onde estão os jardins, é a mais interessante, ao passo que também é gratuita.
Assim como em muitas cidades européias, em Viena, os judeus também sofreram com o nazismo. Após a ocupação da Áustria pelos nazistas, muitos conseguiram fugir, entre estes, o famoso psiquiatra Sigmund Freud.
A linda Catedral de São Estevão fica no coração de Viena. Uma construção que sobreviveu ao tempo e terríveis incêndios. Reconstruída, é hoje um dos lugares imperdíveis a serem visitados na capital austríaca.
Além de seus mais de 850 parques e praças, Viena possui uma região, a oeste, conhecida como “Bosques de Viena“, por lá, fica uma área verde enorme, com 24 opções de trilhas para caminhada e 48 rotas de bike. Pouco conhecida pelos turistas, essa é uma atração fora das tradicionais rotas turísticas.
Para se deslocar até os bosques, que ficam cerca de 30km do centro, é possível alugar um carro, utilizar o transporte público ou ainda pegar uma carona com o Blablacar.
Depois de já ter visitado os museus e palácios da capital da Áustria, aproveite para incluir também no seu roteiro em Viena um tour pelos vinhedos no “Wachau Valley“. No site da Get Your Guide você encontra diversas opções de passeios, que vão desde caminhadas até itinerários guiados com degustação de vinhos.
Fazer um bate e volta de Viena para Bratislava é um “must do” enquanto estiver viajando pela Europa Central e leste europeu. Isso porque, as duas capitais ficam distantes apenas 60 quilômetros de distância, ou seja, uma hora de ônibus ou trem. Outrossim, a capital da Eslováquia surpreende seus visitantes. Com um centro histórico compacto, mas muito interessante, você conseguirá conhecer Bratislava em apenas um dia.
Patrimônio Mundial pela UNESCO e cidade natal de Mozart, a encantadora Salzburg é um roteiro a parte de Viena, que indico fortemente, caso você ainda tenha um tempinho sobrando no seu itinerário. Para chegar, é possível alugar um carro ou ainda, ir de trem, que tem partidas de hora em hora.
Definido o roteiro em Viena, é hora de conferir algumas dicas, que certamente vão ajudar a planejar a viagem, antes de ir.
A melhor época do ano para visitar Viena é durante o verão (junho até agosto), pois as temperaturas estão mais altas, sendo também nessa época que a maioria dos concertos de música e eventos ao ar livre acontecendo. Em contrapartida, essa é também a temporada mais movimentada, onde os europeus tiram suas férias, assim como, os americanos e canadenses. Dessa forma, é normal que as ruas estejam cheias e os preços se elevem. Se viajar durante a alta temporada, o mais importante, sem dúvida, é planejar a viagem com boa antecedência, dois ou três meses, no mínimo.
Outono e primavera também são boas épocas para viajar. O número de turistas já é menor e as temperaturas ainda estão agradáveis.
Ao passo que, durante os meses de dezembro e fevereiro, inverno, as temperaturas tendem a ficar baixas, inclusive com a presença de neve. Durante essa época os dias escurecem mais cedo, portanto, passeios em parques e trilhas, são menos recomendados.
A capital da Áustria tem um ótimo sistema de transporte público. Ao passo que, o metrô chega as áreas mais distantes, os bondes elétricos complementam os trajetos de menor distância. Não cheguei a utilizar os ônibus, mas eles também são uma opção. Os abonos diários são as melhores opções para economizar na cidade. Se quiser saber mais sobre como se locomover, confira o artigo transporte público em Viena.
As acomodações em Viena não tem preços nada convidativos, ainda mais quando reservadas em cima da hora. Portanto, quando antes planejar a sua viagem, mais chances de conseguir um lugar melhor e com bons preços na cidade.
Enquanto estiver visitando a capital austríaca, minha dica é ficar próximo do centro, que é onde encontra-se a maioria das atrações. Desta forma, você economiza com transporte também. Confira algumas opções com bom custo x benefício na cidade:
Confira mais opções de hotéis e apartamentos no Booking.com, o maior e melhor site de acomodações do mundo.
Ultimamente onde estou encontrando os melhores preços para ficar em apartamentos ou quartos privados. As dicas para conseguir um bom lugar com o Airbnb são as mesmas para os outros tipos de hospedagem: Antecedência e viajar na média/baixa temporada.
Certamente um dos pontos “negativos” de Viena são os altos preços da Áustria. Enquanto a maior parte do leste europeu é conhecida por ser friendly com os viajantes, a capital austríaca não é nada amigável com os seus visitantes, quando o assunto é dinheiro. Dessa forma, eu escrevi um artigo inteiro dedicado ao tópico: Como economizar dinheiro em Viena.
Por último, mas não menos importante, não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois se há alguma coisa que pode acabar com sua viagem, é precisar de atendimento médico longe de casa e não ter com quem contar. E enquanto existem diversas segurados por aí, eu recomendo a Word Nomads, uma seguradora séria e que não vai te deixar na mão quando mais precisar, digo isso porque eu já quis economizar alguns reais e quando precisei meu seguro não cobria o procedimento (contei aqui)!
>>> Se de alguma forma as informações que você encontrou aqui te ajudaram, então nos deixe um cafezinho através do nosso PicPay picpay.me/juniorcossetim. Você também pode nos buscar no app através do @juniorcossetim, utilizar o QR Code (Nubank) abaixo ou ainda mandar um PIX no percasedescubrase@gmail.com (Mercado Pago). Qualquer valor é bem vindo, e você estará nos ajudando a continuar fazendo o que mais amamos, escrevendo e trazendo conteúdos verdadeiros!
Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!
Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!
O Palácio de Versalhes é o castelo mais espetacular da Europa e fica cerca de…
Um dos meus lugares favoritos para visitar em Paris é um museu onde a sua…
A Torre Eiffel foi construída em 1889 para a Exposição Universal de Paris, que celebrava…
O Museu do Louvre é o mais famoso e visitado museu de arte no mundo.…
Descubra o que fazer em Canela, um dos destinos preferidos dos turistas que visitam a…
A Serra Gaúcha vem sendo o destino mais buscado pelos turistas brasileiros nos últimos anos,…
View Comments
Viena S2