DESTINOS

Roteiro de 2 dias no Porto e arredores em Portugal

Segunda maior cidade de Portugal e meu destino favorito no país, Porto é uma cidade vibrante e possível de ser visitada em um final semana de dois ou três dias, pelo menos a sua parte mais antiga, onde fica o Cais da Ribeira e as Caves do Vinho, dois lugares imperdíveis e que não podem ficar de fora do seu roteiro.

Ao planejar um roteiro de 2 dias no Porto é preciso selecionar algumas atrações e dispensar outras, mas acordando cedo e utilizando o transporte público com eficiência da até para ir a praia (sim, Portugal tem belas praias que ficam lotadas no verão).

Depois de ler esse roteiro de 2 dias no Porto, eu recomendo ler o post com os melhores lugares para se hospedar no Porto, pois ficar em um bairro distante pode atrapalhar o seu itinerário.

Porto, Portugal

Mas vamos lá, em um roteiro de 2 dias no Porto essas as coisas para fazer:

Roteiro de 2 dias no Porto: dia 1

Baixa do Porto

Baixa do Porto (Praça da Liberdade, Avenida dos Aliados, Torre dos Clérigos, ..)

Recomendo iniciar um roteiro de 2 dias na parte conhecida como Baixa do Porto, mais especificamente na Praça da Liberdade. Nessa região ficam várias atrações, como a Câmera Municipal do Porto, obra de 1920, em estilo neogótico. Em frente a câmera, fica a Avenida dos Aliados, que tem apenas 250m de comprimento, contudo, é a mais importante da cidade. É ali que os portugueses comemoram as vitórias do time de futebol, que leva o mesmo nome do município e também onde é realizada a tradicional festa de Queima das Fitas.

Outros lugares para visitar na região da Baixa do Porto

  • Suba a Torre dos Clérigos (240 degraus) e tenha uma vista panorâmica de toda cidade.
  • Conheça o prédio histórico da reitoria da Universidade do Porto, na Praça de Gomes Teixeira.
  • Em frente a reitoria, fica a Igreja do Carmo (1756), em estilo barroco, não deixe de olhar a parede lateral, coberta de azulejos azuis.
  • Conheça a Livraria Lello, considerada a mais bonita do mundo e fonte de inspiração para a escritora J.K. Rowling, autora dos livros de Harry Potter. Aliás, se você é fã do bruxo mais famoso de todos os tempos, confira aqui um tour sensacional.
  • Relaxe no Jardim João Chagas “Cordoaria“.
  • Conheça a charmosa Estação de Trem São Bento.
  • Visite o Café Majestic, considerado o sexto mais bonito do mundo. Local este, onde a escritora J.K. Rowling passava horas escrevendo o livro Harry Potter e a Pedra Filosofal
  • Conheça as lojas da Rua de Santa Catarina. Tradicional lugar para fazer compras no Porto.
  • Visite uma igreja coberta de azulejos, a Capela das Almas, no final da Rua de Santa Catarina.
  • De uma passada no tradicional Mercado do Bolhão, ótimo lugar para comprar lembrancinhas locais.

Dica: compre o Porto Card que da entrada livre para todos os museus do Porto, bem como, desconto de 50% em outros lugares, como nas Caves do Vinho. Além disso, você vai poder usar de forma ilimitada todos os transportes públicos. Custa a partir de € 13, ou seja, vale muito a pena! Lembrando que comprando online, você não enfrenta filas e sempre garante o melhor preço.

Cais da Ribeira

Cais da Ribeira (Sé do Porto, Ponte D. Luiz I, Rio Douro, ..)

A ribeira é o local mais antigo do Porto. Visitar o lugar é fazer uma viagem na história, até os tempos medievais. Localizada as margens do Rio Douro, é o espaço mais visitado pelos turistas na cidade.

Comece a visita pelo Terreiro da Sé, um dos monumentos religiosos mais importantes de Portugal e Patrimônio Mundial pela UNESCO. Depois conheça a Igreja de Santa Clara do Porto, obra de 1457, que tem como destaque uma talha dourada de puro ouro.

Siga até a Muralha Fernandina, que faz parte da cidadela medieval. Próximo dali, também fica o Funicular dos Guindais, que desce até os pés da Ponte Luiz I, sendo que, se você adquiriu o passe do transporte público ou o cartão turístico pode utilizá-lo.

Para descer até a Ribeira do Porto, podes tomar o Funicular dos Guindais, ou descer caminhando, pelas pequenas vielas, minha dica é a segunda opção, assim pode ir conhecendo um pouco mais da história local.

Na Praça da Ribeira, ficam inúmeros restaurantes, mas como este é um ponto bastante turístico, os preços são um pouco mais altos, contudo, Portugal não é um destino caro (para Europa).

Outros pontos para conhecer no Cais da Ribeira

  • Passeio de barco pelo Rio Douro.
  • Caminhar pela Orla do Rio Douro.
  • Conheça o Palácio da Bolsa, uma construção neoclássica, onde são recebidos chefes de estado na cidade.
  • Se perder caminhando pelas vielas e becos do centro histórico.

Para terminal o dia, eu indico ainda uma visita às Galerias de Paris. Lugar descontraído para jantar e depois tomar alguma coisa. São vários barzinhos em torno da região da Baixa do Porto, próximos a reitoria da Universidade. Entre os locais para ir, eu indico:

  • Porto Tónico;
  • Era Uma Vez em Paris;
  • La Bohème;
  • Alma e;
  • Plano B.

Igualmente, há algumas quadras, na Avenida do Aliados, ficam alguns clubes, como o Bar Boulevard. Sendo que aos finais de semana, as ruas ficam lotadas de estudantes, portanto, se você gosta de festa, esse é o lugar!

Está viajando sozinho? Aproveite para fazer um Pub Crawl no Porto. Uma ótima forma de conhecer novas pessoas.

Roteiro de 2 dias no Porto: dia 2

Vila Nova de Gaia

Vila Nova de Gaia (Mosteiro de Serra do Pilar, Caves do Vinho do Porto ..)

No segundo dia do roteiro de 2 dias em Porto, vamos conhecer outra cidade, mas calma, da para ir caminhando, porque para chegar até Vila Nova de Gaia, basta atravessar a Ponte Luíz I.

Vamos começar o segundo dia visitando o Mosteiro de Serra do Pilar, para isso, basta cruzar a Ponte Luiz I. Lá do alto, você vai ter uma das vistas mais incríveis da cidade e do Rio Douro. Logo após, faça um passeio pelo Jardim do Morro e então, vais ter duas opções para chegar ao Cais de Gaia: Tomar o Teleférico de Vila Nova de Gaia ou descer a pé pelas ruas estreitas, até as margens do Douro.

As mais famosas marcas do famoso Vinho do Porto, ficam em Vila Nova de Gaia. É possível visitar a maioria das Caves do Vinho do Porto, onde ficam armazenado milhões de litros, da bebida. Aliás, esse é o lugar com maior concentração de álcool por metro quadrado do mundo!

As visitas custam a partir de 10 euros e os lugares mais populares são: Sandeman, Calém, Croft, Ferreira, Burmester, Taylor’s, Offlwy e Graham’s. Na alta temporada (junho até agosto), é recomendado reservar com antecedência à visita. Confira opções de ingresso abaixo:

Outras atrações de Vila Nova de Gaia

  • Half Rabbit, ou meio coelho, é uma pintura de rua, fica na R. Guilherme Gomes Fernandes, 42.
  • Estaleiro do Rabelo.
  • Igreja de Santa Marinha
  • Caminhar ao longo do Cais de Gaia.

Foz do Douro

Foz do Douro (Jardim do Passeio Alegre, Farol das Felgueiras, ..)

Confira onde o Rio Douro encontra-se com o Oceano Atlântico. A caminhada inicia na Ribeira do Porto, dali podes ir até os Jardins do Palácio de Cristal (o Palácio já não existe mais). Aproveite para conhecer o Museu Nacional Soares dos Reais, que fica próximo e o Museu Romântico da Quinta da Macieirinha.

Continue a caminhada passando pela Ponte da Arrábida, Jardim do Passeio Alegre, até chegar no Farol das Felgueiras, onde se tiver sorte, as ondas vão permitir que você chegue perto.

A caminhada continua agora, à beira-mar, até o Forte de São Francisco Xavier. Próximo dali, também fica o Parque da Cidade. No final da caminhada, terá chegado a localidade de Matosinhos, onde está uma das praias mais famosas da região.

Por fim, aproveite para ver o pôr do sol, na Praia de Matosinhos ou no Pergola da Foz. E assim terminamos o nosso segundo dia do roteiro de 2 dias em Porto. Abaixo vou deixar algumas sugestões, se quiser trocar alguma atração ou mesmo, se ainda sobrou tempo para visitar algo mais.

Para a noite, minha dica é experimentar a Francesinha, prato típico do Porto!

Extras para um roteiro de mais dias no Porto

Museus do Porto

Museus do Porto (Casa Serralvez, Museu de Arte, ..)

Entre os museus mais famosos do Porto, estão a Fundação Serralves, um lugar lindo, com enorme jardim, onde acontecem eventos culturais e o Museu de Arte Contemporânea. Outrossim, para quem gosta de história e arte, deve visitar a Casa-Museu, que conta com uma coleção de artes decorativas de Portugal, com obras do século XV até o século XIX.

Como eu mencionei há muito o que fazer no Porto, sendo assim, um roteiro de 2 dias é muito pouco. Desse modo, se for possível estender um pouco mais a sua visita, não deixe de conhecer a Casa da Música, uma construção moderna, onde acontecem concertos de jazz, música clássica, entre outros gêneros. A visita guiada custa 10 euros e você pode usar como desconto no ingresso para eventos no local.

Próximo a Casa da Música, fica o Mercado Bom Sucesso, na Rotunda da Boa Vista. Lugar popular para compras e também fazer uma boquinha.

Quem gosta de futebol, não pode deixar de visitar o Estádio do Dragão, casa do FC Porto. Os portugueses são fanáticos pelo esporte, assim como os brasileiros, e em dias de jogo, o estádio, que tem mais de 50 mil lugares, fica lotado.

Outros Museus do Porto

  • Museu Nacional Soares dos Reis;
  • Casa-Museu Marta Ortigão Sampaio;
  • Museu do Futebol Clube do Porto;
  • Nucleo Museológico da Santa Casa da Misericórdia;
  • Casa do Infante;
  • Museu do Vinho do Porto;
  • Museu da Farmácia do Porto.

Bate e voltas para fazer a partir do Porto

Universidade de Coimbra

Porto é maior cidade ao norte de Portugal e serve como base para fazer diversos bate e voltas de um dia, entre os mais populares estão:

  • Braga – Braga é a terceira maior cidade de Portugal e possui uma das populações mais jovens na média nacional. Repleta de lugares para visitar, Braga se destaca pelas suas inúmeras praças, pequenas ruas fechadas ao tráfego de veículos e uma grande quantidade de monumentos históricos, com as igrejas em estilo barroco.
  • Aveiro – Viajantes não precisam visitar Veneza para andar de barco em charmosos canais. Aveiro é conhecida como a “Veneza de Portugal”justamente pela semelhança com a cidade alagada da Itália.
  • Guimarães – Quem gosta de história não pode deixar de visitar esse lugar em Portugal. Guimarães foi onde o país começou e o seu castelo foi a casa do primeiro rei de Portugal. A cidade é repleta de construções medievais que vão fazer você fazer uma viagem ao passado.
  • Coimbra – Famosa pela vida universitária, Coimbra é um dos bate e voltas mais populares do Porto. Com ares medievais, a cidade foi a primeira capital de Portugal, entre 1139 e 1255.
  • Esposende – Quem acha que Portugal não tem praia está muito enganado, aliás tem um artigo aqui no blog com as melhores praias do Porto e região, entre elas Esposende, uma pequena e movimentada cidade durante o verão e calma no inverno, mas ainda assim um destino perfeito para visitar em um bate e volta do Porto.
  • Viena do Castelo – Outra cidade litorânea, Viana do Castelo é conhecido como o destino das paixões e se destaca pela produção de um dos alimentos mais consumidos da culinária portuguesa, o bacalhau. Aliás, Viana do Castelo é um excelente lugar para comer frutos do mar!
  • Vigo – Portugal faz divisa com a Espanha e um dos bate e voltas para fazer partindo do Porto é a cidade de Vigo, que fica ao norte, cruzando a fronteira. Vigo é uma cidade litorânea rica em cultura e conhecida pelas histórias de expedição, onde os primeiros marinheiros partiam em suas jornadas em busca de “descobrir novas terras”.
  • Serra da Estrela – Você sabia que da para esquiar em Portugal? Pois saiba que sim meu caro leitor, na cadeia de montanhas mais alta do país, conhecida como Serra da Estrela, é possível encontrar neve no inverno e praticar esqui, snowboarding e outros esportes de inverno.

Aqui no blog eu escrevi um post detalhando cada um dos bate e voltas para fazer a partir do Porto, você pode conferir se ainda sobrou tempo nesse roteiro. Se tem alguma dúvida sobre a cidade, deixe uma mensagem abaixo.

Compartilhe esse roteiro de 2 dias no Porto no Pinterest

Por último, mas não menos importante, não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois se há alguma coisa que pode acabar com sua viagem, é precisar de atendimento médico longe de casa e não ter com quem contar. E enquanto existem diversas segurados por aí, eu recomendo a Word Nomads, uma seguradora séria e que não vai te deixar na mão quando mais precisar, digo isso porque eu já quis economizar alguns reais e quando precisei meu seguro não cobria o procedimento (contei aqui)!

>>> Se de alguma forma as informações que você encontrou aqui te ajudaram, então nos deixe um cafezinho através do nosso PicPay picpay.me/juniorcossetim. Você também pode nos buscar no app através do @juniorcossetim, utilizar o QR Code (Nubank) abaixo ou ainda mandar um PIX no percasedescubrase@gmail.com (Mercado Pago). Qualquer valor é bem vindo, e você estará nos ajudando a continuar fazendo o que mais amamos, escrevendo e trazendo conteúdos verdadeiros!

Para planejar sua viagem

Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!

Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!

  • Hospedagem: Reserve sua acomodação no Booking, e aproveite as promoções e as vantagens de cancelamentos gratuitos que o site oferece (é onde quase sempre faço minhas reservas).
  • Aluguel de veículos: Utilize o site da Rental Cars e reserve seu veículo em qualquer lugar do mundo no Brasil e evite pagar IOF, além disso você pode pagar no cartão de crédito em até 12x sem juros!
  • Passeios e ingressos: Evite filas e ganhe desconto comprando seu ingresso antecipado com a Get Your Guide.
  • Seguro Viagem: Faça com a Iati Seguros e viaje com tranquilidade (eu nunca viajo sem seguro).
  • Reserve seu voo: Pesquise preços com a Jetradar, e encontre os melhores preços!
  • Transferir dinheiro para o exterior: Use a Wise e envie ou receba dinheiro do exterior sem pagar taxas e burocracia. Se ainda não utilizou o serviço, pelo link aqui do blog a primeira transferência é gratuita!
Anselmo

Engenheiro, professor & escritor | Nas horas vagas metido a chef e apaixonado por viagens, música eletrônica e café!

Recent Posts

Palácio de Versalhes, Paris: História, Visita, Jardins e ingressos

O Palácio de Versalhes é o castelo mais espetacular da Europa e fica cerca de…

2 anos ago

Museu de Orsay, Paris: Obras, ingresso e visita

Um dos meus lugares favoritos para visitar em Paris é um museu onde a sua…

2 anos ago

Torre Eiffel, Paris: Ingressos, visita e hotéis próximos

A Torre Eiffel foi construída em 1889 para a Exposição Universal de Paris, que celebrava…

2 anos ago

Museu do Louvre em Paris: Ingresso, exposições e obras

O Museu do Louvre é o mais famoso e visitado museu de arte no mundo.…

2 anos ago

O que fazer em Canela RS – Roteiro de 1 ou 2 dias na Serra Gaúcha

Descubra o que fazer em Canela, um dos destinos preferidos dos turistas que visitam a…

2 anos ago

O que fazer em Gramado na Serra Gaúcha: Roteiro de 2 ou 3 dias

A Serra Gaúcha vem sendo o destino mais buscado pelos turistas brasileiros nos últimos anos,…

2 anos ago