DESTINOS

Sagrada Família – Visite a obra prima de Gaudí em Barcelona

O Templo Expiatório da Sagrada Família é maior obra do arquiteto Catalão Antoni Gaudí, sendo também, a atração mais visitada, não só de Barcelona, mas de toda Espanha.

Existem poucas construções tão impressionantes quanto a Sagrada Família, aliás, arrisco a dizer que foi a mais impressionante igreja que já conheci, superando inclusive a Basílica de São Pedro, no Vaticano.

É impossível não se encantar com há riqueza de detalhes existentes, tanto no exterior, quanto no interior do templo, que ainda está sendo construído e não deverá ficar pronto antes de 2026, ano do centenário de Gaudí.

Sagrada Família, Barcelona

O inicio da construção da Sagrada Família foi em 1883 por Francisco de Paula del Villar y Lozano, a pedido de Josep Maria Bocabella, que ficou poucos meses a frente da obra e por desavenças com Josep deixou o projeto, que então foi oferecido ao jovem Antoni Gaudí, então com 31 anos, que dedicou seus remanescentes 43 anos a construção do templo, sendo que os últimos 15 de forma integral.

Após a morte da Gaudí, outros arquitetos assumiram a obra, que contínua sendo construída, como pode se notar pelas imagens dos guindastes e o barulho das ferramentas durante a visita.

A igreja ainda encontra-se em construção, tamanha a complexidade do seu projeto

A Sagrada Família

Já estava em Barcelona a dois dias e ainda não tinha visitado o Templo Expiatório da Sagrada Família, até então achava que era só mais uma atração turística entre as tantas que existem na capital da Catalunha e ainda estava em dúvida se incluiria no meu roteiro de 4 dias ou não.

Planejava ir até a Igreja, mas pagar 25 euros pela visita interna estava fora dos planos. No entanto, em uma conversa com um amigo de Portugal, o mesmo me falou que o lugar era impressionante e valia a pena pagar para visitar. Eu ainda não estava convencido, então fui até o Templo Expiatório da Sagrada Família e no momento em que cheguei em uma das suas fachadas, imediatamente me convenci, que teria que conhecer mais daquela incrível obra.

Dica: faça uma visita virtual pela Sagrada Família no website oficial do templo.

Porém, uma coisa assustava naquele momento, o tamanho da fila para comprar ingressos. Ela dava a volta na quadra, certamente tinham algumas centenas de pessoas tentando comprar um bilhete para visitar o templo. Porém, por sorte, eu descobri que também é possível comprar os bilhetes online com hora marcada para visitar a igreja. Desse modo, reservei o meu para o dia seguinte, às 9h.

A saber: existem diversos tipos de ingressos, mas os mais comuns são:

Como é visitar a Sagrada Família

Literalmente uma obra de arte, a Sagrada Família exige muito dos visitantes que querem entendê-la além de uma simples atração turística, pois seus detalhes são pensados minuciosamente por todos os lados, um diferencial que colocou Gaudí entre um dos gênios da arquitetura mundial.

Fachada da Natividade (entrada)

Agendei a visita para um dos primeiros horários da manhã, mesmo assim, muitas pessoas aguardavam na fila. A entrada é realizada pela Fachada da Natividade “Façana do Naixement”, em frente fica uma praça, que tem um lago e somente de lá é possível captar todo o Sagrada Família em uma foto.

Parte da Sagrada Família ainda encontra-se em construção

Logo a direita fica a retirada do áudio guia, que pode ser adicionado na hora da compra por alguns euros a mais. Recomendo que você adquira o mesmo, pois tem em português e vai ajudar muito a entender pelo menos um pouquinho a quantidade gigantesca de detalhes existentes. O áudio tem duas versões, uma resumida e outra mais detalhada, que pode ser escolhida conforme vai ouvindo o mesmo.

A Fachada da Natividade foi a primeira a ser finalizada, com Gaudí ainda em vida e serviu de guia para continuar a obra após sua morte.

Fachada da Paixão

No lado oposto da entrada fica a Fachada da Paixão “Façana da Passió”, também com uma praça em sua frente. A Fachada da Glória “Façana de la Glòria” ainda está em construção, quando terminada será a maior e mais impressionante de todas.

Iniciei a minha visita indo direto para o elevador que leva as torres (opcional na hora da compra do ticket) pois tinha hora marcada. A subida é realizada por um elevador, que deixa a alguns metros do topo, então o caminho continua pelas escadas. A vista lá de cima é linda e da pra ver toda cidade de Barcelona.

A descida das torres é feita por uma escada em formato de caracol, aconselho não olhar muito para baixo hehe.

Escada de caracol que leva ao topo das torres

Depois da visita as torres, fui conhecer o templo, que é fascinante, a iluminação natural impressiona e segundo o áudio guia, Gaudí planejou para que a luz irradiasse de forma média, não muito escuro e nem muito claro. As vigas que seguram a Sagrada Família tem formato de árvores, a inspiração do arquiteto para a construção das mesmas veio da natureza.

As portas da Fachada da Paixão tem o Pai Nosso gravado em 50 idiomas

Saindo por está porta é possível acessar o museu e cripta, que ficam abaixo do altar principal. No museu é possível conhecer mais sobre a história da construção do templo e através das janelas do museu é possível ver a cripta onde está enterrado Antoni Gaudí.

A minha visita acabou depois de duas horas, acabei me perdendo nas explicações e caminhos que tinha que seguir segundo o áudio guia, pois eram tantos os detalhes que era difícil dar atenção e compreender todos. Mas ainda assim, certamente valeu cada centavo pago.

Informações Úteis para visitar a Sagrada Família em Barcelona

Confira essas dicas abaixo para não ter erro durante a sua visita:

  • Como chegar – O Templo Expiatório da Sagrada Família é bem simples de ser encontrado, basta pegar o metro da linha 5 (azul) e descer na estação “Sagrada Família”. O endereço é Carrer de Mallorca, 401.
  • Ingressos para visitar – Existem duas opções, uma é deixar para comprar no local, esperando horas na fila e a outra é pela internet, com horário agendado. Você pode adicionar o áudio guia e a visita as torres no momento da compra, se for estudante ainda ganha algum desconto.

A Sagrada Família pode ser visitada todos os dias e funciona das 9h às 18h entre novembro e fevereiro; 9h às 19h em março; de abril a setembro das 9 às 20h; 9 às 19h em outubro; 25, 26 de dezembro e de 1 à 6 de janeiro das 9h às 14h. As torres fecham 30 minutos antes.

Obs.: Confira as normas de como se comportar e se vestir podem ser conferidas aqui.


Valeu a pena visitar a Sagrada Família?

Sim, e como! Visitar a Sagrada Família em Barcelona foi uma das melhores experiências de viagem que já vivenciei na minha vida, e olha que já passei por 48 países (até agora, rs). Minha dica é realmente não deixar de fora do seu roteiro esse passeio, pois sem dúvida, vale muito a pena fazer visita, independente da sua religião ou crença.

Salve essas dicas de como visitar a Sagrada Família em Barcelona no Pinterest

Por último, mas não menos importante, não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois se há alguma coisa que pode acabar com sua viagem, é precisar de atendimento médico longe de casa e não ter com quem contar. E enquanto existem diversas segurados por aí, eu recomendo a Word Nomads, uma seguradora séria e que não vai te deixar na mão quando mais precisar, digo isso porque eu já quis economizar alguns reais e quando precisei meu seguro não cobria o procedimento (contei aqui)!

>>> Se de alguma forma as informações que você encontrou aqui te ajudaram, então nos deixe um cafezinho através do nosso PicPay picpay.me/juniorcossetim. Você também pode nos buscar no app através do @juniorcossetim, utilizar o QR Code (Nubank) abaixo ou ainda mandar um PIX no percasedescubrase@gmail.com (Mercado Pago). Qualquer valor é bem vindo, e você estará nos ajudando a continuar fazendo o que mais amamos, escrevendo e trazendo conteúdos verdadeiros!

Para planejar sua viagem

Aqui no blog sempre indicamos planejar a viagem com antecedência, pois além de economizar reservando antes, você também consegue os melhores lugares para ficar no seu destino. Além do mais, já se foi o tempo em que era preciso ligar para reservar um hotel ou mesmo esperar para chegar no destino para alugar um carro. Atualmente temos uma infinidade de ferramentas online, que permitem o planejamento da viagem de maneira fácil, rápida e segura!

Abaixo você pode conferir uma lista com os principais serviços disponíveis, que usamos e confiamos! Há e reservando através destes links, você também nos ajuda, pois ganhamos uma pequena comissão, porém, você não paga nada além por isso e ainda ganha desconto em alguns. Ajude o blog que te ajuda ;)!

  • Hospedagem: Reserve sua acomodação no Booking, e aproveite as promoções e as vantagens de cancelamentos gratuitos que o site oferece (é onde quase sempre faço minhas reservas).
  • Aluguel de veículos: Utilize o site da Rental Cars e reserve seu veículo em qualquer lugar do mundo no Brasil e evite pagar IOF, além disso você pode pagar no cartão de crédito em até 12x sem juros!
  • Passeios e ingressos: Evite filas e ganhe desconto comprando seu ingresso antecipado com a Get Your Guide.
  • Seguro Viagem: Faça com a Iati Seguros e viaje com tranquilidade (eu nunca viajo sem seguro).
  • Reserve seu voo: Pesquise preços com a Jetradar, e encontre os melhores preços!
  • Transferir dinheiro para o exterior: Use a Wise e envie ou receba dinheiro do exterior sem pagar taxas e burocracia. Se ainda não utilizou o serviço, pelo link aqui do blog a primeira transferência é gratuita!
Anselmo

Engenheiro, professor & escritor | Nas horas vagas metido a chef e apaixonado por viagens, música eletrônica e café!

Recent Posts

Palácio de Versalhes, Paris: História, Visita, Jardins e ingressos

O Palácio de Versalhes é o castelo mais espetacular da Europa e fica cerca de…

2 anos ago

Museu de Orsay, Paris: Obras, ingresso e visita

Um dos meus lugares favoritos para visitar em Paris é um museu onde a sua…

2 anos ago

Torre Eiffel, Paris: Ingressos, visita e hotéis próximos

A Torre Eiffel foi construída em 1889 para a Exposição Universal de Paris, que celebrava…

2 anos ago

Museu do Louvre em Paris: Ingresso, exposições e obras

O Museu do Louvre é o mais famoso e visitado museu de arte no mundo.…

2 anos ago

O que fazer em Canela RS – Roteiro de 1 ou 2 dias na Serra Gaúcha

Descubra o que fazer em Canela, um dos destinos preferidos dos turistas que visitam a…

2 anos ago

O que fazer em Gramado na Serra Gaúcha: Roteiro de 2 ou 3 dias

A Serra Gaúcha vem sendo o destino mais buscado pelos turistas brasileiros nos últimos anos,…

2 anos ago